Publicidade


 

 

 

-
- Início arrow Projectos arrow Algarve Digital


Algarve Digital
crd_algarve.jpg


Com o projecto “Algarve Digital” pretende-se de aproveitar as oportunidades oferecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como instrumento para a modernização, desenvolvimento e afirmação da região.

Tendo presente que já existem numerosas iniciativas na região na áreas das TIC, pretendeu-se adoptar uma perspectiva integrada que, respeitando a autonomia e diversidade dos diversos actores envolvidos, dê coerência e dimensão regional às iniciativas em curso e a lançar.


A âncora de referência do “Algarve Digital” é assim constituída por um portal regional que integre os diversos sub-projectos a lançar, garantindo a sua inter-comunicabilidade, evitando a dispersão e promovendo a concentração em produtos que “façam a diferença” em termos de impacto na vida de cidadãos, consumidores, trabalhadores e empresas.

Esta perspectiva regional, adoptada desde os primeiros trabalhos preparatórios nos finais do ano 2000, inscreve-se pois plenamente nas recentes orientações governamentais relativas à constituição das IDIR (Infra-estruturas Digitais de Inovação Regional).

Uma das primeiras prioridades do “Algarve Digital” será a estruturação e agilização do acesso a um conjunto de serviços na área das competências da Administração Pública (central e autárquica), pretendendo-se que o portal regional seja um ponto de encontro, “inteligível” para os utilizadores, entre a Administração Central e a Administração Autárquica.

A relevância particular actividade turística na região, justifica a importância do papel que é conferido ao sector neste projecto, nomeadamente a constituição de um sub-portal turismo. Para além da vertente de promoção da região e da oferta turística disponível, será por esta via que será primeiramente equacionado o apoio a projectos-piloto na esfera empresarial (reservas on-line, etc.).

A dinamização da sociedade civil é também um dos objectivos a prosseguir, pelo que, se bem que mais modesto no plano dos recursos financeiros previstos, também está previsto o apoio a iniciativas várias, nomeadamente do sector associativo.


  • O Projecto
  • Ponto de Situação
  • Novidades
  • Próximos Eventos
  • Concursos Públicos
  •  

     

     

     
    UMIC - Agência para a Sociedade do ConhecimentoPOS_ConhecimentoUnião Europeia - FEDER © 2005 Cidades e Regiões Digitais. Todos os Direitos Reservados