Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Forum para a Sociedade da Informação – Acessibilidade Web

Forum para a Sociedade da Informação – Acessibilidade Web

 - 06/05/2011

Logótipo do Programa Acesso da UMIC A Acessibilidade de Conteúdos da Web para cidadãos com necessidades especiais foi debatida numa sessão do Forum para a Sociedade da Informação que se realizou no dia 5 de Maio, no Auditório da SIBS, na Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1, Lisboa, organizado conjuntamente pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Neste Forum foram consideradas questões relativas às novas Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0) aprovadas pelo W3C – World Wide Web Consortium em Dezembro de 2008, as quais foram publicadas em português pela UMIC em 25 de Fevereiro de 2009 (ver Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0 do W3C) Publicadas em Português). O Português foi a 3ª língua no Mundo em que as novas directrizes de acessibilidade foram publicadas, a seguir apenas ao Inglês da publicação original e ao Húngaro, língua em que foi publicada uma tradução poucas semanas antes da portuguesa.

No Forum, foi apresentada uma nova ferramenta informática desenvolvida pela UMIC para avaliação de acessibilidade de páginas na Web face às Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG 2.0) que resulta da evolução das ferramentas que têm vindo a ser desenvolvidas e aplicadas pela UMIC desde 2005 para a versão 1.0.

Na mesma ocasião, foram apresentados os resultados de duas avaliações de acessibilidade de conteúdos Web realizadas em 2010, designadamente da Administração Pública Central e das 1.000 Maiores Empresas em Portugal, a primeira conduzida pela UMIC e a segunda pela APDSI. As duas avaliações de 2010 foram comparadas com avaliações correspondentes de 2008 e 2009, respectivamente. Foram distinguidas as melhores 10 empresas e, entre estas a melhor de todas.

Houve as apresentações seguintes:

Com base nas apresentações e debates, foi preparada a publicação Forum para a Sociedade da Informação – 4. Acessibilidade Web: Oportunidades e Desafios na Acessibilidade Web com as principais mensagens compiladas pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

A acessibilidade dos conteúdos na Web para cidadãos com necessidades especiais é reconhecidamente uma questão central de direitos a igualdade de acesso a informação e de cidadania. Acontece, também, que a Internet e em geral as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitiram reduzir de forma decisiva muitos obstáculos de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais. Hoje em dia, com ajudas técnicas apropriadas baseadas em TIC e conteúdos digitalizados que satisfaçam normas básicas de acessibilidade é possível facilitar o acesso de cidadãos portadores de vários tipos de deficiência a informação e aplicações que há bem pouco tempo apresentavam obstáculos praticamente intransponíveis sem ajuda humana, como por exemplo a documentação escolar e de trabalho, conteúdos na Internet, aplicações multimédia, equipamentos de comunicações móveis e de televisão digital, etc.

Em Portugal, as questões de acessibilidade a cidadãos com necessidades especiais na Sociedade da Informação foram consideradas prioritárias desde cedo, logo em 1997 no Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal e com a criação da Unidade Acesso – Acessibilidade a Cidadãos com Necessidades Especiais à Sociedade de Informação, que prosseguiu actividades na UMIC depois de ter sido criada em 1999 no âmbito do Ministério da Ciência e da Tecnologia, na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros, em Agosto de 1999, da Iniciativa Nacional para os Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação e da obrigatoriedade dos sítios dos organismos públicos na Internet respeitarem requisitos de acessibilidade a cidadãos com necessidades especiais. Portugal foi na altura o 1º país europeu e o 4º mundial a adoptar este tipo de regras de acessibilidade.

Um artigo publicado na edição de Janeiro de 2011 do periódico científico internacional Journal of Information Technology & Politics, sob o título “Análise Global da Acessibilidade de Portais de Governos e Sítios de Ministérios Nacionais na Web", apresentou a primeira análise global da acessibilidade na Web de 192 Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e colocou Portugal em 2º na ONU em Acessibilidade dos Sítios do Governo na Internet, com um valor de acessibilidade Web de 97,57%, só ultrapassado pela Alemanha com 98,72%.

Estão disponíveis gravações em vídeo-audio das intervenções no Forum:

Última actualização ( 24/11/2011 )