Jorge Manuel Bento Pinto
                   | 
                
               
                   | 
                  
                        												Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												08/12/2017 | 
                
              
            
 Dados pessoais (Personal data)  
            
               
                  
                     Nome completo
                        						 Full name | 
                     Jorge Manuel Bento Pinto | 
                   
                  
                     Nome em citações bibliográficas
                        							 Quoting name | 
                     Pinto, Jorge  | 
                   
                  
                     Categoria profissional
                        					 Position | 
                     Professor Coordenador | 
                   
                  
                     Domínio científico de atuação
                        						 Scientific domain | 
                     Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
  | 
                   
                
               
                  
                     Endereço profissional
                        						 Professional address | 
                     Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Departamento de Ciências da Educação Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha  Setúbal 2914-504 Setúbal Portugal Telefone: (+351)265710800 Fax: (+351)265710810 Correio electrónico: jorge.pinto@ese.ips.pt | 
                   
                
               
                  
                     Sexo
                        							 Gender | 
                     Masculino»Male | 
                   
                 
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
            
               
                  
                     | 1999-2002 | 
                     Doutoramento Phd | 
                   
                  
                     Estudos da Criança
                        							(3 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade do Minho,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 1974-1979 | 
                     Licenciatura Licentiate degree | 
                   
                  
                     Licenciatura em Psicologia Aplicada
                        							(5 anos » years)
                        						.
                        					 ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                 
 Formação complementar ( studies) 
            
               
                  
                     | 1981-1983 | 
                     Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation | 
                   
                  
                     Psicologia da educação.
                        						 ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
                        					
                      | 
                   
                 
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
            
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal | 
                   
                
               
                  
                     | Set/2004-Actual | 
                     Professor Coordenador | 
                   
                
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal | 
                   
                
               
                  
                     | Set/1993-Ago/2004 | 
                     Professor Adjunto | 
                   
                
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal | 
                   
                
               
                  
                     | Set/1989-Ago/1990 | 
                     Assistente 2º triénio | 
                   
                
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal | 
                   
                
               
                  
                     | Set/1986-Ago/1989 | 
                     Assistente 1º triénio | 
                   
                
               
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida | 
                   
                
               
                  
                     | Set/1979-Set/1986 | 
                     Assistente | 
                   
                 
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
            
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal | 
                   
                
               
               
                  
                     Curso»Academic program: Formação de professores em Musica para o Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
                           - Coordenador do mestrado ensino do práescolar e 1º ciclo do Ensino Básico
 
                           - Funamentos de Accão Pedagógica(Regente)
 
                           - Estágio II curso de mestrado em Ensino Preí escolar e prof do 1 Ciclo(Regente)
 
                           - Prática Pedagógica curso de mestrado em Ensino Preí (Regente)
 
                           - Contextos educativos e Prática Pedagógica  Licenciatura em Ensino Básico(Regente)
 
                           - Gestão e Administração Educacional Mestrado em Ensini de Inglês Francês(Regente)
 
                         
                      | 
                   
                
 Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities) 
            
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal | 
                   
                
               
                  
                     | Dez/2005-Jan/2006 | 
                      | 
                   
                  
                     | Consultor | 
                   
                
 Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)  
            
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal | 
                   
                
               
                  
                     | Mai/2010-Actual | 
                     Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação | 
                   
                  
                     | 
                           								- 
                           								Presidente do conselho Técnico Cientifico da ESE | 
                   
                 
 Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities) 
            
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal | 
                   
                
               
                  
                     | Jan/2009-Abr/2011 | 
                     Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação | 
                   
                  
                     Atividade realizada»Activity: In several moments i had been colaborated with IEFP ( Portuguese Institute of Professional Trainning and Employement) in a
                           concepcion of same pedagogigical training courses and as adviser for same other programmes | 
                   
                
 Línguas (Languages) 
            
               
                  
                     Compreende Understandig | 
                     Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). | 
                   
                  
                     Fala Speaking | 
                     Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). | 
                   
                  
                     Lê Reading | 
                     Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). | 
                   
