| 
               
                  | Ana Cristina Conceição da Silva |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												21/07/2017 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Ana Cristina Conceição da Silva |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Silva, C. |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Auxiliar |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
 R. Jardim do Tabaco, 34
 Lisboa
 1149-041 Lisboa
 Portugal
 Telefone: (+351)218811700
 Fax: (+351)218860954
 Correio electrónico: csilva@ispa.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2001 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Educação
                        							(3 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1992 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Psicologia Educacional
                        							(2 anos » years)
                        						. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1987 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicoterapia e Aconselhamento
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Jan/2002-Actual | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Set/2001-Dez/2001 | Assistente |  
                  
                     | Out/1992-Set/1999 | Assistente |  
                  
                     | Mar/1992-Set/1992 | Assistente Estagiário |  
                  
                     | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |  
                  
                     | Out/1999-Ago/2001 | Bolseiro de doutoramento |  
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2011- The impact of invented spelling programmes with pre-school-age children on early reading acquisition
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
                  
                     | 2006-2009 The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PDCT/PSI/56977/2004. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Silva, C.; Ferreira, S..  2013. Jogos para aprender a ler e a escrever. ed. 1. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação. No prelo.
 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Sim-Sim, I.; Silva, C.; Nunes, C..  2008. Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância . ed. 1. Lisboa: Direcção-Geral  de Inovação e Desenvolvimento Curricular. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Silva, C..  2003. Até à descoberta do princípio alfabético. ed. 1. Lisboa: Gulbenkian. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Carita, A.; Silva, C.; Monteiro, A.; Diniz, T..  1998. Como ensinar a estudar. ed. 1, ISBN: 972-23-2370-9. Lisboa: Editorial Presença. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Silva, C.; Almeida, Tiago.  2015. . Escritas inventadas: comparação de dois programas que agem na zona proximal de desenvolvimento.  In “Diversidade e Educação: Desafios Actuais, ed. L. Mata, M. Alves-Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva & J. Castro Silva, 2 - 303. ISBN:  978-989-8384-33-. Lisboa: Ispa- Instituto Universitário. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Almeida, Tiago; Silva, C..  2015. Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista os programas de intervenção de escritas inventadas.  In Diversidade e Educação: Desafios Actuais, ed. In L. Mata, M. Alves-Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva & J. Castro Silva, 2 - 303. . Lisboa:   Ispa- Instituto Universitário.. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Silva, C.; Martins, M..  2012. Learning to write effectively: Current trends in European research.  In The impact of open and closed vowels on the evolution of pre-school children´s writing, ed. Torrance, M.; Alarmargot, M.; Castelló, F.;  Ganier, O.; Kruse, A.; Mangen, L.; Tolchinsky L. & Van Waes, 23 - 26. ISBN: 1780529287. London: Emerald Group Publishing Limited. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M..  2012. Invented spelling and perspectives on spelling development: the necessity of an integrated cognitive model.  In Preschool Children: Physical Activity, Behavioral Assessment and Developmental Challenges, ed. Colombo L. & Bianchi, L., 58 - 68. . New York: Nova Science Publishers, Inc. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Silva, C..  2005. Aprender a ler: Um percurso complexo com  dimensões cognitivas, sociais e culturais.  In A Língua Portuguesa: Presente  Futuro, ed. Gulbenkian, 00 - 00. . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Alves-Martins, M.; Silva, C..  2000. Le rôle de la conscience phonologique dans l´apprentissage de la lecture: apports et limites.  In Comprendre l´enfant apprenti lecteur, ed. Chauveau, 00 - 00. . Paris: Éditions Retz. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Silva, C.; Almeida, T.; Farroupas, S.  2016. "The Impact of Revision and Feedback on the Quality of Children´s Written Compositions", International Journal of Social Sciences & Educational Studies 3, 2: 26 - 38. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Silva, C.; Almeida, T..  2015. "Programas de intervenção das escritas inventadas: Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista. , ", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 3: 613 - 622. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Martins, Margarida A; Salvador, Liliana; Albuquerque, Ana; Silva, Cristina.  2014. "Invented spelling activities in small groups and early spelling and reading", Educational Psychology 0, 0: 1 - 15. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Alves-Martins, M.; Mata, M.; Silva, C..  2014. "Conceptualizações Sobre a Linguagem escrita. Percursos de Investigação. ", Análise Psicológica 32, 2: 0 - 0. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Martins, M.A.; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, C..  2013. "The impact of invented spelling on early spelling and reading", Journal of Writing Research 5, 2: 215 - 237. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Silva, Ana C.  2013. "O impacto da revisão na qualidade de composições de crianças do 4º ano de escolaridade", Psicologia: Reflexão e Crítica 26, 1: 177 - 183. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Silva, C.; Ribeiro, V..  2011. "Erros ortográficos e competências metalinguísticas", Análise Psicológica  29, 3: 391 - 402. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Silva, Cristina; Almeida, Tiago; Alves Martins, M.  2010. "Letter names and sounds: their implications for the phonetisation process", Reading and Writing 23, 2: 147 - 172. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M.  2010. "The impact of the articulatory properties of phonemes on the evolution of preschool children's writing", Applied Psycholinguistics 31, 04: 693 - 709. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Alves-Martins, M.; Silva, C..  2009. "Two spelling programmes that promote the understanding of the alphabetic principle in preschool children",  Journal of Writing Research  1, 3: 225 - 243. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Silva, C..  2009. "Aprender Ortografia: O caso das regras contextuais", Análise Psicológica 27, 4: 553 - 561. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Silva, C..  2007. "Aprender Ortografia: O caso das sílabas complexas", Análise  Psicológica 25, 2: 171 - 179. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Alves-Martins, M.; Silva, C..  2006. "The impact of invented spelling on phonemic awareness", Learning and Instruction 16, 1: 41 - 56. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Alves-Martins, M.; Silva, C..  2006. "Phonological abilities and writing among portuguese preschool children", European Journal of Psychology of Education 21, 2: 163 - 182. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Silva, C..  2004. "Descobrir o princípio alfabético", Análise Psicológica 22, 1: 187 - 193. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Silva, C.; Alves-Martins, M..  2003. "Relations between children's invented spelling and the development of phonological awareness", Educational Psychology 23, 1: 3 - 16. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Silva, C..  2003. "Uma Perspectiva Cognitiva e Cultural da Aprendizagem da Leitura", Revista da Escola Superior de Educação de Torres Novas, 1: 67 - 70. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Silva, C.; Alves-Martins, M..  2002. "Phonological skills and writing of presyllabic children", Reading Research Quarterly 37, 4: 466 - 483. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Alves-Martins, M.; Silva, C..  2001. "Letter names, phonological awareness and the phonetization of writing", European Journal of Psychology of Education 16, 4: 605 - 617. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Silva, C.; Alves-Martins, M.; Almeida, T..  2001. "A escrita antes da escolarização formal e as suas relações com o desenvolvimento da consciência fonológica", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 1: 5 - 24. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 21. | Alves-Martins, M.; Silva, C..  1999. "Os nomes das letras e a fonetização da escrita", Análise Psicológica 17, 1: 49 - 63. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 22. | Silva, C.; Alves-Martins, M..  1999. "O papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura: Contributos e Limitações", Revista Portuguesa de Pedagogia 33, 1: 73 - 90. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 23. | Silva, C..  1999. "Apresentação de uma grelha desenvolvimentista da leitura enquanto um instrumento de para a formação de professores", Análise Psicológica 17, 4: 637 - 652. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 24. | Silva, C..  1998. "Orientações Curriculares e práticas educativas na aprendizagem da leitura: O fosso criado pelos manuais escolares", Psicologia, Educação e Cultura, 1: 117 - 128. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 25. | Silva, C..  1997. "Consciência fonológica e  aprendizagem da leitura: mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo", Análise Psicológica 15, 2: 283 - 304. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 26. | Silva, C..  1996. "A avaliação de competências fonológicas em crianças de idade pré-escolar", Análise Psicológica 14, 4: 553 - 563. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 27. | Silva, C..  1994. "Uma perspectiva preventiva das dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita", Inovação 7, 2: 201 - 213. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 28. | Silva, C..  1993. "Estudo comparativo dos processos interactivos numa tarefa de escrita em crianças com competências fonológicas diferenciadas", Análise Psicológica 11, 3: 371 - 377. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Alves-Martins, M.; Albuquerque, Ana; Salvador, L.; Silva, C..  2015. "Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade-pré-escolar",  Psicologia, Teoria e Pesquisa 31, 2: 137 - 144. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Martins, Margarida A; Albuquerque, Ana; Salvador, Liliana; Silva, Cristina.  2015. "Escrita Inventada e Aquisição da Leitura em Crianças de Idade Pré-escolar", Psicologia: Teoria e Pesquisa 31, 2: 137 - 144. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Almeida, T.; Silva, C..  2012. "Só apanhei o F que é da última” – Descobrir ou Mostrar? Uma abordagem à promoção de conflito cognitivo em crianças de idade
                        pré-escolar. V ", Trabalho apresentado em Encontro CIED, In Encontro CIED, Lisboa. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Silva, C.; Farroupas, S.  2012. "O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coêrencia textual", Trabalho apresentado em . 12º Congresso de Psicologia Educacional, In . 12º Congresso de Psicologia Educacional, Lisboa. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Almeida, T.; Silva, C..  2009. "O impacto de programas de intervenção em escrita com crianças em idade pré-escola", Trabalho apresentado em Formar Professores, Investigar Práticas - 4º Encontro de  Investigação e Formação, In .Formar Professores, Investigar Práticas - 4º Encontro de  Investigação e Formação. , Lisboa. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Silva, C..  2010. "Consciência Fonológica e Morfológica e a Natureza dos Erros Ortográficos em Crianças do Segundo Ano de Escolaridade Com e
                        Sem Dificuldades de Aprendizagem", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional   de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional   de Investigação em Psicologia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Almeida, T.; Silva, C..  2009. "Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Actas 16th European Conference on Reading, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Almeida, T.; Silva, C..  2007. "Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas. ", Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem. Guarda., In Actas do 2º Congresso Aquisição da Linguagem., Guarda . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Sousa, M.; Silva, C..  2007. "O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais", Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem, In Actas do 2º Congresso Aquisição da Linguagem, Guarda. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Silva, C..  2006. "Consciência explícita das regras ortográficas: A sua importância para o desempenho ortográfico", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia  , Évora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Mata Pereira, M; Alves-Martins, M.; Silva, C..  2006. "Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M.  2006. "O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na evolução das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Silva, C..  1998. "A evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita no sentido da fonetização   ", Trabalho apresentado em X Colóquio de Psicologia e Educação, In Actas do X Colóquio de Psicologia e Educação, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Silva, C.; Heijs, B..  2010. "Folow-up  in reading and the Reading Line", Trabalho apresentado em EFECOT-CIDREE Seminar, In  Report EFECOT-CIDREE Seminar, Bruxelas . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Almeida, Tiago; Silva, C.. Invented spelling trainning programmes: comparing Knowledge-transmissive model and the construtivist model of learning.  SIG
                        Writing Conference. Liverpool Hope University.,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Silva, C.; Almeida, Tiago. Intervir na qualidade das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar. Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
                        Universidade do Algarve. ,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Silva, C.; Almeida, T.. Invented spelling: the effect of two interventions programs. LESE Jornadas internacionais de leitura, Educação e Sucesso Escolar.
                        CESPU- Vila Nova de Famalicão. ,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 4. | Silva, C.; Almeida, T.. Programas de intervenção em escrita inventada e a apropriação do princípio alfabético. Simpósio Nacional de Investigação em
                        Psicologia. Universidade do Algarve. ,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Silva, C.. Aprender a ler e ler para aprender .IV Jornadas Pedagógicas . Vila Franca de Xira,2016 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 6. | Silva, C.; Almeida, T.. Invented spelling: The effect of two interventions acting in the zone of proximal development. SIG Writing Conference. Liverpool
                        Hope University,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Almeida, T.; Silva, C.. Programas de intervenção de escritas inventada: Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista,Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015,Lisboa,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Silva, C.; Pereira, Telma. Impacto na qualidade das escritas inventadas: comparação de de programas de escrita inventada e consciência fonológica , Colóquio Internacional, Psicologia e Educação,Lisboa,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 9. | Silva, C.; Almeida, T.. Escritas inventadas: Comparação de dois programas de intervenção que agem na zona proximal de desenvolvimento,Colóquio Internacional  Psicologia e Educação, 2015 ,Lisboa,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 10. | Silva, C.. Programas de escrita inventada em idade pré-escolar,III Encontro Terapia da Fala e Educação,Setubal,2014 (Congresso). |  
                  
