Curriculum Vitae

Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa

Data da última atualização »Last update : 04/05/2018


Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa. Concluiu Linguística, especialidade em Linguística Educacional pela Universidade de Lisboa em 2010. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 8 artigos em revistas especializadas, possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicados. Entre 2012 e 2017 participou em 2 projectos de investigação. Actua na área de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. Nas suas actividades profissionais interagiu com 11 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1466390821226659


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Costa, Ana Luísa
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Departamento de Comunicação e Linguagem
Campus do IPS, Estefanilha
Setúbal
2914-504 Setúbal
Portugal
Telefone: (+351)265710800
Correio electrónico: ana.costa@ese.ips.pt
Homepage: http://www.clul.ulisboa.pt/pt/researchers-pt/125-costa-ana-luisa
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2010 Doutoramento
Phd
Linguística, especialidade em Linguística Educacional (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1995-1996 Licenciatura
Licentiate degree
LLM - Estudos Portugueses e Espanhóis, Ramo Formação Educacional (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1990-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2012-2015 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
2 anos » years. Universidade de Lisboa, Portugal.

2002-2004 Outros
Others
Linguística, especialização em Linguística Educacional.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2015-Actual Professor Adjunto

Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Fev/2015-Actual Outra situação
Set/2012-Jan/2015 Bolseiro
Jan/2011-Ago/2012 Outra situação

Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal)
Set/2004-Jan/2015 QND

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Set/2000-Ago/2007 Assistente

Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela)
Set/1997-Set/2000 contratado

Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa)
Set/1995-Jan/1996 contratado





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2016-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Linguística Educacional


Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Fev/2015-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Dialetologia e Diacronia




Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal)
Jan/2008-Dez/2009






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Fev/2015-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didática da Educação de Infância II(Docente)
  • Didática do Português e das Expressões(Docente)
  • Estágio em Educação de Infância II(Docente)
  • Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância(Docente)


Fev/2015-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Introdução à Didática do Português(Regente)
  • Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem(Regente)


Fev/2015-Fev/2017
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didáticas Específicas do 1.º Ciclo I(Docente)
  • Didática da Educação de Infância I(Docente)
  • Estágio I(Docente)


Out/2015-Fev/2016
Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Portuguesa(Regente)


Out/2015-Fev/2016
Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Práticas Textuais(Regente)


Fev/2015-Jul/2015
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didática do Português(Regente)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Set/2017-Actual Escola Superior de Educação
- Cocoordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica


Mar/2017-Actual
- Presidente do Júri do Concurso de Estudante Internacional (2017/2018)


Abr/2015-Jul/2017 Escola Superior de Educação
- Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e em Ensino de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


Instituto Politécnico de Setúbal
Fev/2017-Jul/2017 Escola Superior de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Curso Livre de Gramática


Fev/2017-Jul/2017
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Oficina de Português para fins Académicos


Mar/2017-Mar/2017
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Training assignment under the Erasmus+ programme at Universidad Autónoma de Barcelona, Spain, (E BARCELO2), between 06-03-2017 and 10-03-2017 (person in charge: Professor Xavier Fontich)


Jul/2016-Jul/2016
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Participação no 5th Transitional Meeting do projeto 2Young2Fail, Erasmus+ KA2, Cooperation and Innovation for Good Practices Project, Fondazione per la Scuola, Turim, 4-5 de julho.


Fev/2016-Jul/2016
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Oficina de Português para fins Académicos






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal)
Set/2008-Set/2012
Atividade realizada»Activity:

Funções técnico pedagógicas de planeamento, coordenação, elaboração, validação, aplicação e controlo de instrumentos de avaliação externa das aprendizagens (com mobilidade de parte do horário), no Gabinete de Avaliação Educacional.






