Knowledge Society Agency (UMIC) main page.

Note for navigation with support technologies: in this page you find 3 main elements: search engine (shortcut key 1); the highlights at the main area of the page (shortcut key 2) e main menu (shortcut key 3).

Knowledge Society Agency (UMIC)
Home

Biblioteca do Conhecimento Online quadruplica número de revistas científicas

 - 13/02/2004

A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) tem desde a passada semana, completamente disponíveis em texto integral, cerca de 12.588 revistas científicas, um aumento para o quádruplo das anteriores 3.500 revistas científicas e que significou o aumento do financiamento público deste projecto.

Lançada em Março de 2004, a b-on, registou, até Dezembro de 2004, mais de dois milhões de downloads de artigos cientificos. Em 2005, aderiram à b-on 21 novas entidades, o que eleva para 63 o número de instituições académicas e cientificas onde as revistas estão disponives em texto integral, à distância de um clique.

Para Diogo Vasconcelos, presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, entidade responsável pelo projecto em colaboração com o MCIES - Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior, - dada a importância estratégica que o Governo português e a UMIC atribuem à b-on, em face do seu êxito e da consciência que o alargamento de conteúdos beneficiará a comunidade de forma significativa, desenvolvemos todos os esforços no sentido de conseguir o necessário aumento do investimento para viabilizar a contratação dos novos conteúdos propostos pelas universidades. Investir na democratização do acesso ao Conhecimento é investir na Inovação e no futuro - .

De acordo com um levantamento feito pela UMIC em 2003, no arranque da b-on, o valor global das assinaturas em papel do total das instituições à epoca rondava os dez milhões de euros. O investimento anual evoluiu de 7,5 Milhões Euros (2004) para, de acordo com os aderentes actuais, 10,6 milhões Euros em 2005, ambos os casos já com IVA. Em termos de percentagens, em 2004 a comparticipação governamental no projecto foi de 50% e este ano é de 56,6% o que dá um aumento de: 2,25 milhões de Euros, ou seja, 60% de aumento da comparticipação Estatal no projecto. Os restantes 40% são assegurados pelas entidades aderentes, nos mesmos moldes do primeiro ano, em função do número de beneficiários.

Com o aumento agora efectuado, a b-on passa a, de acordo com o gestor de projecto, José Fernandes - ser uma biblioteca com acesso a um número muito superior de títulos de grande impacto em todas as áreas de conhecimento. Este aumento de conteúdos representa uma melhoria muito significativa para a b-on, hoje um instrumento essencial, para a comunidade académica e científica Portuguesa.

Com efeito, para além da Elsevier; Wiley; Springer; Kluwer; Springer; IEEE e SAGE, disponiveis desde o lançamento, a Biblioteca do Conhecimento Online passa a ter novas e importantes editoras: Taylor & Francis, Annual Reviews, Association for Computing Machinery, Institute of Physics, American Institute of Physics, Royal Society of Chemistry, American Chemical Society, Society for Industrial and Applied Mathematics, Zentrallblat, Academic Search Premier e Business Source Premier.

O número de potenciais beneficiários para 2005 nas 63 instituições académicas e cientificas é o seguinte (estratificado): Professores e investigadores: 41.089; Alunos: 340.619, total 381.708 (contra os 30000 professores e investigadores e cerca de 250 mil alunos em 2004 - total 280 mil). Saliente-se que se trata de um acesso efectivamente facilitado a toda a comunidade cientifica e académica.

A importância da b-on é reconhecida além fronteiras. Para além da Economist Intelligence Unit a ter citado como modelo num relatório sobre casos de sucesso da utilização de fundos estruturais para os países do alargamento, esta iniciativa tem vindo a ser apresentada em diversos foruns internacionais. O relatório de avaliação intercalar da Estratégia de Lisboa (Facing the challenge: The Lisbon strategy for growth and Employment) do High Level Group presidido por Wim Kok reconhece a importância da Sociedade do Conhecimento no designio de transformar a Europa no espaço mais competitivo do mundo. - A b-on integra-se desta Visão, que assume o Conhecimento como factor fundamental de desenvolvimento. Não há Inovação sem acesso à fronteira do Conhecimento - salienta Diogo Vasconcelos.

Para além das novas revistas, estão previstos novos conteúdos, ainda em 2005:

  • Constituição de um repositório da produção científica nacional, incluindo teses de Mestrado e Doutoramento: a Biblioteca Nacional irá colaborar neste projecto e irá disponibilizar uma plataforma para colocação na b-on as teses de mestrado e doutoramento, as quais ficarão ainda este ano disponiveis em formato digital na b-on, igualmente com funcionalidades de  pesquisa. Vai ainda dar acesso, pela b-on, à Porbase (base de dados das bibliotecas portuguesas).

Estão ainda previsto, para este ano, as seguintes iniciativas no âmbito da b-on:

  • criação de um Catálogo Colectivo e criação de um Gestor de Citações;
  • realização de sessões de demonstração e formação nas instituições aderentes;
  • cyber rally para estudantes, com perguntas/respostas baseadas nos conteúdos cientificos da b-on.
Last updated ( 13/02/2004 )