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Ponto de Situação

Visão crítica sobre o estado de execução do projecto

O projecto Gaia Global (www.gaiaglobal.org) teve o seu início oficial a Maio de 2002, aprovado com um montante elegível de aproximadamente 8,4 milhões de Euros. Tendo sido um dos primeiros projectos de cidade digital aprovados pelo POSI, já que o início da sua candidatura tem origem no ano de 2000 (então Gaia Digital), a sua execução apresentou desvios consideráveis quando comparado com o constante na candidatura. A própria estrutura de actividades presente na candidatura distanciava-se em grande parte daquela actualmente vigente e presente no guia de operacionalização das cidades e regiões digitais. De um ponto de vista sumário, focalizando a atenção nos aspectos mais relevantes para a percepção do que é o Gaia Global e em que ponto de situação se encontra, a execução do projecto pode ser apresentada segundo cinco grandes fases de evolução:
FASE 1 – Plano Director Digital
(Maio de 2002 a Maio de 2003)

A fase 1 do projecto Gaia Global foi caracterizada por um período relativamente longo de concepção do conceito de cidade digital para o território de Vila Nova de Gaia e da definição da estrutura tecnológica e aplicacional que levaria à operacionalização do conceito. Este período, do qual resultou o plano director digital (PPD), definiu o que hoje se pode chamar de plataforma tecnológica regional, baseada numa arquitectura horizontal composta pelos componentes de CRM (customer relationship management), GC (gestão de conteúdos) e SIG (sistemas de informação geográfica), sobre a qual os vários projectos verticais seriam implementados.


 
FASE 2 – Plataforma tecnológica Regional
(Junho de 2003 a Maio de 2004)
A fase 2 do Gaia Global foi caracterizada pela instalação do data-center que actualmente serve de infra-estrutura primária para alojamento das aplicações disponíveis. Sobre o data-center foram instaladas as aplicações de CRM, GC e SIG, o que representou um elevado esforço de integração aplicacional e especificação das funcionalidades para a cidade digital de Vila Nova de Gaia. As aplicações base da plataforma tecnológica recorrem a software da Siebel para o CRM, uma aplicação livre personalizada para a gestão de conteúdos e soluções Autodesk para o SIG, recorrendo as várias aplicações a bases de dados Microsoft e Oracle. A plataforma tecnológica é caracterizada por um elevado desempenho, níveis de fiabilidade superiores e elevadas possibilidades de evolução e integração, condições estas necessárias para albergar as aplicações e os projectos verticais que vão sendo implementados.

FASE 3 – Portal do cidadão de Gaia
(Junho de 2004 a Outubro de 2004)
A fase 3 consistiu na implementação dos primeiros projectos verticais, capazes de validar a infra-estrutura tecnológica e aplicacional concebida e implementada respectivamente nas fases 1 e 2. No final deste período foram lançados o portal para o cidadão de Gaia e o portal da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia:

• Portal do cidadão (www.gaiaglobal.pt): portal de relacionamento com o cidadão, que apresenta os conteúdos numa estrutura de navegação coerente com os eventos da vida e centraliza a área pessoal dos cidadãos registado na cidade digital. O acesso aos serviços dos vários parceiros é também disponibilizado no portal.

• Portal da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (www.cm-gaia.pt): portal de conteúdos e serviços da Câmara Municipal, perfeitamente integrado na lógica de cidade digital, partilhando conteúdos, serviços e dados do utilizador com a restante infra-estrutura do Gaia Global;

No mesmo período foram ainda implementados outros projectos previstos em sede de candidatura, com particular destaque para aqueles relacionados com a informação georeferenciada e conteúdos, nomeadamente mapa interactivo (www.gaiaglobal.pt/mapa), informação geográfica e conteúdos para dispositivos móveis, laboratório da mobilidade e a nova página da empresa municipal Parque Biológico de Vila Nova de Gaia (www.parquebiologico.pt). 

 
FASE 4 – Serviços on-line
(Novembro de 2004 a Fevereiro de 2005)
A fase 4 do Gaia Global marcou a disponibilização dos primeiros serviços on-line para o cidadão e empresas. Os serviços pertencem à área do urbanismo e foram implementados através da colaboração estreita com a Empresa Municipal Gaiurb. Foram lançados os acessos on-line à consulta de processos, a emissão de plantas de localização e os pedidos de informação simples. Estes dois últimos serviços estão sujeitos à aplicação de taxas, sendo o respectivo pagamento realizado também on-line, através dos meios de pagamento disponíveis na plataforma tecnológica regional.

FASE 5 – Processo de alinhamento com o Guia de Operacionalização das CRD
(Março de 2005 a Maio de 2005)
A fase 5 do Gaia Global está actualmente em execução e passa em grande parte pela reformulação do projecto tendo em vista o seu alinhamento com o guia de operacionalização das cidades e regiões digitais. Este esforço, do qual deverá resultar o adiamento do prazo de execução do projecto, passa pela reorganização dos projectos já executados no quadro de subprojectos temáticos previstos no guia, bem como pela idealização de novos subprojectos que cumpram os objectivos definidos para as cidades e regiões digitais.

 
FUTURO – Consolidação, comunicação e sustentabilidade
O futuro do Gaia Global passa pela afirmação de três grandes linhas de actuação:

• Consolidação: trazendo para a realizada o alinhamento com o guia de operacionalização das Cidades e Regiões Digitais, executando os subprojectos chave fundamentais ao sucesso do projecto. A aposta será clara no campo das infra-estruturas (ex. rede camarária de banda larga), nos serviços on-line e nos subprojectos locais ou sectoriais. Numa lógica de continuidade, serão ainda aplicados esforços adicionais nos subprojectos sítios Internet autárquicos e na tipologia empreender na região.

• Comunicação: o projecto Gaia Global aplicou até à data um esforço diminuto em actividades de mobilização em torno da sociedade da informação. Existindo já um conjunto considerável de aplicações finais disponíveis, é agora prioritário executar iniciativas que consigam mobilizar, sensibilizar e formar a população e as organizações para a sociedade da informação, dando-lhes a conhecer o trabalho realizado no âmbito do Gaia Global.

• Sustentabilidade: o Gaia Global tem seguido uma lógica sustentada de crescimento, promovendo uma lógica de responsabilidade distribuída entre os parceiros do projecto, em particular com as organizações de âmbito municipal. No entanto, é fundamental para o município rentabilizar o investimento assim como garantir o funcionamento óptimo dos sistemas, a manutenção de competência internas e a possibilidade de desenvolvimento de novas aplicações. Nesse sentido, os mecanismos de sustentabilidade serão a terceira linha de actuação prioritária para o projecto.

A cidade digital de Vila Nova de Gaia é hoje uma realidade e apresenta, na opinião da equipa gestora, um enorme potencial de crescimento e de impacto no território. Os próximos passos do projecto permitirão comprovar este potencial, esperando-se uma forte afirmação da sociedade da informação em Vila Nova de Gaia.

Vila Nova de Gaia, 11 de Abril de 2005

A gestão do projecto Gaia Global



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