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Linguística Educacional
2. Dialetologia e Diacronia




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2017
Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna-P.S. Post Scriptum. A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain)
Referência do projeto»Project reference: 7FP/ERC Advanced Grant - GA 29.
European Research Council

2015-2016
2Young2Fail-2Young2Fail
Referência do projeto»Project reference: Erasmus+ KA2.
Erasmus+ KA2






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Linguística (APL), Membro.
Actual Associação de Professores de Português (APP), Membro.
Actual Movimento da Escola Moderna (MEM), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Costa, João; Costa, Ana L. 2001. O que é um advérbio? . ed. 1, ISBN: 972-772-232-6. Lisboa: Associação de Professores de Português, Colibri.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Costa, Ana L; Costa, Armanda; Gonçalves, Anabela. 2017. Consciência linguística: aspetos sintáticos.  In Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, ed. Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos, 409 - 438. ISBN: 978-3-96110-016-3. Berlim: Language Science Press.
2. Costa, Ana L. 2016. Gramática – ensino, aprendizagem e avaliação.  In Manual de língua portuguesa para professores do ensino primário, ed. Ana Costa, Fernanda Botelho, Luísa Solla & L. Soares, 111 - 141. . Luanda: Ministério da Educação.
Manual no âmbito do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT).
3. Carvalheiro, Catarina; Costa, Ana L; Marquilhas, Rita; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. 2016. A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus.  In Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica, ed. Johannes Kabatek & Carlota de Benito Moreno (eds.), 177 - 198. ISBN: 978-3-11-046022-3. Berlim: De Gruyter.
4. Costa, Ana L. 2015. Concessivas num corpus da Idade Moderna.  In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. António Moreno, Fátima Silva e João Veloso (orgs.), 195 - 212. ISBN: 978-989- 97440-4-. Porto : Associação Portuguesa de Linguística.
5. Costa, Ana L. 2014. Um Pois Comentador.  In Textos selecionados. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. João Veloso et al. (orgs.), 199 - 211. ISBN: 978-989-97440-3-5. Porto: Associação Portuguesa de Linguística.
6. Costa, Ana L; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno V. 2008. Efeitos de modelização no input: o caso da aquisição de conectores.  In Textos Selecionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, ed. Ana Lúcia Santos e Sónia Frota (orgs.), 131 - 142. . Lisboa: Colibri e Associação Portuguesa de Linguística.
7. Costa, Ana L. 2007. Complexidade estrutural de conectores concessivos.  In Textos Selecionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, ed. Antónia Coutinho e Maria Lobo (orgs.)., 287 - 302. . Lisboa: Colibri, Associação Portuguesa de Linguística.
8. Duarte, Inês; Costa, Ana L. 2004. O lugar da Língua Materna no Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais.  In Flexibilidade Curricular. Cidadania e Comunicação, ed. Miguel Zabalza (coord.), 323 - 331. . Lisboa: Ministério da Educação.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. 2017. "E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 3: 51 - 73.
2. Costa, Ana L. 2016. "Concessivas num corpus da Idade Moderna", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 1: 261 - 284.
3. Costa, Ana L. 2016. "No limiar da escrita argumentativa: um estudo exploratório", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 2: 173 - 203.
4. Costa, Ana L. 2015. "Gramática & escrita: o caso das contrastivas", Palavras, 46-47: 72 - 89.
5. Costa, Ana L. 2014. "Estas duas regras: Construção da referência em cartas", Estudos Linguísticos/Linguistic Studies: Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa , 10: 49 - 64.
6. Marquilhas, Rita; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. 2014. "Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna", Janus. Humanidades digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro., 2014: 473 - 482.
7. Costa, Ana L. 2008. "Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda que", Estudos Linguísticos. Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, 2: 161 - 177.
8. Costa, Ana L; Santos, Ana L; Diogo, Carla I. 1994. "Inovação lexical nos textos de Mia Couto", Revista Internacional de Língua Portuguesa, 12: 58 - 63.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. "Leitura e matemática em diálogo", Trabalho apresentado em 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Língua e literatura na escola do século XXI: Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa.
2. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. "Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática", Trabalho apresentado em VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, In VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, Vic.
3. Mendes, Fátima; Costa, Ana L. 2016. "Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2016 (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática, In Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, Évora.
4. Costa, Ana L. 2015. "Pois é...", Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Literatura e gramática: Um diálogo infinito: Atas do XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Évora.
Edição das Atas em suporte eletrónico (CD).

