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Infra-estruturas PDF Imprimir E-mail

Tecnologia
A infra-estrutura tecnológica que dará suporte ao portal regional e ao governo electrónico local é um dos componentes básicos da candidatura. No âmbito das “Cidades e Regiões Digitais”, esta infraestrutura deve ser considerada na perspectiva da sua usabilidade, percepção e utilização efectiva. Outros aspectos complementares relacionados com a gestão da mudança e o nível de qualidade do serviço prestado aos utilizadores devem também ser considerados.

Esta abordagem sócio-técnica é compatível com a filosofia de implementação de serviços “do exterior para o interior das organizações (edge to core)”, ou seja, o factor mais importante não é a tecnologia ou a estrutura orgânica interna das instituições, mas sim as interacções com a envolvente. Os pontos de contacto com os utilizadores são a origem (e o destino final) do desenho da plataforma tecnológica, os quais determinam também os fluxos de informação e, principalmente, as condições de implementação e exploração dos sistemas de informação.

A adopção desta abordagem vai inovar não só o modelo de adopção de novas tecnologias nas instituições públicas, mas, principalmente, vai promover grandes economias no financiamento público dos projectos e maior celeridade na obtenção de resultados a curto prazo.

Em termos tecnológicos, esta alteração conduz à necessidade de utilização de tecnologias que permitam a interoperabilidade com os agentes externos, nomeadamente na utilização de tecnologias e sistemas distribuídos onde os webservices se assumem como standard.

Os webservices permitem a integração de sistemas distribuídos heterogéneos com custos muito inferiores, e respondem imediatamente à necessidade de abrir os serviços à Sociedade Civil independentemente da complexidade dos sistemas de informação já instalados.


 

 

 

 
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