                  
                     Escreve Writing | 
                     Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). | 
                   
                 
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
            
               
                  
                     | Abr/2010 - Actual | 
                     Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Membro.
                        				 vogal da secção da formação contínua.
                      | 
                   
                  
                     | Mar/2007 - Actual | 
                     GEDEI, Membro.
                        				 Investigador.
                      | 
                   
                 
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
            
               
                  
                     Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Santos, Leonor; Pinto, Jorge. eds. 2017. Students’ involvement in mathematics assessment. In B. Kaur, W. K. Ho, T. L. Toh, & B. H. Choy (Eds.). Proceedings of the
                           41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, p. 265. Singapore: PME. ed. 1, 5 vols.. Singapura : PME. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Pinto, Jorge; Bastos, Monica. eds. 2017. O FEEDBACK ORAL: UM INSTRUMENTO DE DIFERENCIAÇÃO? in: Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas
                           sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE
                           Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ed. 1, 1 vol., ISBN:  978-989-8272-26-. Lisboa: AFIRSE Portugal.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Pinto, Jorge. ed. 2015. Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). coleção Seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-)89_99447-0-1. ESE/ Setubal  : ESE/ Setúbal .
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Pinto, Jorge. ed. 2015. O gostar e o aprender: Utilização do portefólio no 1º ciclo do Ensino Básico. In: Entre a teoria os dados e o conhecimento
                           (III). Escola Superior de Educação do IPSetúbal; coleção seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-99447-0-1. Setábal : ESE/IPS.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Pinto, Jorge. ed. 2015. Comentário à conferência Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito
                           do projeto Avena ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-89_99447-0-1. ESE/IPS: ESE/IPS.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2014. Contributions pour un dialogue entre l'évaluation formative et sommative. IN  Actes du 25ème colloque de l ADMEE-Europe: Evaluation
                           et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg ed. 1. Suiça: Universidade de Friburgo .
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2013. Assessment criteria as a tool for mathematics learning. In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference
                           of the International Group for the Psychology of Mathematics Education . ed. 1, 5 vols.. Kiel Alemanha : PME Germany. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                      Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2010. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. ed. 1. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.. Experiências de trabalho em sala de aula pelos membros do projecto AREA . | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Rodrigues, maria R.  2010. O contributo do portefólio para o processo de aprendizagem e avaliação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. O portefólio como um instrumentos de avaliação das aprendizagens, quer numa perspectiva formativa como sumativa. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Pinto, Jorge M. B; Munício, Pedro.  2010. Debate sobre avaliação. ed. 1. Lisboa: IEFP. mesa redonda debate sobre perspectivas de avaliação. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                     Pinto, Jorge M. B; Lopes, Josó; Santos, Leonor; Brilha, João.  2007. Diferenciação pedagógica na formação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. material de formação para a formação profiossional. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 12. | 
                      Pinto, Jorge M. B; Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2006. Modelos de avaliação das aprendizagens. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta. Livro produzido para apoio aos docentes de avaliação. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 13. | 
                      Pinto, Jorge M. B. ed. 2002. A avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma construção social. (Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança,
                           Universidade do Minho) ed. 1, 1 vol.. Braga: Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 14. | 
                     Pinto, Jorge M. B.  1999. Psicologia da Aprendizagem. ed. 3. Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Capítulos de livros publicados Published book chapters | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Pinto, Jorge.  2016. A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas.  In Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas, ed. Lucia Amante; Isolina Oliveira, 3 - 36. ISBN: 978-972-674-790. Lisboa: Universidade Aberta. CC BY-NC-ND . | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Pinto, Jorge.  2015. Bettencourt, A. ; Pinto, J. (2015) Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail
                        autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives
                        en Reponse à la Crise de l´École, Paris : Artois Presses Université, pp.117-130.  In )Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques
                        enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives, ed. Marie-Anne Hugon & Bruno Robles , 117 - 130. . Paris :  Artois Presses Université, . | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos.  In Avaliação na educação de infância,, ed. maria João Cardona; Célia Maria Guimarães, 00 - 00. ISBN: 978-972-8994-42-6. Viseu, Portugal: Psicisoma. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Pinto, Jorge.  2011. Percursos escolares e avaliação numa escola inclusiva.  In Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável., ed. Domingos Fernandes, 53 - 77. ISBN: 978 – 60911-42-4. Pinhais - Brasil: Editora Melo. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Alves Martins, M; Matta, I.; Pinto, J.; Salgado, L..  1996. Proyecto de investigacion/intervencion educativa en un barrio popular de Lisboa.  In Investigación par¬ticipativa: Educación de Adultos , 145 - 150. . Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Nortvedt, Guri A; Santos, Leonor; Pinto, Jorge.  2016. "Assessment for learning in Norway and Portugal: the case of primary school mathematics teaching", Assessment in Education: Principles, Policy & Practice 23, 3: 377 - 395.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2016. " The formative assessment in Primary Education: potentialities and constrains", ECER Conference. Dublin. agosto 2016 1, 1: 550 - 551. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Pinto, Jorge; Serrano, Leonor.  2015. "Serrano, L. ; Pinto, J. (2015). A creche em Portugal: entre uma perspetiva assistencialista e educacional", MEDI@ÇÕES 3, 2: 63 - 70.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Pinto, Jorge.  2014. "The development of self-regulation through assessment criteria. Procedia- Social and Behavioural Sciences 112", Procedia Social and Behavioral Sciences, 112, 112: 907 - 915.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Pinto, Jorge; Pinto, Jorge.  2013. "Portefólios no 1º ciclo do Ensino Básico. Mediações Vol.2 nº1; ESE, Setúbal ", Medi@ções  2, 1: 2 - 89.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Pinto, Jorge M. B.  2011. "Is assessment for learning possible in early school years? ", Procedia Social and Behavioral Sciences 1, 012: 283 - 289. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Santos, Leonor; Pinto, Jorge.  2010. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy", Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education,, 14(3): 281 - 297. Projecto AREA. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge.  2010. "The evolution of feedback practice of a mathematics teach", PME 34 International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4: 145 - 152. Projecto AREA ( Avaliação Reguladora das Aprendizagens) IInstituto de Educação da Universidade de Lisboa: Escola Superior
                           de Educação do IPSetúbal. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor.  2009. "Self- Regulating Assessment in Mathematics", Bolema, nº 33: 15 - 25. Projecto AREA (Avaliação reguladora das Aprendizagens). | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Pinto, Jorge M. B; Bettencourt, Ana m.  2009. "A Acção da Escola na Aprendizagem de todos os alunos. ", Noesis , nº 78 : 31 - 35. Artigo produzido no âmbito do Projecto TEIP: melhorar as aprendizagens educar para a cidadania. ESE/ IPS. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                     Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge.  2008. "Teacher`s oral feed-back and learning", CME ICME11 Topic study group 36, 11: 56 - 64. Projecto AREA (Avaliação Reguladora das Aprendizagens) .
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Pinto, Jorge; Sequeira, Ana.  2017. "Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado", Trabalho apresentado em XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braça . | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Pinto, Jorge.  2017. "L’éducation à la citoyenneté dans la formation de professeurs et d’éducateurs au Portugal démocratique", Trabalho apresentado em Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, In Actes du Colloque :  Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, Corte. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Pinto, Jorge.  2013. "Contributions pour un dialogue entre l´ évaluation formmative et sumative. Actes du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,
                        2013", Trabalho apresentado em 25éme colloque de ADMEE- Europe, In Actrs du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Pinto, Jorge.  2014. " inicial de professores: desafios e problemas,", Trabalho apresentado em  XX Colóquio da - AFIRSE, , In Atas do  XX Colóquio da - AFIRSE,,  Lisboa.. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Pinto, Jorge.  2013. "A coavaliação entre pares e regulação das aprendizagens", Trabalho apresentado em Book of the Sixth Meeting of the CIED - International Meeting in Educational Studies. Review: Challenges and Risks, In Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2012. "Summative and formative assessment: a difficult dialogue", Trabalho apresentado em PME 36, In Proceedings of 36TH Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education Vol. I, Taipé. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Pinto, Jorge.  2012. "Os momentos formais de avaliação no 1º ciclo do Ensino Básico: um contributo para a aprendizagem?", Trabalho apresentado em 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Lisboa. Lisboa, In Atas do 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2012. "Feedback and Pupil`s Uniqueness", Trabalho apresentado em ECER 2012, In Procedings of ECER 2012, Cadiz. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Pinto, Jorge.  2016. " Avaliação das Aprendizagens; uma estratégia para a diferenciação pedagógica?",  PROFORMA 1, 19: sp - sp.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Pinto, Jorge.  2016. "O papel do diretor de turma no envolvimento dos estudantes", . II International Congress Student´s Engagement in Schools: Perspectives of Psychology of Education.  IE ULisboa , -: 0 - 0. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Pinto, Jorge.  2016. " Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunos: potencialidades e tensões", Trabalho apresentado em  28º Colloque de l`ADMEE-Europe, In Actes du 28º Colloque Internacional de l`ÁDMEE- Europe., Lisboa. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Pinto, Jorge.  2016. " A avaliação e diferenciação pedagógica um compromisso possível? Seminário: Escola do Possíveis", Trabalho apresentado em Encontro cidades educativas Palmela , In sem atas , Paalmela . | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Pinto, Jorge.  2013. "O Portfolio e a Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico.", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Estudos Educacionais. Avaliação, Desafios e Riscos. Escola Superior de Educação de Lisboa , In Entre os dados a teoria e o conhecimento, Lisboa. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Pinto, Jorge.  2014. "O contributo do Feedback avaliativo no 1º ciclo do Ensino Básico. ", Trabalho apresentado em VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos. Lisboa: Escola Superior
                        de Educação de Lisboa. (pp. 317-332). Publicação on line:, In Atas do VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa.
   | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                 
 Dados Complementares (Additional data) 
            
               
                  
                     Tese de Doutoramento Phd Thesis | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Luís Carlos Rodrigues dos Santos, Educação, Cultura e Utopia em Agostinho da Silva, 2010. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Cristina Gomes da Silva, Cidadania e autoridade na escola democrática, 2010. Tese (Sociologia da Educação) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). | 
                   
                
                  
                     Dissertação de Mestrado Master degree dissertation | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Sara Filipa Martins Gomes , - Prática de questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. . ESE/IPS. Janeiro 2016, 2016. Dissertação (Ensino) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). | 
                   
                 
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
            
               
                  
                     
                           															Produção científica
                           															 Scientific production | 
                   
                  
                     
                           															Dados complementares
                           															  data | 
                    
                  
                  
                     
                        Produção científica Scientific production | 
                        44 | 
                      
                    
                  
                     
                        Livros e capítulos Books and book chapters | 
                        19 | 
                      
                   
                  
                     
                        Livros publicados ou organizados Published or organized books | 
                        14 | 
                      
                   
                  
                     
                        Capítulos de livros publicados Published book chapters | 
                        5 | 
                      
                   
                  
                     
                        Artigos científicos em revistas Papers in periodics | 
                        13 | 
                      
                   
                  
                     
                        Com arbitragem científica With scientific refereeing | 
                        11 | 
                      
                   
                  
                     
                        Sem arbitragem científica Without scientific refereeing | 
                        2 | 
                      
                   
                  
                     
                        Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings | 
                        12 | 
                      
                   
                  
                     
                        Com arbitragem científica With scientific refereeing | 
                        8 | 
                      
                   
                  
                     
                        Sem arbitragem científica Without scientific refereeing | 
                        4 | 
                      
                    
                  
                  
                     
                        Dados complementares  (Additional data) | 
                        3 | 
                      
                    
                  
                     
                        Orientações Orientations | 
                        3 | 
                      
                   
                 
            
               
                  | 
                     												Visualizações do curriculum [
                     												2206
                     												]
                     											
                   | 
                
             
            
            
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											28-12-2017
                     											às
                     											10:09:52
                   | 
                
               
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team | 
                
             
          |