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Portugal a meio da tabela europeia na oferta de serviços "online"

 - 11/03/2005

Os níveis de sofisticação dos serviços "online" em Portugal têm aumentado nos últimos anos, tendo permitido conquistar um posicionamento a meio da tabela dos Estados-membro da União Europeia (UE). No entanto tem-se afastado da média europeia, de acordo com o estudo anual da Cap Gemini, sobre "Utilização dos Serviços Públicos Electrónicos na Europa".

Apesar do nível de evolução dos serviços 'online' em Portugal ter aumentado em 2004, a verdade é que o nosso país tem vindo a afastar-se da média europeia", refere a mesma fonte. Em 2004, os serviços públicos 'online' em Portugal alcançaram um grau de sofisticação de 68%, face aos 72% da UE.

Quando comparados os serviços destinados ao cidadão e os dirigidos às empresas foi possível constatar que estes últimos "apresentam maior desenvolvimento". Os serviços relacionados aos cidadãos já permitem consulta e impressão de formulários, não permitindo ainda o procedimento total.

Paulo Morgado, administrador da Cap Gemini Portugal, o futuro do "e-Government" em Portugal terá que sofrer diversas alterações, a fim de atingir níveis de sofisticação superiores aos verificados actualmente, como a priorização das necessidades de cidadãos e empresas.

A realidade de UE. Na Europa, mais de 90% dos serviços públicos estão presente 'online' e 48% dos serviços públicos básicos já são totalmente interactivos. A Suécia e a Áustria lideram a tabela dos países mais avançados no que concerne aos serviços públicos "online".

Quanto aos novos países da UE, o estudo verifica que estes "estão ao mesmo nível em que os 15 anteriores estavam há dois anos e todos se posicionam na metade inferior do 'ranking'". O estudo da Cap Gemini teve como amostra 14 mil "sites" em 28 países, dos 25 Estados-membros.

Fonte: Jornal de Negócios

Última actualização ( 11/03/2005 )