Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Observação e Benchmarking  > Notícias  > Resultados dos Inquéritos sobre as TIC na Administração Pública 2009

Resultados dos Inquéritos sobre as TIC na Administração Pública 2009

 - 23/07/2010

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do ConhecimentoForam publicados os resultados da edição de 2009 dos inquéritos sobre a utilização de TIC na Administração Pública Central, na Administração Pública Regional, e nas Câmaras Municipais, realizados pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP de Julho a Outubro de 2009. Estes inquéritos tiveram as taxas de resposta de, respectivamente, 99%, 100% e 88%.

Resumem-se a seguir os principais resultados destes inquéritos.

Todos os Organismos da Administração Pública Central e Regional e as Câmaras Municipais dispõem de ligações à Internet, sendo as ligações em banda larga, respectivamente, 96%, 88%, 99%.

De 2005 para 2009, verificaram-se grandes aumentos nos aspectos seguintes:

  • Organismos com ligações superiores ou iguais a 2 Mbps: 83% na Administração Pública Central, mais do dobro de 2005; 62% na Madeira, mais do triplo de 2005; 40% nos Açores, mais do óctuplo de 2005; 85% das Câmaras Municipais, mais do dobro de 2005.
  • Organismos que comunicam pela Internet com empresas: 85% na Administração Pública Central, mais do triplo de 2005; 78% na Madeira e 92% nos Açores, mais de três vezes e meia do que em 2005.
  • Organismos que comunicam pela Internet com cidadãos: 77% na Administração Pública Central, quase o triplo de 2005; 76% na Madeira e 74% nos Açores, cerca de três vezes e meia que em 2005.
  • Organismos que dispõem e utilizam equipamento de videoconferência: 34% na Administração Pública Central, quase o triplo de 2005; 6% na Madeira e 29% nos Açores, respectivamente mais 50% e o décuplo de 2005.
  • Organismos que asseguram cópias de segurança dos seus sistemas de informação em locais exteriores: 51% na Administração Pública Central, mais 50% do que em 2005; 49% na Madeira e 71% nos Açores, respectivamente mais 58% e 27% do que em 2005; 48% nas Câmaras Municipais, mais do dobro de 2005.
  • Organismos que consultam catálogos de aprovisionamento pela Internet: 84% na Administração Pública Central, mais do quíntuplo de 2005; 49% na Madeira e 48% nos Açores, respectivamente o quádruplo e o décuplo de 2005; 82% das Câmaras Municipais, mais 5% do que em 2005.
  • Organismos que efectuam encomendas de bens e serviços através da Internet: 52% na Administração Pública Central, mais do dobro de 2005; 9% na Madeira e 29% nos Açores, respectivamente semelhante e mais 38% do que em 2005; 36% das Câmaras Municipais, quase o triplo de 2005.
  • Organismos com software aberto: 36% para sistemas operativos assim como para servidores de Internet e 48% para outros tipos de aplicações, na Administração Pública Central; 24% na Madeira e 13% nos Açores para sistemas operativos assim como para servidores de Internet, e 35% na Madeira e 21% nos Açores para outros tipos de aplicações; 50% para sistemas operativos, 39% para servidores de Internet e 58% para outros tipos de aplicações nas Câmaras Municipais.
  • Organismos que declaram cumprirem as directrizes de acessibilidade de 1º nível do W3C (nível A): 76% na Administração Pública Central; 18% na Madeira e 23% nos Açores.

Nas Câmaras Municipais, a Internet é fundamentalmente utilizada para actividades de pesquisa e de comunicação: procura e recolha de informação/documentação (98%), correio electrónico (97%), troca electrónica de ficheiros (96%), comunicação externa com outros municípios, juntas de freguesia e organismos da AP Central (82%), acesso a bases de dados (82%), interface com o cidadão (72%).

As actividades realizadas através da Internet que mais cresceram nas Câmaras Municipais foram: Compras Electrónicas (mais de três vezes e meia superior a 2005, agora em 50% das Câmaras); Venda de Bens e Serviços (dobro de 2005, agora em 25% das Câmaras).

Os principais serviços disponibilizados em sítios de Câmaras Municipais na Internet são: download e impressão de formulários (90%, mais 29% do que em 2005); correio electrónico (82%); consulta pública pela Internet (65%, mais 81% do que em 2005); subscrição de newsletters na Internet (60%, mais 88% do que em 2005); inquéritos aos cidadãos pela Internet (39%, mais 50% do que em 2005); preenchimento e submissão de formulários online (37%, com um aumento de 76% desde 2005); acompanhamento de processos de obras particulares (29%); pedidos de recolha de lixo e limpeza de ruas (26%); fóruns de discussão entre o executivo camarário e os cidadãos (14%, mais 40% que em 2005).

Última actualização ( 09/09/2010 )