                     | 11. |  Silva, C.. The impact of revision and explicit feedback on the quality of children´s composition,Writing Research Across Borders,Paris,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Silva, C.; Alves-Martins, M.; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Early Litercy instruction: The role of invented spelling programs on spelling and reading,Writing Reseach Across Borders,Paris,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 13. | Almeida, T.; Silva, C.. . Descoberta da linguagem escrita: Instrução explicita e implícita. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 14. | Ferreira, S.; Silva, C.; Rodrigues, J.. O impacto de dois  programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade
                        Pré-escolar,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.,Braga,2013 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 15. | Silva, C..  Revisão textual com e sem feedback,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.,Aveiro,2013 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 16. | Alves-Martins, M.; Albuquerque, A; Salvador, L-; Silva, C..  Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese,9th IAIMTE International Conference - Literacies and effective learning and teaching for all,Paris,2013 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 17. | Silva, C.; Ferreira, S.; Rodrigues, J.; Barreiros, M. O impacto de  programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.,Aveiro,2013 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 18. | Silva, C.; Farroupas, S. O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coerência Textual.,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 19. | Silva, C.. The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 20. | Silva, C.. The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 21. | Silva, C.; Almeida, T.. Didactic Instruction or Cognitive Conflict in the evolve of preschool children invented spelling? ,EARLI,Exeter,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 22. | Silva, C.. A avaliação da componente fonológica ,I Congresso de Estudantes da Terapia da Fala,Porto,2011 (Congresso). Comunicação oral por convite.
 |  
                  