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Costa, Ana L; Sebastião, Isabel. 2017. "Uma educação linguística para formar cidadãos críticos: Ana Luísa Costa e Isabel Sebastião entrevistam Anna Camps", Palavras, 50-51: 7 - 17.
2. Costa, Ana L. 2012. "Book review «Ackerlind, S. & R. Jones Kellogg, Portuguese. A reference manual. Austin: University of Texas Press». ", Journal of Portuguese Linguistics, 11-2: 69 - 73.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Costa, Ana L. P. M. B. G. 2010. "Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita". Lisboa: dissertação apresentada à Universidade de Lisboa.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Leitura e matemática em diálogo,12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Lisboa,2017 (Comunicação).
2. Costa, Ana L. Bridges for reading,EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals,London,2017 (Conferência ou palestra).
3. Costa, Ana L; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel. Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português,Congresso Internacional O Tempo dos Professores,Porto,2017 (Comunicação).
4. Costa, Ana L; Boléo, Ana; Silva, Carolina. Oficina de Português para fins académicos,Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17),Setúbal,2017 (Comunicação).
5. Batalha, Joana; Costa, Ana L. Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua,3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas,Porto,2017 (Comunicação).
6. Costa, Ana L. Que metas para o ensino da gramática? ,II Encontro Temático APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua,Porto,2017 (Comunicação).
7. Costa, Ana L. Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática,Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes,Porto,2017 (Comunicação).
8. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática,VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües,Vic,2017 (Comunicação).
9. Costa, Ana L. Estruturas linguísticas em vias de extinção: um desafio,IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017,Copenhagen,2017 (Comunicação).
10. Costa, Ana L. Linguistic knowledge through early argumentative writing,Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. In The 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education (ARLE2017),Tallinn,2017 (Comunicação).
11. Costa, Ana L. Learning grammar to argue better,II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática,València,2016 (Comunicação).
12. Costa, Ana L. A grammar for writing,ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar,Setúbal,2016 (Comunicação).
13. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Uma cadela amarela e vários amigos dela,ETEN Annual Conference 2016,Setúbal,2016 (Comunicação).
14. Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. "E essa é a minha opinião" – para o estudo da emergência da escrita argumentativa,XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,2016 (Comunicação).
15. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância,Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática,Évora,2016 (Comunicação).
16. Costa, Ana L. Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos,III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira e materna,Falun, Suécia,2015 (Comunicação).
17. Costa, Ana L. Pois é…,XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Évora,2015 (Comunicação).
18. Costa, Ana L. Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva,XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Braga,2015 (Comunicação).
19. Costa, Ana L. Variação linguística no ensino de PLE: o caso dos clíticos,III Jornadas de PLE – Aquisição e Didática,Lisboa,2015 (Comunicação).
20. Costa, Ana L. Concessivas num corpus da Idade Moderna,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Costa, Ana L. Para a didática do Português no 1.º ciclo, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de Escolas dos Concelhos Barreiro e Moita.
Duração: 3 horas. Local: Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado, Cidade: Barreiro, Tipo de participação: Docente.
2. Costa, Ana L; Viegas, Filomena; Teixeira, Madalena; Ramos, Luís; Loureiro, Cristina; Silva, Encarnação; Mendes, Fátima; Santos, Raquel; Martins, Maria C; Gorgulho, Ana R; Carvalho, Renata; Mestre, Célia. Matemática e Português: transversalidades, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação de Professores de Português (APP) e Associação de Professores de Matemática (APM).
Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
Oficina de formação.
3. Costa, Ana L. Conhecimento explícito da língua: enquadramento e práticas de ensino, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos.
Duração: 3 horas. Local: Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, Cidade: Vila Franca de Xira, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Costa, Ana L. 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas,2017 (Encontro / Organização).
2. Costa, Ana L. Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar – What's grammar in L1 education today?,2016 (Seminário / Organização).
3. Costa, Ana L. 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e do 1.º Encontro Temático da APL/ESE Formação para a promoção de competências em Língua Materna,2016 (Encontro / Organização).
4. Costa, Ana L. ETEN Annual Conference 2016,2016 (Conferência / Organização).
5. Costa, Ana L. Training Activity e Multiplier Event (do Projeto 2Young2Fail),2016 (Outro / Organização).
6. Costa, Ana L. Seminário da Associação Portuguesa de Linguística «Avaliar o conhecimento gramatical na escola»,2016 (Seminário / Organização).
7. Costa, Ana L. Encontro "Bruner na Escola",2015 (Encontro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Marta Soares Lehto, O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do Meio, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.

