Publicidade


 

 

 

-
- Início arrow Projectos arrow Gaia Global


Gaia Global
crd_gaia.jpg

O projecto Gaia Global é a iniciativa de cidade digital para o concelho de Vila Nova de Gaia, enquadrado na Sociedade da Informação e do Conhecimento. A preocupação da autarquia é servir pessoas e território. Com o Gaia Global pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da competitividade do território. Trata-se de um investimento em meios e organização que complementa as infra-estruturas físicas tais como os equipamentos sociais e as vias de comunicação, com os meios digitais tão necessários a uma sociedade onde a informação e o conhecimento ocupam um lugar central. O desenvolvimento e competitividade também exigem uma clara aposta no uso de tecnologias da informação e comunicação e no combate à info-exclusão.

Ao território, respeitando a sua identidade e riqueza de informação, o Gaia Global proporciona mais um pólo de dinamização e de valor acrescentado. Assegura a partilha de informação e o acesso a serviços que promovem as marcas, empresas e valores da região. Em complemento com as pessoas, o território assume-se como a relação ideal para viver, para visitar, para aprender e para os negócios. São precisamente estes os grandes grupos da organização e acesso à informação do portal do Gaia Global. Mapas que reforçam a visibilidade do concelho, serviços que aproximam as instituições das pessoas, conteúdos que enriquecem o território. Esta é a proposta que se pretende desenvolver para todos e com todos.

Às pessoas – munícipes, cidadãos e visitantes – o Gaia Global proporciona mais um meio (o digital) para acesso a informação e serviços com uma clara orientação para as suas necessidades. Não se pense que se trata de um projecto acabado. É, acima de tudo, uma proposta de transformação que envolve quer o universo autárquico, quer a sociedade civil, num esforço conjunto e importante de melhoria pessoal e colectiva. Mais do que o recurso a computadores e redes e mesmo à Internet, o que se pretende é proporcionar a todos, uma infra-estrutura digital que congrega informação e esforços para o desenvolvimento de competências para a Sociedade da Informação. Pretende-se assim colocar a tecnologia ao serviço das pessoas, promover a inovação e a partilha de informação e conhecimento. Adicionalmente, disponibilizam-se as tecnologias de informação e comunicação para fomentar o exercício de cidadania, plural e diversificado, na tradição dos valores humanistas portugueses e em especial desta região que viu nascer Portugal. 
O Gaia Global configura-se assim como mais uma iniciativa da autarquia que faz justiça ao próprio lema do projecto: criar um espaço ideal que ligue todos com todos.


  • O Projecto
  • Ponto de Situação
  • Novidades
  • Próximos Eventos
  • Concursos Públicos
  •  

     

     

     
    UMIC - Agência para a Sociedade do ConhecimentoPOS_ConhecimentoUnião Europeia - FEDER © 2005 Cidades e Regiões Digitais. Todos os Direitos Reservados