Curriculum Vitae

Sandra Cristina da Silva Santos

Data da última atualização »Last update : 05/03/2018


Sandra Cristina da Silva Santos. Concluiu a Licenciatura em Psicologia (pré-Bolonha) e o Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação pela Universidade do Minho e é doutoranda em Psicologia Aplicada na mesma instituição. Foi bolseira de investigação em dois projetos financiados pela FCT: i) Investigação e Avaliação de Leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de Inventários de Avaliação da Leitura; e ii) Avaliar para Prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates para o Português Europeu. Integra a equipa que desenvolveu a Plataforma Ainda Estou a Aprender, uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura resultante de um projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Está envolvida em ações de formação dirigidas a psicólogos e professores, no âmbito da avaliação e da promoção de competências de leitura em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico. É co-autora de publicações em revistas especializadas nestas temáticas e de diversas comunicações apresentadas em encontros científicos nacionais e internacionais. É uma das autoras congratuladas com o 9.º Prémio CEGOC atribuído em 2013 no âmbito da construção de provas psicológicas.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5955485671395123


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sandra Cristina da Silva Santos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Santos, Sandra
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Escola de Psicologia
Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI)
Campus de Gualtar
Braga
4710-057 Braga
Portugal
Correio electrónico: sandra.css@gmail.com
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2011 Mestrado
Master degree
Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2001-2006 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia, pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Politécnico do Porto
Fev/2016-Jul/2016 Assistente 1º triénio

Politécnico do Porto
Fev/2015-Jun/2015 Assistente 1º triénio

Universidade do Minho
Set/2014-Set/2016 Outra Situação
Nov/2013-Abr/2014 Outra Situação
Abr/2010-Set/2013 Outra Situação





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2014-2016
Ainda estou a aprender desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura-I m still learning development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities
Referência do projeto»Project reference: 134604.
Fundação Calouste Gulbenkian


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2013-2014
Avaliar para Prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates para o Português Europeu-Assess for preventing: tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development inventories for European Portuguese
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012.

2010-2013
Investigação e Avaliação de Leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de Inventários de Avaliação da Leitura-Reading research and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 9.º Prémio CEGOC , CEGOC.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2016 - Actual Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências, Membro fundador.
Jan/2010 - Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Especialista em Psicologia da Educação.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Ana L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Lima, Rosa; Costa, João; Acosta, Victor; Meira, Ângela; Santos, Ana S; Lucas, Maria I; Monteiro, Joana. 2017. MacArthur-Bates Inventários de Desenvolvimento Comunicativo. Manual técnico. . ed. 1. Maia: Lusoinfo Multimédia.
2. Santos, Sandra. 2016. Inventário de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura: Construção e validação. ed. 1. Saarbrucken, Deutschland: Novas Edições Académicas.
3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; do Céu C. M; Rodrigues, Bruna. 2016. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1. Maia: Lusoinfo Multimédia.
4. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. 2014. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura – informativo. Manual técnico. . ed. 1. Lisboa: CEGOC.
5. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2014. Teste de leitura de palavras. Manual técnico.. ed. 1. Lisboa : CEGOC.
6. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. 2014. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura – narrativo. Manual técnico.. ed. 1. Lisboa: CEGOC.
7. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2014. Teste de compreensão de textos na modalidade oral – informativo. Manual técnico. . ed. 1. Lisboa: CEGOC.
8. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2014. Teste de compreensão de textos na modalidade oral – narrativo. . ed. 1. Lisboa: CEGOC.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. 2017. Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática..  In DECOLE – Desenvolvendo competências de letramento emergente: Propostas integradoras para a pré-escola , ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, & Barrera, S. D., 59 - 92. . Porto Alegre: Penso Editora.
2. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. 2017. Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação (edição revista).  In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, 44 - 73. . Maia: Lusoinfo Multimédia.
3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2014. Avaliar leitura. Questões conceptuais e de medida..  In BAL – Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. Iolanda Ribeiro & Fernanda Leopoldina Viana , 15 - 28. . Lisboa: CEGOC.
4. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Baptista, Adriana; Costa, Lurdes; Cadime, Irene; Santos, Sandra. 2014. Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação..  In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, ed. F. L. Viana & I. Ribeiro , 44 - 77. . Lisboa: Santillana.
5. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Spinillo, Alina G; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P. 2014. Bateria de avaliação da leitura. Descrição e opções de construção.  In BAL - Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. Iolanda Ribeiro & Fernanda Leopoldina Viana , 55 - 62. . Lisboa: CEGOC.
6. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Costa, Helena; Brandão, Sara; Santos, Sandra. 2013. Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. .  In Ensinar e aprender português num mundo plural , ed. M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, & E. Mesquita , 300 - 347. . Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia..
7. Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Adriana; Monteiro, Sílvia; Nóvoa, Paulo; Ferreira, Albertina; Fernandes, Ilda; Santos, Sandra. 2007. Consulta psicológica de aprendizagem e rendimento escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação..  In Intervenção psicológica no ensino superior , ed. Maria do Céu Taveira & Jorge Silvério , 73 - 88. . Maia: Sersilito.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; Gayo, Elena; Maia, José; Ribeiro, Iolanda. 2017. "Assessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary and memory", Scandinavian Journal of Psychology 58, 1: 1 - 8.
2. Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Cadime, Irene; Prieto, Gerardo; Ribeiro, Iolanda. 2017. "Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", Learning and Individual Differences 56, na: 159 - 166.
3. Cadime, Irene; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; do Céu C. M; Ribeiro, Iolanda. 2017. "The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: A study in an intermediate depth orthography", Reading and Writing 30, 3: 591 - 611.
4. Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana L; Viana, Fernanda L. 2017. "Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: Developmental trends, age and gender differences [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", First Language 37, 3: 267 - 284.
5. Viana, Fernanda L; Pérez-Pereira, Miguel; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda. 2017. "Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16 and 30 months old: A comparison across European Portuguese and Galician [ADVANCE ONLINE PUBLICATION] ", First Language 37, 3: 285 - 300.
6. Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L. 2017. "The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study", Infant Behavior and Development 48, na: 88 - 97.
7. Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda L. 2017. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender" na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso", Calidoscópio 15, 1: 30 - 44.
8. Cadime, Irene; Santos, Sandra; Leal, Teresa; Viana, Fernanda L; Rodrigues, Bruna; Cosme, Maria C; Ribeiro, Iolanda. 2017. "Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta", Análise Psicológica 35, 3: 351 - 366.
9. Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Ribeiro, Iolanda. 2017. "O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção", Revista Brasileira de Educação 22, 71: 1 - 30.
10. Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Prieto, Gerardo; Chaves-Sousa, Séli; Spinillo, Alina G; Ribeiro, Iolanda. 2016. "An application of the Rasch model to reading comprehension measurement", Psicologia: Reflexão e Crítica 29, 1: 1 - 19.
11. Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Prieto, Gerardo; Brandão, Sara; Cadime, Irene. 2015. "Development of Listening Comprehension Tests with Narrative and Expository Texts for Portuguese Students", The Spanish Journal of Psychology 18, E5: 1 - 7.
12. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo. 2014. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. [Calibración de un test de comprensión lectora para alumnos Portugueses]", Anales de Psicología 30, 3: 1025 - 1034.
13. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Maia, José; Santos, Sandra. 2013. "Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras.", Psicologia, Reflexão e Crítica 26, 2: 231 - 240.
14. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo; Maia, José. 2013. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students", Psicothema 25, 3: 384 - 389.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. 2015. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga.
2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. 2015. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga.
3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Spinillo, Alina G. 2014. "Battery of reading assessment: Description and validity studies", Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
4. Santos, Sandra. 2011. "Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2011: Para Leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar”, In “Congreso internacional lectura 2011: Para leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar” , Habana.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Chaves-Sousa, Séli; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Maia, José. 2015. "Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students. ", Universitas Psychologica 14, 1: 0 - 0.
2. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2015. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students", European Journal of Psychological Assessment, N/A: 1 - 7.
3. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. 2014. "Los desafíos de enseñar a compreender.", Investigaciones Sobre Lectura, 1: 9 - 32.
4. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2012. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica.", Exedra, Dezembro: 447 - 465.



