Instituições
A principal atividade do Gabinete da Saúde é prestar informação sobre o acesso à saúde, quer para os imigrantes, quer para os seus familiares, tanto para os que se encontram em situação regular como irregular.
- Registo/pedido de declaração de situação contributiva;
- Declaração de Isenção de Contribuições - Trabalhador Independente;
- Emissão de extrato de remuneração mensal e anual;
- Requerimentos para inscrição/qualificação de trabalhadores do serviço doméstico, independente e regime geral;
- Extrato de remuneração mensal e anual;
- Reclamação de beneficiário por períodos contributivos em falta;
- Requerimentos e emissão de declaração de Prestações Familiares, nomeadamente, Abono de Família e Pré-Natal, entre outros;
- Requerimentos de parentalidade. Declaração de parentalidade;
- Declarações da Situação de Desemprego;
- Requerimento e emissão de declarações de Rendimento Social de Inserção;
- Requerimento de Proteção Jurídica;
- Registo de IBAN para pagamento de prestações sociais por transferência bancária;
- Alteração de dados, nomeadamanente, a morada mediante a apresentação de comprovativo;
- Requerimento de Fundo de Garantia Salarial.
Gabinetes especializados
- as condições, requisitos e prazos para se poder recensear e exercer o seu direito de voto;
- o local de inscrição no recenseamento;
- as condições e requisitos em que pode ser Candidato.
Para votar ou ser Candidato é necessário estar recenseado.
A dinamização deste gabinete tem permitido disponibilizar informação útil e pragmática nas questões relacionadas com a habitação, em duas áreas distintas: uma de âmbito social e outra de mercado. Na primeira área, a atuação é articulada com várias entidades, tais como as câmaras municipais e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU). Na segunda área de intervenção são prestadas informações sobre temas tão pertinentes como a compra e venda, arrendamento e propriedade horizontal (condomínio).
Este gabinete tem o objetivo de aconselhar e reencaminhar os cidadãos imigrantes para os processos de qualificação mais adequados ao perfil de cada candidato, quer seja para percursos de educação-formação, em entidades formadoras, públicas ou privadas, quer seja para processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), implementados nos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP).
O Gabinete de Apoio à Qualificação presta informações sobre:
- Equivalência e reconhecimento de habilitações superiores, articulando com e encaminhando para os serviços competentes neste processo;
- Outras modalidades de formação (cursos, workshops, ações de formação, sessões de esclarecimento, seminários, entre outros), em articulação com o Gabinete de Apoio ao Emprego, do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante.
O GAQ resulta de uma parceria entre o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e a Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ, I.P.).
- Apoio Especializado a Empreendedores;
- PEI – Projeto de Promoção do Empreendedorismo Imigrante;
- PEPEI – Projeto de Empreendedorismo para Estudantes Internacionais;
- Concurso VEM – Valorização do Empreendedorismo Migrante;
- Outras iniciativas complementares às atividades desenvolvidas (workshops temáticos; encontros de empreendedores, iniciativas de promoção da atividade empreendedora, etc.).
O Gabinete de Apoio ao Imigrante Consumidor foi criado para informar e apoiar o cidadão imigrante consumidor, o qual se confronta diariamente com algumas dificuldades que o podem limitar a este nível:
- A barreira linguística: nem sempre o cidadão imigrante domina a língua portuguesa, de modo conhecer os seus deveres e direitos, enquanto consumidor;
- As diferenças de regimes jurídicos: por vezes, o regime jurídico relacionado com a defesa do consumidor é muito distinto no país de origem do imigrante. Nestes casos, há um desconhecimento natural acerca da legislação e dos direitos em questão.
Neste sentido, o GAIC está preparado para informar e apoiar o cidadão imigrante consumidor, contribuindo para a prevenção e resolução de conflitos.
Na eventualidade de não se conseguir evitar o conflito, ou do mesmo já estar instalado, o GAIC ajuda o cidadão imigrante consumidor a recorrer, de modo eficaz e objetivo, aos mecanismos existentes, garantindo, assim, o cumprimento dos seus direitos, bem como o acesso a um tratamento isento de qualquer tipo de discriminação.
O GAIC tem como competências, designadamente:
- Informar o imigrante consumidor acerca de questões que estejam relacionadas com consumo (no âmbito das relações estabelecidas na União Europeia). Por exemplo, informa o cidadão imigrante acerca do prazo de garantia do telemóvel que pretende comprar;
- Prestar informação jurídica e apoiar no processo de apresentação de reclamações. Pode ajudar, por exemplo, na redação de uma reclamação junto do vendedor de determinado artigo que apresente um defeito;
- Informar acerca do recurso de organismos de resolução extrajudicial de conflitos. Pode informar, por exemplo, sobre a possibilidade de se recorrer a um centro de arbitragem para contestar uma fatura de fornecimento de água;
- Prestar informação sobre legislação nacional e comunitária. Pode, por exemplo, informar o cidadão imigrante acerca dos seus direitos no que diz respeito ao transporte aéreo.
Em concreto, inserem-se no âmbito da atuação do gabinete as seguintes atribuições:
- Informar o Cliente Bancário sobre os seus direitos e deveres em caso de risco de incumprimento de contrato de crédito, no âmbito do PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento) e do regime extraordinário;
- Apoiar o Cliente Bancário na análise das propostas apresentadas pelas instituições de crédito;
- Acompanhar o Cliente Bancário aquando da negociação entre este e as instituições de crédito, no âmbito do PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento) e do PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento);
- Prestar informações em matéria de endividamento e sobre endividamento;
- Apoiar o Cliente Bancário na avaliação da sua capacidade de endividamento;
- Apoiar na renegociação do contrato de crédito à habitação;
Todo o apoio prestado pelo GAIS aos consumidores, no âmbito de acesso a rede de apoio ao consumidor endividado, é gratuito e está abrangido pelo segredo profissional, assim como a limitação de atuação relativa ao recurso à conciliação, mediação ou arbitragem em situações de conflito.
Este Gabinete assegura também o respeito pelos princípios da independência, imparcialidade, legalidade e transparência.
Dada a importância do Reagrupamento Familiar, enquanto direito reconhecido ao cidadão imigrante, de viver em família e fator de equilíbrio e inclusão, foi criado o Gabinete de Apoio ao Reagrupamento Familiar (GARF).
O trabalho do GARF é exercido no âmbito da informação, acompanhamento e desbloqueamento de processos de cidadãos que pretendem reagrupar a sua família, dentro e fora do país.
O Gabinete de Apoio Jurídico ao Imigrante presta apoio jurídico gratuito a todos os imigrantes que a ele se dirigem, atuando, também, como um serviço de informação, aconselhamento, encaminhamento e mediação em áreas tão diversificadas como a Imigração, Nacionalidade, Trabalho, Segurança Social, Menores, Acesso ao Direito e aos Tribunais, entre outras.
O GAJI não intervém, contudo, em situações que requeiram a intervenção do Tribunal ou que já estejam a ser resolvidas em Tribunal.

