Jorge Manuel Bento Pinto
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
08/12/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Jorge Manuel Bento Pinto |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Pinto, Jorge |
Categoria profissional
Position |
Professor Coordenador |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Departamento de Ciências da Educação Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha Setúbal 2914-504 Setúbal Portugal Telefone: (+351)265710800 Fax: (+351)265710810 Correio electrónico: jorge.pinto@ese.ips.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1999-2002 |
Doutoramento Phd |
Estudos da Criança
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1974-1979 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Psicologia Aplicada
(5 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
1981-1983 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Psicologia da educação.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/2004-Actual |
Professor Coordenador |
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/1993-Ago/2004 |
Professor Adjunto |
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/1989-Ago/1990 |
Assistente 2º triénio |
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/1986-Ago/1989 |
Assistente 1º triénio |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Set/1979-Set/1986 |
Assistente |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Curso»Academic program: Formação de professores em Musica para o Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Coordenador do mestrado ensino do práescolar e 1º ciclo do Ensino Básico
- Funamentos de Accão Pedagógica(Regente)
- Estágio II curso de mestrado em Ensino Preí escolar e prof do 1 Ciclo(Regente)
- Prática Pedagógica curso de mestrado em Ensino Preí (Regente)
- Contextos educativos e Prática Pedagógica Licenciatura em Ensino Básico(Regente)
- Gestão e Administração Educacional Mestrado em Ensini de Inglês Francês(Regente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Dez/2005-Jan/2006 |
|
Consultor |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Mai/2010-Actual |
Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação |
-
Presidente do conselho Técnico Cientifico da ESE |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Jan/2009-Abr/2011 |
Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação |
Atividade realizada»Activity: In several moments i had been colaborated with IEFP ( Portuguese Institute of Professional Trainning and Employement) in a
concepcion of same pedagogigical training courses and as adviser for same other programmes |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Abr/2010 - Actual |
Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Membro.
vogal da secção da formação contínua.
|
Mar/2007 - Actual |
GEDEI, Membro.
Investigador.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Santos, Leonor; Pinto, Jorge. eds. 2017. Students’ involvement in mathematics assessment. In B. Kaur, W. K. Ho, T. L. Toh, & B. H. Choy (Eds.). Proceedings of the
41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, p. 265. Singapore: PME. ed. 1, 5 vols.. Singapura : PME. |
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge; Bastos, Monica. eds. 2017. O FEEDBACK ORAL: UM INSTRUMENTO DE DIFERENCIAÇÃO? in: Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas
sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE
Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8272-26-. Lisboa: AFIRSE Portugal.
|
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge. ed. 2015. Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). coleção Seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-)89_99447-0-1. ESE/ Setubal : ESE/ Setúbal .
|
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge. ed. 2015. O gostar e o aprender: Utilização do portefólio no 1º ciclo do Ensino Básico. In: Entre a teoria os dados e o conhecimento
(III). Escola Superior de Educação do IPSetúbal; coleção seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-99447-0-1. Setábal : ESE/IPS.
|
|
|
|
5. |
Pinto, Jorge. ed. 2015. Comentário à conferência Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito
do projeto Avena ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-89_99447-0-1. ESE/IPS: ESE/IPS.
|
|
|
|
6. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2014. Contributions pour un dialogue entre l'évaluation formative et sommative. IN Actes du 25ème colloque de l ADMEE-Europe: Evaluation
et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg ed. 1. Suiça: Universidade de Friburgo .
|
|
|
|
7. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2013. Assessment criteria as a tool for mathematics learning. In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference
of the International Group for the Psychology of Mathematics Education . ed. 1, 5 vols.. Kiel Alemanha : PME Germany. |
|
|
|
8. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2010. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. ed. 1. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.. Experiências de trabalho em sala de aula pelos membros do projecto AREA . |
|
|
|
9. |
Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Rodrigues, maria R. 2010. O contributo do portefólio para o processo de aprendizagem e avaliação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. O portefólio como um instrumentos de avaliação das aprendizagens, quer numa perspectiva formativa como sumativa. |
|
|
|
10. |
Pinto, Jorge M. B; Munício, Pedro. 2010. Debate sobre avaliação. ed. 1. Lisboa: IEFP. mesa redonda debate sobre perspectivas de avaliação. |
|
|
|
11. |
Pinto, Jorge M. B; Lopes, Josó; Santos, Leonor; Brilha, João. 2007. Diferenciação pedagógica na formação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. material de formação para a formação profiossional. |
|
|
|
12. |
Pinto, Jorge M. B; Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2006. Modelos de avaliação das aprendizagens. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta. Livro produzido para apoio aos docentes de avaliação. |
|
|
|
13. |
Pinto, Jorge M. B. ed. 2002. A avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma construção social. (Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança,
Universidade do Minho) ed. 1, 1 vol.. Braga: Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. |
|
|
|
14. |
Pinto, Jorge M. B. 1999. Psicologia da Aprendizagem. ed. 3. Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Pinto, Jorge. 2016. A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas. In Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas, ed. Lucia Amante; Isolina Oliveira, 3 - 36. ISBN: 978-972-674-790. Lisboa: Universidade Aberta. CC BY-NC-ND . |
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge. 2015. Bettencourt, A. ; Pinto, J. (2015) Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail
autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives
en Reponse à la Crise de l´École, Paris : Artois Presses Université, pp.117-130. In )Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques
enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives, ed. Marie-Anne Hugon & Bruno Robles , 117 - 130. . Paris : Artois Presses Université, . |
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos. In Avaliação na educação de infância,, ed. maria João Cardona; Célia Maria Guimarães, 00 - 00. ISBN: 978-972-8994-42-6. Viseu, Portugal: Psicisoma. |
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge. 2011. Percursos escolares e avaliação numa escola inclusiva. In Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável., ed. Domingos Fernandes, 53 - 77. ISBN: 978 – 60911-42-4. Pinhais - Brasil: Editora Melo. |
|
|
|
5. |
Alves Martins, M; Matta, I.; Pinto, J.; Salgado, L.. 1996. Proyecto de investigacion/intervencion educativa en un barrio popular de Lisboa. In Investigación par¬ticipativa: Educación de Adultos , 145 - 150. . Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Nortvedt, Guri A; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2016. "Assessment for learning in Norway and Portugal: the case of primary school mathematics teaching", Assessment in Education: Principles, Policy & Practice 23, 3: 377 - 395.
|
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2016. " The formative assessment in Primary Education: potentialities and constrains", ECER Conference. Dublin. agosto 2016 1, 1: 550 - 551. |
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge; Serrano, Leonor. 2015. "Serrano, L. ; Pinto, J. (2015). A creche em Portugal: entre uma perspetiva assistencialista e educacional", MEDI@ÇÕES 3, 2: 63 - 70.
|
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge. 2014. "The development of self-regulation through assessment criteria. Procedia- Social and Behavioural Sciences 112", Procedia Social and Behavioral Sciences, 112, 112: 907 - 915.
|
|
|
|
5. |
Pinto, Jorge; Pinto, Jorge. 2013. "Portefólios no 1º ciclo do Ensino Básico. Mediações Vol.2 nº1; ESE, Setúbal ", Medi@ções 2, 1: 2 - 89.
|
|
|
|
6. |
Pinto, Jorge M. B. 2011. "Is assessment for learning possible in early school years? ", Procedia Social and Behavioral Sciences 1, 012: 283 - 289. |
|
|
|
7. |
Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy", Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education,, 14(3): 281 - 297. Projecto AREA. |
|
|
|
8. |
Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2010. "The evolution of feedback practice of a mathematics teach", PME 34 International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4: 145 - 152. Projecto AREA ( Avaliação Reguladora das Aprendizagens) IInstituto de Educação da Universidade de Lisboa: Escola Superior
de Educação do IPSetúbal. |
|
|
|
9. |
Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor. 2009. "Self- Regulating Assessment in Mathematics", Bolema, nº 33: 15 - 25. Projecto AREA (Avaliação reguladora das Aprendizagens). |
|
|
|
10. |
Pinto, Jorge M. B; Bettencourt, Ana m. 2009. "A Acção da Escola na Aprendizagem de todos os alunos. ", Noesis , nº 78 : 31 - 35. Artigo produzido no âmbito do Projecto TEIP: melhorar as aprendizagens educar para a cidadania. ESE/ IPS. |
|
|
|
11. |
Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge. 2008. "Teacher`s oral feed-back and learning", CME ICME11 Topic study group 36, 11: 56 - 64. Projecto AREA (Avaliação Reguladora das Aprendizagens) .
