Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias
                   | 
                
               
                   | 
                  
                        												Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												25/01/2018 | 
                
              
            
 Dados pessoais (Personal data)  
            
               
                  
                     Nome completo
                        						 Full name | 
                     Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias | 
                   
                  
                     Nome em citações bibliográficas
                        							 Quoting name | 
                     Limpo, Teresa  | 
                   
                  
                     Categoria profissional
                        					 Position | 
                     Investigador Auxiliar | 
                   
                
               
                  
                     Endereço profissional
                        						 Professional address | 
                     Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) Rua Alfredo Allen 4200-392 Porto Portugal Telefone: (+351)220400610 Correio electrónico: tlimpo@fpce.up.pt Homepage: www.fpce.up.pt/labfala | 
                   
                
               
                  
                     Sexo
                        							 Gender | 
                     Feminino»Female | 
                   
                 
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
            
               
                  
                     | 2010-2014 | 
                     Doutoramento Phd | 
                   
                  
                     Programa Doutoral em Psicologia
                        							(4 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade do Porto,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2005-2010 | 
                     Mestrado Master degree | 
                   
                  
                     Mestrado Integrado em Psicologia
                        							(5 anos » years)
                        						.
                        					 Universidade do Porto,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                 
 Formação complementar ( studies) 
            
               
                  
                     | 2017-2017 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Projects' Management.
                        					 Porto Business School,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2016-2016 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     People, products and processes: The triple narrative that awakens writing.
                        					 Liverpool Hope University,
                        			Reino Unido.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2014-2014 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Conceptualization of writing: Urgent issues and best solutions.
                        					 Utrecht University,
                        			Países Baixos.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2013-2013 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Structural equation modelling: Path analysis.
                        					 Universidade do Porto,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2013-2013 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Advanced Methods in Educational Research.
                        					 Technische Universitat Dortmund,
                        			Alemanha.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2012-2012 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Assessing writing difficulties.
                        					 Universita degli Studi di Padova,
                        			Itália.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2011-2011 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Global Education and Developmental Studies .
                        					 Vanderbilt University,
                        			Estados Unidos.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2011-2011 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Spelling and early text composition.
                        					 Universite Lumiere Lyon 2,
                        			França.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2011-2011 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Mastering  Eye and Pen  software .
                        					 Université de Poitiers,
                        			França.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2011-2011 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Academic writing.
                        					 Vanderbilt University,
                        			Estados Unidos.
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2010-2010 | 
                     Curso de curta duração Short course | 
                   
                  
                     Qualitative data analysis with NVivo.
                        					 Universidade do Porto,
                        			Portugal.
                      | 
                   
                 
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
            
               
               
                  
                     | Jan/2015-Actual | 
                     Investigador Auxiliar | 
                   
                
               
               
                  
                     | Set/2010-Dez/2014 | 
                     Assistente de Investigação | 
                   
                
               
               
                  
                     | Dez/2008-Dez/2009 | 
                     Assistente de Investigação | 
                   
                 
 Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities) 
            
               
               
                  
                     | Set/2017-Actual | 
                      | 
                   
                  
                     | Member of the Consulting Committee of SONAE Ageing Project | 
                   
                 
 Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)  
            
               
                  
                     | Set/2011-Set/2013 | 
                      | 
                   
                  
                     | 
                           								- 
                           								Lab Manager of the Neurocognition and Language Group of the Centre for Psychology of the University of Porto | 
                   
                 
 Estágios realizados (Traineeships) 
            
               
               
                  
                     Estágios realizados»Traineeships:    - Short-Term Scientific Visit to the Texas A&M University  (STSM-081543, COST IS1401). The hosts of the visit were Prof. Kay
                           Wijekumar and R. Malatesha Joshi.
  | 
                   
                
               
                  
                     Estágios realizados»Traineeships:    - Short-Term Scientific Visit to the Oxford University  (STSM-27581, COST IS1401). The host of the visit was Prof. Vincent Connelly
  | 
                   
