Sugestões de leitura da Biblioteca Campus 4 (ESTM) – novembro 2017
Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui .
Sugestões de leitura da Biblioteca Campus 3 (ESAD.CR) – novembro 2017
Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui .
Sugestões de leitura da Biblioteca Campus 1 (ESECS) – novembro 2017
Se não conseguir visualizar corretamente o conteúdo, clique aqui .
Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia foi entrevistado pela RTP: a entrevista na íntegra
O presidente da Comissão Europeia foi entrevistado pela RTP. Nesta conversa conduzida por Paulo Dentinho, Jean-Claude Juncker fala das ameaças ao projeto europeu, do Brexit, defende uma maior harmonização fiscal na União Europeia e tece elogios ao desenvolvimento económico de Portugal.
Perguntas e respostas: Programa de trabalho da Comissão para 2018
O que é o programa de trabalho da Comissão?
Todos os anos, a Comissão Europeia adota um programa de trabalho que fixa as suas iniciativas fundamentais para os 12 meses seguintes. Esse documento informa os cidadãos, os seus parceiros institucionais e o seu pessoal sobre o cumprimento das suas prioridades políticas, nomeadamente sobre as medidas que tomará para as concretizar.
Este é o quarto programa de trabalho que será apresentado pela Comissão Juncker, e estabelece iniciativas para concluir o trabalho sobre as 10 prioridades enunciadas nas Orientações Políticas do Presidente Juncker até ao final do mandato de cinco anos da Comissão, bem como iniciativas a mais longo prazo com vista a moldar o futuro da UE até 2025 e para além dessa data.
Quais são as prioridades da Comissão para 2018?
O trabalho da Comissão continua a estruturar-se em torno das Orientações Políticas do Presidente Juncker, de julho de 2014. A agenda da Comissão até ao final do atual mandato foi exposta no discurso do Presidente Juncker sobre o Estado da União, de 13 de setembro de 2017. O Estado da União deste ano foi elaborado a partir do debate sobre o futuro da Europa, lançado pela Comissão no seu Livro Branco sobre o Futuro da Europa, publicado em 1 de março de 2017. As ações a desenvolver durante o próximo ano baseiam-se também na Declaração de Bratislava, de setembro de 2016, sobre a UE dos 27, e na Declaração de Roma, acordada pelos dirigentes em 25 de março de 2017, por ocasião do 60.º aniversário dos Tratados de Roma. Todas as atenções se dirigem agora para Sibiu, na Roménia, onde a primeira cimeira da UE de 27 Estados-Membros terá lugar; a Comissão Juncker concentra-se na obtenção de resultados a curto prazo e na modulação do futuro da Europa.
Tão importante como as novas iniciativas que a Comissão anunciou este ano é a sua contínua cooperação com o Parlamento Europeu e o Conselho para se alcançar um acordo sobre as propostas ambiciosas já apresentadas por esta instituição nos seus três primeiros anos de mandato. A Comissão identificou no programa de trabalho 66 propostas pendentes para as quais é prioritário obter acordo no próximo ano. Além disso, a Comissão continuará a trabalhar para assegurar a correta aplicação e o cumprimento da legislação europeia, assim como a adequação do acervo legislativo da UE aos objetivos que lhe estão subjacentes. Tal incluirá a retirada de 15 propostas pendentes que são obsoletas ou relativamente às não é possível chegar a acordo, bem como a revogação de três atos legislativos existentes.
Como é elaborado e adotado o programa de trabalho?
A presente Comissão foi eleita pelo Parlamento Europeu com base em orientações políticas claras, que, por sua vez, refletem igualmente a Agenda Estratégica do Conselho Europeu. As 10 prioridades enunciadas nessas orientações continuam a constituir o quadro de planificação anual da Comissão.
Todos os anos, em setembro, o Presidente da Comissão Europeia profere, perante o Parlamento Europeu, um discurso sobre o estado da União. Juntamente com a Carta de Intenções, enviada no mesmo dia, pelo Presidente e pelo Primeiro Vice‑Presidente, ao Presidente do Parlamento Europeu e à Presidência do Conselho, esse discurso define as principais prioridades da Comissão para os meses seguintes.
O discurso sobre o estado da União dá início ao diálogo com o Parlamento Europeu e o Conselho para a preparação do programa de trabalho da Comissão para o ano seguinte. Este diálogo visa assegurar um entendimento comum, entre o Parlamento, os Estados-Membros e a Comissão, sobre as prioridades futuras.
Na preparação do programa de trabalho, a Comissão ouve igualmente os pontos de vista do Comité Económico e Social Europeu e do Comité das Regiões.
Deve o programa de trabalho ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho?
Nas próximas semanas, a Comissão trabalhará com o Parlamento Europeu e o Conselho na obtenção de um acordo entre os três presidentes sobre uma declaração conjunta que defina os objetivos e as prioridades gerais para 2018, e indique as propostas que merecem tratamento prioritário no processo legislativo. Trata-se de um novo compromisso comum no âmbito do Acordo Interinstitucional «Legislar Melhor», proposto pela Comissão em 19 de maio de 2015 e assinado pelas três instituições em 13 de abril de 2016.
Como é estruturado o programa de trabalho da Comissão?
O programa de trabalho da Comissão é composto por uma comunicação política e por cinco anexos.
- O anexo I inclui as principais iniciativas a apresentar no próximo ano, que incidem em ações concretas para a realização das 10 prioridades políticas da Comissão Juncker, bem como ações e iniciativas que tenham uma perspetiva mais virada para o futuro, à medida que a nova União dos 27 molda o seu próprio futuro até 2025 e para além dessa data;
- O anexo II refere-se a outras iniciativas fundamentais REFIT, em cujo contexto iremos rever a legislação existente no próximo ano;
- O anexo III enuncia os processos legislativos prioritários pendentes, para os quais a Comissão pretende, dos colegisladores do Parlamento Europeu e do Conselho, a maior celeridade possível na ação, para se obterem benefícios concretos para os cidadãos;
- O anexo IV consiste numa lista de propostas pendentes cuja retirada se prevê;
- O anexo V consiste numa lista de legislação em vigor que a Comissão pretende revogar.
O que é o REFIT?
O REFIT é o programa da Comissão Europeia para a Adequação e a Eficácia da Regulamentação. O seu objetivo consiste em reexaminar a legislação da UE em vigor para assegurar que continua a ser adequada à sua finalidade e a produzir os resultados esperados. O programa pretende manter sobriedade e correção do acervo legislativo da UE, eliminar burocracias desnecessárias e adaptar a legislação existente sem comprometer os nossos ambiciosos objetivos políticos.
A Comissão Juncker continua a atualizar e melhorar a legislação existente, de modo a atingir os seus objetivos de forma eficaz e sem sobrecargas desnecessárias. A Comissão teve em conta os pareceres da Plataforma REFIT ao definir as prioridades neste âmbito.
Em que consiste a Plataforma REFIT?
A Comissão criou um grupo de peritos de alto nível, composto por representantes dos Estados‑Membros, dos órgãos consultivos, das empresas e da sociedade civil, para lhe prestar aconselhamento no sentido de tornar a regulamentação da UE mais eficaz e eficiente, reduzir os custos e os encargos, sem pôr em causa os objetivos das políticas.
Até à data, a Plataforma REFIT adotou 58 pareceres em domínios muito diversos da regulamentação da UE; citem-se, entre outros, os da privacidade eletrónica, da regulamentação dos produtos químicos, dos serviços financeiros, da saúde e segurança dos alimentos, da política agrícola comum, da política de coesão e do imposto sobre o valor acrescentado.
De que modo decide a Comissão que propostas retirar?
Os cidadãos europeus e as empresas querem que o tempo e os esforços da Comissão se concentrem nas questões mais relevantes e mais urgentes, na elaboração de leis simples, baseadas em dados concretos, previsíveis e proporcionadas, de que decorra o maior número de benefícios.
Todos os anos, a Comissão reaprecia atentamente todas as propostas pendentes, para decidir se as deve manter, alterar ou retirar. Propôs a retirada de 15 propostas pendentes, que se encontram tecnicamente ultrapassadas ou deixaram de servir os objetivos pretendidos, para que os colegisladores se concentrem nas propostas realmente importantes.
Corresponde este programa de trabalho a uma lista exaustiva das realizações da Comissão em 2018?
O programa de trabalho da Comissão destaca as novas iniciativas políticas fundamentais previstas para 2018. A Comissão tem também o dever de se assegurar de que a legislação ou os programas vigentes são corretamente aplicados e produzem resultados concretos no terreno. Além disso, durante o ano, a Comissão pode adotar iniciativas não programadas, em resposta a acontecimentos que exijam medidas urgentes a nível europeu.
Quando aplicará a Comissão as propostas anunciadas no programa de trabalho?
Em consonância com os compromissos assumidos no âmbito do novo Acordo Interinstitucional «Legislar Melhor», o programa de trabalho indica, na medida do possível, o calendário previsto. O programa de trabalho informa também, com o grau de pormenor possível e a título indicativo, sobre a base jurídica prevista, o tipo de ato jurídico e qualquer outro dado processual pertinente, incluindo os respeitantes à avaliação de impacto e ao trabalho de avaliação.
Foram já publicados, ou sê-lo-ão brevemente, roteiros para ações individuais, com outros elementos sobre as iniciativas previstas; trata-se de outras tantas oportunidade para as partes interessadas e os cidadãos darem a sua opinião sobre os planos da Comissão.
Para mais informações:
Comunicado de imprensa: Programa de Trabalho da Comissão para 2018: Programa para uma Europa mais unida, mais forte e mais democrática.
Revista “Debater a Europa” – novo número
O mais recente número da revista Debater a Europa, dedicado ao tema “União Europeia e o combate ao tráfico de seres humanos” já se encontra disponível para leitura.
Dissertações de Mestrado da ESAD.CR disponíveis no repositório Ic-Online
Carreiras Internacionais: Concursos Gerais do Serviço Europeu de Seleção do Pessoal
O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) organiza dois concursos gerais documentais e mediante prestação de provas para a constituição de listas de reserva, a partir das quais as Instituições Europeias poderão recrutar novos funcionários como «administradores» e «assistentes» (grupos de funções AD e AST, respetivamente):
ADMINISTRADORES (AD6):
- Especialista em comunicação – 55 candidatos
ASSISTENTES (AST3):
- Administrador web — 13 candidatos
- Assistente de comunicação — 30 candidatos
- Assistente de comunicação visual – 34 candidatos
QUEM SE PODE CANDIDATAR:
Nacionais de um Estado-membro da UE e conhecimento de pelo menos duas línguas oficiais da UE, uma no nível C1 e outra no nível B2 (francês ou inglês).
QUALIFICAÇÕES E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
Administrador (AD6) – 3 anos de ensino superior + 3/6 anos de experiência profissional
Assistente (AST3) – 3 anos de ensino pós-secundário + 3 anos de experiência profissional ou ensino secundário + 6 anos de experiência profissional.
REMUNERAÇÃO MENSAL INDICATIVA:
AD6 – 5 079,70€
AST3 – 3 507,10€
A candidatura é efetuada por via eletrónica, no sítio Internet do EPSO, seguindo o manual de inscrição. Deve ler atentamente o anúncio e a documentação relacionada, tendo o cuidado de não deixar a validação da candidatura para o último dia.
Atenção: Os candidatos só se podem inscrever num dos perfis.
Data limite: 14-11-2017 às 12 horas de Bruxelas.
Para saber mais: EPSO.
Mais informação e outras oportunidades consulte www.trabalharnauniaoeuropeia.eu
Novidades bibliográficas da Biblioteca do Campus 4 (ESTM) – outubro 2017
OUTUBRO 2017
|
Título: Digital marketing Autor: Dave Chaffey, Fiona Ellis-Chadwick Cota: 658.8:004.73/27 |
“Now in its sixth edition, Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice provides comprehensive, practical guidance on how companies can get the most out of digital media and technology to meet their marketing goals. Digital Marketing links marketing theory with practical business experience through case studies and interviews from cutting edge companies (…)” |
|
Título: Excel aplicado à gestão Autor: António Gonçalves Martins Cota: 004.6/19 |
“Este livro, escrito de um modo claro e conciso, aborda e explora as ferramentas que o Excel disponibiliza de um modo especificamente orientado para serem utilizadas num contexto de gestão e negócios. Não pressupõe nenhum conhecimento prévio de Excel nem sequer terminologia de gestão. Sempre através de exemplos, apresenta inicialmente os fundamentos lógicos do Excel para os leitores principiantes.” |
|
Título: Excel para economia e gestão Autor: Filipe Gameiro, Jose Dias Curto Cota: 004.6/20 |
|
|
Título: Negociação Autor: José Crespo de Carvalho Cota: 658/216 |
“Numa linguagem simples e acessível, esta obra explicita o quadro em que se desenvolve todo o processo negocial, ajudando-o a tirar o melhor partido das suas capacidades, por muito pequenas que sejam, para negociar, nas melhores condições, qualquer coisa que queira obter.” |
|
Título: Humanator XXI : recursos humanos e sucesso empresarial Autor: Joaquim Vicente Rodrigues, Pedro B. da Camara e Paulo Balreira Guerra Cota: 658.3/68 |
“Edição revista e atualizada do Humanator, um sucesso de vendas publicado pela primeira vez em 1997: Novos conteúdos; Novo grafismo; Nova capa; Novo formato.” |
|
Título: Cortesia, etiqueta & protocolo na hotelaria de luxo : do hoteleiro ao hóspede Autor: Vasco Ribeiro Santos Cota: 640.4/54 |
“O livro “Cortesia, etiqueta & protocolo na hotelaria de luxo: do hoteleiro ao hóspede” há muito que merecia um lugar cativo no domínio da hotelaria de luxo, essencialmente pela pertinência das temáticas nele explanadas. É uma obra pioneira em Portugal, nunca antes desenvolvida da forma como este livro faz.” |
|
Título: Hotel, os bastidores Autor: Inês Brasão Cota: 640.4/55 |
“Este livro retrata o quotidiano de um hotel pelo lado menos visível. Através dos bastidores do serviço percorremos histórias sobre o trabalho, os clientes, os tiques, as peripécias, os medos, o cansaço e o encanto, a exigência, as brincadeiras, as técnicas, o passado e o presente, os turnos, as tarefas e as folgas.” |
Novidades bibliográficas da Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR) – outubro 2017
OUTUBRO 2017
|
Autor: David Rose |
In Rose’s vision of the future, technology atomizes, combining itself with the objects that make up the very fabric of daily living. Such innovations will be woven into the background of our environment, enhancing human relationships, channeling desires for omniscience, long life, and creative expression. The enchanted objects of fairy tales and science fiction will enter real life. Groundbreaking, timely, and provocative, Enchanted Objects is a “delightful” (The New York Times) blueprint for a better future, where efficient solutions come hand in hand with technology that delights our senses. It is essential reading for designers, technologists, entrepreneurs, business leaders, and anyone who wishes to take a glimpse into the future. |
|
Título: 100 more things every designer needs to know about people Autor: Susan Weinschenk Cota: 74-90 |
Thousands of designers, marketers, and product managers have come to rely on Susan Weinschenk’s original 100 Things Every Designer Needs To Know About People as a “go-to book” for practical advice on how to use the latest findings in psychology and neuroscience to directly inform and improve their designs, brands, and products. Research hasn’t stopped since the book was written, and new design challenges have emerged. Weinschenk’s new book, 100 MORE Things Every Designer Needs To Know About People applies the latest research in psychology, neuroscience, brain research, and social psychology to the design of technology products, including websites, apps, wearables, and artificial intelligence. Weinschenk combines real science and research citations with practical examples to make her 100 MORE Things engaging, persuasive, easy to read, accessible, and useful. 100 MORE Things Every Designer Needs to Know About People is not just another “design guidelines” book because it explains the WHY behind the guidelines, providing concrete examples and prescriptions that can be easily and instantly applied. |
|
Autor: Hans Belting |
Lévi-Strauss sobre a «máscara» dos Caduvéo, de Macho sobre os «crânios de Jericó», de Leroi-Gourhan sobre a relação entre linguagem e imagem, de Augé sobre os «Não-Lugares», de Foucault sobre as «heterotopias», e, ainda, de Stiegler, de Alliez, de Deleuze, de McLuhan, entre muitos outros, são igualmente convocados neste ensaio essencial. |
|
Autor: Victor Papanek |
Victor Papanek’s lively and instructive guide shows how design can reduce pollution, overcrowding, starvation, obsolescence and other modern ills. He leads us away from “fetish objects for a wasteful society” toward a new age of morally and environmentally responsible design. Professor Papanek was a highly distinguished designer, educator, lecturer and writer, widely acknowledged for his visionary ideas on design theory. He was Professor at the School of Architecture and Urban Design at the University of Kansas at the time of his death in 1998. . |











