Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
13/04/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Nogueira, Isabel Cláudia |
Categoria profissional
Position |
Professor Adjunto |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti Rua Gil Vicente, 138-142 4000-255 Porto Portugal Correio electrónico: isa.claudia@esepf.pt Homepage: www.esepf.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2016 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento: Pespectivas Didácticas en Àreas Curriculares
(1 anos » years)
.
Universidad de Santiago de Compostela,
Espanha.
|
1996 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Matemática e Ciências de Computação
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2004 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Didáctica da Matemática.
Universidad de Santiago de Compostela,
Espanha.
|
1997 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Pós.graduação em Matemática/Educação.
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Jan/2016-Actual |
Professor Adjunto |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Set/1999-Dez/2015 |
Assistente |
Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo |
Jan/1995-Jul/2009 |
Assistente 2º triénio |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Sociedade, Matemática e Cultura(Regente)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didática da Matemática para o 1º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1ºCiclo e de Português e HGP para o 2º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Temas da História da Matemática(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1º e do 2ºCiclos do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Modelos e Representações da Matemática(Regente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar(Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático(Regente)
- Comunicação Matemática(Regente)
- Tópicos de Geometria(Regente)
- Didática da Matemática(Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino Bàsico (1º Ciclo) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Matemática(Regente)
- Didáctica da Matemática(Regente)
- Desemvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático(Regente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático(Regente)
- Didáctica da Matemática na Educação de Infância(Regente)
|
Curso»Academic program: Complemento de Formação em Educação Especial e Apoios Educativos Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático(Regente)
- Acesso à Linguagem Quantitativa(Regente)
|
Curso»Academic program: Complemento de Formação em Educação para a Cidadania e Formação Pessoal Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático(Regente)
- Aceesso à Linguagem Quantitativa(Regente)
|
Curso»Academic program: Complemento de Formação em Expressões Integradas Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático(Regente)
- Acesso à Linguagem Quantitativa(Regente)
|
Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo |
Curso»Academic program: Licenciatura para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática I
- Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática II
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática I
- Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática II
|
Curso»Academic program: Licenciatura para Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo - Mat/C.Natureza Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática I(Regente)
- Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática II(Regente)
- Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática III(Regente)
- Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática IV(Regente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Dez/2016-Actual |
|
Membro de Conselho Científico |
Nov/2011-Nov/2016 |
|
Membro do Conselho Pedagógico |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Jan/2016-Actual |
|
-
Coordenadora adjunta do Departamento de Formação de Professores |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Jan/2016-Actual |
|
-
Diretora da Licenciatura em Educação Básica |
Jan/2009-Actual |
|
-
Coordenadora do Centro de Relações Institucionais e de Cooperação |
Nov/2014-Dez/2015 |
|
-
Diretora Adjunta da Licenciatura em Educação Básica |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Jan/2007-Dez/2007 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Formadora do programa de Enriquecimento Curricular Sábados Diferentes |
Set/2005-Jul/2006 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Membro do Centro de Formação ao Longo da Vida - Escola de Pais |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Set/2001-Jul/2009 |
|
Atividade realizada»Activity: Supervisora científica de Matemática no Estágio IV - Planificação e Reflexão da Intervenção Educativa na Licenciatura em Ensino
Básico (1º Ciclo) |
Nov/2006-Dez/2008 |
|
Atividade realizada»Activity: Membro suplente do Conselho Pedagógico |
Dez/2005-Dez/2008 |
|
Atividade realizada»Activity: Coordenadora Adjunta da Comissão de Coordenação do Centro de Investigação Paula Frassinetti |
Set/2005-Jul/2007 |
|
Atividade realizada»Activity: Membro da equipa do projecto Magia dos Tempos Livres |
Set/2003-Jul/2006 |
|
Atividade realizada»Activity: Docente convidada do Seminário Interdisciplinar I e Seminário Interdisciplinar II da Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo)
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2016- Developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners,
and facilitate integration in schools
|
Referência do projeto»Project reference: 2016-1-UK01-KA201-024591.
|
2015- Ensinar Bem, Aprender Melhor - Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente |
Referência do projeto»Project reference: CIPAF.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Sociedade Portuguesa de Matemática, Sócio.
|
Actual |
Associação de Professores de Matemática, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Nogueira, Isabel C. ed. 2014. MEMÓRIAS E RUMOS - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti ed. 1, ISBN: 978-989-98940-0-6. Porto: Papelmunde. |
|
|
|
2. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Gonçalves, José L; Azevedo, Joaquim; Sousa, Júlio; Moreira, Luísa T. 2014. O que desencadeia o SUCESSO em alunos com baixo rendimento escolar, no PROJETO FÉNIX. ed. 1, ISBN: 978-989-98940-1-3. Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e Universidade Católica Portuguesa -. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F; Vivero, Dolores R. 2016. Aproximación ontosemiótica de prácticas de aula sobre la medida en educación primaria. In INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA XX, 387 - 396. ISBN: 978-84-9747-948-6. Málaga: SEIEM. |
|
|
|
2. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.. 2015. Future teachers’ perceptions of the pedagogical use of digital textbook in the learning process. In DIGITAL TEXTBOOKS, WHAT´S NEW?, 723 - 767. . Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela: Servizo de Publicacións da USC /IARTEM.
|
|
|
|
3. |
Nogueira, Isabel C. 2014. Centro de Relações Institucionais e de Cooperação. In Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti MEMÓRIAS E RUMOS, 131 - 133. ISBN: 978-989-98940-0-6. Porto: Papelmunde. |
|
|
|
4. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2013. Las prácticas disciplinarias como vehículos potenciadores de atribución de sentido/s: experiencia en la formación profesional
de los futuros profesores de primer y segundo ciclo de la educación básica. In LA RELACIÓN PEDAGÓGICA EN LA UNIVERSIDAD, LO TRANSDISCIPLINAR Y LOS ESTUDIANTES, 113 - 119. ISBN: ISBN: 978-84-695-. Madrid: Depósito Digital UAM.
|
|
|
|
5. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Costa, Margarida Q. e; Oliveira, Mónica; Ramalho, Rui. 2013. Comunidade de Prática: Ambiente Educativo Emergente de Desenvolvimento Profissional Docente. In CHALLENGES 2013: APRENDER A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR, LEARNING ANYTIME ANYWHERE, 1767 - 1772. ISBN: 9789899737426. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho. |
|
|
|
6. |
Nogueira, Isabel C. 2012. As grandezas e a medição em contextos de educação básica . In CADERNOS DO ECB - Revista científico-pedagógica do Externato Cooperativo sa Benedita , 83 - 86. ISBN: ISBN 978-989-9541. Benedita: Instituto Nossa Senhora da Encarnação. |
|
|
|
7. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Costa, Margarida Q. e; Oliveira, Mónica; Ramalho, Rui. 2012. Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas. In FENDA DIGITAL: TIC, ESCOLA E DESENVOLVIMENTO LOCAL, 81 - 90. ISBN: ISBN: 978-972-991. Porto: ESEPF. |
|
|
|
8. |
Nogueira, Isabel C. 2012. TIC na formação de um educador social: relato de um percurso formativo . In FENDA DIGITAL: TIC, ESCOLA E DESENVOLVIMENTO LOCAL, 153 - 157. ISBN: ISBN 978-972-9917. Porto: ESEPF. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F. 2017. "Reflexão sobre a prática na formação em matemática para contexto pré-escolar", EDUSER: revista de educação 9, 2: 42 - 50.
|
|
|
|
2. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.. 2016. "Inducing Supervision Pratices among peers in a Community of Pratice", Journal for Educators, Teachers and Trainers 7, 7: 108 - 119. |
|
|
|
3. |
Nogueira, Isabel C. 2015. "Análise ontossemiótica de procesos instrucionais de Matemática, melhoria de práticas e desenvolvimento profissional docente", Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 06: 213 - 217.
|
|
|
|
4. |
Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F; Vivero, Dolores R. 2015. "Análise ontossemiótica de processos de instrução matemática – um exemplo no Ensino Básico", Saber & Educar, 20: 174 - 187. |
|
|
|
5. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2014. "A transdisciplinariedade como meio potenciador de reconhecimento de sentido(s): uma experiência formativa profissionalizante
com futuros professores de 1º e de 2º ciclo do Ensino Básico ", Revista Tendências Pedagógicas, 23: 143 - 154. |
|
|
|
6. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2009. "Velhos? Só os trapos!", Actas do II Congresso de Patri´monio Etnografico Galego, 2: 197 - 202. |
|
|
|
7. |
Nogueira, Isabel C. 2007. "As explorações das grandezas no 1º Ciclo do Ensino Básico", Currículo e desenvolvimento curricular: Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, XV: 125 - 137. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Nogueira, Isabel C; Neto, Teresa B. 2017. "Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana", Trabalho apresentado em XXVIII SIEM Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu. |
|
|
|
2. |
Nogueira, Isabel C. 2017. "As práticas de ensino de grandezas e medida no 1.º ciclo do ensino básico - uma perspetiva ontossemiótica", Trabalho apresentado em XXVIII SIEM Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu. |
|
|
|
3. |
Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F. 2017. "Componentes e indicadores de idoneidade didática para processos de estudo sobre grandezas e sua medida e sua aplicação no
Ensino Básico", Trabalho apresentado em Segundo Congreso Internacional Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos, In Actas del Segundo Congreso International Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemáticos, Granada.
|
|
|
|
4. |
Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F; Vivero, Dolores R. 2016. "Análise de práticas matemáticas: um contributo a partir do 1º CEB", Trabalho apresentado em 1º Encontro Internacional de Formação na Docência, In 1º Encontro Internacional de Formação na Docência - Livro de resumos, Bragança.
|
|
|
|
5. |
Nogueira, Isabel C; Machado, Emília; Azevedo, Luísa. 2016. "As representações matemáticas nos manuais escolares para o ensino básico", Trabalho apresentado em 1º Encontro Internacional de Formação na Docência , In 1º Encontro Internacional de Formação na Docência - Livro de Resumos, Bragança.
|
|
|
|
6. |
Nogueira, Isabel C. 2014. "The influence of initial teacher training in future teachers´perceptios about mathematics teaching and learning", Trabalho apresentado em INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION IN MATHEMATICS, SCIENCE & TECHNOLOGY , In ICEMST 2014 - INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION IN MATHEMATICS, SCIENCE & TECHNOLOGY- Proceeding Book (ISBN 978-605-614343-4), Turkey: konya. |
|
|
|
7. |
Nogueira, Isabel C. 2014. "Experiências formativas inovadoras na formação inicial de professores – a dramatização como estratégia indutora de práticas
de planificação e de reflexão em Matemática", Trabalho apresentado em VI Congreso Iberoamericano de Pedagogía, In Actas VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE PEDAGOGÍA, Santiago do Chile.
|
|
|
|
8. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2014. "O (e)portfolio no desenvolvimento profissional de professores: uma experiência no contexto da Didática da Matemática na Educação
Pré-Escolar", Trabalho apresentado em XII Congresso da SPCE - Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, In Atas do XII CONGRESSO DA SPCE - ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR, Vila Real. |
|
|
|
9. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2013. "Perceção dos Futuros Professores sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In ATAS do XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA (ISBN 978-989-8525-22-2), Braga. |
|
|
|
10. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2013. "Requisitos Epistemológicos e Implicações Éticas em Ambientes Virtuais", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In ATAS DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA ((ISBN 978-989-8525-22-2), Braga. |
|
|
|
11. |
Nogueira, Isabel C. 2013. "Conceções sobre Matemática: a visão de estudantes recém-ingressados na Licenciatura em Educação Básica", Trabalho apresentado em VII Congreso Iberomericano de Educación Matemática, In ACTAS del VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA (ISSN 2301-0797), Montevideo. |
|
|
|
12. |
Nogueira, Isabel C. 2013. "A Geometria e a Medida no espaço bidimensional: conceções de estudantes em formação inicial de professores", Trabalho apresentado em VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, In ACTAS del VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA (ISSN 2301-0797), Montevideo. |
|
|
|
13. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.. 2013. "Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais – Representações de professores em formação", Trabalho apresentado em XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, In ATAS DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA ((ISBN 978-989-8525-22-2), Braga. |
|
|
|
14. |
Nogueira, Isabel C; Cajaraville, J.A.. 2006. "As explorações das grandezas no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, In Curriculo e desenvolvimento curricular: Actas do XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Montegordo. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Nogueira, Isabel C. 2009. "A aula de Matemática como espaço promotor de autonomia ", Saber e Educar, 14: 1 - 6.
|
|
|
|
2. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2008. "E-portfolios na construção da aprendizagem", Actas do 1.º Simpósio de Educ@ção a Distância dos Países de Língua Oficial Portuguesa, 1: 1 - 4. |
|
|
|
3. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. 2007. "Como alguns Sábados podem ser... Diferentes", Cadernos de Estudo, 5: 143 - 151. |
|
|
|
4. |
Nogueira, Isabel C. 2006. "Como vai o tempo no 1º Ciclo?", Cadernos de Estudo, 4: 73 - 82.
|
|
|
|
5. |
Nogueira, Isabel C. 2004. "A aprendizagem da Matemática e o Jogo", Saber e Educar, 9: 81 - 87.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Nogueira, Isabel C. 2008. "A aula de Matemática como Espaço Promotor de Autonomia", Trabalho apresentado em VI Congresso Luso-Brasileiro, In SABER (&) EDUCAR, Porto.
|
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Nogueira, Isabel C. 27 fev. 2013. "Ao serviço dos estudantes" Forum estudante, 35 - 35. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Nogueira, Isabel C. 2008. "O Sr. Quadrado (adaptação científica)", 176 pp.. Porto: AMBAR. |
2. |
Nogueira, Isabel C. 2006. "O 10 Magnífico. A aventura de uma criança no mundo da MATEMÁTICA (adaptação científica)". Porto: AMBAR. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. Eixos estruturantes do desenvolvimento profissional docente,II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
para a construção de sociedades sustentáveis,Funchal,2018 (Comunicação). |
2. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. Educar para a decisão - the Mantle of the Expert,II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
para a construção de sociedades sustentáveis,Funchal,2018 (Comunicação). |
3. |
Nogueira, Isabel C; Neto, Teresa B. Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana,XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática ,Viseu,2017 (Comunicação). |
4. |
Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F. Reflexão sobre a prática na formação em matemática para contexto pré-escolar,II Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2017,2017 (Comunicação). |
5. |
Nogueira, Isabel C. As práticas de ensino de grandezas e medida no 1º ciclo do Ensino Básico – uma perspetiva ontossemiótica,Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática ,Viseu,2017 (Comunicação). |
6. |
Nogueira, Isabel C; Blanco, Teresa F; Vivero, Dolores R. Análise de práticas matemáticas: um contributo a partir do 1º CEB,1º Encontro Internacional de Formação na Docência,2016 (Comunicação). |
7. |
Nogueira, Isabel C. Diálogo(s) em torno da(s) Didática(s),II Simpósio Internacional de Formação de Professores,Porto,2016 (Conferência ou palestra). |
8. |
Nogueira, Isabel C. Aproximación ontosemiótica de prácticas de aula sobre la medida en educación primaria,XX Simpósio da SEIEM,2016 (Comunicação). |
9. |
Nogueira, Isabel C; Azevedo, Luísa; Machado, Emília. As representações matemáticas nos manuais escolares para o Ensino Básico ,1º Encontro Internacional de Formação na Docência,Bragança,2016 (Comunicação). |
10. |
Nogueira, Isabel C. Análise ontossemiótica de processos instrucionais de Matemática, melhoria de práticas e desenvolvimento profissional docente,
2 set, Coruna,XIII Congreso Internacional Galego-Português de PsicoPedagoxia,Coruna,2015 (Congresso). |
11. |
Nogueira, Isabel C. A Diferenciação Pedagógica como Estratégia Promotora de Sucesso em Matemática, Portalegre,Seminário TEIP - Diferenciação Pedagógica e Sucesso Escolar,Portalegre,2015 (Seminário). |
12. |
Nogueira, Isabel C. Workshop Didàtica da Matemática no 1º, 2º e 3º Ciclos - 21 Março, Gaia,Como se tece uma educação de sucesso?,Gaia,2015 (Outra). |
13. |
Nogueira, Isabel C. (Re)pensar...os espaços e os momentos de aprendizagem, 23 abril, Lisboa,Simpósio FÈNIX - Lisboa2015,Lisboa,2015 (Simpósio). |
14. |
Nogueira, Isabel C. Distinct Views of Mathematics Curricula for Primary Education: the English case, 8 out, Porto,2015 (Seminário). |
15. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre Matemática, 2 set,
Coruna,XIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia,Coruna,2015 (Congresso). |
16. |
Nogueira, Isabel C. Os caminhos do Fénix 2014-2015, 10 de julho, Lisboa,Seminário nacional FÉNIX,Lisboa,2015 (Seminário). |
17. |
Nogueira, Isabel C. A Diferenciação em Discussão - Matemática, Avis,Seminário Fénix - Mais Sucesso Escolar,2014 (Seminário). |
18. |
Nogueira, Isabel C. Modelos e estratégias de resolução de problemas - AE do Cerco,2014 (Conferência ou palestra). |
19. |
Nogueira, Isabel C. Estratégias e metodologias de sucesso - Didáxis, Cooperativa de Ensino, Riba d´Ave,2014 (Seminário). |
20. |
Nogueira, Isabel C. Práticas Pedagógicas Promotoras de Sucesso - Porto, Colégio Novo da Maia,Seminário Reflexão de Saberes e Práticas Pedagógicas,2014 (Conferência ou palestra). |
21. |
Nogueira, Isabel C. Construir e crescer em Matemática, Lisboa (11 setembro),Seminário Fénix,Lisboa,2013 (Seminário). |
22. |
Nogueira, Isabel C. Construir e crescer em Matemática, Porto (10 setembro),Seminário Fénix,Porto,2013 (Seminário). |
23. |
Nogueira, Isabel C. Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas ,III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local,2012 (Congresso). |
24. |
Nogueira, Isabel C. Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas,1º Encontro de Boas Práticas com TIC do Agrupamento de Escolas de Pedrouços,2012 (Seminário). |
25. |
Nogueira, Isabel C. Problematização e Supervisão Educativa, Porto,3º Encontro TIC em contextos de aprendizagem,2012 (Seminário). |
26. |
Nogueira, Isabel C. TIC na formação de um educador social: relato de um percurso formativo ,III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local,2012 (Congresso). |
27. |
Nogueira, Isabel C. As Grandezas e a Medição em Contextos de Educação Básica, Benedita,Encontro Pluridisciplinar dos Cadernos do ECB,Benedita,2012 (Conferência ou palestra). |
28. |
Nogueira, Isabel C. Thalés: du Problème au théorème,Seminário Interno de Investigação do CIPAF,Porto,2010 (Comunicação). |
29. |
Nogueira, Isabel C. A aula de Matemática como espaço promotor de autonomia, Porto,VI Encontro Luso-Brasileiro - Educação e Diversidade: Diálogos e Dinâmicas de Inclusão,2008 (Comunicação). |
30. |
Nogueira, Isabel C. Grandezas e Medidas no 1º Ciclo,Ao encontro da Didáctica da Matemática,2005 (Comunicação). |
31. |
Nogueira, Isabel C. Fazer Matemática no 1º Ciclo,PiagetMat,2004 (Comunicação). |
32. |
Nogueira, Isabel C. Fazer Matemática no Jardim de Infância,Encontro Regional de Professores e Educadores sobre Didáctica da Matemática e da Língua Portuguesa ,2004 (Conferência ou palestra). |
33. |
Nogueira, Isabel C. Contribuição da Matemática para o desenvolvimento da criança,Encontro "Formar, Reflectir e Autoformar",1998 (Conferência ou palestra). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. Educar para a Decisão Empreendedora: Mantle of the Expert, 2018 (Aperfeiçoamento). Duração: 25 horas. Local: ESEPF, Cidade: Porto, Tipo de participação: Organizador. |
2. |
Nogueira, Isabel C; Moreira, Luísa T. Estratégias de ensino eficazes e metodologias diversificadas de aprendizagem no âmbito do Projeto Fénix., 2017 (Aperfeiçoamento). Duração: 28 horas., Tipo de participação: Docente. |
3. |
Nogueira, Isabel C. Matémática - Novo Programa, mais Desafios, 2016 (Aperfeiçoamento). Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
4. |
Nogueira, Isabel C; Ramalho, Rui. Ensino da Matemática com as TIC, 2015 (Aperfeiçoamento). Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
5. |
Nogueira, Isabel C. A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do sucesso em Matemática, 2015 (Aperfeiçoamento).Tipo de participação: Docente. |
6. |
Nogueira, Isabel C. Matemática: articulando 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão.Tipo de participação: Docente. |
7. |
Nogueira, Isabel C. Metodologias e Práticas Interdisciplinares para a Educação Básica (Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e Educação Pré- Escolar), 2014 (Extensão).Tipo de participação: Docente. |
8. |
Nogueira, Isabel C. Metas curriculares para Matemática e sua implementação, 2014 (Extensão).Tipo de participação: Docente. |
9. |
Nogueira, Isabel C. Frações e Percentagens no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2014 (Aperfeiçoamento).Tipo de participação: Docente. |
10. |
Nogueira, Isabel C. Princípios de Ação Educativa e Intervenção Pedagógica: Reflexão e Prática, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por EBI 123 de Peniche.Tipo de participação: Organizador. |
11. |
Nogueira, Isabel C. A Diferenciação em Discussão, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas de Avis. |
12. |
Nogueira, Isabel C. Modelos e estratégias de resolução de problemas, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas do Cerco.Tipo de participação: Docente. |
13. |
Nogueira, Isabel C. Metas curriculares para Matemática no 1º Ciclo, 2013 (Extensão).Tipo de participação: Docente. |
14. |
Nogueira, Isabel C. Programa de Matemática e Metas Curriculares – 1º Ciclo, 2013 (Extensão).Tipo de participação: Docente. |
15. |
Nogueira, Isabel C. Matemática - Novo Programa, Mais Desafios, 2012 (Extensão). Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
16. |
Nogueira, Isabel C. Os números e as operações no 1º e no 2º ciclo do Ensino Básico, 2010 (Extensão). Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente. |
17. |
Nogueira, Isabel C. Didáctica Interdisciplinar da Matemática e das Ciências da Natureza, 2009 (Extensão). Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. |
18. |
Nogueira, Isabel C. Criação de Suportes às Aprendizagens sobre Grandezas e Medidas, 2008 (Extensão). Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. |
19. |
Nogueira, Isabel C. Criação de Suportes às Aprendizagens sobre Grandezas e Medidas, 2006 (Extensão). Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. |
20. |
Nogueira, Isabel C. Didáctica Interdisciplinar da Matemática e das Ciências da Natureza, 2006 (Extensão). Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. |
21. |
Nogueira, Isabel C. Didáctica Interdisciplinar da Matemática e das Ciências da Natureza, 2005 (Extensão). Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. |
22. |
Nogueira, Isabel C. Criação de Suportes às Aprendizagens sobre Grandezas e Medidas, 2005 (Extensão). Duração: 50 horas., Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Nogueira, Isabel C. Lógica de Conjuntos,2013. |
2. |
Nogueira, Isabel C. Tópicos de Geometria I,2012. |
3. |
Nogueira, Isabel C. Tópicos de Geometria II,2012. |
4. |
Nogueira, Isabel C; Brandão, Maria I. De descoberta em descoberta: para crianças dos 4 aos 8 anos.,2007. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. Ciclo de Aulas Abertas sobre Formação de Professores,2018 (Outro / Organização).