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Pinto, Jorge; Sequeira, Ana. 2017. "Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado", Trabalho apresentado em XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braça . |
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge. 2017. "L’éducation à la citoyenneté dans la formation de professeurs et d’éducateurs au Portugal démocratique", Trabalho apresentado em Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, In Actes du Colloque : Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, Corte. |
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge. 2013. "Contributions pour un dialogue entre l´ évaluation formmative et sumative. Actes du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,
2013", Trabalho apresentado em 25éme colloque de ADMEE- Europe, In Actrs du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,. |
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge. 2014. " inicial de professores: desafios e problemas,", Trabalho apresentado em XX Colóquio da - AFIRSE, , In Atas do XX Colóquio da - AFIRSE,, Lisboa.. |
|
|
|
5. |
Pinto, Jorge. 2013. "A coavaliação entre pares e regulação das aprendizagens", Trabalho apresentado em Book of the Sixth Meeting of the CIED - International Meeting in Educational Studies. Review: Challenges and Risks, In Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa.
|
|
|
|
6. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. "Summative and formative assessment: a difficult dialogue", Trabalho apresentado em PME 36, In Proceedings of 36TH Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education Vol. I, Taipé. |
|
|
|
7. |
Pinto, Jorge. 2012. "Os momentos formais de avaliação no 1º ciclo do Ensino Básico: um contributo para a aprendizagem?", Trabalho apresentado em 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Lisboa. Lisboa, In Atas do 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa. |
|
|
|
8. |
Pinto, Jorge; Santos, Leonor. 2012. "Feedback and Pupil`s Uniqueness", Trabalho apresentado em ECER 2012, In Procedings of ECER 2012, Cadiz. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Pinto, Jorge. 2016. " Avaliação das Aprendizagens; uma estratégia para a diferenciação pedagógica?", PROFORMA 1, 19: sp - sp.
|
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge. 2016. "O papel do diretor de turma no envolvimento dos estudantes", . II International Congress Student´s Engagement in Schools: Perspectives of Psychology of Education. IE ULisboa , -: 0 - 0. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Pinto, Jorge. 2016. " Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunos: potencialidades e tensões", Trabalho apresentado em 28º Colloque de l`ADMEE-Europe, In Actes du 28º Colloque Internacional de l`ÁDMEE- Europe., Lisboa. |
|
|
|
2. |
Pinto, Jorge. 2016. " A avaliação e diferenciação pedagógica um compromisso possível? Seminário: Escola do Possíveis", Trabalho apresentado em Encontro cidades educativas Palmela , In sem atas , Paalmela . |
|
|
|
3. |
Pinto, Jorge. 2013. "O Portfolio e a Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico.", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Estudos Educacionais. Avaliação, Desafios e Riscos. Escola Superior de Educação de Lisboa , In Entre os dados a teoria e o conhecimento, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Pinto, Jorge. 2014. "O contributo do Feedback avaliativo no 1º ciclo do Ensino Básico. ", Trabalho apresentado em VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos. Lisboa: Escola Superior
de Educação de Lisboa. (pp. 317-332). Publicação on line:, In Atas do VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa.
|
|
|
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Luís Carlos Rodrigues dos Santos, Educação, Cultura e Utopia em Agostinho da Silva, 2010. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
2. |
Cristina Gomes da Silva, Cidadania e autoridade na escola democrática, 2010. Tese (Sociologia da Educação) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sara Filipa Martins Gomes , - Prática de questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. . ESE/IPS. Janeiro 2016, 2016. Dissertação (Ensino) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
44 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
19 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
14 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
11 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
12 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
8 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Dados complementares (Additional data) |
3 |
Orientações Orientations |
3 |
Visualizações do curriculum [
2206
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-12-2017
às
10:09:52
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|