Publicidade


 

 

 

-
- Início arrow Projectos arrow Portalegre Digital


Portalegre Digital
crd_portalegre.jpg

O projecto que agora se apresenta em nome da Associação de Municípios do Norte Alentejano e dos seus Municípios associados obedeceu a uma planificação estratégica de longo prazo e a uma integração de necessidades e objectivos de forma a atingir um nível de Qualidade no atendimento dos cidadãos.

Pretende-se que a forma tradicional de atendimento dos Munícipes, presencial e ao balcão, seja gradualmente complementada por serviços prestados através da Internet, pretendendo genericamente atender aos seguintes objectivos:


  •  Reduzir os custos financeiros e sociais da deslocação à Câmara Municipal num território extenso como o nosso e em que, por outro lado, a rede de transportes públicos não se encontra disponível nas condições mais favoráveis, melhorando assim a acessibilidade dos cidadãos aos serviços municipais;

  •  Melhorar o serviço prestado aos que tendo saído da nossa Terra em busca de uma vida melhor, mantêm no entanto laços com Ela, necessitando de informação correcta e actualizada, e desses mesmos serviços municipais disponíveis mais próximo de Si. Falamos dos emigrantes que podem assim aceder aos serviços com mais facilidade e comodidade.

    •  Melhorar a eficácia no tratamento interno dos processos, procurando gerir a informação de uma forma rápida e eficiente, nunca comprometendo o rigor da análise e do tratamento dos problemas, mas reduzindo o tempo de análise e resposta pela redução das burocracias, estipulando regras claras e transparentes e fornecendo a informação completa e rigorosa em tempo útil. Não adianta disponibilizarmos serviços através da Internet se a nossa capacidade interna de resolução de problemas não for melhorada consideravelmente. Este é aliás um dos constrangimentos frequentemente apresentados por todos os sectores de actividade e por todos os estudos sobre a necessidade de reestruturação da Administração Pública. É comum ouvirmos referir que os Serviços da Administração Pública têm extensos prazos para licenciamento, extensos prazos para responder a requerimentos e pouca informação disponível actualizada e fiável.

      • Integrar os diferentes níveis da Administração Pública Local numa óptica de rentabilização de recursos e descentralização de competências aproximando-a cada vez mais do cidadão. Prevê-se a integração das Juntas de Freguesia neste objectivo global, sensibilizando-as para que se instituam como Centros de Atendimento ao Cidadão, ou Mini-Lojas do Cidadãos, divulgando estas possibilidades de atendimento junto dos munícipes da sua freguesia, incentivando a sua utilização e assegurando a sua boa usabilidade.

        • Por último o que se procura é cultivar uma cultura de responsabilidade e de envolvimento de todos os funcionários e de toda a Administração. Cada um de nós deverá ser responsável pelas tarefas que estão destinadas e deverá dar-lhe resposta de forma expedita. Para isso é necessário dar meios, dar formação e exigir respostas. A esta Cultura de Responsabilidade deve corresponder uma Cultura de Exigência.


  • O Projecto
  • Ponto de Situação
  • Novidades
  • Próximos Eventos
  • Concursos Públicos
  •  

     

     

     
    UMIC - Agência para a Sociedade do ConhecimentoPOS_ConhecimentoUnião Europeia - FEDER © 2005 Cidades e Regiões Digitais. Todos os Direitos Reservados