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Projectos-piloto ficam em segundo lugar na 3.ª edição dos prémios de boas práticas

 - 12/04/2005

Os projectos-piloto de compras públicas electrónicas, integrados no Programa Nacional de Compras Electrónicas, desenvolvidos pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento - I.P. em conjunto com oito Ministérios, ganharam o segundo prémio, in-ex aequo, para a categoria de Melhoria de Processos, na 3.ª edição dos prémios de boas práticas.

Esta iniciativa, que partiu da Deloitte e do Diário Económico, visa divulgar iniciativas de relevo no Sector Público, com resultados comprovados numa melhor gestão de recursos e qualidade de serviço.

Este prémio mostra a qualidade e justeza do trabalho desenvolvido pelas equipas de todos os ministérios, que visam melhorar o processo de compras, tornando-o mais transparente, mais ágil e mais fácil para todos, com vantagens para a Administração Pública.

Os projectos pilotos em fase de generalização, envolvem cerca de 1000 pessoas,  já contemplaram mais de 30 procedimentos de negociação, envolvendo um total de 13, 5 milhões de euros de fornecimentos com um poupança de 3,5 milhões de euros, tendo em conta a média de 25 a 30 por cento de poupança efectuada em cada um dos processos.

Mais informações sobre os projectos-piloto de compras públicas electrónicas poderão ser consultadas no Portal das Compras Públicas, disponível em http://www.compras.gov.pt , lançado no passado dia 12 de Janeiro. O Portal, enquanto projecto estruturante do Programa Nacional de Compras Electrónica, em três meses de existência conta já com cerca de 700 utilizadores registados na área reservada, tendo cerca de 970 fornecedores feito a sua inscrição on-line no Pré-registo de fornecedores.

Deram entrada 9534 anúncios de procedimentos aquisitivos, dos quais 820 encontram-se ainda a decorrer. No que se refere a acessos tem cerca de 1500 visitas diárias em média e que correspondem a cerca de 9000 pageviews diárias em média.

Apesar de estarem ainda muitos projectos em curso no âmbito do Portal das Compras, nomeadamente a passagem do Portal para completamente transaccional, já há serviços extremamente úteis para o seu utilizador primordial: os actuais e futuros fornecedores do Estado:os alertas de anúncios de procedimentos aquisitivos, o Pré-registo de fornecedores, o serviço "contacte-nos" e a área de legislação têm-se revelado como uma mais valia, não só para a Administração Pública, mas também para os fornecedores. Também é o portal que serve de base à ferramenta de processos de negociação desmaterializados.

Last updated ( 12/04/2005 )