|
2. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R. IV Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares para a Inovação Pedagógica (Comissão Organizadora),2018 (Simpósio / Organização). |
3. |
Nogueira, Isabel C. III Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos olhares sobre a Educação Linguística,2017 (Simpósio / Organização). |
4. |
Nogueira, Isabel C. I Seminário Internacional de Educação Artística,2017 (Seminário / Organização). |
5. |
Nogueira, Isabel C. II Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos olhares sobre a Didática,2016 (Simpósio / Organização). |
6. |
Nogueira, Isabel C. Ciclo de Conferências Temáticas sobre Formação de Professores ,2016 (Conferência / Organização). |
7. |
Nogueira, Isabel C. Ciclo de Seminários: A Educação Artística em Contexto Contemporâneo,2016 (Seminário). |
8. |
Nogueira, Isabel C. Ciclo de Eventos sobre Ética Profissional: Formação de Professores e Desenvolvimento Humano,2015 (Outro / Organização).
|
9. |
Nogueira, Isabel C. I Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares sobre a Educação,2015 (Simpósio / Organização).
|
10. |
Nogueira, Isabel C. Outro olhar sobre a Matemática,2014 (Exposição / Organização). |
11. |
Nogueira, Isabel C. Projetar o Futuro,2014 (Congresso / Organização). |
12. |
Nogueira, Isabel C. Dia do Departamento de Formação em Educação Básica ,2013 (Encontro / Organização). |
13. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Ramalho, Rui; Oliveira, Mónica; Costa, Margarida Q. e. 2º Encontro Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (Comissão Organizadora),2013 (Encontro / Organização). |
14. |
Nogueira, Isabel C. Construir e Crescer em Matemática,2013 (Oficina / Organização). |
15. |
Nogueira, Isabel C; Gonçalves, Daniela A. R; Silva, Maria C. V.; Costa, Margarida Q. e; Ramalho, Rui; Oliveira, Mónica. 1º Encontro Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas (Comissão Organizadora),2012 (Encontro / Organização). |
16. |
Nogueira, Isabel C. VI Congresso Luso-Brasileiro Educação e Diversidade – Diálogos e Dinâmicas de Inclusão (Comissão Organizadora),2008 (Congresso / Organização). |
17. |
Nogueira, Isabel C. 2º CIANEI – Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (Comissão Científica) ,2007 (Congresso / Outra). |
18. |
Nogueira, Isabel C. CIEB - Congresso Internacional de Educação Básica: Do berlinde à PlayStation – Problemas e Perplexidades no Ensino Básico
(Comissão Organizadora),2007 (Congresso / Organização). |
19. |
Nogueira, Isabel C. 1º CIANEI – Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (Comissão Científica),2005 (Congresso / Outra). |
20. |
Nogueira, Isabel C. Oficina de Matemática,2003 (Oficina / Organização). |
21. |
Nogueira, Isabel C. Jornadas de Educação e Desenvolvimento Humano,1996 (Outro / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Fernanda Maria da Costa Leite Pinheiro, Percursos (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da matemática em contexto pré-escolar, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
2. |
Sílvia Oliveira Lopes, A matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto pré-escolar e no 1º ciclo de ensino básico, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
3. |
Tatiana Filipa Soares Silva Teixeira, Práticas inovadoras no 1º Ciclo do Ensino Básico – a introdução da minicalculadora Papy no 1º ano de escolaridade., 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
4. |
Liliana Pinho Gonçalves, A Diferenciação Pedagógica na sala de aula de Matemática: um estudo exploratório nos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Supervisão Pedagógica) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
5. |
Ana Rita Rocha Teixeira, Os recursos educativos na aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico: práticas docentes e perceções de futuros
professores, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
6. |
Inês Magalhães Fernandes, Os Números e as Operações no 1º Ciclo do Ensino Básico: do diagnóstico a uma proposta de intervenção para o 1º ano de escolaridade, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2ºCiclos do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Pedrosa, I., Pereira, M., Carvalho, J., Os quadros interactivos: percursos formativos dos professores, 2008. (Orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Materiais Didáticos e Manuais Escolares: que conciliação?, 2008. (Orientador). |
2. |
A Matemática como Orientação e Organização no Jardim de Infância, 2008. (Orientador). |
3. |
A Organização Espacial na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico , 2008. (Orientador). |
4. |
O Jogo, a Matemática e os Manuais Escolares, 2008. (Orientador). |
5. |
A aprendizagem da Matemática e os materiais manipuláveis, 2008. (Orientador). |
6. |
O Jogo e a Matemática versus Manuais Escolares , 2007. (Orientador). |
7. |
O Jogo na Matemática, 2007. (Orientador). |
8. |
Viver a Matemática no Jardim de Infância, 2006. (Orientador). |
9. |
A rotina diária da Educação Pré-Escolar como promotora de desenvolvimento lógico-matemático, 2006. (Orientador). |
10. |
Percursos da Matemática no Jardim de Infância, 2006. (Orientador). |
11. |
Os materiais manipuláveis no Ensino da Matemática do 2º Ciclo - perspetiva dos docentes, 2006. (Orientador). |
12. |
As actividades lúdicas na Matemática: análise de manuais escolares, 2006. (Orientador). |
13. |
O insucesso escolar na matemática do 2º ciclo, na perspetiva dos alunos, 2006. (Orientador). |
14. |
Criatividade nas aulas de Matemática, 2006. (Orientador). |
15. |
Jogo e Cálculo Mental, 2005. (Orientador). |
16. |
O jogo na aprendizagem da matemática no 1º Ciclo, 2005. (Orientador). |
17. |
O número nos livros de actividades para a Educação Pré-Escolar: análise de livros de actividades matemáticas para crianças
de 5 anos, 2004. (Orientador). |
Iniciação científica Scientific initiation |
1. |
Contextos e Práticas Educativas na aprendizagem da Matemática: as operações numéricas nos manuais escolares para o 1ºCiclo
do Ensino Básico, 2009. Iniciação científica (Licenciatura em Ensino Bàsico (1º Ciclo)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
2. |
Análise da competência matemática numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2008. Iniciação científica (Licenciatura em Ensino Bàsico (1º Ciclo)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
3. |
Manuais escolares de Matemática no Ensino Básico - 1º Ciclo: análise comparativa de dois manuais, 2006. (Orientador). |
4. |
As práticas pedagógicas em Matemática no 1º Ciclo - um estudo com estagiários do 4º ano da Licenciatura em Ensino Básico -
1º Ciclo , 2005. (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Fernanda Maria da Costa Leite Pinheiro. Percursos (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da matemática em contexto pré-escolar, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
2. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Sílvia Oliveira Lopes. A matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto pré-escolar e no 1º ciclo de ensino básico, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
3. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Joana Sofia Moutinho Monteiro. Relação pedagógica e boa docência: representações e práticas (presidente), 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
4. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Filipa Cristina Bento Martins. Articulação de saberes: um estudo interdisciplinar na prática de ensino supervisionada em 1º CEB (presidente), 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
5. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Tatiana Filipa Soares Silva Teixeira. Práticas inovadoras no 1º Ciclo do Ensino Básico – a introdução da minicalculadora Papy no 1º ano de escolaridade, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
6. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Ana Filipa Paias Gomes. O projeto arco íris: o que pensam as crianças sobre os professores (presidente), 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
7. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Marisa da Conceição Rodrigues Teixeira. Importância da afetividade na construção da relação pedagógica e no processo de ensino aprendizagem (presidente), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
8. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Emília Cláudia Dias Machado. Inovação e Aprendizagem: Um Dueto Eficaz no Processo de Ensino (presidente), 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2ºCiclos do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
9. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Rita Peito Godinho. A aprendizagem baseada na resolução de problemas - uma nova metodologia dd ensino e aprendizagem em Ciências e em Matemática
nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (arguente), 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo. |
10. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Sara Isabel Ventura Martins Pinto. O impacto do envolvimento parental numa pedagogia participativa (presidente), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
11. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Joana Filipa do Carmo Pereira. A Intemporalidade da Comunicação como Contributo para a Aprendizagem (presidente), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
12. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Ana Margarida Amorim Castro. O Contributo do Projeto Histórias da AJUDARIS na (re)Construção da Cidadania, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
13. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Paula Cristina Cardoso Ferreira. As aprendizagens através do lúdico: a linguagem e a matemática na educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico (presidente), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
14. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Filipa Andreia Portela Araújo. O jogo de xadrez como recurso didático na abordagem de conteúdos em Matemática nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (arguente), 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo. |
15. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Daniela Sofia Casanova Abreu. A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo (presidente), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
16. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Joana Isabel Ribeiro Barbosa. O lúdico como motivação para aprendizagem (arguente) , 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
17. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Marta Catarina Peneda da Silva. Quando for grande quero ser teu amigo: A brincadeira como mediadora da relação entre as crianças (presidente), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
18. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Participação no júri de Daniela Filipa Ferreira da Silva. A Exploração de Padrões e Regularidades com Crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico (arguente), 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Aveiro. |
Participação em eventos Event participation |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Observação de Pares como Estratégia de Melhoria , 2015 (Seminário). Nome do evento: Seminário Interinstitucional de Partilha Pedagógica; Nome da Instituição: FPCEUP; Cidade do evento: Porto / FPCEUP. |
2. |
Práticas Pedagógicas Promotoras de Sucesso, 2014 (Conferência). Nome do evento: Seminário Reflexão de Saberes e Práticas Pedagógicas. |
3. |
2º Encontro sobre Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas, 2013 (Encontro).
|
4. |
1º Encontro sobre Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas, 2012 (Encontro). Nome da Instituição: ESEPF. |
5. |
1º Encontro de Boas Práticas com TIC do Agrupamento de Escolas de Pedrouços, 2012 (Encontro).
|
6. |
Encontro dos Cadernos do ECB, 2012 (Encontro). Nome do evento: Encontro dos Cadernos do ECB. |
7. |
Technical Workshop U-Map LLL Portugal, 2011 (Workshop).
|
8. |
Entre as Redes Sociais e os Mundos Virtuais, 2010 (Conferência). Nome do evento: VI Conferência E-Learning; Nome da Instituição: TECMINHO. |
9. |
Garantia da Qualidade e Acreditação, 2009 (Seminário).
|
10. |
O contributo de Bolonha na prossecução da Qualidade no Ensino Superior, 2009 (Seminário).
|
11. |
V Conferência E-Learning, 2008 (Conferência). Nome do evento: V Conferência E-Learning. |
12. |
VI Encontro Luso-Brasileiro, 2008 (Encontro). Nome do evento: VI Encontro Luso-Brasoleiro. |
13. |
XV Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2006 (Encontro). Nome do evento: XV Encontro de Investigação em Educação Matemática. |
14. |
2º Fórum Ciência - Por uma Cultura Científica em Portugal, 2005 (Conferência). Nome do evento: 2º Fórum Ciência - Por uma Cultura Científica em Portugal. |
15. |
Português e Matemática:o que falha?, 2004 (Encontro). Nome do evento: 9ª Jornadas Psicopedagógicas de Gaia. |
16. |
Jornadas DCILM - A Matemática e a Criança, 2002 (Encontro). Nome da Instituição: Instituto de Estudos da Criança. |
17. |
Teoria da Educação da Matemática: Ensino e Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, 2002 (Congresso). |
18. |
2º Simpósio Ensino das Ciências e da Matemática, 1998 (Simpósio).
|
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº7, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
2. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº6, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
3. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº8, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
4. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Saber & Educar nº15, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
5. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº4, desde 2012/11/17, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
6. |
Nogueira, Isabel Cláudia. Cadernos de Estudo nº5, desde 2011/07/18, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
40 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
10 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
12 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
15 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
14 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
80 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
80 |
Dados complementares (Additional data) |
70 |
Orientações Orientations |
28 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
18 |
Participação em Eventos Event participation |
18 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
6 |
Outras informações relevantes
Licenciada em Matemática e Ciências de Computação pela Universidade do Minho, pós-graduada em Matemática/Educação pela Universidade
Portucalense e doutorada em Pespectivas Didácticas en Àreas Curriculares pela Universidade de Santiago de Compostela.
Diretora da Licenciatura em Educação Básica e coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores da Escola Superior
de Educação de Paula Frassinetti, onde é docente responsável por unidades curriculares nas componentes de Formação para a
Área de Docência (Matemática) e Didáticas Específicas (Didática da Matemática) na Licenciatura em Educação Básica e nos Mestrados
de Formação de Professores (Educação Pré-Escolar, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico).
Atua nas áreas de Ciências Exatas-Matemática e em Ciências da Educação, no âmbito da Formação de Professores.
Coordenadora do Centro de Relações Institucionais e de Cooperação da ESEPF.
|
Visualizações do curriculum [
1966
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
29-04-2018
às
00:09:28
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|