- Execução Técnica
Tendo o Projecto AZORES DIGITAL sido homologado em 17 de Maio de 2004, foi assinado o respectivo termo de aceitação em 11 de Junho de 2004. A partir dessa data, deu-se início ao desenvolvimento dos trabalhos que materializam a execução e concretização do referido projecto tendo-se feito a sua calendarização de acordo com o cronograma anexo.. De acordo com o cronograma desenvolvido os sub-projectos cujo início e execução foram calendarizados para o ano de 2004 correspondem aos seguintes: - Rede Camarária em Banda Larga
- Infra-Estrutura do CTU
- Comunicações, Housing e Helpdesk
- Servidor de DNS
- Servidor de E-mail
- Gestor de Conteúdos e Portal Dinâmico
- Reengenharia Administrativa dos Serviços de Atendimento
- Elaboração da Candidatura
- Gestão do Projecto
O Projecto Rede Camarária em Banda Larga, foi desenvolvido entidade a entidade, tendo em atenção o estádio de desenvolvimento das suas infra-estruturas de interligação em rede nos vários edifícios onde estão instalados os seus serviços, tendo em vista criar a plataforma física necessária à implementação da Intranet Municipal sobre a qual será suportado o backoffice de atendimento ao munícipe. - Desta forma, a implementação da Rede Camarária em Banda Larga passou pelo desenvolvimento dos seguintes trabalhos de acordo com as prioridades estabelecidas na candidatura:
- Interligação em rede entre os vários edifícios municipais através da criação de MAN’s (Metropolitan Area Network) por fibra óptica ou Wireless ou rede estruturada;
- Interligação de todos os computadores dentro dos edifícios municipais através da criação de LAN’s (Local Area Network) de forma a que todos os colaboradores municipais estejam ligados em rede;
- Aquisição de um servidor central e equipamentos de backup de dados, para suportar a Intranet Municipal e a interligação ao CTU (Centro Tecnológico Único) e à Internet;
- Aquisição de alguns equipamentos de hardware (PCs) em falta para os colaboradores envolvidos no atendimento ao munícipe;
- Aquisição de equipamentos de suporte para a produção de conteúdos, automatização de processos, bem como para a futura instalação de telefonia IP.
· De forma a desenvolver o portal de e-relacionamento entre as autarquias e os munícipes foi adquirida a Infra-Estrutura do Centro Tecnológico Único, incluindo os sistemas operativos e restantes softwares de base, estando este projecto a esta data já concluído e implementado. · Tendo em vista construir a rede de conectividades entre os vários promotores deste projecto e o CTU bem como disponibilizar o acesso via WEB ao porta,l foi executado o sub-projecto Comunicações, Housing e HelpDesk, foram desenvolvidos os seguintes trabalhos: - Ligação à Internet, com adequada largura de banda;
- Alojamento dos Servidores e Aplicações em regime de Housing;
- Ligação das várias autarquias ao CTU através de VPN’s sobre as linhas ADSL com IP fixo.
Relativamente aos serviços de help-desk, que foram já concursados, os mesmos serão objecto de adjudicação assim que entre em produção a infra-estrutura atrás descrita. · Está igualmente em fase de conclusão o sub-projecto Gestor de Conteúdos e Portal Dinâmico, faltando apenas a formação dos diversos utilizadores da ferramenta de gestor de conteúdos a indicar pelos vários municípios. · Relativamente ao sub-projecto de Reengenharia Administrativa dos Serviços de Atendimento já concursado, o mesmo está actualmente em fase de finalização dos trabalhos de Consultoria de Normalização de Formulários e de Procedimentos, tendo em vista a uniformização, reengenharia e racionalização de processos de backoffice que suportam os atendimentos ao cidadão via Internet, necessária á sua posterior implementação sobre uma plataforma electrónica de gestão de processos (Work Flow). |