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Ponto de Situação

  1. Execução Técnica

Tendo o Projecto AZORES DIGITAL sido homologado em 17 de Maio de 2004, foi assinado o respectivo termo de aceitação em 11 de Junho de 2004. A partir dessa data, deu-se início ao desenvolvimento dos trabalhos que materializam a execução e concretização do referido projecto tendo-se feito a sua calendarização de acordo com o cronograma anexo..

De acordo com o cronograma desenvolvido os sub-projectos cujo início e execução foram calendarizados para o ano de 2004 correspondem aos seguintes:

  • Rede Camarária em Banda Larga
  • Infra-Estrutura do CTU
  • Comunicações, Housing e Helpdesk
  • Servidor de DNS
  • Servidor de E-mail
  • Gestor de Conteúdos e Portal Dinâmico
  • Reengenharia Administrativa dos Serviços de Atendimento
  • Elaboração da Candidatura
  • Gestão do Projecto

O Projecto Rede Camarária em Banda Larga, foi desenvolvido entidade a entidade, tendo em atenção o estádio de desenvolvimento das suas infra-estruturas de interligação em rede nos vários edifícios onde estão instalados os seus serviços, tendo em vista criar a plataforma física necessária à implementação da Intranet Municipal sobre a qual será suportado o backoffice de atendimento ao munícipe.

  • Desta forma, a implementação da Rede Camarária em Banda Larga passou pelo desenvolvimento dos seguintes trabalhos de acordo com as prioridades estabelecidas na candidatura:
  1. Interligação em rede entre os vários edifícios municipais através da criação de MAN’s (Metropolitan Area Network) por fibra óptica ou Wireless ou rede estruturada;
  2. Interligação de todos os computadores dentro dos edifícios municipais através da criação de LAN’s (Local Area Network) de forma a que todos os colaboradores municipais estejam ligados em rede;
  3. Aquisição de um servidor central e equipamentos de backup de dados, para suportar a Intranet Municipal e a interligação ao CTU (Centro Tecnológico Único) e à Internet;
  4. Aquisição de alguns equipamentos de hardware (PCs) em falta para os colaboradores envolvidos no atendimento ao munícipe;
  5. Aquisição de equipamentos de suporte para a produção de conteúdos, automatização de processos, bem como para a futura instalação de telefonia IP.

· De forma a desenvolver o portal de e-relacionamento entre as autarquias e os munícipes foi adquirida a Infra-Estrutura do Centro Tecnológico Único, incluindo os sistemas operativos e restantes softwares de base, estando este projecto a esta data já concluído e implementado.

· Tendo em vista construir a rede de conectividades entre os vários promotores deste projecto e o CTU bem como disponibilizar o acesso via WEB ao porta,l foi executado o sub-projecto Comunicações, Housing e HelpDesk, foram desenvolvidos os seguintes trabalhos:

  • Ligação à Internet, com adequada largura de banda;
  • Alojamento dos Servidores e Aplicações em regime de Housing;
  • Ligação das várias autarquias ao CTU através de VPN’s sobre as linhas ADSL com IP fixo.

Relativamente aos serviços de help-desk, que foram já concursados, os mesmos serão objecto de adjudicação assim que entre em produção a infra-estrutura atrás descrita.

· Está igualmente em fase de conclusão o sub-projecto Gestor de Conteúdos e Portal Dinâmico, faltando apenas a formação dos diversos utilizadores da ferramenta de gestor de conteúdos a indicar pelos vários municípios.

· Relativamente ao sub-projecto de Reengenharia Administrativa dos Serviços de Atendimento já concursado, o mesmo está actualmente em fase de finalização dos trabalhos de Consultoria de Normalização de Formulários e de Procedimentos, tendo em vista a uniformização, reengenharia e racionalização de processos de backoffice que suportam os atendimentos ao cidadão via Internet, necessária á sua posterior implementação sobre uma plataforma electrónica de gestão de processos (Work Flow).



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