Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
04/05/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Costa, Ana Luísa |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Línguas e Literaturas. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004-2010 |
Doutoramento Phd |
Linguística, especialidade em Linguística Educacional
(4 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1995-1996 |
Licenciatura Licentiate degree |
LLM - Estudos Portugueses e Espanhóis, Ramo Formação Educacional
(2 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1990-1994 |
Licenciatura Licentiate degree |
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis
(4 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012-2015 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
2 anos » years.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2002-2004 |
Outros Others |
Linguística, especialização em Linguística Educacional. Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Jan/2015-Actual |
Professor Adjunto |
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa |
Fev/2015-Actual |
Outra situação |
Set/2012-Jan/2015 |
Bolseiro |
Jan/2011-Ago/2012 |
Outra situação |
Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal) |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Set/2000-Ago/2007 |
Assistente |
Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela) |
Set/1997-Set/2000 |
contratado |
Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa) |
Set/1995-Jan/1996 |
contratado |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa |
Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal) |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didática da Educação de Infância II(Docente)
- Didática do Português e das Expressões(Docente)
- Estágio em Educação de Infância II(Docente)
- Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Introdução à Didática do Português(Regente)
- Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didáticas Específicas do 1.º Ciclo I(Docente)
- Didática da Educação de Infância I(Docente)
- Estágio I(Docente)
|
Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Portuguesa(Regente)
|
Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Práticas Textuais(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didática do Português(Regente)
|
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Set/2017-Actual |
Escola Superior de Educação |
-
Cocoordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica |
Mar/2017-Actual |
|
-
Presidente do Júri do Concurso de Estudante Internacional (2017/2018) |
Abr/2015-Jul/2017 |
Escola Superior de Educação |
-
Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e em Ensino de Português e História e Geografia de Portugal
do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Fev/2017-Jul/2017 |
Escola Superior de Educação |
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Curso Livre de Gramática |
Fev/2017-Jul/2017 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Oficina de Português para fins Académicos |
Mar/2017-Mar/2017 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Training assignment under the Erasmus+ programme at Universidad Autónoma de Barcelona, Spain, (E BARCELO2), between 06-03-2017
and 10-03-2017 (person in charge: Professor Xavier Fontich) |
Jul/2016-Jul/2016 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Participação no 5th Transitional Meeting do projeto 2Young2Fail, Erasmus+ KA2, Cooperation and Innovation for Good Practices
Project, Fondazione per la Scuola, Turim, 4-5 de julho. |
Fev/2016-Jul/2016 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Oficina de Português para fins Académicos |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal) |
Set/2008-Set/2012 |
|
Atividade realizada»Activity: Funções técnico pedagógicas de planeamento, coordenação, elaboração, validação, aplicação e controlo de instrumentos de avaliação
externa das aprendizagens (com mobilidade de parte do horário), no Gabinete de Avaliação Educacional. |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Linguística Educacional |
|
|
2. |
Dialetologia e Diacronia |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012-2017 Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna-P.S. Post Scriptum. A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain) |
Referência do projeto»Project reference: 7FP/ERC Advanced Grant - GA 29. European Research Council
|
2015-2016 2Young2Fail-2Young2Fail |
Referência do projeto»Project reference: Erasmus+ KA2. Erasmus+ KA2
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem). |
Escreve Writing |
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Portuguesa de Linguística (APL), Membro.
|
Actual |
Associação de Professores de Português (APP), Membro.
|
Actual |
Movimento da Escola Moderna (MEM), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Costa, João; Costa, Ana L. 2001. O que é um advérbio? . ed. 1, ISBN: 972-772-232-6. Lisboa: Associação de Professores de Português, Colibri. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Costa, Ana L; Costa, Armanda; Gonçalves, Anabela. 2017. Consciência linguística: aspetos sintáticos. In Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, ed. Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos, 409 - 438. ISBN: 978-3-96110-016-3. Berlim: Language Science Press.
 |
|
|
|
2. |
Costa, Ana L. 2016. Gramática – ensino, aprendizagem e avaliação. In Manual de língua portuguesa para professores do ensino primário, ed. Ana Costa, Fernanda Botelho, Luísa Solla & L. Soares, 111 - 141. . Luanda: Ministério da Educação. Manual no âmbito do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT). |
|
|
|
3. |
Carvalheiro, Catarina; Costa, Ana L; Marquilhas, Rita; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. 2016. A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus. In Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica, ed. Johannes Kabatek & Carlota de Benito Moreno (eds.), 177 - 198. ISBN: 978-3-11-046022-3. Berlim: De Gruyter. |
|
|
|
4. |
Costa, Ana L. 2015. Concessivas num corpus da Idade Moderna. In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. António Moreno, Fátima Silva e João Veloso (orgs.), 195 - 212. ISBN: 978-989- 97440-4-. Porto : Associação Portuguesa de Linguística. |
|
|
|
5. |
Costa, Ana L. 2014. Um Pois Comentador. In Textos selecionados. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. João Veloso et al. (orgs.), 199 - 211. ISBN: 978-989-97440-3-5. Porto: Associação Portuguesa de Linguística. |
|
|
|
6. |
Costa, Ana L; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno V. 2008. Efeitos de modelização no input: o caso da aquisição de conectores. In Textos Selecionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, ed. Ana Lúcia Santos e Sónia Frota (orgs.), 131 - 142. . Lisboa: Colibri e Associação Portuguesa de Linguística. |
|
|
|
7. |
Costa, Ana L. 2007. Complexidade estrutural de conectores concessivos. In Textos Selecionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, ed. Antónia Coutinho e Maria Lobo (orgs.)., 287 - 302. . Lisboa: Colibri, Associação Portuguesa de Linguística. |
|
|
|
8. |
Duarte, Inês; Costa, Ana L. 2004. O lugar da Língua Materna no Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais. In Flexibilidade Curricular. Cidadania e Comunicação, ed. Miguel Zabalza (coord.), 323 - 331. . Lisboa: Ministério da Educação. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. 2017. "E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 3: 51 - 73.
 |
|
|
|
2. |
Costa, Ana L. 2016. "Concessivas num corpus da Idade Moderna", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 1: 261 - 284.
 |
|
|
|
3. |
Costa, Ana L. 2016. "No limiar da escrita argumentativa: um estudo exploratório", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 2: 173 - 203.
 |
|
|
|
4. |
Costa, Ana L. 2015. "Gramática & escrita: o caso das contrastivas", Palavras, 46-47: 72 - 89. |
|
|
|
5. |
Costa, Ana L. 2014. "Estas duas regras: Construção da referência em cartas", Estudos Linguísticos/Linguistic Studies: Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa , 10: 49 - 64.
 |
|
|
|
6. |
Marquilhas, Rita; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. 2014. "Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna", Janus. Humanidades digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro., 2014: 473 - 482.
 |
|
|
|
7. |
Costa, Ana L. 2008. "Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda que", Estudos Linguísticos. Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, 2: 161 - 177. |
|
|
|
8. |
Costa, Ana L; Santos, Ana L; Diogo, Carla I. 1994. "Inovação lexical nos textos de Mia Couto", Revista Internacional de Língua Portuguesa, 12: 58 - 63. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. "Leitura e matemática em diálogo", Trabalho apresentado em 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Língua e literatura na escola do século XXI: Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. "Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática", Trabalho apresentado em VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, In VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, Vic.
 |
|
|
|
3. |
Mendes, Fátima; Costa, Ana L. 2016. "Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2016 (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática, In Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, Évora.
 |
|
|
|
4. |
Costa, Ana L. 2015. "Pois é...", Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Literatura e gramática: Um diálogo infinito: Atas do XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Évora. Edição das Atas em suporte eletrónico (CD). |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Costa, Ana L; Sebastião, Isabel. 2017. "Uma educação linguística para formar cidadãos críticos: Ana Luísa Costa e Isabel Sebastião entrevistam Anna Camps", Palavras, 50-51: 7 - 17. |
|
|
|
2. |
Costa, Ana L. 2012. "Book review «Ackerlind, S. & R. Jones Kellogg, Portuguese. A reference manual. Austin: University of Texas Press». ", Journal of Portuguese Linguistics, 11-2: 69 - 73. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Costa, Ana L. P. M. B. G. 2010. "Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita". Lisboa: dissertação apresentada à Universidade de Lisboa.
 |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Leitura e matemática em diálogo,12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Lisboa,2017 (Comunicação). |
2. |
Costa, Ana L. Bridges for reading,EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals,London,2017 (Conferência ou palestra). |
3. |
Costa, Ana L; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel. Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português,Congresso Internacional O Tempo dos Professores,Porto,2017 (Comunicação). |
4. |
Costa, Ana L; Boléo, Ana; Silva, Carolina. Oficina de Português para fins académicos,Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17),Setúbal,2017 (Comunicação). |
5. |
Batalha, Joana; Costa, Ana L. Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua,3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas,Porto,2017 (Comunicação). |
6. |
Costa, Ana L. Que metas para o ensino da gramática? ,II Encontro Temático APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua,Porto,2017 (Comunicação). |
7. |
Costa, Ana L. Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática,Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes,Porto,2017 (Comunicação). |
8. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática,VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües,Vic,2017 (Comunicação). |
9. |
Costa, Ana L. Estruturas linguísticas em vias de extinção: um desafio,IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017,Copenhagen,2017 (Comunicação). |
10. |
Costa, Ana L. Linguistic knowledge through early argumentative writing,Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. In The 11th Conference of the International Association for Research
in L1 Education (ARLE2017),Tallinn,2017 (Comunicação). |
11. |
Costa, Ana L. Learning grammar to argue better,II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática,València,2016 (Comunicação). |
12. |
Costa, Ana L. A grammar for writing,ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar,Setúbal,2016 (Comunicação). |
13. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Uma cadela amarela e vários amigos dela,ETEN Annual Conference 2016,Setúbal,2016 (Comunicação). |
14. |
Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. "E essa é a minha opinião" – para o estudo da emergência da escrita argumentativa,XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,2016 (Comunicação). |
15. |
Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância,Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática,Évora,2016 (Comunicação). |
16. |
Costa, Ana L. Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos,III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira
e materna,Falun, Suécia,2015 (Comunicação). |
17. |
Costa, Ana L. Pois é…,XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Évora,2015 (Comunicação). |
18. |
Costa, Ana L. Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva,XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Braga,2015 (Comunicação). |
19. |
Costa, Ana L. Variação linguística no ensino de PLE: o caso dos clíticos,III Jornadas de PLE – Aquisição e Didática,Lisboa,2015 (Comunicação). |
20. |
Costa, Ana L. Concessivas num corpus da Idade Moderna,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Costa, Ana L. Para a didática do Português no 1.º ciclo, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de Escolas dos Concelhos Barreiro e Moita. Duração: 3 horas. Local: Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado, Cidade: Barreiro, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Costa, Ana L; Viegas, Filomena; Teixeira, Madalena; Ramos, Luís; Loureiro, Cristina; Silva, Encarnação; Mendes, Fátima; Santos, Raquel; Martins, Maria C; Gorgulho, Ana R; Carvalho, Renata; Mestre, Célia. Matemática e Português: transversalidades, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação de Professores de Português (APP) e Associação de Professores de Matemática (APM). Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. Oficina de formação. |
3. |
Costa, Ana L. Conhecimento explícito da língua: enquadramento e práticas de ensino, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos. Duração: 3 horas. Local: Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, Cidade: Vila Franca de Xira, Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Costa, Ana L. 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas,2017 (Encontro / Organização). |
2. |
Costa, Ana L. Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar – What's grammar in L1 education today?,2016 (Seminário / Organização). |
3. |
Costa, Ana L. 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e do 1.º Encontro Temático da APL/ESE
Formação para a promoção de competências em Língua Materna,2016 (Encontro / Organização). |
4. |
Costa, Ana L. ETEN Annual Conference 2016,2016 (Conferência / Organização). |
5. |
Costa, Ana L. Training Activity e Multiplier Event (do Projeto 2Young2Fail),2016 (Outro / Organização). |
6. |
Costa, Ana L. Seminário da Associação Portuguesa de Linguística «Avaliar o conhecimento gramatical na escola»,2016 (Seminário / Organização). |
7. |
Costa, Ana L. Encontro "Bruner na Escola",2015 (Encontro / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Marta Soares Lehto, O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do
Meio, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.
 |
2. |
Fábio Daniel Hermínio Machuqueiro, A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos
coerentes na fase inicial da escrita compositiva, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.
 |
3. |
Inês Filipa Lopes Borges, Expressão de tempo e construção de narrativa, 2016. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - Fac. C. S. e Humanas, Univ. Nova de Lisboa e Instituto Politéc. de Setúbal (Co-orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C. Coorientação com Maria Lobo, ESS-IPS/FCSH.
 |
4. |
Mariana Matos Cunha Conde de Jesus, Resolução de problemas e histórias infantis, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C. Coorientação com Fátima Mendes, ESE-IPS.
 |
5. |
Sónia Cristina Barata Cerqueira, A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º
ano do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.
 |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Isabel Joana Aguiar Santos. Mecanismos de conexão frásica: a importância das variáveis sociais, 2017. Tese (Ciências da Linguagem, no ramo de sociolinguística) - Universidade do Minho. Arguição principal.
 |
2. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num
diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Tese ( Linguística, especialidade de Análise do Discurso) - Universidade de Lisboa. Arguição principal.
 |
3. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Selene Vázquez Ruiz. Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua) - Universidade Nova de Lisboa.
 |
4. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mário Gleisse das Chagas Martins. Complexidade textual e progressão escolar em dois registos: um estudo de correlação baseado em um corpus quasi-longitudinal, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística Aplicada) - Universidade de Lisboa. Arguição principal.
 |
1. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Serenela Alexandra Rosa Quintanilho Gomes. Leitura, escrita e gramática: síntese e orações subordinadas adjetivas relativas, 2017. Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol no EB e Sec.) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada.
Arguição principal.
 |
2. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Sara Albino Silva. Educação para os valores através da literatura, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do M12C1
Presidência do júri.
 |
3. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Vanessa Sofia Pereira Caeiro. A poesia como indutora da gestão integrada do curriculum, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do M12C1
Presidência do júri.
 |
4. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Margarida Abreu Almeida. O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de Português e Latim, 2016. Dissertação (Mestrado em Ens. de Português e de Latim no 3.º Ciclo do EB e no Ens. Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Relatório de Estágio de Mestrado.
Arguição principal .
 |
5. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Lúcia dos Santos Rodrigues. Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textual, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do M12C1
Presidência do júri.
 |
6. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Gonçalves Casimiro. Desenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolar, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do MPE.
Arguição.
 |
7. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Joana Carina Marques Freitas. O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do MPE1C.
Arguição.
 |
8. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mónica Rebelo de Andrade Bastos. O feedback oral: um estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do MPE1C.
Presidência do júri.
 |
9. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Beatriz Lares Rebocho. A escrita de textos narrativos: a utilização de sequências de imagens, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório do projeto de investigação do
Presidência do júri.
 |
10. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carla Alexandra Palma Madeira Marques. Leitura no 1.º Ciclo - o contributo da Biblioteca Escolar, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório da componente de investigação de estágio no 1.º ciclo do MPE1C.
Arguição.
 |
11. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carina Isabel Flor Rodrigues. A escrita: a produção textual numa turma de 2.º ano – Estratégias de aperfeiçoamento textual, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal. Relatório da componente de investigação de estágio III do MPE1C.
Arguição.
 |
12. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Maria Alice Lucas Coutinho Protásio. A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol
(língua estrangeira), 2015. Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol nos EB e Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Relatório de Estágio de Mestrado. Arguição.
 |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num
diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Exame de qualificação (Prova intermédia do Curso de Formação Avançada) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Arguição principal do júri da prova intermédia do curso de formação avançada. |
2. |
Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Rufino Faustino. Noticing and bridging the gap: o uso e o efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira, 2015. Exame de qualificação (Prova pública de avaliação de trabalho final de doutoramento) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Arguição principal. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Costa, Ana Luísa. Diacrítica. Série Ciências da Linguagem, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho em colaboração com Edições Húmus – V. N. Famalicão. N.º 30/1-2016.
 |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
24 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
9 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
8 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
30 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
30 |
Dados complementares (Additional data) |
24 |
Orientações Orientations |
5 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
18 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
434
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
05-05-2018
às
11:37:29
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|