Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Prémio de Estímulo à Investigação em Aplicações e Conteúdos Digitais

Prémio de Estímulo à Investigação em Aplicações e Conteúdos Digitais

 - 03/04/2008

A FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, o Programa UT Austin – Portugal, e a empresa ZON Multimédia lançam hoje, 3 de Abril de 2008, um Prémio de Estímulo à Investigação em Aplicações e Conteúdos Digitais, em cerimónia de assinatura de protocolo assinado na Reitoria da Universidade do Porto.

O Prémio abrange as categorias Aplicações, Conteúdos Multimédia, e Curtas-Metragens, dotado, globalmente, com 200.000 euros e bolsas de investigação concedidas pela FCT. Os trabalhos vencedores em cada uma das categorias serão premiados com o montante de 50.000 euros, mais uma Bolsa de Investigação concedida pela FCT. O trabalho que for considerado o melhor entre os vencedores nas três categorias será o vencedor absoluto do “Prémio Criatividade em Multimédia” e ser-lhe-á atribuído o Grande Prémio no montante de 50.000 euros, adicionalmente ao prémio atribuído por ter vencido a sua categoria.

As bolsas de investigação a conceder pela FCT poderão assumir, em função dos requisitos dos candidatos, as seguintes tipologias: (a) bolsa de integração na investigação, para estudantes de licenciatura; (b) bolsa de doutoramento, para licenciados ou mestres; ou (c) bolsa de pós-doutoramento, para integração em equipas e projectos de investigação a decorrer no âmbito do CoLab, em Portugal e incluindo uma estadia temporária na Universidade do Texas em Austin, nos EUA.

O Programa UT Austin – Portugal, assinado há um ano no âmbito da acção Parcerias para o Futuro lançada pela FCT com o objectivo de desenvolver Redes de Conhecimento, contempla, entre outros objectivos, a exploração conjunta de tecnologias emergentes com base em investigação e ensino pós-graduado nas áreas de conteúdos digitais, bem como a implementação do CoLab, International Collaboratory for Emerging Technologies.

A ZON Multimédia financia o Prémio, a FCT co-financia-o através da concessão de bolsas de investigação, e o CoLab promove a integração do vencedor ou um seu colaborador, em qualquer dos tipos de bolsas a conceder no âmbito do prémio, em equipas e projectos de investigação em Portugal, incluindo uma estadia temporária na Universidade do Texas em Austin, nos EUA.

O protocolo, que será assinado pelo presidente da FCT, João Sentieiro, pelo Director do CoLab, António Câmara, e pelo presidente da ZON Multimédia, Rodrigo Costa, entra em vigor na data da sua assinatura, pelo período de um ano, sendo automaticamente renovado por períodos sucessivos de igual duração.

Última actualização ( 24/02/2011 )