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Serviços municipais já estão “on-line” PDF Imprimir E-mail
A Câmara apresentou, ontem, o novo Balcão Virtual e serviços “on-line”, na Biblioteca Municipal de Estarreja

Com um simples acesso à página www.cm-estarreja.pt, clicando em Balcão Virtual ou em serviços “on-line”, os munícipes acedem a um conjunto de formulários, regulamentos, procedimentos e taxas aplicáveis, necessários à instrução e obtenção de licenças ou autorizações administrativas das competências da Câmara Municipal. A consulta de processos de urbanismo e os contratos de água e saneamento estão disponíveis nos novos serviços “on-line”. A Câmara de Estarreja vê esta aposta como uma consequência natural da reorganização dos gabinetes municipais e do investimento na modernização administrativa. Cada sector insere os seus conteúdos no Balcão Virtual, sendo estes validados pelo Atendimento de acordo com as informações pedidas pelos cidadãos. Os conteúdos são disponibilizados automaticamente na página de Internet da autarquia.
Para a edilidade, o Balcão Virtual é um espaço único de atendimento ao munícipe que implementa no concelho uma filosofia moderna de relação com os cidadãos.

Maior conforto e rapidez no atendimento, bem como uma melhor gestão das filas de espera são benefícios que o serviço agora implementado traz à população.
A informação é organizada por área, onde são apresentados vários registos que podem disponibilizar informação sobre requerimentos, formulários, actas, regulamentos, concursos ou eventos. Para os diversos tipos de requerimentos é também disponibilizada uma breve descrição do processo requerido, as taxas e legislação aplicáveis e os formulários utilizados.
Para consulta “on-line” de processos de urbanismo, o munícipe deve registar-se no sistema, recebendo um “login” e “password” via e-mail. Com esse “login” pode aceder aos dados pessoais e a todos os processos de urbanismo registados em seu nome. A cada documento estão anexados para consulta os dados do processo, os pareceres técnicos, os despachos, a circulação do processo e as notificações realizadas.

O processo é muito semelhante para a consulta “on-line” de contratos de água e saneamento. Depois de registado no sistema, o munícipe recebe uma carta em casa com o “login” e “password” para aceder aos contratos de água ou saneamento registados em seu nome. Neste espaço, encontrará informação sobre detalhes de contratos, instalação, leituras e consumos, facturas, conta corrente e comunicados das leituras.
Este investimento obrigou à organização e informatização dos vários sectores municipais, reengenharia de processos e a redesenhar procedimentos e fluxos da documentação tornando-os mais eficientes.
O Executivo de José Eduardo de Matos considera que o Balcão Virtual e os Serviços “on-line” trarão grandes benefícios para os cidadãos estarrejenses e são mais um passo rumo a um futuro que prevê a utilização das novas tecnologias em grande parte das tarefas diárias dos cidadãos.

Fonte: Diário de Aveiro >>
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