| 
               
                  | Maria Olímpia Almeida de Paiva |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												05/02/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Maria Olímpia Almeida de Paiva |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Paiva, M. O. A. |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Ciências da Educação. 
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2005-2008 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Psicologia da Educação
                        							(3 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2000-2003 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária
                        							(2 anos » years)
                        						. Universidade Fernando Pessoa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1983-1988 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Biologia - ramo de formação educacional
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2014-2014 | Outros Others
 |  
                     | Curso de Formação. Faculdade de Educação e Psicologia - Universidade Católica Portuguesa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2009-2009 | Pós-Doutoramento Postdoctorate
 |  
                     | 1 anos » years.
                        						Universidade Fernando Pessoa,
                        			Portugal. |  
                  
                     | 2006-2006 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Curso de estatística de utilização do SPSS/AMOS. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1979-1983 | Outros Others
 |  
                     | Curso de Inglês. Instituto Cambridge do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1978-1982 | Outros Others
 |  
                     | Curso de Francês. Instituto de Francês do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |  
                     | Lê Reading
 | Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Fev/2005 - Actual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro. |  
                     | Jul/2004 - Actual | Associação Portuguesa de Psicologia, Membro. |  
                     | Mar/2004 - Actual | Sociedade Portuguesa de Psicologia, Membro. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. |  Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. eds. 2004. Disrupção Escolar - estudo de casos  ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-0-34953-0. Porto: Porto Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. |  Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A..  2011. Inventário de processos de auto-regulação da aprendizagem (IPAA).  In Instrumentos e Contextos da Avaliação Psicológica, ed. C. Machado, M. M. Gonçalves, L. S. Almeida, M. R. Simões, 159 - 174. ISBN: 978-972-40-4295-4. Coimbra: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cunha, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Monteiro, A. P.  2017. "Validation of the School Conflict Negotiation Effectiveness Questionnaire", Journal of Psychoeducational Assessment 35, 8: 799 - 806. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Rosário, P.; Núñez, J. C; Valle, A.; Paiva, M. O. A; Polydoro, S..  2013. "Enfoques de enseñanza en Bachillerato en función de variables contextuales y del docente", Revista de Psicodidáctica 18, 1: 25 - 46. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Rosário, P.; Núñez, J. C; Ferrando, J.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Cerezo, R.; Valle, A..  2013. "The relationship between approaches to teaching and approaches to studying: a two-level structural equation model for biology
                        achievement in high school"", Metacognition and Learning  8, 1: 47 - 77. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rodrigues, A.; Valle, A.; Tuero-Herro.  2012. "Predicción del rendimiento en matemáticas: efecto de variables personales, socioeducativas y del contexto escolar",  Psicothema 24, 2: 289 - 295. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A..  2012. "Autoeficacia y utilidad percebida como condiciones necesarias para un aprendizaje académico autorregulado", Anales de Psicologia 28, 1: 37 - 44. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2012. "A influência da aprendizagem auto-regulada na mestria escolar", Estudos e Pesquisas em Psicologia 12, 2: 501 - 520. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2011. "Ambiente da sala de aula: um estudo de caso", Educação & Filosofia 25, 49: 17 - 42. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2011. "Inventário de Percepções de Ambiente de Ensino (IPAE): validação numa perspectiva exploratória", Psicologia, Educação e Cultura 15, 1: 77 - 92. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2011. "Rendimento académico: influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula", Psicologia: Teoria e Pesquisa 27, 4: 393 - 402. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Paiva, M. O. A; Cunha, P.; Lourenço, A. A.  2011. "Questionnário de Eficácioa Negocial de Conflitos na Escola (QENCE): validação de um instrumento para a construção de Paz nas
                        escolas ", Revista Argentina de Cîencias del Comportamiento 3, 3: 23 - 31. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2011. "Estudo empírico sobre a eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar", Ciências & Cognição 16, 3: 151 - 166. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2010. "Autoconceito e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 18, 1: 177 - 194. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2010. "Comportamentos disruptivos e sucesso académico: a importância de variáveis psicológicas e de ambiente", Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 2, 2: 18 - 31. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Paiva, M. O. A.  2010. "Anorexia nervosa na adolescência - estudo de caso", Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 2, 2: 4 - 17. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2010. "A motivação escolar e o processo de aprendizagem", Ciências & Cognição 15, 2: 132 - 141. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Rosário, P.; González-Pienda, J.; Cerezo, R.; Pinto, R.; Ferreira, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2010. "Eficacia del programa «(Des)venturas de Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estudio", Psicothema 22, 4: 828 - 834. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Paiva, M. O. A; Da Rosa, V. P; Lourenço, A. A.  2010. "Variáveis explicativas do sucesso escolar: um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico", Revista da Faculdade Ciências Humanas e Sociais 7, 1: 378 - 390. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Lourenço, A. A; Da Rosa, V. P; Paiva, M. O. A.  2010. "Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula e Rendimento Escolar: um estudo de caso", Revista da Faculdade Ciências Humanas e Sociais 7, 1: 276 - 289. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Young, N.; Da Rosa, V. P.  2010. "Effects of personality on interpersonal negotiation strategies and self-presentation in a school setting", Psique  6, 1: 7 - 27. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2009. "Conflitos na escola: importância da amabilidade na negociação", Educação & Filosofia 23, 46: 145 - 168. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 21. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2009. "Comportamentos disruptivos versus rendimento académico: uma abordagem com modelos de equações estruturais", Psicologia, Educação e Cultura 13, 2: 283 - 306. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 22. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2008. "Conflitos na escola - a dinâmica da mediação", Psicologia, Educação e Cultura 12, 2: 315 - 366. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 23. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2007. "Conflitos negociados na escola - estudo comparativo entre escolas com características urbanas, suburbanas e rurais", Psicologia, Educação e Cultura 11, 1: 41 - 71. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 24. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2006. "A extroversão na negociação de conflitos escolares", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 13, 11-12: 221 - 236. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 25. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2006. "Comportamentos anti-sociais dos adolescentes: influência da satisfação escolar", Psicologia, Educação e Cultura 10, 1: 159 - 181. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 26. | Paiva, M. O. A.  2004. "Influência dos factores sócio-culturais e da estrutura familiar no desenvolvimento da personalidade dos adolescentes", Revista de Psiquiatria e de Psicologia 25, 1-2-3-4: 9 - 28. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 27. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2004. "Negociação de conflitos em contexto escolar", Psicologia, Educação e Cultura 8, 1: 121 - 140. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 28. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2004. "Influência da personalidade na negociação de conflitos em contexto escolar", Psicologia, Educação e Cultura 8, 2: 533 - 559. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 29. | Paiva, M. O. A.  2003. "Comportamentos disruptivos dos adoslecentes na escola: influências do autoconceito, sexo, idade e repetência", Revista de Psiquiatria 24, 1-2: 19 - 40. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2016. "Autorregulação da aprendizagem uma perspetiva holística", Ciências & Cognição 21, 1: 33 - 51. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Cunha, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Monteiro, A. P.  2016. "Validation of the School Conflict Negotiation Effectiveness Questionnaire", Journal of Psychoeducational Assessment 1, 8: 18 - 31. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2015. "Abordagens à aprendizagem: a dinâmica para o sucesso académico", Revista CES Psicologia 8, 2: 47 - 75. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Rosário, Pedro; Núñez, José C; Vallejo, Guilermo; Paiva, Olímpia; Valle, António; Fuentes, Sonia; Pinto, Ricardo.  2014. "Are teachers’ approaches to teaching responsive to individual student variation? A two-level structural equation modeling", European Journal of Psychology of Education 29, 4: 577 - 601. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Fulano, Celso; Nunes, Rita; Cunha, Jennifer; Magalhães, Paula; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Timóteo, Albino.  2017. "Academic Procrastination among High School Students from Moçambique", Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho, In póster, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Martins, Juliana; Pereira, Armanda; Lopes, Sílvia; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Fernandes, Catarina.  2017. "Avaliação de um programa de formação online em tutorias autorregulatórias", Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho, In Póster, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2016. "Eficácia negocial, autoconceito e variáveis sociodemográficas: estudo realizado com o QENCE", Trabalho apresentado em 4th International Congress of Education, Science and Development, In Comunicação, Santiago de Compostela. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2014. "Influência do autoconceito académico na eficácia negocial: estudo realizado com o Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos
                        na Escola (QENCE). ", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, In Comunicação, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2010. "A percepção do ambiente de ensino pelos professores da ESAH", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A.  2010. "A percepção do clima de escola pelos alunos da ESAH", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A.  2010. "Disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais", Trabalho apresentado em Investigação em Psicologia, In VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. | Paiva, M. O. A.  2009. "A dinâmica do autoconceito na disrupção escolar: um estudo com alunos do 3.º ciclo do ensino básico", 101 pp.. Porto: Esc. Estudos Pós-Graduados e de Investigação da Univ.Fernando Pessoa - Trabalho de Pós-doutoramento. |  
                  
                     | 2. | Paiva, M. O. A.  2007. "Abordagens à aprendizagem e abordagens ao ensino: Uma aproximação à dinâmica do aprender no Secundário", 246 pp.. Braga: Escola de Psicologia da Universidade do Minho - Dissertação de doutoramento. |  
                  
                     | 3. | Paiva, M. O. A.  2003. "Comportamentos Disruptivos dos Adolescentes na Escola: Influências do Autoconceito, Sexo, Idade e Repetência. ", 183 pp.. Porto: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa - Tese de mestrado. |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Influência do autoconceito na eficácia negocial de conflitos em contexto escolar ,Dias de Investigação na Universidade Fernando Pessoa,Porto,2015 (Poster). |  
                  
                     | 2. | Paiva, M. O. A. Motivação e processo de aprendizagem,2ªs Jornadas Pedagógicas -  (Re)Pensar as práticas pedagógicas: diversificar, adequar, inovar!,Valongo,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Monteiro, A. P; Cunha, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Construção e validação de um Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola,13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação  - Diversidade e Educação: desafios atuais,Lisboa,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 4. | Cunha, P.; Monteiro, A. P; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A. Influência do autoconceito académico na eficácia negocial: Estudo realizado com o Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos
                        na Escola (QENCE),IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Fernández, E.; Mourão, R.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Pinto, R.; Salgado, A.; Guimarães, C.. Intervención en procesos de autorregulación del aprendizaje en estudiantes de Educación Primaria y sus consecuencias motivacionales
                        y en procesos de estúdio ,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje
                        y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Lourenço, A. A; Cunha, P.; Paiva, M. O. A. Um instrumento para a construção de Paz nas escolas: validação do questionário de eficácia negocial de conflitos na escola
                        (QENCE) – análises factoriais exploratória e confirmatória,I Congresso Internacional “Construir a Paz”,Porto,2011 (Poster). |  
                  
                     | 7. | Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Salgado, A.; Rodrigues, A.; Ferreira, P.; Nunes, T.. Programas de promoção da auto-regulação ao longo da escolaridade: Estórias-ferramenta como motor de aprendizagem,Comunicação apresentada no VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la
                        Educación: “Educación, aprendizaje y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Rosário, P.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Mourão, R.; Núñez, J. C. Approaches to teaching and approaches to learning in Portuguese Secondary schools: a case study in Biology,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje
                        y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 9. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Rosário, P.; Núñez, J. C. Algunas variables condicionantes del aprendizaje autorregulado en la Educación Secundaria Obligatoria (ESO),VI Congreso Internacional de Psicología y Educación/ III Congreso Nacional de Psicología de la Educación: “Educación, aprendizaje
                        y desarrollo en una sociedad multicultural”,Valladolid,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 10. | Fernandes, O.; Trigo, L.; Magalhães, C.; Nunes, T.; Paiva, M. O. A; Rosário, P.. Projecto Sarilhos do Amarelo: Promoção de competências auto-regulatórias no Ensino Básico,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 11. | Salgado, A.; Rodrigues, A.; Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. Trayectorias escolares de fracaso y de êxito en las Matemáticas: autorregulación del aprendizaje, postergación y capacidad
                        volitiva,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster). |  
                  
                     | 12. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A. Disrupção escolar e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster). |  
                  
                     | 13. | Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Nunes, T.; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.. Eficacia del programa «(Des)venturas do Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estúdio,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster). |  
                  
                     | 14. | Mourão, R.; Rodrigues, M.; Nunes, T.; Rosário, P.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Jesus, A. R. Os TPC e a auto-regulação da aprendizagem: impacto no rendimento em Matemática,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Jesus, A. R; Salgado, A.; Trigo, L.; Núñez, J. C; Valle, A.. Enfoques de aprendizaje y enfoques de enseñanza en el bachillerato. Un estudio en las asignaturas de Biología e Historia,VII Congreso Iberoamericano de Psicología,Oviedo,2010 (Poster). |  
                  
                     | 16. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.. Abordagens à Aprendizagem e Abordagens ao Ensino: Estarão os alunos do 12.º ano preparados para os desafios de Bolonha?. ,I Congresso Nacional da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior - Associação Profissional (RESAPES-AP),Aveiro,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 17. | Guimarães, C.; Rosário, P.; Mourão, R.; Lourenço, A. A; Paiva, M. O. A; Trigo, L.; Salgado, A.. Promoting first year students SRL through narratives,1st International Conference on “Psychology and Education: Practices, Training and Research” ,Covilhã,2009 (Poster). |  
                  
                     | 18. | Guimarães, C.; Rosário, P.; Magalhães, C.; Mourão, R.; Santos, L.; Paiva, M. O. A; Rodrigues, A.. The role of homework feedback and students’ self-regulatory (in)competences on Math achievement,1st International Conference on “Psychology and Education: Practices, Training and Research” ,Covilhã,2009 (Poster). |  
                  
                     | 19. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.; Nunes, T.. Enfoques de aprendizaje y enfoques de enseñanza en el bachillerato. Un estudio en las asignaturas de Biología e Historia,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Poster). |  
                  
                     | 20. | Costa, M.; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.; Trigo, L.; Santos, L.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Baldaque, M.; Lourenço, A. A. Procrastinação Académica: Variáveis pessoais, escolares e familiares,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos ,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 21. | Guimarães, C.; Freire, J.; Rosário, P.; Trigo, L.; Santos, L.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Lourenço, A. A; Salgado, A.. Processos auto-regulatórios de alunos do 1.ºano do Ensino Superior: Um estudo realizado na Universidade da Beira Interior,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 22. | Lourenço, A. A; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Santos, L.; Mourão, R.; Magalhães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.. Processos auto-regulatórios em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: Auto-eficácia e instrumentalidade,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 23. | Paiva, M. O. A; Lourenço, A. A; Rosário, P.; Salgado, A.; Guimarães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Magalhães, C.; Santos, L.; Mourão, R.. Abordagens à aprendizagem e abordagens ao ensino: Uma aproximação à dinâmica do aprender no secundário,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos ,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 24. | Santos, L.; Marques, L. S; Lourenço, A. A; Salgado, A.; Guimarães, C.; Valle, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Trigo, L.; Baldaque, M.; Costa, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Magalhães, C.; Rosário, P.. Tutoria centrada na promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem: Estudo de caso no 7.º ano de escolaridade,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos ,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 25. | Magalhães, C.; Rosário, P.; Valle, A.; Lourenço, A. A; Guimarães, C.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Baldaque, M.; Paiva, M. O. A; Mourão, R.; Salgado, A.; Santos, L.; Trigo, L.; Costa, M.. Ansiedade face aos testes em Matemática: O papel de variáveis pessoais e familiares,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos ,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 26. | Baldaque, M.; Mourão, R.; Guimarães, C.; Rosário, P.; Costa, M.; Lourenço, A. A; Salgado, A.; Núñez, J. C; González-Pienda, J.; Valle, A.; Trigo, L.; Paiva, M. O. A; Magalhães, C.; Santos, L.. Trabalho de casa de Matemática e variáveis motivacionais da aprendizagem autorregulada,XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos,Braga,2008 (Comunicação). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Outros Trabalhos Other production
 |  
                  
                     | 1. | Paiva, M. O. A. Projecto de investigação: Processos auto-regulatórios e rendimento académico - fundamentos pessoais e sociais, 2007. Projecto subsidiado pela FCT (PTDC/CED/66503/2006), coordenado pelo professor doutor Pedro Sales Luís Rosário, do Instituto
                           de Educação e Psicologia, da Universidade do Minho - Braga. .
 |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Paiva, M. O. A.. Participação no júri de Catarina Isabel Moura de Oliveira. Estudar e aprender em instituições de acolhimento: O papel de variáveis individuais e contextuais, 2014.  Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Outro tipo de participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 1. | Enfoques al aprendizaje y enfoques de ensenanza en bachillerato: Datos y dafios para alumnos, profesores  y directivos de
                        los centros educativos, 2011 (Congresso). Nome do evento: XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía; Nome da Instituição: Universidade da Coruña e Universidade do Minho; Cidade do evento: Coruña / Espanha.
 |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 45 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 2 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 33 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 29 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 4 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 7 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 7 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 3 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 26 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 26 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 3 |  
 
                     
                        | Outros Trabalhos Other production
 | 1 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 1 |  
                     
                        | Participação em Eventos Event participation
 | 1 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												1769
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											05-05-2018
                     											às
                     											10:58:47 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |