Publicidade


 

 

 

-
- Início arrow Projectos arrow Vale do Minho Digital


Vale do Minho
crd_valedominho.gif

De acordo com missão traçada para os projectos de Cidades e Regiões Digitais, uma Cidade ou Região Digital materializa-se numa rede de infra-estruturas digitais, instituições e competências que dão suporte ao desenvolvimento de capital social e à criação, acumulação e difusão de conhecimento sobre um determinado território.

De encontro a estas metas, os objectivos propostos pela Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho em termos da Iniciativa Vale do Minho Digital são os seguintes:

       · reforçar o capital social da região,

       · estimular a aprendizagem contínua

       · embeber as tecnologias de informação na rotina diária do governo local e da sociedade civil.

De uma forma genérica, estes objectivos pretendem contribuir para:

       · aumentar a competitividade através de sistemas de inovação regionais,

       · melhorar a qualidade de vida nas áreas rurais e urbanas,

promover a participação dos cidadãos e desenvolver a economia de uma área geográfica de forma De facto, a iniciativa Vale do Minho Digital pretende ser uma iniciativa agregadora, tendo em vista estimular o uso extensivo das tecnologias de informação e de comunicação como instrumentos de desenvolvimento social, cultural e económico.

Os projectos a implementar têm como principal objectivo aliar a região às vantagens decorrentes da Sociedade da Informação, por forma a que esta se torne no reflexo de uma maior atractividade e qualidade quanto à sua capacidade de resposta face aos factores de competitividade e a uma presença mais dinâmica e eficaz por parte de todos os sectores e áreas envolvidas no processo.

Assim, de um modo geral, os objectivos da iniciativa “Vale do Minho Digital” são:

       · Aumentar e facilitar a eficiência da interacção entre os vários níveis de administração, as populações e os  agentes  económicos;

      · Apoiar o sistema de ensino através da criação de conteúdos de apoio à actividade pedagógica;

      · Promover o uso das TIC para a prestação de melhores cuidados de saúde;

      · Apoiar o desenvolvimento de projectos em núcleos empresariais, nomeadamente no fomento de formas de comércio electrónico;

      · Dinamizar a cultura e o turismo na região através da sua divulgação e disponibilização via novas tecnologias;

      · Integração na Sociedade da Informação dos cidadãos com necessidades especiais sem quaisquer tipos de restrições nem discriminações.


 

 

 

 
UMIC - Agência para a Sociedade do ConhecimentoPOS_ConhecimentoUnião Europeia - FEDER © 2005 Cidades e Regiões Digitais. Todos os Direitos Reservados