                
               
               
                  
                     Estágios realizados»Traineeships:    - Short-Term Scientific Visit to the University of León (STSM-9392 COST IS0703). The host of the visit was Prof. Raquel Fidalgo.
  | 
                   
                
               
                  
                     Estágios realizados»Traineeships:    - Visit to the University of Washington. The host of the visit was Prof. Virgina W. Berninger.
  | 
                   
                
               
                  
                     Estágios realizados»Traineeships:    - Visit to the University of Léon. The host of the visit was Prof. Jesús Nicasio García.
  | 
                   
                
               
                  
                     Estágios realizados»Traineeships:    - Short-Term Scientific Visit to the Staffordshire University (STSM-5144, COST IS0703). The host of the visit was Prof. David
                           Galbraith.
  | 
                   
                
               
                  
                     Estágios realizados»Traineeships:    - Short-Term Scientific Visit to the University of León  (STSM-3459, COST IS0703). The host of the visit was Prof. Jesús Nicasio
                           García.
  | 
                   
                 
 Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities) 
            
               
               
                  
                     | Jan/2015-Actual | 
                      | 
                   
                  
                     Atividade realizada»Activity: Ad hoc reviewer (+60 reviews in literacy-related scientific journals) | 
                   
                 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
            
               
                  
                     Participação como Investigador Participation as Researcher | 
                   
                
                  
                     2017- Mind-body interactions in writing (M-BW): Psychophysiological and linguistic synchronous correlates of expressive writing | 
                   
                
               
                  
                     Referência do projeto»Project reference: BIAL 312/16. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação Bial. 
                      | 
                   
                
                  
                     2016- Componential analysis of self-regulated strategy instruction in writing: Online instruction and assessment | 
                   
                
               
                  
                     Referência do projeto»Project reference: EDU2015-67484-P. Financiador(es)»Funding:
                        							funded by Economy and Competitive Ministry of Spain. 
                      | 
                   
                
                  
                     2011-2014 Desenvolver, Automatizar e Autorregular os Processos Cognitivos na Composição Escrita | 
                   
                
               
                  
                     Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PCO/110708/2009. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Outro Tipo de Participação Other kind of participation | 
                   
                
                  
                     2016- Symbiotic technology for societal efficiency gains: Deus ex Machina | 
                   
                
               
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: NORTE-01-0145-FEDER-00026.
                      | 
                   
                
                  
                     2014-2018 Strengthening Europeans' capabilities by establishing the European literacy network | 
                   
                
               
                  
                     Referência do projeto»Project reference: COST-IS1401. Financiador(es)»Funding:
                        							Comissão Europeia. 
                      | 
                   
                 
 Línguas (Languages) 
            
               
                  
                     Compreende Understandig | 
                     Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Fala Speaking | 
                     Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Lê Reading | 
                     Francês (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem). | 
                   
                  
                     Escreve Writing | 
                     Francês (Pouco), Espanhol (Pouco), Inglês  (Bem). | 
                   
                 
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
            
               
                  
                     | 2017 | 
                     Award of the Portuguese Association of Experimental Psychology 2017,
                        					APPE.
                      | 
                   
                 
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
            
               
                  
                     | Jan/2017 - Actual | 
                     Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Membro.
                        				
                      | 
                   
                  
                     | Jul/2014 - Actual | 
                     Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
                        				
                      | 
                   
                  
                     | Jan/2010 - Actual | 
                     European Association for Research on Learning and Instruction, Membro.
                        				
                      | 
                   
                  
                     | Ago/2013 - Ago/2017 | 
                     Special Interest Group on Writing, Outros (especifique).
                        				 Junior Coordinator.
                      | 
                   
                  
                     | Jan/2010 - Ago/2013 | 
                     Special Interest Group on Writing, Membro.
                        				
                      | 
                   
                 
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
            
               
                  
                     Capítulos de livros publicados Published book chapters | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa.  2018. HandSpy: A new tool to study handwriting in real time.  In Observing writing: Logging handwriting and computer keystrokes, ed. E. Lindgren & K. P. H. Sullivan , 0 - 0. . Leiden: Brill. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Salas, N.; Joshi, R. M.  2018. Best practices in handwriting and spelling.  In Best practices in writing instruction, ed. S. Graham, C. MacArthur, & M. Hebert, 0 - 0. . New York, NY: Guilford Press. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa.  2015. Fostering the capabilities that build writing achievement.  In Reading intervention: Research to practice to research , ed. P. McCardle & C. Connor, 209 - 220. . Baltimore, MD: Brookes Publishing. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A.  2013. Eu sou escritor: Um programa para promover a autorregulação da escrita [I am a writer: An instructional program to promote
                        self-regulation in writing].  In Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos, 107 - 120. . Aveiro: Universidade de Aveiro. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Limpo, Teresa; Parente, Naiana; Alves, Rui A.  2018. "Promoting handwriting fluency in fifth graders with slow handwriting: a single-subject design study", Reading and Writing, 0: 0 - 0.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Connelly, Vincent.  2017. "Examining the transcription-writing link: Effects of handwriting fluency and spelling accuracy on writing performance via
                        planning and translating in middle grades", Learning and Individual Differences 53, -: 26 - 36.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A.  2017. "Tailoring Multicomponent Writing Interventions: Effects of Coupling Self-Regulation and Transcription Training", Journal of Learning Disabilities, 0: 0 - 0.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A.  2017. "Written Language Bursts Mediate the Relationship Between Transcription Skills and Writing Performance", Written Communication 34, 3: 306 - 332.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Limpo, T.; Alves, R. A.  2017. "Relating beliefs in writing skill malleability to writing performance: The mediating role of achievement goals and self-efficacy", Journal of Writing Research 9, 2: 97 - 125.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Fidalgo, Raquel; Carvalhais, Lénia; Pereira, Luísa ¿; Castro, São L.  2016. "The impact of promoting transcription on early text production: Effects on bursts and pauses, levels of written language,
                        and writing performance.", Journal of Educational Psychology 108, 5: 665 - 679.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa.  2015. "Progress in Written Language Bursts, Pauses, Transcription, and Written Composition Across Schooling", Scientific Studies of Reading 19, 5: 374 - 391.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                      Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Fidalgo, Raquel.  2014. "Children's high-level writing skills: Development of planning and revising and their contribution to writing quality", British Journal of Educational Psychology 84, 2: 177 - 193.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                      Limpo, Teresa; Alves, Rui A.  2014. "Implicit theories of writing and their impact on students' response to a SRSD intervention", British Journal of Educational Psychology, na: n/a - n/a.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                      Limpo, Teresa; Alves, Rui A.  2013. "Modeling writing development: Contribution of transcription and self-regulation to Portuguese students' text generation quality.", Journal of Educational Psychology 105, 2: 401 - 413.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                      Limpo, Teresa; Alves, Rui A.  2013. "Teaching planning or sentence-combining strategies: Effective SRSD interventions at different levels of written composition", Contemporary Educational Psychology 38, 4: 328 - 341.
  | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     | 12. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Castro, São L.  2010. "Medir a empatia: Adaptação do Índice de Reactividade Interpessoal", Laboratório de Psicologia 8, 2: 171 - 184. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
               
                  
                     Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A.  2014. "The role of transcription in establishing bursts of written language (invited paper)", Handwriting Today, 13: na - na. | 
                   
                  
                      | 
                      | 
                      | 
                   
                
                  
                     Software sem registo ou patente Software without patent or official record | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Leal, José P. HandSpy,2017.
   | 
                   
                
               
                  
                     Produto sem registo ou patente Product without patent or official record | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Castro, São L. Índice de Reatividade Interpessoal (IRI; adaptação Portuguesa),2010. Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento. | 
                   
                
               
                  
                     Apresentação oral de trabalho Oral work presentation | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Nunes, A.; Limpo, Teresa; Castro, São L. Factors influencing behavioural intentions to use mobile health technology in younger and older adults,I International Conference on Psychology, Health, and Education,Oviedo,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Transcription: A key capability underlying effective writing. The mediating role of bursts and pauses,17th American Educational Research Association,San Antonio, Texas,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Limpo, Teresa; Parente, Naiana; Alves, Rui A. Promoting handwriting fluency in fifth graders struggling with transcription,III Seminar of Reading, Writing, and School Success,Braga,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Limpo, Teresa. Implicit theories of writing impact writing performance via mastery goals and self-efficacy for self-regulation,I International Conference on Psychology, Health, and Education,Oviedo,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Cordeiro, C.; Neves, L.; Martins, M.; Limpo, Teresa; Castro, São L. Can musical abilities predict phonological awareness and reading in young children? ,12th Annual Meeting of the Portuguese Association of Experimental Psychology,Porto,2017 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Nunes, A.; Limpo, Teresa; Lima, C.; Castro, São L. Measuring personality traits with short scales: Examining the psychometric properties of the Portuguese Ten-Item Personality
                        Inventory,12th Annual Meeting of the Portuguese Association of Experimental Psychology,Porto,2017 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 7. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Connelly, Vincent. Modelling the relationship between transcription and writing: The mediating role of bursts and pauses,17th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Tampere,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 8. | 
                     Alves, Rui A; Reybroeck, M. V; Limpo, Teresa. Introducing the European Literacy Network (ELN) being established by COST Action IS1401,Writing Research Across Borders Conference,Bogota,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 9. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. The benefits of planning: Examining outlining effects on writing dynamics and final texts,12th Annual Meeting of the Portuguese Association of Experimental Psychology,Porto,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 10. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Maia, I.; Leal, José P. HandSpy: A new tool to study text production in the digital humanities,International Scientific Conference on Books and Screens and the Reading Brain,Vilnius,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 11. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Modelling the relationship between transcription and writing: The mediating role of bursts and pauses,17th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Tampere,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 12. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. To plan or not to plan: The effects of planning on the process and product of writing,17th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Tampere,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 13. | 
                     Limpo, Teresa. Examining key ingredients in writing: From transcription to high-level processes,Literacy Studies Group,San Antonio, Texas,2017 (Conferência ou palestra). | 
                   
                
               
                  
                     | 14. | 
                     Cordeiro, C.; Neves, L.; Martins, M.; Limpo, Teresa; Castro, São L. Contribution of phonological awareness to writing in first graders,I International Conference on Psychology, Health, and Education,Oviedo,2017 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 15. | 
                     Limpo, Teresa. Enhancing students' writing competence through strategy instruction,International seminar on classroom practices and research on language teaching,Barcelona,2016 (Conferência ou palestra). | 
                   
                
               
                  
                     | 16. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Connelly, Vincent. Mechanisms through which handwriting fluency influences writing quality,23rd Annual Conference of the Society for the Scientific Study of Reading,Porto,2016 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 17. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Contribution of implicit theories to writing quality via achievement goals and self-efficacy,15th International Conference of the EARLI SIG Writing,2016 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 18. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa. iption leverages early text production: The impact of transcription training on writing,3rd Annual Conference of the Society for the Scientific Study of Reading,Porto,2016 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 19. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Reading-writing connections: Evidence from intervention research,15th International Conference of the EARLI SIG Writing,Liverpool,2016 (Simpósio). | 
                   
                
               
                  
                     | 20. | 
                     Limpo, Teresa. Using structural equation modeling in writing research,Research School on Writing Research preceding the 15th International Conference of the EARLI SIG Writing,Liverpool,2016 (Seminário). | 
                   
                
               
                  
                     | 21. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. The role of written language bursts in the transcription-writing link,8th International Congress of Psychology and Education,2016 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 22. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Reading-writing connections: Towards integrative literacy science,23rd Annual Conference of the Scientific Society for the Study of Reading,Porto,2016 (Simpósio). | 
                   
                
               
                  
                     | 23. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Examining the effects of a writing intervention targeting transcription plus self-regulation,16th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Limassol,2015 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 24. | 
                     Limpo, Teresa. Examining the contribution of handwriting fluency to writing quality,Research Seminar in Developmental Psychology,Oxford,2015 (Conferência ou palestra). | 
                   
                
               
                  
                     | 25. | 
                     Limpo, Teresa. Promoting second graders’ self-regulation and transcription skills,Research Seminar in Developmental Psychology,Oxford,2014 (Conferência ou palestra). | 
                   
                
               
                  
                     | 26. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Handwriting intervention increases burst size in second graders,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 27. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Examining strategy-instruction interventions: Their effects on writing performance and the role of students’ implicit theories,14th International Conference of the EARLI SIG Writing,Amsterdam,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 28. | 
                     Limpo, Teresa; Leal, José P; Alves, Rui A. HandSpy: A new web tool to study writing in real time,Research School on Writing Research,Utrecht,2014 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 29. | 
                     Limpo, Teresa. Avaliação da escrita a nível textual [Assessing writing at the textual level],DAAR Closing Conference “O Abecedaario da Escrita”,2014 (Conferência ou palestra). | 
                   
                
               
                  
                     | 30. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Promoting second graders' writing self-regulation skills in tandem with transcription,18th International Conference of the Junior Researchers of EARLI,Nicosia,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 31. | 
                     Fidalgo, Raquel; Valdivia, Carolyn; Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Instruction focused on high vs. low cognitive level processes of writing for improving writing skill,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 32. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Implicit theories of writing predict response to writing instruction,Writing Research Across Borders III,Paris,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 33. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Carvalhais, Lénia; Castro, São L; Pereira, Luísa Á; Fidalgo, Raquel. Effects of handwriting and spelling interventions on the writing process and product of second graders,14th International Conference of the EARLI SIG Writing,Amsterdam,2014 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 34. | 
                     Valdivia, Carolyn; Fidalgo, Raquel; Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Transcription vs. self-regulation to increase the written composition,14th International Conference of the EARLI SIG Writing,Amsterdam,2014 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 35. | 
                     Limpo, Teresa. Estratégias para promover a escrita [Strategies to promote writing],DAAR Closing Conference “O Abecedaario da Escrita”,2014 (Conferência ou palestra). | 
                   
                
               
                  
                     | 36. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Indicadores temporais do progresso na produção de textos do 2º ao 7º ano de escolaridade [Online indicators of text production
                        development from Grade 2 to 7],VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 37. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Carvalhais, Lénia; Pereira, Luísa Á; Fidalgo, Raquel. Dois programas para promover a fluência manuscrita e a ortografia no início da escolaridade [Writing programs to promote handwriting
                        fluency and spelling in primary grades],V Encontro Internacional de Reflexão Sobre a Escrita,Aveiro,2013 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 38. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Bursts of written language production across schooling,20th Annual Meeting of the Society for the Scientific Study of Reading,Hong Kong,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 39. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Development of Portuguese students’ transcription skills and their impact on text production,15th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Munich,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 40. | 
                     Carvalho, Joana; Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Intervenção na fluência manuscrita promove a expressão de cognições na composição de textos narrativos [Handwriting interventions
                        promote the expression of cognitions in narrative writing],XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 41. | 
                     Limpo, Teresa. Using structural equation modeling to study writing development,Speech Lab Talks,Porto,2013 (Seminário). | 
                   
                
               
                  
                     | 42. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Planning and sentence-combining instruction: Promoting fifth and sixth graders’ writing at different textual levels,3rd EEAR-EARLI Spring School on Advanced Methods in Educational Research,Dortmund,2013 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 43. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Promover a escrita de textos de opinião: Ensino de estratégias de planeamento vs. combinação de frases [Promoting opinion
                        essay writing: Teaching of planning vs. sentence-combining strategies],VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 44. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Pereira, Luísa Á. A produção de textos narrativos e de opinião do 2º ao 7º ano de escolaridade [Production of narrative texts and opinion essays
                        from Grade 2 to 7],V Encontro Internacional de Reflexão Sobre a Escrita,Aveiro,2013 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 45. | 
                     Valdivia, Carolyn; Fidalgo, Raquel; Limpo, Teresa. The role of transcription and self-regulation in development of writing skills in Spanish,15th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Munich,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 46. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Promoting planning or sentence-combining skills: Effective interventions at different textual levels,15th Biennial EARLI Conference for Research on Learning and Instruction,Munich,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 47. | 
                     Limpo, Teresa. Development and promotion of transcription and self-regulation in writing,Summer Institute of the Global Education and Developmental Studies (GEDS) Transatlantic Consortium,Porto,2013 (Conferência ou palestra). | 
                   
                
               
                  
                     | 48. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. O poder das crenças dos alunos: Como as teorias implícitas da escrita afectam os efeitos duma intervenção na escrita [The
                        power of students’ beliefs: How implicit theories of writing impact writing instructional effects],1st International Conference of Psychology, Education, and Culture,Vila Nova de Gaia,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 49. | 
                     Limpo, Teresa. Promover o planeamento de textos no 2º ciclo do ensino básico [Promoting opinion essay planning in middle grades],V Encontro Internacional de Reflexão Sobre a Escrita,Aveiro,2013 (Seminário). | 
                   
                
               
                  
                     | 50. | 
                     Limpo, Teresa. Promover o planeamento de textos no 2º ciclo do ensino básico [Promoting opinion essay planning in middle grades],V Encontro Internacional de Reflexão Sobre a Escrita,Aveiro,2013 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 51. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. A contribuição da transcrição e da autorregulação para a qualidade da geração de texto ao longo do ensino básico [The contribution
                        of transcription and self-regulation to text generation quality in Grades 4-9],12th Colóquio Internacional em Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 52. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Modeling written composition in Grades 4-9: The contribution of transcription and self-regulation to text generation,13th International Conference of the EARLI SIG Writing,Porto,2012 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 53. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Leal, José P; Monteiro, Carlos. HandSpy: A new web tool to study writing in real-time,13th International Conference of the EARLI SIG Writing,Porto,2012 (Seminário). | 
                   
                
               
                  
                     | 54. | 
                     Jesus, Ilda; Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Effects of grade and transcription skill on children’s writing process and product,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 55. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. Writing as priming: Implicit processes in text production,4th International Conference Writing Research Across Borders II,Fairfax, VA,2011 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 56. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Galbraith, David. Priming effects on writing fluency are moderated by empathy and self-monitoring,12th International Conference of the Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 57. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A. I am a writer: A program for promoting writing,3rd Meeting of Young Researchers of University of Porto,Porto,2010 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 58. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa. Efeitos de priming na fluência de escrita: A escrita como priming,5o Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Braga,2010 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 59. | 
                     Limpo, Teresa. Eu sou escritor: Um programa para intervir na escrita de textos narrativos. ,4º Fórum Jovens Cientistas,Porto,2010 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 60. | 
                     Limpo, Teresa; Alves, Rui A; Castro, São L. Medir a empatia através do Índice de Reactividade Interpessoal. ,4o Quarto Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,Lisboa,2009 (Poster). | 
                   
                
               
                  
                     | 61. | 
                     Alves, Rui A; Limpo, Teresa; Castro, São L; Branco, Marta. Priming effects on writing fluency,11th International Conference of the Special Interest Group on Writing ,Lund,2008 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     | 62. | 
                     Limpo, Teresa. O que há para compreender no produto de 7 x 8? ,4º Fórum Jovens Cientistas ,Porto,2008 (Comunicação). | 
                   
                
               
                  
                     Curso de curta duração lecionado Taught short course | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Limpo, Teresa. Práticas eficazes no ensino da escrita [Effective practices in the teaching of writing] (2nd ed.), 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por FPCE-UP. Duração: 30 horas. Local: FPCE-UP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Limpo, Teresa. Estratégias para a promoção da composição escrita 2º e 3º ciclo [Effective writing strategies in Basic Education] (2nd ed.), 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por FPCE-UP. Duração: 30 horas. Local: FPCE-UP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Limpo, Teresa. Práticas eficazes no ensino da escrita [Effective practices in the teaching of writing] (1st ed.), 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por FPCE-UP. Duração: 30 horas. Local: FPECE-UP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Limpo, Teresa. Estratégias para a promoção da composição escrita 2º e 3º ciclo [Effective writing strategies in Basic Education] (1st ed.), 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por FPCE-UP. Duração: 30 horas. Local: FPCE-UP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. | 
                   
                
               
                  
                     Organização de evento Event organization | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Limpo, Teresa. 1st Literacy Summit,2018 (Congresso). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Limpo, Teresa. 12th Annual Meeting of the Portuguese Association of Experimental Psychology,2017 (Congresso). | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Limpo, Teresa. 23rd Annual Meeting of the Society for the Scientific Study of Reading,2016 (Congresso / Organização). | 
                   
                
               
                  
                     | 4. | 
                     Limpo, Teresa. International Pre-Conference of the Junior Researchers of EARLI,2015 (Congresso / Organização). | 
                   
                
               
                  
                     | 5. | 
                     Limpo, Teresa. Abecedaario da Escrita,2014 (Encontro / Organização). | 
                   
                
               
                  
                     | 6. | 
                     Limpo, Teresa. 13th International Conference of the EARLI SIG Writing,2012 (Congresso / Organização). | 
                   
                 
 Dados Complementares (Additional data) 
            
               
                  
                     Tese de Doutoramento Phd Thesis | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Carolina Cordeiro, Examining the role of working memory in writing in Grade 2 , 2017. Tese (Programa Doutoral em Psicologia) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Andreia Nunes, Use of health apps by elders with heart failure: Testing acceptance models and examining the role of health literacy , 2016. Tese (Programa Doutoral em Psicologia) - Universidade do Porto (Co-orientador). | 
                   
                
                  
                     Dissertação de Mestrado Master degree dissertation | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Teresa Guimarães, Efeitos do planeamento na orquestração dos processos da escrita , 2017. (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Naiana parente, Promoção da fluência manuscrita em crianças com dificuldades de transcrição , 2015. Dissertação (Mestrado em Temas de Psicologia) - Universidade do Porto (Co-orientador). | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Daniela Alves, Efeitos da escrita expressive em idosos , 2016. Dissertação (Mestrado em Temas de Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Ana Paula Azzam, Adaptação de uma escala de conhecimento sobre a insuficiência cardíaca , 2016. Dissertação (Mestrado em Temas de Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). | 
                   
                
                  
                     Iniciação científica Scientific initiation | 
                   
                
               
               
                  
                     | 1. | 
                     Francisca Lino, Program for early stage researchers at the undergraduate level, 2016. Iniciação científica (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Ana Gabriela Fraga, Program for early stage researchers at the undergraduate level, 2016. Iniciação científica (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). | 
                   
                
               
                  
                     | 3. | 
                     Diana Andrade, Program for early stage researchers at the undergraduate level, 2016. Iniciação científica (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). | 
                   
                
                  
                     Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Limpo, Teresa. Participação no júri de Céu Teixeira. Ouvir as Letras: Promoção integrada das competências de literacia emergente , 2015. Tese (Programa Doutoral em Psicologia) - Universidade do Porto. | 
                   
                
                  
                     Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation | 
                   
                
               
                  
                     | 1. | 
                     Evaluation of positions for Master in Psychology, 2016, Universidade do Porto.  | 
                   
                
               
                  
                     | 2. | 
                     Evaluation of positions for Master in Psychology, 2015, Universidade do Porto.  | 
                   
                 
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
            
               
                  
                     
                           															Produção científica
                           															 Scientific production | 
                   
                  
                     
                           															Produção técnica
                           															 Technical production | 
                   
                  
                     
                           															Dados complementares
                           															  data | 
                    
                  
                  
                     
                        Produção científica Scientific production | 
                        17 | 
                      
                    
                  
                     
                        Livros e capítulos Books and book chapters | 
                        4 | 
                      
                   
                  
                     
                        Capítulos de livros publicados Published book chapters | 
                        4 | 
                      
                   
                  
                     
                        Artigos científicos em revistas Papers in periodics | 
                        13 | 
                      
                   
                  
                     
                        Com arbitragem científica With scientific refereeing | 
                        12 | 
                      
                   
                  
                     
                        Sem arbitragem científica Without scientific refereeing | 
                        1 | 
                      
                    
                  
                  
                     
                        Produção técnica Technical production | 
                        74 | 
                      
                    
                  
                  
                     
                        Software sem registo ou patente Software without patent or official record | 
                        1 | 
                      
                   
                  
                  
                     
                        Produtos sem registo ou patente Products without patent or official record | 
                        1 | 
                      
                   
                  
                     
                        Outros tipos de produção técnica Other technical production | 
                        72 | 
                      
                    
                  
                  
                     
                        Dados complementares  (Additional data) | 
                        15 | 
                      
                    
                  
                     
                        Orientações Orientations | 
                        12 | 
                      
                   
                  
                     
                        Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation | 
                        1 | 
                      
                   
                  
                     
                        Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation | 
                        2 | 
                      
                   
                 Outras informações relevantes 
            
               
                  
                     FINANCIAL SUPPORT.  
                        since 2015 - Post-doctoral grant of the Portuguese Foundation for Science and Technology (SFRH/BPD/100494/2014);  
                        2017 - Short-Term Scientific Visit grant under the COST IS1401 (STSM- 081543);  
                        2015 - Short-Term Scientific Visit grant under the COST IS1401 (STSM-27581);  
                        2014 - Dr Joshi Travel grant for attending a conference during 2014 awarded by the EARLI SIG Writing; 
                        2014 - Travel grant for a one-month stay at Oxford Brookes University by the Portuguese Foundation for Science and Technology. 
                        
                        2013 - Travel grant for the 15th Biennial EARLI Conference awarded by EARLI.   
                        2012 - Travel grant for a Training School under the COST IS0703 (170412-016870); 
                        2012 - Short-Term Scientific Visit grant under the COST IS0703 (STSM-9392).   
                        2011 - Travel grant for a Training School under the COST IS0703 (140611-008231); 
                        2011 - Travel grant for a Training School under the under the COST IS0703 (140911-011122); 2011 - Travel grant for the Conference
                        Writing Research Across Borders II.   
                        2011-2014 - Doctoral grant from the Portuguese Foundation for Science and Technology (SFRH/BD/68548/2010).   
                        2010 - Short-Term Scientific Visit grant under the COST IS0703 (STSM-5144); 
                        2010 - Grant for the GEDS Program (EU-FIPSE 2008-1765/ 001-001 CPT USMOBI).   
                        2009 - Short-Term Scientific Visit grant under the COST IS0703 (STSM-3459).   
                        2008-2009 - Early researcher grant from the Portuguese Foundation for Science and Technology.  
                      | 
                   
                 
            
               
                  | 
                     												Visualizações do curriculum [
                     												2573
                     												]
                     											
                   | 
                
             
            
            
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											03-05-2018
                     											às
                     											21:53:02
                   | 
                
               
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team | 
                
             
          |