Produto com registo ou patente
Product with patent or official record
1. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5016/2013,"TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo.".22 set. 2014(Depósito);22 set. 2014(Exame).
8. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5024/2013,"TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano".
21. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5109/2013,"TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano".
3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Outra.
Patente: Patente de Invenção.n. 5019/2013,"TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ".
5. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5021/2013,"TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ".
7. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5023/2013,"TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ".
9. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5008/2013,"TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ".
11. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5103/2013,"TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano".
17. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5006/2013,"TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ".
18. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5007/2013,"TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ".
19. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5106/2013,"TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ".
6. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5022/2013,"TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano".
12. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5104/2013,"TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ".
14. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 4978/2013,"TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ".
10. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5009/2013,"TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano ".
13. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5105/2013,"TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ".
4. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5020/2013,"TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano".
22. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5111/2013,"TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ".
23. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5113/2013,"TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano".
15. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5004/2013,"TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ".
16. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5005/2013,"13. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ".
20. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5108/2013,"TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ".
2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ,2013.
Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Patente de Invenção.n. 5017/2013,"TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ".

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Freitas, Tânia; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Avaliar fluência da Leitura,II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização,Braga,2017 (Comunicação).
2. Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli; Cosme, Maria C. Os efeitos da descodificação, da compreensão oral e da fluência de leitura na compreensão da leitura: um estudo longitudinal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico,II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização”,Braga,2017 (Comunicação).
3. Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana L; Viana, Fernanda L. Developmental trends, age and gender differences in toddlers’ communicative development: A study in European Portuguese. ,Palma de Maiorca,2016 (Poster).
4. Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda. Is listening comprehension in preschool a significant predictor of reading abilities in the first grade?,Learning and Development in Early Childhood” (SIG5),Porto,2016 (Poster).
5. Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L. European Portuguese infants’ communicative development: A longitudinal study.,VIIIth International Conference of Language Acquisition,Palma de Maiorca,2016 (Poster).
6. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; do Céu C. M; Rodrigues, Bruna. Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER. ,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Comunicação).
7. Brandão, Sara; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. O que compreendem as crianças em idade pré-escolar: Avaliação dinâmica da compreensão oral.,II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância,Braga,2016 (Comunicação).
8. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
9. Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda; Sucena, Ana; Santos, Sandra. Construction of short versions of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese. ,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Seminário).
10. Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda. The influence of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension: A study with second graders. ,VI Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho,Braga,2015 (Poster).
11. Ribeiro, Iolanda; Esteves, Miriam; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra. Examining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
12. Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students. ,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
13. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Freitas, Tânia; Cruz, Joana. Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura.,2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura,Gaia,2015 (Comunicação).
14. Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Ana L; Lima, Rosa; Costa, João; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda. A adaptação para Português Europeu dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates (8-15 e 16-30 meses),II Jornadas de Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,Braga,2015 (Comunicação).
15. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Collus, Jorge; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L. Diagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster).
16. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli. Questões conceptuais e de medida na avaliação da leitura: O desenvolvimento da BAL-Bateria de Avaliação de Leitura,IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment,Lisboa,2014 (Comunicação).
17. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação dos problemas de leitura. ,Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais,Braga,2014 (Comunicação).
18. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Assessment of word reading, listening and reading comprehension in elementary students ,II World Dyslexia Forum,Belo Horizonte,2014 (Poster).
19. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Análise do papel da precisão e da velocidade de descodificação na identificação de alunos com problemas de leitura,.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Poster).
20. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. BAL – Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação da leitura, IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Lisboa,2014 (Comunicação).
21. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. Prevenir os problemas de leitura. O possível e o desejável,Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais,Braga,2014 (Comunicação).
22. Silva, Carla; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Os inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates 8-15 e 16-30 meses,IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Lisboa,2014 (Poster).
23. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Bateria de Avaliação da Leitura: Estudos de validade,10.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Comunicação).
24. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L. Compreensão da leitura: Avaliação e intervenção,III Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro,Aveiro,2014 (Conferência ou palestra).
25. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra; Cadime, Irene. Speaking, reading and writing: Integrative proposals for kindergarten. ,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster).
26. Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Gayo, Elena. Reading comprehension assessment. Construction and validation of the TCL test. ,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster).
27. Gayo, Elena; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Deaño, Manuel; Conde, Ângeles. Evaluación de los efectos de un programa de comprensión lectora en alumnos Portugueses y Españoles,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster).
28. Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Teste de Leitura de Palavras: Dados de validade interna e externa,III Encontro Internacional de Português/ III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação).
29. Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P; Almeida, Sílvia. Word recognition in students with and without learning disabilities,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster).
30. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Almeida, Sílvia; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: Análise diferencial do desempenho no Inventário de Reconhecimento de Palavras ,Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Poster).
31. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. Development of a reading comprehension test with equated forms for the assessment of informative texts comprehension. ,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster).
32. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Evaluation of word recognition in elementary school ,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster).
33. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Oral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster).
34. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra. Equalização vertical de uma prova de compreensão da leitura de textos informativos, 9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Comunicação).
35. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene. Narrative and informative reading comprehension tests: Validity studies,21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: .,Oviedo,2012 (Poster).
36. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. Assessment of narrative texts comprehension: Development of a reading comprehension test with three equated forms,21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: .,Oviedo,2012 (Poster).
37. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Oral comprehension of narrative texts: Construction of an assessment test,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster).
38. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Aprender a compreender: Da teoria à prática pedagógica,Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Comunicação).
39. Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Reconhecimento de palavras no 1.º ciclo de Ensino Básico: Impacto das características psicolinguísticas das palavras e do ano escolar e sexo dos alunos,9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Comunicação).
40. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Ensinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção ,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster).
41. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Mendonça, Soraia; Leitão, Catarina; Gomes, Susana; Pereira, Lúcia. O que a ciência nos diz sobre… o ensino da compreensão leitora ,V Conferência Internacional Ler +, Ler Melhor,Lisboa,2011 (Comunicação).
42. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas ,Congreso Internacional Lectura 2011: Para leer el XXI. Se ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar,Habana,2011 (Comunicação).
43. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; vale, Ana P; Albuquerque, Pedro. Inventário de Reconhecimento de Palavras: Opções metodológicas e dados psicométricos,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster).
44. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra. Dados de validação do questionário PLCEPE – Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar ,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster).
45. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Avaliação da compreensão de textos,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação).
46. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Teste de Compreensão Leitora (TCL): Análise dos itens e construção de versões por ano de escolaridade ,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Poster).
47. Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Avaliação da leitura no 1.º Ciclo: Construção de Inventários de Avaliação de Leitura, 8.º Encontro Nacional/6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2010 (Poster).
48. Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. A avaliação da leitura: Apresentação de instrumentos. ,Encontro Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Santos, Sandra. II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização,2017 (Congresso).
2. Santos, Sandra. III Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,2017 (Seminário).
3. Santos, Sandra. I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Congresso).
4. Santos, Sandra. 17th European Conference on Developmental Psychology,2015 (Congresso).
5. Santos, Sandra. II Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,2015 (Seminário).
6. Santos, Sandra. I Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano: Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar,2014 (Seminário / Organização).
7. Santos, Sandra. 10.º Encontro Nacional | 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2014 (Congresso).
8. Santos, Sandra. How can we assess creativity? An invitation to the Torrence Test of Creative Thinking,2007 (Oficina).
9. Santos, Sandra. Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas,2007 (Seminário).








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
37

Livros e capítulos
Books and book chapters
15
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
14
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4

Total
Produção técnica
Technical production
80

Produtos
Products
23
Produtos com registo ou patente
Products with patent or official record
23
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
57


Visualizações do curriculum [ 1354 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 05-05-2018 às 05:17:22
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (8)
 Co-authors listed in Degóis