Curriculum Vitae

Celda Maria Gonçalves Morgado Choupina

Data da última atualização »Last update : 11/12/2017


Celda Maria Gonçalves Morgado Choupina. Concluiu Curso de Doutoramento em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2014. É da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Publicou 7 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 3 livros publicados. Participou em 3 eventos no estrangeiro e 7 em Portugal. Orientou 2 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura na área de Línguas e Literaturas. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e Humanidades com ênfase em Outras Humanidades. Nas suas actividades profissionais interagiu com 13 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5751064986890828


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Celda Maria Gonçalves Morgado Choupina
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Choupina, Celda
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Humanidades-Outras Humanidades.
Endereço profissional
Professional address
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 602
4200-465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225073604
Fax: (+351)225073454
Correio electrónico: celda@ese.ipp.pt
Homepage: http://www.ese.ipp.pt/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2014 Doutoramento
Phd
Curso de Doutoramento em Linguística (4 anos » years) .
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

2002-2004 Mestrado
Master degree
Curso de Mestrado em Linguística e Ensino da Língua (3 anos » years) .
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2014 Curso de curta duração
Short course
Curso avançado em Syntax.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2014 Curso de curta duração
Short course
Curso Locality principles in parser and the grammar.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2012 Curso de curta duração
Short course
Curso Avançado de Fonologia - The Phonology of Creole Languages.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
Curso de Língua Guestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A2.
Associação de Surdos do Porto, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
Curso Avançado de Fonologia - A medida da Complexidade em Fonologia.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

2009 Curso de curta duração
Short course
Curso de Língua Gestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A1.
Associação de Surdos do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Jan/2010-Actual Investigador Auxiliar

Politécnico do Porto
Set/2009-Actual Professor Adjunto
Nov/2003-Ago/2009 Assistente 1º triénio

Universidade do Minho
Out/2014-Set/2016 Investigador Auxiliar

CENTRO DE LINGUÌSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Jan/2014-Abr/2016 Investigador Auxiliar

Colégio D. Duarte
Jan/2007-Jan/2009 docente

Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget
Nov/2003-Jul/2004 Assistente 1º triénio

Escola Secundária da Boa Nova Leça da Palmeira
Set/2000-Jan/2001 docente





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Jan/2010-Actual Centro de Linguística da Universidade do Porto
Linhas de investigação»Research fields:


Sintaxe






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Sintaxe




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2016
Representações de e sobre Género Linguístico
Referência do projeto»Project reference: INED/ ESE_PPorto.
Financiador(es)»Funding: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

2014-2016
Ainda Estou a aprender - uma plataforma web para a a aprendizagem na leitura-I am still learning - a web platform for the intervention in reading disabilities
Referência do projeto»Project reference: FCG. PLCP Referencia 134 604.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.

2014-2016
Leitura e compreensão de problemas de Matemática com estruturas bimodais: o caso particular dos textos mistos verbais e visuais
Referência do projeto»Project reference: FCG PLCP 134742.
Programa de Língua e Cultura Portuguesa
Parceiro(s)»Partners: Agrupamento de Escolas de Colmeia; Agrupamento de Escoals de leiria.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2016-2017
Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo
Referência do projeto»Project reference: FCG PLCP Referencia 145558.
Parceiro(s)»Partners: Escola Superior de Media Artes e Design.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.






Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2014 - Actual Association for Linguistic Typology (ALT), Membro.
Membro Investigador.
Mar/2010 - Actual Associação Portuguesa de Linguística, Outros (especifique).




