Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início

Inquérito à Utilização de Tecnologias de Informação e de Comunicação pelas Famílias

 - 17/12/2004

Segundo o Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) pelas Famílias, da responsabilidade do OSIC/UMIC e do Instituto Nacional de Estatística (INE) quarenta e um por cento dos agregados domésticos possuem computador, revela o Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias.

A presença das TIC entre a população portuguesa é cada vez mais notória. 41% dos agregados domésticos têm computador e 26% acedem à Internet a partir da sua habitação. Em 2002 e 2003, os dados indicavam percentagens inferiores. Se no ano passado 38% dos agregados domésticos já possuíam computador, em 2002 o valor situava-se nos 27%.

Lisboa é a região com maior percentagem de agregados domésticos detentores de computador (50%), seguindo-se o Algarve com 42%. 33% dos agregados domésticos residentes em Lisboa acedem à Internet a partir de casa, enquanto no Algarve a percentagem situa-se nos 23%.

Entre Janeiro e Março de 2004, 37% dos indivíduos com idade entre os 16 e 74 anos utilizaram o computador, embora apenas 29% tenham acedido à Internet. A utilização do computador é diária para 69% dos inquiridos, enquanto o acesso à Internet é feito todos os dias por 53% dos utilizadores.

A casa e o local de trabalho são os principais espaços onde as pessoas utilizam mais vezes o computador (70%) e a Internet (54%).

Os homens são os principais utilizadores das TIC. 40% confirmou a utilização de computador e 32% o acesso à Internet. Nas mulheres as percentagens descem, respectivamente, para 34% e 27%. Noventa e dois por cento das pessoas com ensino superior utilizam o computador e 84% acedem à Internet.

O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias revela que 63% dos agregados domésticos sem acesso à Internet em casa não têm qualquer interesse nesta tecnologia, enquanto 56% justifica a ausência da ligação na habitação com o elevado custo do equipamento.

Última actualização ( 17/12/2004 )