Publicidade


 

 

 

-
- Início arrow Projectos arrow Leiria Digital


Leiria Digital
crd_leiria.jpg


No actual contexto onde a inovação é o factor crítico para o crescimento económico e o desenvolvimento social e humano, o aumento da competitividade regional e da produtividade empresarial está dependente da construção de competências e da criação, acumulação e difusão de conhecimento entre os vários actores locais, públicos ou privados, colectivos ou individuais, institucionais ou informais. Neste ambiente de conhecimento intensivo, particularmente importante na área abrangida pelo projecto Leiria Região Digital (LRD), o papel desempenhado pelas novas tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento do espaço público e da afirmação social e económica das cidades e regiões portuguesas deve ter como principal objectivo estratégico apoiar o reposicionamento a nível nacional e internacional dos respectivos espaços urbanos e rurais.


Simultaneamente, uma profunda, e muito esperada, reorganização espacial do território nacional, em comunidades urbanas ou regiões metropolitanas, está a proporcionar uma oportunidade única para a convergência das políticas europeias de desenvolvimento regional policêntrico e das estratégias de implementação de infra-estruturas digitais de acesso e partilha de informação a nível regional, sobretudo aquelas relacionadas com os novos modelos de governo participativo, com a mobilização da sociedade civil e com a dinamização do tecido empresarial.


Cada vez mais, considera-se que as “infra-estruturas regionais de acesso e partilha de informação, para além de poder constituir um instrumento de gestão regional e de disponibilização de informação, envolve um complexo sistema de interacções entre infraestruturas, gestão de conteúdos e a mobilização de comunidades de utilizadores, de uma forma que só poderá ser compreendido em termos de processos graduais de aprendizagem colectiva, particularmente determinados por fluxos de informação complexos. Referimo-nos à necessidade de perceber o território para além da disponibilização de um conjunto de recursos num espaço geograficamente limitado, mas considerando uma visão baseada no conhecimento, o qual é necessariamente cumulativo em natureza”

O projecto LRD pretende ir para além da implementação de infra-estruturas tecnológicas, do aumento da acessibilidade ou da disponibilização de conteúdos e serviços úteis para os habitantes e visitantes da região. O projecto irá catalizar as capacidades de inovação e mudança da região e, através da construção de competências e da difusão de conhecimento, proporcionar as condições para o reposicionamento da região no competitivo ambiente empresarial do século XXI.


  • O Projecto
  • Ponto de Situação
  • Novidades
  • Próximos Eventos
  • Concursos Públicos
  •  

     

     

     
    UMIC - Agência para a Sociedade do ConhecimentoPOS_ConhecimentoUnião Europeia - FEDER © 2005 Cidades e Regiões Digitais. Todos os Direitos Reservados