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Costa, José A. eds. 2017. Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE (livro de resumos) ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8969-17-2. ESE Porto: ESE do Politécnico do Porto.
2. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Cruz, Joana; Ferreira, Albertina; Azevedo, Helena. 2016. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1, 1 vol.. UM: Fundação Calouste Gulbenkian.
3. Brito, Ana M; Choupina, Celda. eds. 2015. 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa) ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8969-14-1. Porto: Clássica.
4. Choupina, Celda M. G. M. 2013. Regência, Transitividade e Intransitividade: conceitos e critérios. Uma abordagem sintática dos objetos cognatos em PE . ed. 1, 1 vol.. Porto: Edição de Autor.
5. Choupina, Celda M. G. M. 2004. Orações relativas: aspectos descritivos e didácticos. Dissertação de Mestrado.. ed. 1, 1 vol.. Porto: Edição de autor.
6. Costa, Rosário; Pinto, Manuela; Choupina, Celda M. G. M. 2004. Prepara os Testes. Língua Portuguesa 9ºano. ed. 1, 1 vol.. Porto: Areal Editores.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Choupina, Celda. 2015. O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização.  In Pelos Mares da Língua Portuguesa 2, ed. Ferreira, A.M. & Brasete, M.F., 481 - 499. ISBN: 978-972-789-437-6. Aveiro: UA Editora.
2. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2015. Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome..  In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, 153 - 174. ISBN: 978-989-97440-4-2. Porto: APL.
3. Choupina, Celda. 2015. Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos.  In Comparatio delectat II. Akten der VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, ed. Eva Lavric e Wolfgang Pöckl , 551 - 566. ISBN: 2195-710X. Frankfurt/M. et al: Peter Lang.
4. Choupina, Celda. 2015. Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída.  In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, 133 - 151. ISBN: ISBN: 978-989-974. Porto: APL.
5. Choupina, Celda M. G. M. 2013. Tipos de objetos cognatos e de objetos hipónimos em PE..  In Estudos Linguísticos II, 41 - 56. . Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
6. Choupina, Celda M. G. M; Costa, José A. 2011. Classes de palavras: autonomia linguística e ensino. Contributos para a caracterização linguística e a bordagem pedagógica do nome. .  In Novos desafios no ensino do português. , 203 - 212. ISBN: 978-972-9434-04-4. Santarém: Escola Superior de Educação - IPSantarém.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Cadime, Irene; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda L. 2017. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso", Caleidoscópio  15, 1: 30 - 44.
2. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. 2016. "Morphosyntax aspects of ditransitive constructions with the verb DAR 'to give' in Portuguese Sign Language", Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 11, 1: 91 - 116.
3. Choupina, Celda. 2016. "Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída", Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1, 1: 151 - 181.
4. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2016. "Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome", Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1, 1: 121 - 150.
5. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. 2016. "Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo 'DAR' na Língua Gestual Portuguesa", Revista da Associação Portuguesa de Linguística 2, 2: 117 - 147.
6. Choupina, Celda; Brito, Ana M. 2016. "Apresentação", Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 11, 1: 1 - 16.
7. Choupina, Celda; Pinto, Beatriz; Fernandes, Márcia; Costa, Patrícia; Vareiro, Sandra; Carvalho, Filipa; Madureira, Rui. 2016. "Aspetos da morfossintaxe dos verbos de ingestão COMER e BEBER em LGP", Revista Sensos 6, 2: 35 - 56.
8. Choupina, Celda. 2016. "Aspetos estruturantes da morfossintaxe da LGP: expressão da quantidade e das categorias de sexo dos referentes animados", Revista Leitura 1, 57: 8 - 29.
9. Choupina, Celda. 2015. "Particularidades da sintaxe dos predicados verbais e do ensino da transitividade no 2º Ciclo EB", Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas, temático: 353 - 382.
10. Costa, José A; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2015. "Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB", Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas, Número Tem: 321 - 352.
11. Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Les verbes à objets cognats en portugais européen: quelques réflexions sur la conversion et la génération de mots.", Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto., 8: 181 - 207.
12. Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Contributos para uma análise sintática dos objetos cognatos em PE. ", Studia Romanica Posnaniensia 40, 1: 59 - 79.
13. Costa, José A; Choupina, Celda M. G. M. 2012. "A história e as histórias do género em português: percursos diacrónicos, sincrónicos e pedagógicos. ", Exedra: Revista Científica, 6: 75 - 86.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. 2015. "A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos", Trabalho apresentado em V Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (Simelp), In Anais do V Simelp, Lecce.
2. Lopes, Ana S; Choupina, Celda; Monteiro, Sara. 2017. "A formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio?", Trabalho apresentado em Congresso Internacional "O Tempo dos Professores", In O Tempo dos Professores – Programa e Resumo, Porto.
3. Martins, Ana F; Monteiro, Inês; Choupina, Celda. 2017. "A linguagem e a comunicação verbal influenciam a aprendizagem de conteúdos matemáticos? Qual a formação exigida ao professor de 1.º CEB?", Trabalho apresentado em Congresso Internacional "O Tempo dos Professores", In O Tempo dos Professores – Programa e Resumos , Porto.
4. Lopes, Ana S; Choupina, Celda. 2017. "A problemática do grau no nome e no adjetivo: processos morfológicos e sintáticos ", Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, In Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE (livro de resumos), Porto.
5. Pinto, Jorge; Choupina, Celda. 2017. "Bases para um inventário das Configuração da Mão na LGP: distintividade, marcação e frequência", Trabalho apresentado em XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, In XX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação - Livro de Resumos, Vila Real.
6. Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Para o estudo dos objetos cognatos em PE: proposta de tipologia.", Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes, In Actes du XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes, Nancy.
7. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. 2013. "Representação e aquisição do género linguístico em PE: um estudo exploratório", Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes, In Actes elétroniques du XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes. Section 12: Acquisition et apprentissage des langues, psycholinguistique , Nancy.
8. Choupina, Celda. 2016. "The verb agreement in Portuguese Sign Language and the basic word order", Trabalho apresentado em 12th International Conference on Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR12) , In 12th International Conference on Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR12) , Melbourne.
9. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. 2015. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Atas do 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
10. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. 2015. "Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’", Trabalho apresentado em 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais, In 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Programa e Livro de Resumos), Porto.
11. Choupina, Celda; Bettencourt, Fernanda; Brito, Ana M. 2015. "Regular movement verbs and backward verbs in Portuguese Sign Language: the case of verbs PERSEGUIR, ‘TO CHASE’, and REBOCAR, ‘TO TOW’", Trabalho apresentado em 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa), In 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa), Porto.
12. Choupina, Celda M. G. M. 2012. "Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos", Trabalho apresentado em VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, In Comparatio delectat II. Akten der VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, Innsbruck.
13. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. 2014. "A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE", Trabalho apresentado em IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, In Anais do IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, Uberlândia.
14. Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Dos objetos cognatos às construções com verbos leves. ", Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., In Atas do IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas., Goiânia/Brail.
15. Choupina, Celda M. G. M; Baptista, Adriana; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. 2013. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos", Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., In Atas do IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Simpósio 5., Goiânia/Brasil.
16. Choupina, Celda M. G. M. 2011. "O género em Português Europeu e em Tétum: Reflexões para uma didática do PL2 em Timor-Leste. ", Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa., In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37 , Macau.
17. Choupina, Celda M. G. M; Ribeiro, Isabel. 2011. "Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste.", Trabalho apresentado em At III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. , In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37. , Macau.
18. Choupina, Celda M. G. M; Costa, José A. 2011. "Caracterização morfossintática dos compostos no PE e (as)sistematicidades na sua representação ortográfica. ", Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 21 , Macau.
19. Choupina, Celda M. G. M; Silva, Filipe; Maia, João S. 2011. "A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste.", Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37., Macau.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Choupina, Celda M. G. M. 2011. "Reflexões sobre o género em Português Europeu e em Tétum", elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto. 1, 3: 64 - 77.
2. Choupina, Celda M. G. M. 2010. "Orações Relativas: Como e Quando inseri-las na sala de aula? ", Exedra: Revista Científica, 1: 49 - 68.
3. Choupina, Celda M. G. M; Guedes, Carla. 2010. "Interface sintaxe-fonologia nos domínios acima do grupo clítico.", elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto. 1, 2: 11 - 37.
4. Leão, Rafaela; Choupina, Celda M. G. M; Laura, Oliveira. 2010. "Criatividade abaeteense: nosso modo de falar.", elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto 1, 2: 141 - 153.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Santos, Miguel. 2016. "Revista Sensos - Morfossintaxe das Línguas Gestuais ". Porto. (Editorial)



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Sousa, Catarina; Choupina, Celda. Relação entre quantidade e número formal: uma abordagem para o 1.º CEB,II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Poster).
2. Choupina, Celda. Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreesão,Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa,Lisboa,2017 (Conferência ou palestra).
3. Choupina, Celda. "Foneticação": articulação fonética e discriminação dos fones [s] e [z],II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Poster).
4. Choupina, Celda. Relevância dos conhecimentos científicos sobre o estatuto e o funcionamento morfossintático das categorias nominais para o ensino do Português Língua Não Materna,VI Simposium Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP),Santarém,2017 (Comunicação).
5. Choupina, Celda; Pinto, Jorge. Bases para um inventário das Configurações da Mão na LGP; distintividade, marcação e frequência,XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2017 (Comunicação).
6. Choupina, Celda; Pinto, Jorge. Conhecimentos sobre variação linguística em diferentes áreas da língua e desenvilvimento de competências em LGP ,ICRE- International Conference on Research on Education,Porto,2017 (Comunicação).
7. Choupina, Celda; Brito, Ana M. Aspetos sintático-semânticos dos verbos de movimento na LGP: o caso particular dos verbos IR e VIR ,Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa,Lisboa,2017 (Comunicação).
8. Duarte, Maria C; Choupina, Celda; Costa, José A. Contributos da prosódia e da morfologia para o ensino do acento ortográfico no 1.º ciclo,II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Poster).
9. Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Linguística comparada e psicolinguística na formação de professores de inglês,PEEP’17: Primary English Education in Portugal,Porto,2017 (Comunicação).
10. Lopes, Ana S; Choupina, Celda; Monteiro, Sara. A Formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio?,Congresso Internacional "O Tempo dos Professores",Porto,2017 (Comunicação).
11. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Neto, Elsa; Monteiro, Inês. Depressa e devagar: relações problemáticas entre as palavras,II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Comunicação).
12. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímia,ICRE - International Conference on Research on Education,Porto,2017 (Comunicação).
13. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Ainda Estou A Aprender. Apresentação De Uma Plataforma Educativa De Intervenção Nas Dificuldades Na Aprendizagem Na Leitura,ICRE - International Conference on Research on Education,Porto,2017 (Comunicação).
14. Brito, Ana M; Choupina, Celda. Um olhar sintático-semântico sobre os verbos de movimento no Português Europeu e na Língua Gestual Portuguesa,Colóquio Internacional Homenagem ao Professor Óscar Lopes,Porto,2017 (Comunicação).
15. Freitas, Tânia; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Avaliar fluência da leitura ,II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização,Braga,2017 (Comunicação).
16. Lopes, Ana S; Choupina, Celda. A problemática do grau no nome e no adjetivo: processos morfológicos e sintáticos,II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Comunicação).
17. Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Morphosyntactic awateness and phonological awareness; interface evidence in reading evaluation and promotion task ,II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização,Braga,2017 (Comunicação).
18. Choupina, Celda; Baptista, Adriana. O signo e o sinal na configuração “indicar” em LGP: entre contiguidade e representação ,iGesto 17 Conferência Internacional sobre Gesto e Multimodalidade,Porto,2017 (Comunicação).
19. Martins, Ana F; Monteiro, Inês; Choupina, Celda. A linguagem e a comunicação verbal influenciam a aprendizagem de conteúdos de matemática? Qual a formação exigida ao professor de 1.º CEB?,Congresso Internacional "O tempo dos Professores",Porto,2017 (Comunicação).
20. Choupina, Celda. Processos de formação e propriedades definidoras de nomes e de adjetivos em Língua Gestual Portuguesa,XX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2016 (Comunicação).
21. Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Implicações do conhecimento intuitivo do gestuante surdo de LGP na aprendizagem do Português escrito,I International Seminar on Reading, Education and School Achievement,Vila Nova de Famalicão,2016 (Comunicação).
22. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. O género gramatical em manuais e gramáticas entre 1960 e 2012: conceito, metalinguagem e atividades,V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP)/Fórum Ibero-Americano de Literacia,Braga,2016 (Comunicação).
23. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo dar na Língua Gestual Portuguesa,XXXI Encontro Nacional de APL,Braga,2015 (Comunicação).
24. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
25. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos,V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Lecce,2015 (Comunicação).
26. Choupina, Celda. Linearidade vs. Simultaneidade: alguns casos de articulação em Língua Gestual Portuguesa,XIX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2015 (Comunicação).
27. Choupina, Celda; Pereira, Luísa Á. Transições de escrita no âmbito do estudo da fábula: estudo longitudinal com alunos dos 4º e 6º anos do ensino básico,Grato 2015 - 4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto,Lisboa,2015 (Comunicação).
28. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Freitas, Teresa; Cruz, Joana. Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura,2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura,Gaia,2015 (Comunicação).
29. Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’, in Portuguese Sign Language,1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais,Porto,2015 (Comunicação).
30. Choupina, Celda; Pinto, Jorge. Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP,Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP integrado as 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e outras LS,Porto,2015 (Outra).
31. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Correia, Deolinda; Carrusca, Manuela. Leitura e resolução dos problemas de matemática com textos mistos: dados para uma análise das implicações da bimodalidade,XXXI Encontro Nacional de APL,Braga,2015 (Comunicação).
32. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE,IV Simpósito Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,Uberlândia-Brasil,2014 (Comunicação).
33. Choupina, Celda. O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização,2.º Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa,Aveiro,2014 (Comunicação).
34. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação).
35. Choupina, Celda. Regência, transitividade e intransitividade: noções e critérios. Uma abordagem sintática dos verbos com objetos cognatos em Português Europeu,Quid Novi?,Porto,2014 (Comunicação).
36. Choupina, Celda. Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação).
37. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. Contributos da investigação em linguística para a didática da língua materna: o caso do género gramatical,XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2014 (Comunicação).
38. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE,XXVI CILPR Congrès international de linguistique et de philologie romanes,Nancy,2013 (Poster).
39. Choupina, C.; Semedo, Ana S. Perspetiva comparativa da categoria género nos nomes: português europeu, tétum e cabo-verdiano.,II Conferência "A Língua Portuguesa no sistema mundial, Língua Portuguesa Global – internacionalização, ciência e inovação",Lisboa,2013 (Comunicação).
40. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos,IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Simpósio 5,Goiás/Goiânia/Brasil,2013 (Comunicação).
41. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Conhecimentos implícitos e explícitos de género linguístico no ensino superior,III Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação).
42. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. Palavras em rede: diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português,III EIP - Encontro Internacional do Português/III Sielp - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação).
43. Choupina, Celda. Quelques apports de la Morphologie Distribuée pour l’analyse syntaxique des objets cognats en PE,Colloque L'interface de la syntaxe et de la sémantique lexicale. Synchronie & diachronie,Poznan,2012 (Comunicação).
44. Choupina, Celda. Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos,VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich,Innsbruck,2012 (Comunicação).
45. Choupina, Celda. Dos objetos cognatos aos hipónimos: argumentos ou adjuntos? ,2011 (Poster).
46. Choupina, Celda; Silva, Filipe; Maia, João S. A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste.,III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37,Macau/China,2011 (Comunicação).
47. Choupina, Celda; Ribeiro, Isabel. Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste,III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37,Macau/China,2011 (Comunicação).
48. Choupina, Celda; Guedes, Carla; Brito, Ana M. Importância de critérios sintáticos para a determinação de tipos de verbos: dos verbos principais aos auxiliares e aos verbos leves. ,2º Encontro “A Linguística na Formação de Professores de Português”,Porto,2010 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Costa, Ana L; Sousa, Otília; Falé, Isabel; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Araujo, Deolinda. II Encontro Temático APL/ESE - Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua ,2017 (Encontro / Organização).
2. Choupina, Celda; Brito, Ana M. 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais,2015 (Encontro / Organização).
3. Choupina, Celda. Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP,2015 (Oficina / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Fernanda Bettencourt, A ordem de palavras na Língua Gestual Portuguesa: breve estudo comparativo com o Português e outras Línguas de Sinais, 2014. Dissertação (Linguística) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Co-orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Katherin Gomes Alfaiate Pinto, A Sintaxe – desenvolvimento da linguagem oral em crianças dos 5 aos 6 anos, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget (Orientador).
2. Ana Rita Gomes Pereira, O discurso espontâneo na creche – análise de algumas produções linguísticas, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget (Orientador).


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreensão, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa; Nome da Instituição: UCP; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Ciências da Saúde - UCP.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Simpósio 29 - ENTRE A LINGUÍSTICA E A DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO LINGUÍSTICO LINGUÍ, 2017 (Congresso).
Cidade do evento: Santarém / ESE de Santarém.
2. 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas, 2017 (Encontro).
Nome do evento: 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas; Nome da Instituição: CLUP/FLUP; Cidade do evento: Porto / FLUP.
3. Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Ciências da Saúde.
4. 2.as Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização, 2017 (Encontro).
Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
5. XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2017 (Encontro).
Nome do evento: XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: APL; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
6. II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, 2017 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas; Nome da Instituição: APL/ESE Porto, Lisbo; Setúbal; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Esducação do Politécnico do Porto.
7. Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, 2016 (Encontro).
Nome do evento: Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto; Nome da Instituição: Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP; Cidade do evento: Porto / FLUP.
8. XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2015 (Encontro).
Nome do evento: XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: APL e UMninho; Cidade do evento: Braga / UMinho.
9. Simposium 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: Simelp-Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa; Cidade do evento: Lecce / Itália.
10. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2014 (Encontro).
Nome do evento: XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Thematic Session - Research on Education Contexts and Processes, 2017 (Congresso).
Nome do evento: ICRE - Porto International Conference on Research ; Nome da Instituição: Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the School of Education; Cidade do evento: Porto / ISEP.
2. ICRE- International Conference on Research on Education, 2017 (Congresso).
Nome do evento: https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/; Nome da Instituição: inED; Cidade do evento: Porto / ESE Politécnico do Porto.
3 A Educação para e na diversidade, 2017 (Mesa-Redonda).
Cidade do evento: Lousada / Auditório Municipal de Lousada.
4 Ensino da LGP no Ensino Superior e Investigação sobre LG em Portugal, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais; Nome da Instituição: CLUP/FLUP/ESE-P.Porto; Cidade do evento: Porto / ESE-P. Porto.
5. Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática, 2014 (Simpósio).
Nome do evento: IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa; Nome da Instituição: Universidade Federal de Uberlândia ; Cidade do evento: Uberlândia / Brasil.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
49

Livros e capítulos
Books and book chapters
12
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
6
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
19
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
19

Total
Produção técnica
Technical production
51

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
51

Total
Dados complementares
(Additional data)
19

Orientações
Orientations
3
Participação em Eventos
Event participation
16


Visualizações do curriculum [ 1814 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-12-2017 às 14:09:57
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis