Curriculum Vitae

José Guilherme Ribeiro Pinto de Abreu

Data da última atualização »Last update : 10/04/2018


José Guilherme Ribeiro Pinto de Abreu Actua na área de História e Arqueologia


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3712265836890242


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
José Guilherme Ribeiro Pinto de Abreu
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Abreu, José Guilherme
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Artes.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Católica Portuguesa
Escola das Artes (Porto e Lisboa)
Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR)
Rua de Diogo Botelho, 1327
Porto
4169-005 Porto
Portugal
Telefone: (+351)226196200Extensão: 188
Correio electrónico: jgabreu@porto.ucp.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002-2006 Doutoramento
Phd
Doutoramento em História da Arte Contemporânea.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1996-1999 Mestrado
Master degree
Mestrado em História da Arte em Portugal (2 anos » years) .
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

1976-1981 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em História (4 anos » years) .
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
1994-1996 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Especialização em Museologia e Património.
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal.

1993-1993 Curso de curta duração
Short course
Análise Estatística de Dados.
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

1992-1992 Outros
Others
Curso de Formação em Serviço.
Universidade Aberta, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto
Jan/2008-Actual Investigador Auxiliar

Universidade Católica Portuguesa
Out/2007-Actual Professor Auxiliar

Escola Secundária de D. Dinis - Santo Tirso
Set/1999-Actual Professor do Quadro

Universidade do Porto
Mar/2010-Jul/2010 Outra Situação

Politécnico do Porto
Mar/2009-Jul/2009 Outra Situação

Universidad de Barcelona
Mai/2006-Mai/2006 Outra Situação

Universidad de Barcelona
Out/2003-Nov/2003 Outra Situação

Escola Superior Artística do Porto / Guimarães
Out/1999-Jul/2002 Professor Auxiliar

Clube Portuense de Cinematografia - Cine-Clube do Porto
Mai/1996-Nov/1996 Investigador Principal





Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Universidade Católica Portuguesa
Jan/2013-Abr/2015
- Director de Unidade




Escola Secundária de D. Dinis - Santo Tirso
Abr/2012-Abr/2012
- Coordenador de Programa


Abr/2011-Abr/2011
- Coordenador de Programa


Fev/2010-Fev/2010
- Coordenador de Programa


Mai/2009-Jun/2009
- Coordenador de Programa


Mai/2008-Jun/2008
- Coordenador de Programa


Nov/2007-Nov/2007
- Coordenador de Programa






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


Escola Superior Artística do Porto / Guimarães
Nov/2001-Nov/2001
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferência Arte Pública e Paisagem Fenomenológica


Mar/2000-Mar/2000
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Conferência A Escultura no Espaço Público do Porto - Desenvolvimento de um Projecto de Investigação e História da Arte






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2011-2015
Sistema de Informação da Arte Portuguesa do Século XX
Referência do projeto»Project reference: SIAP.
Parceiro(s)»Partners: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Financiador(es)»Funding: Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto.

2011-2013
Circuito Aberto de Arte Pública de Paredes-Paredes Open Public Art Circuit
Referência do projeto»Project reference: PAPP.
Parceiro(s)»Partners: Câmara Municipal de Paredes; Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto; Setepés.
Financiador(es)»Funding: Comissão de Coordenação da Região do Norte.

2010-2011
Interface Digital da Arte Portuguesa do Século XX-Digital Interface for 20th Century Portuguese Art
Referência do projeto»Project reference: IDAP-S20.
CITAR
Parceiro(s)»Partners: Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1996-1996
Anteprojecto para Museu de Arte Cinematográfica-Cinematografic Art Museum Anteproject
Referência do projeto»Project reference: MAC.
Parceiro(s)»Partners: Clube Portuense de Cinematografia - Cine-Clube do Porto.
Financiador(es)»Funding: Câmara Municipal do Porto.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2017-2020
GEO-SR - Abordagem multidisciplinar à ateração, alterabilidade e conservação da obra escultórica geomaterial de Soares dos Reis: : reavaliação de paradigmas museológicos e criação de valor para sociedades em mudança, através do Património Cultural-GEO-SR - Multidisciplinary approach to alteration, alterability and conservation of Soares dos Reis geomaterial sculpture: breaking boundaries in museum paradigms and creating value in changing societies through Cultural Heritage
Referência do projeto»Project reference: C492787136-00088749.

2016-2019
BIONANOSCULP - Desenvolvimento de Bionanomateriais para revestimento antimicrobiano de escultura em metal e pedra-BIONANOSCULP-Development of Bionanomaterials for anti-microbial coating of metal and stone-based Sculptures
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EPH-PAT/6281/2014.


Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2002-2003
Projecte Monere. Catalèg del Art Public de Barcelona-Project Monere
Referência do projeto»Project reference: projecte BHA-2002-00520.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2009 Ignasi de Lecea de Arte Público y Espacio Público, Generalitat de Catalunya y CR Polis de la Universidad de Barcelona.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Fev/2013 - Actual Árvore - Cooperativa de Atividades Culturais, Membro.
Jun/2009 - Actual União Budista Portuguesa - Delegação do Porto, Outros (especifique).
Vogal da Direção.
Out/2001 - Actual Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro.
Out/1992 - Actual Sindicato dos Porofessores do Norte, Membro.
Jun/2007 - Mar/2012 Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Outros (especifique).
Representante no Conselho Consultivo do Gabinete de Avaliação Educacional do Minsitério da Educação.
Out/2003 - Dez/2009 Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Outros (especifique).
Coordenador do Grupo Editorial do @pha.Boletim.
Out/2005 - Jul/2009 Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Outros (especifique).
Vice-Presidente da Direcção.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Abreu, José G; Castro, Laura. eds. 2017. Arte Pública na Era da Criatividade Digital. Atas do Colóquio Internacional Vol. 1 ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789898835383. Porto: Universidade Católica Editora.
2. Abreu, José G; Castro, Laura. eds. 2017. Arte Pública na Era da Criatividade Digital. Atas do Colóquio Internacional. Vol. 2 ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789898835383. Porto: Universidade Católica Editora.
3. Abreu, José G. 2015. Heliotextil. 50 Anos de História na Memória. ed. 1, 1 vol.. Porto: Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas.
4. Abreu, José G. 2015. Raymond Abellio. A Caminhada para o Conhecimento. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-20-5887-0. Paris: Nota de Rodapé.
5. Abreu, José G. 2014. Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas. 120 Anos de História, Ação e Memória. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-9089-52-7. Porto: Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas.
6. Abreu, José G; Castro, Laura. eds. 2013. Arte Pública e Envolvimento Comunitário. Atas do Colóquio Internacional ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8366-SS-9. Porto: Universidade Católica Editora.
7. Abreu, José G. 2012. A Escultura no Espaço Público do Porto. Classificação e Interpretação. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8366-34-4. Porto: Universidade Católica Editora.
A presente publicação é uma edição revista e aumentada da Dissertação de Mestrado "A Escultura no Espaço Público do Porto. Inventário, História e Perspectivas de Interpretação", defendida na FLUP em 1999, e posteriormente publicada em formato digital pela Editora e-Polis, da Universidade de Barcelona, em 2005. A presente edição, expande o estudo cronologicamente a montante, passando a incluir o século XIX, e a jusante englobando as duas primeiras décadas do século XXI.
8. Abreu, José G. 2005. A Escultura no Espaço Público do Porto no Século XX. Inventário, História e Perspectivas de Interpretação. ed. 1, 1 vol., ISBN: 84-475-2765-4. Barcelona: e-Polis.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Abreu, José G. 2018. A Ribeira Negra de Júlio Resende. Duas faces, um hino à vida.  In Júlio Resende. Ribeira Negra - Genealogia e Processo, ed. Santa Casa da Misericórdia do Porto, 14 - 33. ISBN: 978-989-8578-37-2. Porto: Museu Misericórdia do Porto - MMIPO.
2. Abreu, José G. 2016. A Arte Pública e as suas Especificidades.  In Ciudad y Artes Visuales, ed. Grupo de Investigación Arte, Arquitetura y Comunicación en la Ciudad Contemporánea, 43 - 55. ISBN: ISBN 978-84-617-5. Madrid: Universidad Complutense de Madrid.
3. Abreu, José G. 2015. A Arte Pública no Porto.  In Educação Para a Arte. Encontros com a Cidade, ed. Câmara Municipal do Porto, 31 - 55. ISBN: 978-972-9147-93-7. Porto: Câmara Municipal do Porto..
4. Abreu, José G. 2014. Presença de António Cardoso no Museu de Amarante.  In António Cardoso. Em Paralelo: Arte, Memórias, Referências e Contextos, 14 - 23. ISBN: 978-989-8141-50-7. Porto: Câmara municipal de Amarante / Museu Municipal Amadeu de Sousa Cardoso.
5. Abreu, José G. 2013. Processo e instrumentos do CAPP. Laboratório e envolvimento comunitário.  In Circuito de Arte Pública de Paredes, 125 - 140. ISBN: 978-989-96388-3-9. Porto: Cidade Criativa.
6. Abreu, José G. 2013. Arte Pública. Origens e Condição Histórica.  In Arte Pública e Envolvimento Comunitário. Atas do Colóquio Internacional, 13 - 43. ISBN: 978-989-8366-55-9. Porto: Universidade Católica Editora.
7. Abreu, José G. 2011. Fratres, ou o incesto prodigioso.  In Diálogos Eróticos, ed. Árvore- Cooperativa de Actividades Artísticas,CRL, 84 - 91. . Porto: Árvore.
8. Abreu, José G. 2011. Da Teoria do Lugar Artístico: transformação, transposição, transmissão e transfiguração.  In (DES)LOCAÇÕES: exílio, topologia, deslocalização, ed. Gabriela V. Pinheiro, 122 - 141. ISBN: 987-972-98517-5-9. Porto: FBAUP.
9. Abreu, José G. 2008. As Artes da Relação.  In O Tribunal da Relação do Porto. Palácio da Justiça do Porto, ed. Tirbunal da Relação do Porto, 67 - 153. . Porto: Tribunal da Relação do Porto.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Abreu, José G. 2015. "As origens históricas da Arte Pública", Convocarte - Revsita de Ciências da Arte 1, 1: 14 - 27.
2. Abreu, José G. 2012. "Sagres' Saga. Monument in the Landscape or Landscape as Monument?", CITAR Journal, 4: 11 - 25.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Abreu, José G. 2017. "Do Espiritual na Contemporaneidade Artística. Arte Pública e “Religião Implícita”", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Arte Pública na Era da Criatividade Digital, In Arte Pública na Era da Criatividade Digital. Atas do Colóquio Internacional. Vol 1, Porto.
2. Abreu, José G; Castro, Laura. 2014. "Paredes’ Public Art Circuit. A Public Art and Community Oriented Program", Trabalho apresentado em Lisbon Street Art & Urban Creativity 2014 International Conference, In Paredes’ Public Art Circuit. A Public Art and Community Oriented Program, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Abreu, José G. 2015. "Henrique Moreira. O Escultor Público ou o Ofício como Cânone. Parte II", Boletim da Associação Cultural os Amigos do Porto 1, 33: 15 - 38.
2. Abreu, José G. 2014. "Henrique Moreira. O Escultor Público ou o Ofício como Cânone. Parte I ", Boletim da Associação Cultural os Amigos do Porto 1, 32: 35 - 59.
3. Abreu, José G. 2013. "O Património na encruzilhada da identidade e da responsabilidade. Da Estatuária à Arte Pública", Museu, 29: 309 - 332.
4. Abreu, José G. 2012. "Os Caminhos da Escultura Pública do Porto. Internacionalização e Globalização", Boletim da Associação Cultural Os Amigos do Porto 1, 30: 85 - 135.
5. Abreu, José G. 2011. "Os Caminhos da Escultura Pública do Porto. Estado Novo e Renovação", Boletim da Associação Cultural Os Amigos do Porto 1, 29: 75 - 125.
6. Abreu, José G. 2010. "Os Caminhos da Escultura Pública do Porto. Do Novecentismo ao Estado Novo", Boletim da Associação Cultural Os Amigos do Porto, 28: 85 - 135.
7. Abreu, José G; Sabler, António. 2009. "Os Caminhos da Escultura Pública do Porto. Da Estatuária Civil ao Estado Novo", Boletim da Associação Cultural Amigos do Porto 1, 27: 41 - 85.
8. Abreu, José G. 2008. "Discovering Porto's Public Art. An Experience of Conducting Routes of Interpretation on Public Sculpture Collections", On the W@terfront, 11: 97 - 108.
9. Abreu, José G. 2007. "O quadro A Transfiguração de Raffaello Sanzio da Urbino: uma leitura abelliana", Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património 1, 5-6: 15 - 30.
10. Abreu, José G. 2006. "O @pha.Boletim e a Difusão da Investigação em História da Arte", @pha.Boletim, 4: 4 - 6.
11. Abreu, José G; Piteira, Susana. 2005. "A Escultura de Âmbito Público. Diálogos e Controvérsia", Margens e Confluências, 9: 18 - 45.
12. Abreu, José G. 2005. "Arte Pública e Lugares de Memória", Revista da Faculdade de Letras - Ciências e Técnicas do Património, 4: 215 - 259.
13. Abreu, José G. 2004. "Um Modelo Fenomenológico para a Escultura Pública", Revista da Faculdade de Letras - Ciências e Técnicas do Património, 2: 385 - 418.
14. Abreu, José G. 2003. "A Problemática do Monumento Moderno", @pha.Boletim, 1: 23 - 37.
15. Abreu, José G. 2003. "Espaço Público e Escultura Pública. Para um Estudo transdisciplinar", @pha.Boletim, 1: 86 - 112.
16. Abreu, José G. 2001. "Paisagem Urbana e Arte Pública. Fenomenologia da Escultura Contemporânea no Espaço Público", Margens & Confluências, 3: 91 - 115.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Abreu, José G; Verney, Daniel. 2017. "Création artistique et modélisation logicielle", Trabalho apresentado em XIV Rencontres Raymond Abellio, In XIV Rencontres Raymond Abellio, Seix.
2. Abreu, José G. 2016. "L’émergence de la Gnose dans l’Art. Steiner-Beuys /Abellio-Carneiro", Trabalho apresentado em XIII Rencontres Raymond Abellio, In XIII Rencontres Raymond Abellio, Seix.
3. Abreu, José G. 2015. "La connaissance comme l'un des Beaux-Arts. La suite Vision-Action-Art chez Abellio", Trabalho apresentado em Colloque International Art et Connaaissance. Recherches à partir de Raymond Abellio, In La connaissance comme l'un des Beaux-Arts. La suite Vision-Action-Art chez Abellio, Porto.
4. Abreu, José G. 2015. "A Arte Pública como Meio de Interação Social. Da Participação Cívica ao Envolvimento Comunitário", Trabalho apresentado em INTERNATIONAL CONFERENCE PUBLIC ART: PLACE, CONTEXT, PARTICIPATION, In INTERNATIONAL CONFERENCE PUBLIC ART: PLACE, CONTEXT, PARTICIPATION, Santo Tirso.
5. Abreu, José G. 2015. "El Arte Publico e sus Especificidades", Trabalho apresentado em VII JORNADAS ARTE Y CIUDAD. IV Encuentros Internacionales, In VII JORNADAS ARTE Y CIUDAD. IV Encuentros Internacionales. Actas preliminares, Madrid.
6. Abreu, José G. 2014. "Apocalypse Toujours. La Révélation comme crise ultime ", Trabalho apresentado em XIes Rencontres Raymond Abellio, In Apocalypse Toujours. La Révélation comme crise ultime, Seix.
7. Abreu, José G. 2014. "O Monumento aos Mortos da Grande Guerra do Porto. História e memória de dois modelos", Trabalho apresentado em Ciclo de Conferências sobre a participação de Portugal na Grande Guerra, In O Monumento aos Mortos da Grande Guerra do Porto. História e memória de dois modelos, Porto.
8. Abreu, José G. 2014. "Os Monumentos aos Mortos da Grande Guerra. As Artes entre a Memória e a História", Trabalho apresentado em Visões sobre a Grande Guerra, In Os Monumentos aos Mortos da Grande Guerra. As Artes entre a Memória e a História, Porto.
9. Abreu, José G. 2014. "Siah Armajani. A Arte Pública como Ideário", Trabalho apresentado em Encontros do Citar, In Siah Armajani. A Arte Pública como Ideário, Porto.
10. Abreu, José G. 2013. "Apprendre la Structure Absolue. Idées directrices pour un cours d’initiation", Trabalho apresentado em Xèmes Rencontres Raymond Abellio, In Xèmes Rencontres Raymond Abellio. La Transmission, Seix.
11. Abreu, José G. 2013. "Arte-Vida e Natura-Cultura. A Mandala da Paz de Alberto Carneiro e a Estrutura Absoluta de Raymond Abellio", Trabalho apresentado em Ecosofia e Ecologias no mundo contemporâneo, In Ecosofia e Ecologias no mundo contemporâneo, Braga.
12. Abreu, José G. 2013. "Arte Pública e Participação Cidadã: Memória, Identidade e Intervenção", Trabalho apresentado em Arte Pública nas Relações Culturais Luso-brasileiras, In Arte pública e Educação: intervenção, memória e cidadania, Lisboa.
13. Abreu, José G. 2013. "O Cerco do Porto. Cinco Lugares de Memória", Trabalho apresentado em Ciclo de Conferência: O Cerco do Porto, In O Cerco do Porto. Cinco Lugares de Memória, Porto.
14. Abreu, José G. 2012. "Vivre la Structure Absolue : La Pratique Quotidienne entre Action et Non-Action", Trabalho apresentado em IXèmes Rencontres Raymond Abellio , In IXèmes Rencontres Raymond Abellio : Montréal 29 et 30 juin 2012, Montréal.
15. Abreu, José G. 2012. "A Estátua O Desterrado de Soares do Reis. Notas para um Estudo Transdisciplinar", Trabalho apresentado em I Congresso O Porto Romântico, In Actas do I Congresso O Porto Romântico, Porto.
16. Abreu, José G. 2011. "Les lieux de la Mémoire Ultime. Itinéraire remémoratif d’Abellio en Languedoc: Toulouse - Sant-Girons - Seix", Trabalho apresentado em VIIIémes Rencontres Raymond Abellio - Seix, In VIIIémes Rencontres Raymond Abellio - Seix - 2011, Seix.
17. Abreu, José G. 2011. "Proyecto de Arte Público de Paredes. Progrmación Artística y Intervención de la Comunidad", Trabalho apresentado em Jornadas Internacionales de Arte Y Ciudad, In Actas da I Jornadas Internacionales de Arte Y Ciudad, Madrid.
18. Abreu, José G. 2009. "El Concepto de Arte Público. Sus Origenes y Significado Actual", Trabalho apresentado em Congresso Arte Público Hoy. Nuevas Vías de Consideración Crítica, In Actas del Congresso Internacional de Críticos de Arte, 2009. Arte Público Hoy. Nuevas Vías de Consideración Crítica, Valladolid-Burgos.
19. Abreu, José G. 2010. "Structure Absolue et Recherche Transdisciplinaire en Histoire de l’Art. Applications et Implications", Trabalho apresentado em VIIèmes Rencontres Raymond Abellio - Porto 2010, In Le Portugal sous le Signe d'Abellio. Vision, Action, Art, Porto.
20. Abreu, José G. 2010. "Arte Pública e Cidadania na Construção da Memória Colectiva", Trabalho apresentado em HISTÓRIA E MEMÓRIA LOCAL, In Seminário Temático: Cidadania, Religião e Comunidade, Vila das Aves.
21. Abreu, José G. 2009. "La Structure Absolue comme Clé de la Monumentalité (trans)Historique. Le sens et le devenir du Monument Sculptural au XXème Siècle", Trabalho apresentado em VI Rencontres de Seix, In VI Rencontres de Seix - 2009, Seix - Ariège.
22. Abreu, José G. 2008. "La Structuration de l´Hémisphère Nord Chez Abellio, et le Rôle de la Latinité dans l'éveillement de l'Hémisphère Sud", Trabalho apresentado em Ves Rencontres de Seix, In Ves Rencontres de Seix - 2008, Seix - Ariège.
23. Abreu, José G. 2007. "La transfiguration Phénoménologique, selon Raymond Abellio", Trabalho apresentado em IV Rencontres de Seix, In IV Rencontres de Seix - 2007, Seix - Ariège.
24. Abreu, José G. 2006. "Deus Ex Machina ou o Génio do Lugar", Trabalho apresentado em Ciclo de Conferências. Teleférico. , In Teleférico. Cais de Embarque/Operação Transbordo, Guimarães.
25. Abreu, José G. 2006. "En Opérant la Structure Absolue. La suite des paradigmes monumentaux à la deuxième moitié du XXème", Trabalho apresentado em IIIes Rencontres de Seix, In IIIes Rencontres de Seix - 2006, Seix - Ariège - França.
26. Abreu, José G. 2005. "A Estatuária Novecentista entre dois Paradigmas de Monumentalidade", Trabalho apresentado em Encontro de Escultura, In Encontro de Escultura, Porto.
27. Abreu, José G. 2005. "Les Enjeux de la Communion et de la Fascination et l’Avènement du Je Transcendantal, chez Abellio", Trabalho apresentado em IIes Rencontres de Seix, In IIes Rencontres de Seix - 2005, Seix - Ariége.
28. Abreu, José G. 2001. "A Fenomenologia da Escultura no Espaço Público. Percepção e Teoria da Escultura Pública Contemporânea", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, In II Congresso Internacional de História da Arte. Portugal na Encruzilhada de Culturas das Artes e de Sensibilidades , Porto.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Abreu, José G. 28 jul. 2017. "Afinal que coisa é a Arte Pública?" Jornal Público, 40 - 40.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Abreu, José G; Castro, Laura. 2015. "Sete Instâncias de Transcendência". Porto. (Introdução)
2. Abreu, José G. 2013. "O Simpósio das Virtudes". Porto. (Introdução)
3. Abreu, José G. 2012. "Nota Prévia 2". Porto. (Apresentação)
4. Abreu, José G. 2012. "Prefácio". Porto. (Prefácio)
5. Abreu, José G. 2004. "Arte Pública e Democracia". Almada. (Introdução)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Abreu, José G. 2015. "Educação para a Arte. Encontros com a Cidade", 227 pp.. Porto: Porto..
Revisão Científica da II Parte do livro - À Descoberta da Escultura Pública do Porto.
2. Abreu, José G. 2009. "Memorial 1939-1945", 1 pp.. Barcelona: Ajuntament de Barcelona.



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
2. Abreu, José G. Base de Dados da Escultura Pública do Resto do País,2007.
1. Abreu, José G. Base de Dados da Escultura Pública de Lisboa,2007.
3. Abreu, José G. Base de Dados da Escultura Pública do Porto no século XX,1999.

Trabalho técnico
Technical work
1. Abreu, José G. Relatório de Estágio,2004 (Relatório técnico).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Abreu, José G; Castro, Laura. Sete Instâncias de Transcendência,Apresentação Pública da Exposição Polinucleada Rota das Catedrais,Porto,2015 (Conferência ou palestra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Abreu, José G. Artes urbanas, cidade e cultura digital, 2017 (Extensão), promovido por Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Duração: 3 horas. Local: Campus do Campo Grande, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
2. Abreu, José G; Castro, Laura. Curso de Formação em Arte Pública, 2013 (Extensão), promovido por Câmara Municipal de Paredes.
Duração: 12 horas. Local: Biblioteca Municipal de Paredes, Cidade: Paredes, Tipo de participação: Docente.
3. Abreu, José G. Arte Público y Lugares de Memoria, 2006 (Especialização), promovido por Universitat de Barcelona.
Duração: 24 horas. Local: Facultat de Belles Arts, Cidade: Barcelona, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Abreu, José G; Castro, Laura; Lopes, Paulo F. International Conference "Public Art in The Digital Creativity Era",2017 (Conferência / Organização).
2. Abreu, José G. Colloque International Art et Connaissance : Recherches à partir de Raymon d Abellio,2015 (Simpósio / Organização).
3. Abreu, José G; Castro, Laura. Rota das Catedrais. Sete Instâncias de transcendência,2015 (Exposição / Curadoria).
4. Abreu, José G; Castro, Laura. Jornadas de Arte Pública,2012 (Conferência / Organização).
5. Abreu, José G; Castro, Laura. Colóquio Internacional de Arte Pública e Envolvimento Comunitário,2012 (Congresso / Organização).
6. Abreu, José G. Colloque International Portugal sous Le Signe d'Abellio. Vision, Action, Art,2010 (Encontro / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Abreu, José G. Relatório de Doutoramento,2006.



Apresentação em rádio ou TV
Radio or TV presentation
1. Abreu, José G. António Soares dos Reis. Convidado para orientar o episódio nº 19 do Programa "Visita Guiada",2017 (Outra).

Outra produção artística/cultural
Other artistical/cultural production
1. Abreu, José G. Fratres, ou o Incesto Prodigioso,2012.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Adélia Santos Costa, A singulariade da Proto-monumentalidade, 2017. Tese (Doutoramento em Artes Plásticas) - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Orientador).
2. Sónia Isabel Santos da Rocha, Património Cultural e Criação Artística em Centros Comerciais – Estudo, Programação e Envolvimento Comunitário, 2015. Tese (Doutoramento em Estudos de Arte e Património) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Sonae-Sierra (Orientador).
3. Sónia Isabel Santos da Rocha, Arte Pública em Centros Comerciais, 2014. Tese (Doutoramento em Estudos de Arte e Património) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, Bolseiro(a) de Sonae-Sierra (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Adélia Santos Costa, O Scripto-Monumento como instauração poética e utópica. A mon umentalidade na era da desmaterialização da arte, 2015. Dissertação (Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público) - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Orientador).
2. José Manuel Duarte de Pinho Moutinho, Virgínio Moutinho. Escultor do Movimento, 2010. Dissertação (Doutoramento em Estudos de Arte e Património) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Orientador).
3. Sónia Isabel Santos da Rocha, Arte Pública em Centros Comerciais. Responsabilidade Cultural Corporativa e Programação Artística em Centros Comerciais, 2010. Dissertação (Doutoramento em Estudos de Arte e Património) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Maria Adélia Santos Costa, A Escrita Como Monumento, 2014. Dissertação (Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público) - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Diogo Filipe Matos Moleiro, Trabalho de Investigação sobre a Vida e Obra do Escultor Henrique Moreira, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Gestão do Património) - Politécnico do Porto (Orientador).
2. Catarina de Fátima Freitas de Sousa, Memórias e Memoriais da Grande Guerra . Instituições, Memórias e Narrativas, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Gestão do Património) - Politécnico do Porto (Orientador).


Outros Trabalhos
Other production
1. Abreu, José G. Visitas de Autor - Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO), 2018.
2. Abreu, José G. Visitas de Autor - Museu da Misericóridia do Porto (MMIPO), 2017.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Abreu, José Guilherme; Maia, Maria Helena Teixeira; Faria, Miguel Filipe Ferreira Figueira de; Dinis, Miguel de Almeida Cayolla Ribeiro; Alves, Ana Margarida Duarte Brito. Participação no júri de Sílvia Leonor Faria da Silva Lucas Vieira de Almeida. Forma e Conceito na Escultura de Oitocentos, 2012. Tese (Doutoramento em História da Arte Contemporânea) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa.
2. Abreu, José Guilherme; Tomás, António Rebelo Delgado; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre; Calado, Maria Margarida Teixeira Barrado; Tavares, Cristina de Sousa Azevedo. Participação no júri de José Pedro dos Santos Regatão. Escultura Pública na Cidade de Lisboa (1974-2004), 2011. Tese (Doutoramento em Ciências da Arte) - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
3. Abreu, José Guilherme; Gomes, Maria Marques Calado de Albuquerque; Calado, Maria Margarida Teixeira Barrado; Tavares, Cristina de Sousa Azevedo; Duarte, Eduardo Manuel Alves. Participação no júri de João Filipe do Carmo Vieira. Dispositivos de Identidade Urbana na Estatuária Urbana Europeia, 2010. Tese (Doutoramento em Ciências da Arte) - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Abreu, José Guilherme. Participação no júri de Susana Cristina Vilas-Boas Faria Costa . Da Medalhística de José Rodrigues. Experiências profissionais na Fundação Escultor José Rodrigues, 2017.  Dissertação (Estudos Museológicos e Curadoriais) - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
2. Abreu, José Guilherme. Participação no júri de Helena dos Santos Pereira. Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Estudos Artísticos, especialização em Estudos Museológicos e Curadoriais , 2017.  Dissertação (Estudos Museológicos e Curadoriais) - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
3. Abreu, José Guilherme. Participação no júri de Adélia Santos Costa. O Scripto-Monumento como instauração poética e utópica. A monumentalidade na era da desmaterialização da arte, 2015.  Dissertação (Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público) - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
4. Abreu, José Guilherme; Vaz-Pinheiro, Gabriela; Almeida, Paulo. Participação no júri de Joana Correia Mendes Pinheiro de Magalhães. Um outro olhar sobre a Árvore no contexto da Paisagem Urbana, 2013. 
5. Abreu, José Guilherme; Soares, Leonor; Rosas, Lúcia. Participação no júri de Cátia Raquel da Hora e Silva. Escultura no Espaço Público do Concelho da Maia: Valorização e Divulgação Patrimonial, 2013.  Dissertação (Mestrado em História da Arte em Portugal) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
6. Abreu, José Guilherme; Betlloch, Antoni Remesar; Silva, Maria Raquel Henriques da; Leal, Joana Cunha. Participação no júri de Gerbert Verheij. Monumentalidade e espaço público em Lourenço Marques nas décadas de 1930 e 1940: dois casos de estudo, 2012.  Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa.
7. Abreu, José Guilherme; Vasconcelos e Sousa, Gonçalo Mesquita da Silveira de; Guimarães, Carlos Alberto Esteves. Participação no júri de José Manuel Duarte de Pinho Moutinho. Virgínio Moutinho. Escultor do Movimento, 2010.  Dissertação (Doutoramento em Estudos de Arte e Património) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto.
8. Abreu, José Guilherme; Vasconcelos e Sousa, Gonçalo Mesquita da Silveira de; Betlloch, Antoni Remesar. Participação no júri de Sónia Isabel Santos da Rocha. Arte Pública em Centros Comerciais. Responsabilidade Cultural Corporativa e Programação Artística em Centros Comerciais, 2010.  Dissertação (Doutoramento em Estudos de Arte e Património) - Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Abreu, José Guilherme. Concurso VIARTES de Arte Pública Corporativa, 2017.
2. Abreu, José Guilherme. Concurso VIARTES de Arte Pública Corporativa, 2016.
3. Abreu, José Guilherme. Silo Espaço Cultural, 2015.
4. Abreu, José Guilherme. Concurso VIARTES de Arte Pública Corporativa, 2015.
5. Abreu, José Guilherme. Concurso VIARTES de Arte Pública Corporativa, 2014.



Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. O Património na encruzilhada da identidade e da responsabilidade. Da Estatuária à Arte Pública, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Curso de Doutoramento em Estudos do Património; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Escola das Artes.
2. Proyecto de Arte Público de Paredes. Programación Artistico y Envolvimiento de la Comunidade, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Taller La Metodología del Proyecto - Antoni Muntadas; Nome da Instituição: Museo de Arte Contemporáneo de León (MUSAC); Cidade do evento: León / Museo de Arte Contemporáneo de León.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Arte Pública na Era da Criatividade Digital, 2017 (Conferência).
Nome do evento: Colóquio Internacional de Arte Pública na Era da Criatividade Digital; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa. Centro Regional do Porto.
2. Colloque International Art et Connaissance : Recherches à partir de Raymond Abellio, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Colloque International Art et Connaissance : Recherches à partir de Raymond Abellio; Nome da Instituição: Promeeneur des Lettres, des Sciences et de la Philosophie; Cidade do evento: Porto / Porto.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. VIIèmes Rencontres Raymond Abellio, 2010 (Encontro).
Nome do evento: Portugal sous le Signe d'Abellio. Vision, Action, Art; Nome da Instituição: Association Le Promeneur des Lettres, des Sciences et de la Philosophie; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica - Campus da Foz.
2. III Congresso Internacional de História da Arte, 2004 (Congresso).
Nome do evento: Portugal na Encruzilhada de Culturas, das Artes e das Sensibilidades; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Historiadores da Arte; Cidade do evento: Porto / Fundação Engenheiro António de Almeida.
3. III Congresso Internacional do Public Art Observatory, 2003 (Congresso).
Nome do evento: Public Art & Urban Design Interdisciplinary and Social Perspectives; Nome da Instituição: Public Art Observatory; Cidade do evento: Barcelona / Museo de Arte Contemporáneo de Barcelona.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. IV Congresso Internacional de História da Arte Portuguesa, 2012 (Congresso).
Nome do evento: IV Congresso Internacional de História da Arte Portuguesa - Homenagem ao Professor José-Augusto França; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Historiadores da Arte; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. O Cerco Porto. Cinco Lugares de Memória, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências: O Cerco do Porto; Nome da Instituição: Arquivo Distrital do Porto; Cidade do evento: Porto / Arquivo Distrital do Porto.
2. X Rencontres Raymond Abellio, 2013 (Encontro).
Nome do evento: X Rencontres Raymond Abellio; Nome da Instituição: Le Promeneur des Lettres, des Sciences et dela Philosophie; Cidade do evento: Seix.
3. Ecosofia e Ecologias no mundo contemporâneo, 2013 (Simpósio).
Nome do evento: Ecosofia e Ecologias no mundo contemporâneo; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Centro de Investigação Ciências Sociais e Observalicia .
4. Raymond Abellio Aujourd'hui, 2002 (Congresso).
Nome do evento: Raymond Abellio Aujourd'hui; Nome da Instituição: Centre Culturel International de Cerisy-La-Salle ; Cidade do evento: Cerisy-La-Salle / Centre Culturel International de Cerisy-La-Salle .



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Abreu, José Guilherme. Arte y Ciudad, desde 2013/06/02, Função ou tipo de participação: Outro.
2. Abreu, José Guilherme. On the W@terfront, desde 1998/09/02, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
3. Abreu, José Guilherme. CITAR Journal, de 2011/01/03 até 2011/12/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
4. Abreu, José Guilherme. RIHA Journal, de 2012/06/02 até 2011/07/02, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Abreu, José Guilherme. @pha.Boletim, de 2003/12/14 até 2007/12/14, Função ou tipo de participação: Editor.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
73

Livros e capítulos
Books and book chapters
17
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
9
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
16
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
30
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
2
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
28
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
7

Total
Produção técnica
Technical production
15

Software 3
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
3
Trabalhos técnicos
Technical works
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
11

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
2


Total
Dados complementares
(Additional data)
44

Orientações
Orientations
9
Outros Trabalhos
Other production
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
11
Participação em Outros Júris
Other jury participation
5
Participação em Eventos
Event participation
12
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Visualizações do curriculum [ 3109 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-04-2018 às 17:11:17
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis