ACM distinguido pela Comunidade Islâmica de Lisboa
O Alto Comissariado para as Migrações foi distinguido com o Diploma de Honra e Reconhecimento atribuído pela Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL), no dia 17 de março, numa homenagem feita a instituições e personalidades com quem esta comunidade tem trabalhado ao longo dos anos.
A Celebração dos 50 anos da Comunidade Islâmica de Lisboa decorreu a 16 e 17 de março, tendo contado com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, do Grande Imam de Al Azhar, Sheik Ahmad Mohammad El Tayyeb, do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues e do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, entre outros.
No âmbito das comemorações, em parceria com os Correios de Portugal, foram apresentados os selos comemorativos do 50.º aniversário, onde foi feito um histórico da presença da CIL pelo Presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Abdool Magid Vakil. Na ocasião, recebeu ainda a condecoração pelo Presidente da República, com a Ordem da Liberdade atribuída à Comunidade Islâmica de Lisboa.
O programa contou também com um seminário, no qual se registou a participação do Alto-Comissário para as Migrações, no painel “Sociedade Portuguesa hoje: Religiosidade, Imigrações, Religiões”, que integrou também o representante do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso do ACM, Joaquim Moreira. De igual modo, o painel sobre “ Muçulmanos-Vivência Religiosa na Sociedade Portuguesa” contou com a presença da representante do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso, Ivone Félix.
Receberam ainda o Diploma de Honra e Reconhecimento a Federação Portuguesa de Futebol, a Plataforma de Apoio aos Refugiados-PAR, a Comissão da Liberdade Religiosa, a Faculdade de Arqueologia de Évora e Adalberto Alves, pelo trabalho efetuado sobre as palavras portuguesas de origem árabe.

