Knowledge Society Agency (UMIC) main page.

Note for navigation with support technologies: in this page you find 3 main elements: search engine (shortcut key 1); the highlights at the main area of the page (shortcut key 2) e main menu (shortcut key 3).

Knowledge Society Agency (UMIC)
Home

Número de acessos à Internet de banda larga em Portugal cresceu 71% em 2004

 - 07/06/2005

Segundo a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) existiam mais de 858 mil clientes de Internet de banda larga, no final de 2004, em Portugal, incluindo acessos através de cabo é ADSL. Este valor corresponde a um crescimento de 70,6% face aos pouco mais de 503 mil que se registavam no final de 2003. Só no quarto trimestre do ano passado, a banda larga através de ADSL e de modem de cabo aumentou 14,8%, com 111 mil novos acessos. Trata-se de uma taxa de crescimento sequencial superior aos 13,0% que se tinha verificado nos três meses anteriores.

Ainda segundo a Anacom, existiam no final de 2004 cerca de 6.775 milhares de clientes do serviço de acesso à Internet em Portugal, contando também com o acesso dial-up, que representava 87,3% do total de clientes. Trata-se, no entanto, de um número muito superior ao real, devido aos registos múltiplos. Além de incluir diversos acessos gratuitos, alguns prestadores de serviços contabilizam acessos que não cursaram tráfego no período em análise. No quarto trimestre de 2004 o número de acessos por dial-up aumentou 7%, face ao trimestre anterior, o que representa um aumento de aproximadamente 389 mil clientes. Uma tendência a destacar é que o número de acessos por ADSL está a crescer mais rapidamente que o número de acessos através de modem por cabo. No final do ano passado foram contabilizados cerca de 435 mil clientes de acesso à Internet via modem por cabo e 421 mil através de tecnologia ADSL. Estes valores representam taxas de crescimento homólogo de 37,8% para o cabo e de 128,2% para o ADSL. As taxas de crescimento trimestral foram de 9,3% e de 21,3%, respectivamente, com 37 mil novos acessos no trimestre no primeiro grupo e 74 mil no segundo. A modalidade de acesso dedicado tem vindo a perder clientes, tendo actualmente menos de 3 mil. A Anacom afirma que este decréscimo pode ser atribuído ao desenvolvimento das outras formas de acesso de banda larga, nomeadamente do acesso através de linhas ADSL, em termos de diversidade e qualidade dos produtos oferecidos, e também em termos de cobertura geográfica.

Sobre a penetração da Internet de banda larga, refere que em 2004 se situava nos 8,2%, com 4% no ADSL e 4,2% no cabo. Com base nos dados do terceiro trimestre de 2004, a Anacom situa a taxa registada em Portugal abaixo da europeia, com 7,1% para o nosso país e 7,4% para a média da Europa.

Fonte: Market Report / e-Business Report

Last updated ( 07/06/2005 )