Com o Observatório das Migrações, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) pretende aprofundar o conhecimento sobre a realidade das migrações em Portugal e monitorizar, através de indicadores estatísticos, a integração dos migrantes, para poder definir, executar e avaliar políticas eficazes de integração para as populações migrantes.
O
Observatório das Migrações é um Equipa de Projeto do Alto Comissariado para as Migrações que tem por missão o estudo e acompanhamento cientifico das migrações e a produção, recolha, análise e difusão de informação estatística acerca das migrações. Sucede ao Observatório da Imigração, criado em 2002, no âmbito do ACIME (Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas).
Desde 2002, o Observatório tem sido responsável pelo lançamento de mais de uma centena de estudos e a organização de conferências de grande relevo para a compreensão em Portugal dos fenómenos migratórios. Entre as mais recentes áreas de trabalho do Observatório destaque-se o aprofundamento do conhecimento sobre os novos perfis migratórios, tais como os refugiados, estudantes, empreendedores, reformados e investidores, bem como a cooperação com outras entidades, públicas e privadas, nacionais e internacionais, designadamente universidades, observatórios, entidades estatísticas e centros de investigação.
Para cumprir a sua missão o OM tem recorrido também a inúmeras fontes estatísticas e administrativas disponíveis em Portugal e que dispõem de dados desagregados por nacionalidade, sistematizando e analisando essa informação com o intuito de melhor caracterizar a situação das populações estrangeiras no país nas mais variadas dimensões que compõem o seu processo de integração, mobilizando deste modo – com as devidas ressalvas – de forma integrada diversas naturezas de dados.
A filosofia de trabalho do Observatório é ainda subsidiária relativamente ao universo de instituições e de equipas de investigação que se dedicam, sistematicamente, ao estudo do tema das migrações. Nestes termos, o Observatório das Migrações pretende intervir essencialmente como um catalisador de atividades e um promotor de redes de cooperação académica, científica e institucional.
O Observatório das Migrações (OM) corresponde a uma Equipa de Projeto do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P) que é definida por deliberação do Conselho Diretivo do ACM. Possui uma direção com perfil académico adequado, designadamente com experiência relevante na área das migrações, e que é responsável pela respetiva atividade científica, respondendo por objetivos anuais definidos num plano de atividades aprovado pelo conselho diretivo do ACM, IP, e remetido ao membro do Governo responsável pela área das migrações para homologação. O orçamento do Observatório está integrado no do ACM.
Catarina Reis Oliveira é a atual Coordenadora do Observatório das Migrações, sucedendo a Roberto Carneiro que foi o coordenador fundador e com
louvor por mais de uma década de trabalho ao serviço do Observatório. Catarina Reis de Oliveira foi a coordenadora executiva do Observatório entre 2005 e 2016.