                     | 23. | Silva, C.. The impact of an intervention literacy program with children from low background from 1st grade,7th European Conference on reading,Mons,2011 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 24. | Silva, C.. Textual Production: What is the impact of linguistic and metalinguistic competences? ,EARLI,Exeter,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 25. | Silva, C.. Children from low social background and week literacy competences: sucess in learning to read is possible,Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 26. | Silva, C.. Consciência Fonológica E Morfológica E A Natureza Dos Erros Ortográficos Em Crianças Do Segundo Ano De Escolaridade Com E
                        Sem Dificuldades De Aprendizagem,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio). |  
                  
                     | 27. | Silva, C.. Ler antes de Aprender a ler,Lisboa,2010 (Comunicação). Comunicação oral por convite.
 |  
                  
                     | 28. | Almeida, T.; Silva, C.. O nome e o som das letras nos processos de fonetização – Instrução ou conflito cognitivo em programas de intervenção sobre
                        a escrita?,Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 29. | Silva, C.. Phonological, morphological awareness and the orthographic performance on second grade children,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 30. | Silva, C.; Ferreira, S.. The impact  of an intervention literacy program with children from low social  background from 1st grade,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg ,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 31. | Almeida, T.; Silva, C.. Interacção Adulto-Criança: da instrução ao conflito cognitivo na evolução das concepções sobre a escrita em crianças de idade
                        pré-escolar, I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Seminário). |  
                  
                     | 32. | Alves-Martins, M.; Silva, C.; Lourenço, C.. The impact of three invented spelling programmes on the understanding of the alphabetic principle in preschool children,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 33. | Almeida, T.; Silva, C.. A utilização do computador na confrontação de escritas inventadas: Contributo para a evolução das concepções sobre a escrita,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Seminário). |  
                  
                     | 34. | Silva, C.; Alves-Martins, M.; Mata Pereira, M. The impact of linguistic variables on the evolution of pre-school children´s writing: The case of stressed vs ustressed vowels,EARLI,Amesterdão,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 35. | Almeida, T.; Silva, C.. Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador, 16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 36. | Almeida, T.; Silva, C.. Syllabic hypothesis and intrafigural variations in spelling: from handwriting to computer, EARLI ,Amesterdão,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 37. | Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. Training the phonetization process with the names or the sounds of letters,11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing, Lund,2008 (Conferência ou palestra). 11-13 June.
 |  
                  
                     | 38. | Alves-Martins, M.; Mata Pereira, M; Silva, C.. How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle,11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing,Lund,2008 (Comunicação). 11-13 June.
 |  
                  
                     | 39. | Silva, C.. Era uma vez um leitor... Antes de o ser,VI Congresso THEKA,Lisboa,2008 (Comunicação). Comunicação oral por convite.
 |  
                  
                     | 40. | Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. Early writing programmes and the phonetization of children spelling,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso). |  
                  
                     | 41. | Almeida, T.; Silva, C.. Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas,2º Congresso Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Congresso). |  
                  
                     | 42. | Almeida, T.; Alves-Martins, M.; Silva, C.. Differences between fricatives and occlusive in the fonetization process,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster). |  
                  
                     | 43. | Sousa, M.; Silva, C.. O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais, 2º Congresso Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 44. | Alves-Martins, M.; Silva, C.; Sousa, M.. Invented spelling activities and the phonetization of Portuguese pre-school children’s writing,British Psychological Society: Annual Conference,2007 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 45. | Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. The name and the sound of letters,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso). |  
                  
                     | 46. | Almeida, T.; Silva, C.; Alves-Martins, M.. Letters characteristics and the phonetization process,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso). |  
                  
                     | 47. | Mata Pereira, M; Silva, C.; Alves-Martins, M.. A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 48. | Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children´s invented spelling,10th international conference of the EARLY special interest group on writing,Antuérpia,2006 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 49. | Almeida, T.; Silva, C.. O nome ou o som das letras nos procedimentos de fonetização,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio). |  
                  
                     | 50. | Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na fonetização das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 51. | Silva, C.; Alves-Martins, M.. Consciência explícita dos constragimentos ortográficos: A sua importância para o desempenho ortográfico,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio). |  
                  
                     | 52. | Silva, C.. Explicit awereness of orthographic constextual constrains: It´s importance for orthographic performance,10th international conference of the EARLY special interest group on writing,Antuérpia,2006 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 53. | Mata Pereira, M; Alves-Martins, M.; Silva, C.. Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações  das em crianças em idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio). |  
                  
                     | 54. | Alves-Martins, M.; Silva, C.. Can writing activities promote phonological awareness? Evidence from 5 year old children ar different of writing development, XXII European Conference on Developmental Psychology,Tenerife,2005 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 55. | Silva, C.. Desafios Perdidos na Aquisição da Literacia,Primeiro Congresso  da Aquisição da Linguagem,Guarda,2005 (Comunicação). Comunicação oral por convite.
 |  
                  
                     | 56. | Silva, C.. Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais,Língua Portuguesa: Presente e Futuro,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 57. | Silva, C.. The Compararison of two Pedagogical Approaches in the development of orthographic knowldge,9th International Conference of EARLI, Special Interest Group on Wiriting,Genéve,2004 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 58. | Silva, C.; Alves-Martins, M.. The impact of preschool children´s invented spelling on phonemic,10th Biennal Conference of EARLY,Padova,2003 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 59. | Alves-Martins, M.; Silva, C.. O Impacto das escritas inventadas na consciência fonémica,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 60. | Silva, C.; Alves-Martins, M.. Relação entre escritas inventadas e consciência fonémica,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Simpósio). |  
                  
                     | 61. | Silva, C.. Descobrir o Princípio Alfabético,XI Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,2002 (Comunicação). |  
                  
                     | 62. | Silva, C.. Aprender a ler numa perspectiva cultural e sócio-cognitivista,IV  Jornadas Pedagógicas da Escola Superior de Educação de Torres Novas,Torres Novas,2002 (Comunicação). Comunicação oral por convite.
 |  
                  
                     | 63. | Silva, C.. A abordagem cultural e cognitiva da leitura e a sua exploração nos currículos do pré-escolar e do 1º ano de escolaridade,II Encontro de Literatura infanto-juvenil,Barreiro,2001 (Comunicação). Comunicação oral por convite.
 |  
                  
                     | 64. | Alves-Martins, M.; Silva, C.. Letter names  and writing phonetization,Writing Conference,Verona,2000 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 65. | Silva, C.. A literacia emergente: Como é trabalhada nas Orientações Curriculares e no currículo do 1º ano de escolaridade,Colóquio “Literacia”,Torres Vedras,2000 (Comunicação). Comunicação oral por convite.
 |  
                  
                     | 66. | Silva, C.. Princípios para a concepção de materiais de aprendizagem da leitura e escrita em populações itinerantes, II Seminário do projecto: Motivando Adultos Europeus para a Educação,Porto,1998 (Seminário). Comunicação oral por convite.
 |  
                  
                     | 67. | Silva, C.. Na aprendizagem da linguagem escrita, Orientações Curriculares – Implicações para a qualidade da educação da infância,Porto,1998 (Comunicação). Comunicação oral por convite.
 |  
                  
                     | 68. | Silva, C.. A evolução das conceptualizações infantis no sentido da fonetização,X Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1997 (Comunicação). |  
                  
                     | 69. | Silva, C.. O efeito de um treino fonológico com incidência nas unidade silábicas,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio). |  
                  
                     | 70. | Silva, C.. O efeito mediador das competências fonológicas para os progressos conceptuais através de interacções sociais,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio). |  
                  
                     | 71. | Silva, C.. A Noção de Número e Estratégias de quantificação,I Colóquio de Psicologia Educacional,Beja,1996 (Comunicação). |  
                  
                     | 72. | Silva, C.. O efeito de um treino incidindo sobre a reestruturação conceptual em crianças pré-silábicas,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio). |  
                  
                     | 73. | Silva, C.. Dados relativos a um estudo sobre os processos interactivos numa tarefa e escrita em crianças com diferentes competências
                        fonológicas,VII Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1992 (Comunicação). |  
                  
                     | Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development
 |  
                  
                     | 1. | Silva, C.. Estuda Comigo,1996. Coordenadora do Projecto, promovido pelo Ministério da educação e EFECOT (European Federation for the Education of the Children
                           of the Occupational Travelers).
 |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | A Apropriação da Noção de Número e da Resolução de Problemas Aritméticos na Triangulação Professor, Alunos e Manual Escolar, 2015. Tese (Educação) - Universidade Aberta (Co-orientador). |  
                  
                     | 2. | Tiago Alexandre Fernandes Almeida, Instruçao Transmissiva ou construtivista nos programas de escrita inventada? Impacto na qualidades das escritas inventadas
                        de crianças em idade pré-escolar, 2014. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Maria de Lourdes Moreira, Programa de treino para a indução do princípio alfabético, 2007. Tese (Psicologia Educacional) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |  
                  
                     | 1. | Sandra Borges, , "O Impacto da Revisão na Qualidade de Composições de Crianças do 4º e 5º ano de Escolaridade", 2014. Tese (Ciências de Educação) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Telma Pereira, Evolução da leitura e escrita precoces: Comparação de programas de escritas inventadas e consciência fonológica, 2013. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Sofia Ferreira, Aprendizagem auto-regulada: Impacto de um instrumento de caracterização de práticas de literacia no desempenho dos educadores
                        de infância , 2013. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Tiago Santos, Motivações na sala de aula - Relações entre as motivações dos professores para ensino e a motivação dos seus alunos, 2012. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador). |  
                  
                     | 5. | Tiago Almeida, O nome e o som das letras nos processos de fonetização – da instrução ao conflito cognitivo em programas de intervenção sobre
                        a escrita. Um estudo longitudinal do jardim-de-infância ao 1º ano, 2009. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Joana Filipa Rodrigues, A  Avaliação do impacto de um programa de intervenção de sensibilização à linguagem escrita , 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Ana Rita Alves, Desenvolvimento das competências emocionais em crianças compreendidas  entre os 3 e os 5 anos através do programa ser e conhecer
                        , 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Monteiro, F., Revisão textual auxiliada em contexto de grupo, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Ângelo, P., Práticas dos educadores de infância e conceitos de literacia em crianças de 5 anos, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 5. | Vitória de Sousa, A evolução do desempenho em leitura de crianças do 1º ano de escolaridade submetidas a um programa de intervençã, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 6. | Cátia Mutinheira, Por detrás das letras e nas entrelinhas: Um estudo sobre a importância da revisão textual na melhoria da qualidade das produções
                        textuais ao nível ortográfico, de coesão e coerência textual, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 7. | Luís Marçal,  Relação entre consciência fonológica, morfológica e os tipos de erros ortográficos, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 8. | Hugo Almeida, A relação entre a consciência fonológica, morfológica e o sucesso na aquisição da ortografia em crianças com dificuldades
                        de aprendizagem ao nível da ortografia do 2º e 3º ano do ensino básico, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 9. | Bruno Monteiro, A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica, consciência morfo-sintáctica e o sucesso na aquisição da
                        ortografia, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 10. | Veronique Ribeiro, O erro mora aqui:  A relação existente entre a consciência fonológica, morfológica e os erros ortográficos em crianças do
                        2º e 4º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 11. | Tiago Ferreira, A relação existente  entre a consciência fonológica, a consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e
                        3º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 12. | Ana Filipa Rocha, Competências linguísticas e metalinguísticas e as escritas  inventadas, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 13. | Marta Cortinhas, Relacionar a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2ºano com e sem dificuldades
                        de aprendizagem, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 14. | José Pedro Proença, Na relação entre desenvolvimento linguístico, desenvolvimento metalinguístico e qualidade da produção textual – um estudo
                        correlacional em crianças do 4º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 15. | Sofia Ferreira, Coup de Pouce CLE, Clubes de leitura e escrita, uma adaptação para 3 escolas do 1º ciclo portuguesas, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 16. | Teresa Saragoça, Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização antes de p e , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 17. | Vera Gonçalves, A influências de duas estratégias de ensino na aquisição de uma regra ortográfica contextual, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work
 |  
                  
                     | 1. | Tiago Almeida, Nome e som das letras nos processos de fonetização, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Carlos Veiga, As concepções sobre a escrita tendo em conta as dimensões de planificação, textualização e revisão de textos em alunos do
                        1º, 2º e 3º ano de escolaridade, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Lourenço, P., Comparação dos efeitos de duas estratégias de intervenção diferenciadas no processo de ensino aprendizagem de uma regra morfo-sintáctica, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Lança. L., Análise à evolução do desempenho ortográfico em crianças do 2º, 3º e 4º ano em função da natureza das unidades linguísticas
                        em que são cometidos erros, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | Outros Trabalhos Other production
 |  
                  
                     | 1. | Silva, C.. XIII Colóquio de Psicologia e educação, 2015. |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Silva, C.. Participação no júri de Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas. Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas, 2015. Tese (Ciências da Educação) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 2. | Silva, C.. Participação no júri de Jorge Osvaldo dias Santos Gonçalves. O desenvolvimento metacognitivo de alunos do terceiro ciclo e as actividades de investigação na àrea das ciências., 2015. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 3. | Silva, C.. Participação no júri de Edília Alves Simões. Tipologia de erros de leitura no primeiro ciclo: avalaição de leitura oral de palavras, 2015. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 4. | Silva, C.. Participação no júri de Maria Teresa Figueira Bailadeira dos Santos. Formação de palavras: a aquisição de alguns afixos derivacionais em Português e Inglês, 2014. Tese (Linguística geral) - Universidade Nova de Lisboa. |  
                  
                     | 1. | Silva, C.. Participação no júri de Ana Rita Lourenço Martins. Identificação da dislexia de desenvolvimento segundo o modelo de dupla via, 2015.  Dissertação (Desenvolvimento e perturbações da linguagem) - Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul. |  
                  
                     | 2. | Silva, C.. Participação no júri de Alexandra Lopes. Crenças, práticas e ambientes de literacia familiar: Um estudo exploratório., 2015.  Dissertação (Formação Pessoal e Social) - Universidade de Lisboa. |  
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Participação como Moderador Participation as Chairman
 |  
                  
                     | 1. | Diversidade e educação, 2015 (Congresso). Nome do evento: XIII Colóquio de Psicologia e educação; Nome da Instituição: ISPA- IU; Cidade do evento: Lisboa / ISPA-IU.
 |  
                  
                     | 2. | Writing Research Across Borders III, 2014 (Congresso). Nome do evento: Writing Research Across Borders III; Nome da Instituição: Université Paris-Ouest Nanterre La Défense; Cidade do evento: Paris / França.
 |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 52 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 10 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 4 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 6 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 30 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 28 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 2 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 12 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 12 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 74 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 74 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 40 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 31 |  
                     
                        | Outros Trabalhos Other production
 | 1 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 6 |  
                     
                        | Participação em Eventos Event participation
 | 2 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												3691
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											13-12-2017
                     											às
                     											06:35:04 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |