Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Tecnologias Emergentes  > Notícias  > Kick-off do Projecto de Coordenação do Forum da Internet do Futuro (ceFIMS)

Kick-off do Projecto de Coordenação do Forum da Internet do Futuro (ceFIMS)

 - 13/09/2010

Logotipo de IdF – Internet do Futuro, UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IPRealiza-se no dia 28 de Setembro de 2010, à margem do evento ICT 2010: Digitally Driven, em Bruxelas, a sessão de kick-off do projecto ceFIMS Coordination of the European Internet Forum of Members States, cujo consórcio integra a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

O projecto ceFIMS é uma Acção de Suporte financiada pelo 7º Programa-Quadro de I&DT da UE que se destina a apoiar a coordenação das actividades europeias na área da Internet do Futuro. Tem como objectivo concreto apoiar o FIF – Forum da Internet do Futuro (Future Internet Forum), cuja última reunião foi em Valência no dia 15 de Abril de 2010 (ver 3º Forum da Internet do Futuro). O 4º Forum da Internet do Futuro vai realizar-se na sequência do ICT 2010: Digitally Driven, no dia 30 de Setembro, também em Bruxelas.

As metas do projecto ceFIMS foram estabelecidas de forma faseada, sendo que a curto-prazo pretende-se promover sinergias entre programas nacionais e europeus e troca de informações sobre iniciativas inclusivamente com o apoio da informação veiculada através de um portal na Web que o projecto vai desenvolver. A médio-prazo incentivar-se-á a partilha de conhecimento, a criação de grupos de trabalho especializados e a definição de roteiros de I&D, no seio do FIF. A longo-prazo, pretende-se que o projecto ceFIMS possa eventualmente levar à constituição de uma acção ERA-NET+ (actividades de financiamento concertadas entre vários países para projectos numa determinada área) e estabeleça uma base estrutural robusta para o envolvimento dos Estados-Membros na Parceria Público-Privada da Internet do Futuro.

O projecto é coordenado pelo “Waterford Institute of Technology” (WIT), da Irlanda, e tem como parceiros, além da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a Universidade do Luxemburgo, a Organização Holandesa para a Investigação Científica (NWO – “Nederlandse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek”), o Gabinete Nacional para a Ciência e a Tecnologia da Hungria (NKTH – “Nemzeti Kutatási és Technológiai Hivatal”) e a Associação de Empresas de Electrónica, Tecnologias da Informação e Telecomunicações de Espanha (AETIC – “Asociacion de Empresas de Electronica, Tecnologias de la Informacion y Telecomunicaciones”). A UMIC tem neste projecto um papel de forte contacto não só com os outros parceiros do consórcio mas também com todos os Estados-Membros do FIF, dada a sua responsabilidade ao nível da infra-estrutura do projecto, nomeadamente na constituição do secretariado e comité de gestão do Fórum e da gestão da componente de construção do portal Web, bem como dos futuros grupos de trabalho especializados.

Última actualização ( 19/03/2012 )