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Os Dias do Desenvolvimento: Conhecimento, Capacitação e Transferência de Tecnologia

 - 20/04/2010

Logotipo de “Os Dias do Desenvolvimento”No âmbito da 3ª edição de “Os Dias do Desenvolvimento”, iniciativa da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação promovida pelo IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, IP, que se realiza nos dias 21-22 de Abril de 2010, no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa, à Junqueira, aberta a todos os interessados, tem lugar no dia 22 de Abril, das 15h às 17h, no auditório do Pavilhão, a Conferência “Conhecimento, Capacitação e Transferência de Tecnologia”, organizada pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com o IPAD. Esta Conferência centra-se em vários aspectos da cooperação portuguesa para o Desenvolvimento nas áreas de conhecimento, capacitação e transferência de tecnologia do âmbito ciência, tecnologia e ensino superior.

Programa da Conferência (/images/stories/noticias/Programa.pdf)

Ver as apresentações projectadas na conferência:

Na conferência é sublinhada a importância da capacitação de recursos humanos e instituições, bem como da criação e transferência de conhecimento e tecnologia, para o desenvolvimento científico e tecnológico em geral e para a Política para o Desenvolvimento em particular.

É dado um destaque especial para as iniciativas inovadoras ao nível de Doutoramento e Pós-Doutoramento que são o Programa Ciência Global, lançado por Portugal no quadro da constituição do Centro UNESCO para a Formação Avançada de Cientistas de Países de Língua Portuguesa proposto por Portugal e apoiado pelos países da CPLP, e direccionado para as necessidades dos países e não apenas dos investigadores individuais, numa perspectiva estruturante com o envolvimento institucional dos vários países.

Portugal, a quem compete este ano a presidência da CPLP, tomou a iniciativa de propor a criação de um Centro UNESCO na Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP que teve lugar em Lisboa, em 29 de Agosto de 2009. Nessa reunião, os ministros decidiram saudar, apoiar e acompanhar a iniciativa pioneira de criação do Centro Unesco para a Formação Avançada de Cientistas de Países de Língua Portuguesa, como entidade distribuída, aliando formação científica avançada de alto nível com educação para a responsabilidade científica, a comunicação pública da Ciência, o conhecimento das condições da actividade científica no país de origem, a participação em redes e projectos internacionais e a avaliação científica independente em moldes inovadores à escala internacional (vide declaração final da Reunião de Ministros).

Em 18 de Setembro de 2009, Portugal entregou ao Director-Geral da UNESCO a carta que formaliza a proposta de criação do Centro UNESCO, acompanhada da declaração de Lisboa dos ministros dos países da CPLP, e comunicou a intenção de lançar de imediato um programa inicial de formação avançada conforme aos objectivos e princípios enunciados. O Programa Ciência Global, lançado em Outubro de 2009 pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP com a abertura de um concurso para atribuição de bolsas de investigação para Doutoramento e Pós-Doutoramento, visa antecipar o funcionamento do Centro UNESCO em preparação, promovendo junto das instituições e investigadores de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste o início do tipo de actividades propostas para o Centro UNESCO em cooperação entre Portugal e esses países.

Nesta conferência, são também apresentadas e debatidas outras actividades no âmbito da cooperação portuguesa para o Desenvolvimento em ciência, tecnologia e ensino superior, nomeadamente respeitantes ao apoio à criação de um instituto politécnico em Angola e ao ensino politécnico em São Tomé e Príncipe e à criação de um centro de transferência de tecnologia em Cuanza Sul, Angola, às actividades e perspectivas de futuro na cooperação universitária para o Desenvolvimento, à cooperação entre os laboratórios nacionais de engenharia civil de Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e à cooperação em e-Ciência na CPLP (ver o programa em Conferência “Conhecimento, Capacitação e Transferência de Tecnologia”).

Em continuidade com a Conferência “Conhecimento, Capacitação e Transferência de Tecnologia” tem lugar, no mesmo auditório, das 17h às 18h30, uma sessão organizada pelo Laboratório de Estado IICT – Instituto de Investigação Científica e Tropical, IP, também do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e pelo Secretariado Executivo da CPLP, sobre o tema Redes para a promoção de conhecimento mútuo na CPLP, onde é feito um ponto da situação três anos após a Declaração de Bissau sobre os ODM – Objectivos do Milénio da Organização das Nações Unidas.

A propósito da realização da 3ª edição de “Os Dias do Desenvolvimento”, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), com a colaboração da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação, e da UMIC - Agência para a Sociedade da Conhecimento, IP do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, lançou o Concurso “Vamos Esmiuçar o Desenvolvimento”, que esteve aberto até ao dia 15 de Abril de 2010, dirigido aos alunos do ensino secundário e universitário entre os 15 e os 26 anos interessados em participar com um trabalho alusivo aos temas escolhidos para a 3ª edição de “Os Dias do Desenvolvimento”. O objectivo deste Concurso foi sensibilizar os alunos, a comunidade educativa e a população para as questões do Desenvolvimento, nomeadamente a identificação dos desafios centrais enfrentados pela Humanidade no limiar do novo Milénio. Os trabalhos apresentados no concurso incidem na Cooperação Portuguesa com os Países em Desenvolvimento, em particular com os Países de Língua Oficial Portuguesa, inserindo-se no tema central “Cidadania e Desenvolvimento”, ou nos subtemas: Comunicação e Desenvolvimento; Conhecimento, Capacitação e Transferência de Tecnologia; Democracia, Estado de Direito, Segurança e Desenvolvimento; Cidadania e Educação para o Desenvolvimento. Os trabalhos apresentados são avaliados por um júri e os dois primeiros prémios consistem numa viagem a São Tomé e Príncipe para o ensino secundário e outra para o ensino universitário, as quais deverão permitir aos alunos premiados aprofundarem a sua familiarização directa com a problemática da Cooperação para o Desenvolvimento.

Última actualização ( 12/08/2011 )