2. Fábio Daniel Hermínio Machuqueiro, A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos coerentes na fase inicial da escrita compositiva, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.

3. Inês Filipa Lopes Borges, Expressão de tempo e construção de narrativa, 2016. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Fac. C. S. e Humanas, Univ. Nova de Lisboa e Instituto Politéc. de Setúbal (Co-orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C. Coorientação com Maria Lobo, ESS-IPS/FCSH.

4. Mariana Matos Cunha Conde de Jesus, Resolução de problemas e histórias infantis, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C. Coorientação com Fátima Mendes, ESE-IPS.

5. Sónia Cristina Barata Cerqueira, A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º ano do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Isabel Joana Aguiar Santos. Mecanismos de conexão frásica: a importância das variáveis sociais, 2017. Tese (Ciências da Linguagem, no ramo de sociolinguística) - Universidade do Minho.
Arguição principal.

2. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Tese ( Linguística, especialidade de Análise do Discurso) - Universidade de Lisboa.
Arguição principal.

3. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Selene Vázquez Ruiz. Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua) - Universidade Nova de Lisboa.
4. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mário Gleisse das Chagas Martins. Complexidade textual e progressão escolar em dois registos: um estudo de correlação baseado em um corpus quasi-longitudinal, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística Aplicada) - Universidade de Lisboa.
Arguição principal.



Mestrado
Master degree
1. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Serenela Alexandra Rosa Quintanilho Gomes. Leitura, escrita e gramática: síntese e orações subordinadas adjetivas relativas, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol no EB e Sec.) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Arguição principal.

2. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Sara Albino Silva. Educação para os valores através da literatura, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do M12C1 Presidência do júri.

3. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Vanessa Sofia Pereira Caeiro. A poesia como indutora da gestão integrada do curriculum, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do M12C1 Presidência do júri.

4. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Margarida Abreu Almeida. O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de Português e Latim, 2016.  Dissertação (Mestrado em Ens. de Português e de Latim no 3.º Ciclo do EB e no Ens. Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Relatório de Estágio de Mestrado. Arguição principal .

5. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Lúcia dos Santos Rodrigues. Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textual, 2016.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do M12C1 Presidência do júri.

6. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Gonçalves Casimiro. Desenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolar, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do MPE. Arguição.

7. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Joana Carina Marques Freitas. O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do MPE1C. Arguição.

8. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mónica Rebelo de Andrade Bastos. O feedback oral: um estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do MPE1C. Presidência do júri.

9. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Beatriz Lares Rebocho. A escrita de textos narrativos: a utilização de sequências de imagens, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do Presidência do júri.

10. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carla Alexandra Palma Madeira Marques. Leitura no 1.º Ciclo - o contributo da Biblioteca Escolar, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório da componente de investigação de estágio no 1.º ciclo do MPE1C. Arguição.

11. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carina Isabel Flor Rodrigues. A escrita: a produção textual numa turma de 2.º ano – Estratégias de aperfeiçoamento textual, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório da componente de investigação de estágio III do MPE1C. Arguição.

12. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Maria Alice Lucas Coutinho Protásio. A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol (língua estrangeira), 2015.  Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol nos EB e Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Relatório de Estágio de Mestrado. Arguição.



Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Exame de qualificação (Prova intermédia do Curso de Formação Avançada) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Arguição principal do júri da prova intermédia do curso de formação avançada.
2. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Rufino Faustino. Noticing and bridging the gap: o uso e o efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira, 2015. Exame de qualificação (Prova pública de avaliação de trabalho final de doutoramento) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Arguição principal.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Costa, Ana Luísa. Diacrítica. Série Ciências da Linguagem, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho em colaboração com Edições Húmus – V. N. Famalicão.
N.º 30/1-2016.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
24

Livros e capítulos
Books and book chapters
9
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
10
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
4
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
4
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
30

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
30

Total
Dados complementares
(Additional data)
24

Orientações
Orientations
5
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
18
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 434 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 05-05-2018 às 11:37:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis