Knowledge Society Agency (UMIC) main page.

Note for navigation with support technologies: in this page you find 3 main elements: search engine (shortcut key 1); the highlights at the main area of the page (shortcut key 2) e main menu (shortcut key 3).

Knowledge Society Agency (UMIC)
Home

Estudo do OSIC/UMIC sobre a Utilização das TIC pela População Portuguesa

 - 16/11/2004

De acordo com este estudo, em 2004, 54% da população utiliza computador e 43% da população utiliza a Internet, tendo a posse de ligação à Internet em banda larga nos agregados familiares atingido os 19%.

Em 2004, 54% da população portuguesa utiliza o computador, o que significa um crescimento médio anual de 11% desde 2000. A grande maioria dos utilizadores (92%) têm entre os 15 e os 19 anos e são estudantes (98%) a frequentar o curso médio e superior (96%). Da população utilizadora, 86% utiliza o computador uma, ou mais que uma vez por semana, especialmente a partir de casa (71%) e também do local de trabalho (47%).

Cerca de metade da população (49%) possui computador no agregado, verificando-se uma taxa de crescimento anual (TCA) de cerca de 7% face a 2003. A grande maioria tem um desktop (92%), no entanto a posse de computador portátil já atinge os 21%, o que se traduz numa TCA de 40%, comparativamente com 2003.

35% dos indivíduos que possuem computador no agregado familiar considera que a razão principal para adquirir um computador está ligada à educação escolar dos filhos. No entanto, 42% das pessoas que não possuem computador no agregado considera que este equipamento não tem qualquer utilidade no seu lar e que é demasiado caro (31%).

Utilização da Internet

A percentagem de utilizadores da Internet registou uma taxa de crescimento de 10% face a 2003. Em 2004, 43% da população utiliza a Internet, dos quais 83% acedem frequentemente. Mais uma vez, são os jovens entre os 15 e os 19 anos que estão em maioria (82%) e acedem à Internet especialmente a partir de casa (61%). As actividades mais realizadas através da Internet são enviar/receber e-mails (75%), jogar/fazer download de jogos, música ou vídeos (49%), actividades profissionais (48%) ou de estudo/formação (47%), procura de informação sobre bens e serviços (41%), leitura de jornais e revistas on-line (39%) e procura de informação nos sites da administração pública (37%).

Em 2004, 31% da população possui ligação à Internet no agregado familiar, o que corresponde a uma taxa de crescimento de 11% face a 2003. Relativamente ao tipo de ligação, 19% já acedem à Internet por banda larga, o que representa um crescimento de cerca de 90% em comparação com o ano anterior.

Para Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC, “a cada ano estamos a melhorar o número de acessos à Internet em banda larga. É fundamental continuar este trabalho, como demonstram as recentes medidas e a aposta na Sociedade do Conhecimento que o Governo está a fazer”.

Para Roberto Carneiro, responsável do OSIC “os Portugueses comportam-se plenamente como Europeus na utilização da Internet." "43% dos Portugueses inquiridos usam a Internet em 2004, em comparação com 44,7% na UE25 e com 68% na América do Norte."
"Chegados a este ponto de generalização das novas tecnologias o desafio maior é evitar o fosso tecnológico e combater a fractura digital. Importa tudo fazer para chegar rapidamente aos 46% de Portugueses que ainda não utilizam o computador e aos 51% de lares que não possui computador. Portugal deve colocar-se na vanguarda daquelas sociedades onde a idade, a condição económica, ou a educação, não são factores decisivos de exclusão do acesso à informação e ao conhecimento".

68% das pessoas que possuem ligação à Internet no agregado, já tinham Internet antes de 2003, especialmente porque a consideram importante para a educação dos filhos (20%) e porque querem acompanhar o desenvolvimento tecnológico da sociedade (20%).

No que diz respeito ao comércio electrónico, 7% da população já o utiliza, o que representa um crescimento de cerca de 40% relativamente a 2003, adquirindo principalmente livros, revistas e jornais (30%), música ou filmes (29%), equipamento electrónico (22%) e software de computador (20%).

Nota Técnica sobre o Estudo

Universo de referência: Conjunto da população portuguesa, a residir em Portugal continental em alojamentos não colectivos, com idade compreendida entre os 15 e os 64 anos.

Trabalho de campo: Recolha de dados efectuada pela empresa Metris-GFK no período de 17 de Setembro a 4 de Outubro de 2004.

Método de recolha: Questionário por entrevista directa realizada no alojamento dos indivíduos.

Dimensão da amostra real: 3.000 indivíduos.

Tipo de amostra: Amostra estratificada por sexo, escalão etário, região e habilitações literárias, de acordo com a estrutura populacional apresentada nos Censos de 2001. Dados extrapolados para o universo de referência.

Last updated ( 16/11/2004 )