Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia
“À distância de um feixe”
Equipa
Scientia (Carlos Teixeira, Mariana Carlota, Ricardo Oliveira)
Coordenação
Cristina Pereira Castilho
Categoria B Ensino Secundário
Resumo do trabalho
Visto que o funcionamento do laser não é um conteúdo abordado nos programas curriculares de Física e Química (10º e 11º anos) ou de Física (12º Ano), precisámos de recorrer a fontes de referência, a nível bibliográfico, para chegar a uma resposta.
Depois de muita investigação, compreendemos diversos conceitos que estão por detrás da utilização de um laser e conseguimos obter uma resposta: é impossível medir a espada de um Jedi. O sabre de luz não passa, em suma, de ficção científica, visto que a luz é impossível de solidificar (sendo que só com plasma é que se poderia fazer a espada), bem como o feixe de luz é interminável.
Tendo em vista a publicação do vídeo e a sua exibição perante públicos variados, procurámos utilizar exemplos para ilustrar o que acontece, pois, quer queiramos quer não, quase sempre, uma animação vale mais do que mil palavras.
Socorrendo-nos de vários documentos, séries e informações, fomos capazes de, no final, perceber porquê! Afinal, Saber Porquê não é assim tão difícil…