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Cidadãos poupam 80% do tempo com serviços electrónicos

 - 22/12/2004

Dos utilizadores de serviços públicos na União Europeia (apenas dos 15 Estados-membros) entre 30 e 40% optaram por interagirem com a Administração Pública através de meios electrónicos, no período de Março a Novembro, segundo um estudo da Comissão Europeia sobre a utilização e os utilizadores de serviços públicos electrónicos.

Os utilizadores pouparam mais de 80% do tempo com a utilização dos serviços electrónicos, em relação ao tempo que teriam de despender para realizarem os serviços em postos de atendimento públicos, de acordo com um relatório divulgado pela Anacom.

Os cidadãos poupam, em média, 69 minutos para realizar os serviços, e as empresas poupam 61 minutos. O envio das declarações electrónicas para efeitos fiscais permitiu que os cidadãos da UE a 15 poupassem mais de 7.300 mil horas em 2003. As empresas, com a declaração electrónica de IVA, pouparam mais de 13.300 mil euros no mesmo ano.

Os principais indicadores de utilização "revelam ainda um grande potencial para o desenvolvimento dos serviços, e para o aumento da percentagem de adesão e do valor destes serviços para o utilizador", segundo o relatório. "A principal razão para o desenvolvimento destes serviços é a melhoria da qualidade dos serviços".

Quanto à apreciação global, 62% dos utilizadores "estão muito satisfeito com os serviços electrónicos", contra menos de 10% que se consideram "insatisfeitos com os serviços". O mesmo estudo conclui que 77% do total de utilizadores "recomendariam o serviço a outros cidadãos ou empresas".

A usabilidade é apontada como um assunto importante pelo estudo, que aponta a dificuldade dos utilizadores de serviços de Internet em encontrar um determinado serviço.
Para que o serviço melhore, os cidadãos referem que "a principal acção a tomar para adicionar valor aos serviços é torná-los mais acessíveis e fáceis de utilizar, fornecendo melhores ajudas à utilização do serviço".

As empresas dizem que "a principal acção a tomar para adicionar valor aos serviços é torná-los mais fáceis de encontrar e oferecer poupanças efectivas", refere o mesmo estudo.

Fonte: Jornal de Negócios

Última actualização ( 22/12/2004 )