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Centro de Psicopedagogia-Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

   Unidade de Investigação da FCT. O seu coordenador científico é o Professor Doutor António Simões. A investigação é assegurada por esta instituição em 3 áreas: Linha de Investigação 1: Psicologia e Formação de Jovens e Adultos () Objectivos gerais : 1. Identificar factores condicionantes do bem-estar subjectivo (BES) e averiguar o tipo de relações com esta última variável, em diferentes períodos etários. 2. Organizar um programa de intervenção, com base nas variáveis precedentemente identificadas, no sentido de modificar o BES. Linha de Investigação 2: Adaptação e Aferição de Instrumentos de Avaliação Psicológica e Pedagógica Objectivos Gerais: 1. Num primeiro momento, adaptar, aferir e validar para a população portuguesa as Escalas WPPSI-R (Wechsler, 1989), aplicável a crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e os 7 anos e 3 meses, e WISC-III (Wechsler, 1991), aplicável a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 anos e os 16 anos e 11 meses. 2. Num segundo momento (4º a 6º anos), realizar estudos que permitam a adaptação de instrumentos destinados a avaliar o desempenho escolar de alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, em áreas como a leitura, a expressão escrita e a matemática. Para o efeito, proceder-se-á à recensão das práticas em vigor neste domínio, à análise dos programas escolares e tomar-se-ão como referência provas e/ou testes já existentes noutros países, nomeadamente as British Ability Scales (1996) e Brigance Diagnostic Comprehensive Inventory of Basic Skills (1983). 3. Adaptar diversos instrumentos na área da avaliação neuropsicológica. Linha de Investigação 3: Desenvolvimento e Comportamentos de Risco Objectivos gerais : Identificar e analisar as características individuais e os tipos de comportamento das crianças que, isoladamente ou em diversas combinações com outras variáveis, constituem bons indicadores de futuras formas graves de inadaptação ou de perturbação do processo normal de desenvolvimento. Objectivos específicos 1- Analisar a estabilidade e as mudanças desses três tipos de problemas ou comportamentos de risco ao longo de 6 anos; 2- Examinar como esses três tipos de problemas aparecem associados em diferentes fases do desenvolvimento; 3- Testar a estabilidade e o grau de convergência das informações prestadas por pais, professores e pelas próprias crianças sobre esses problemas; 4- Analisar a carreira escolar e vocacional das crianças com esses tipos de problemas; 5- determinar a hierarquia dos melhores preditores de futuras formas de inadaptação das crianças com esses problemas; 6- Avaliar mais especificamente o processo de desenvolvimento que levará à delinquência juvenil, ao abandono escolar precoce, à criminalidade e à dependência do álcool, do tabaco e da droga; 7- Analisar, numa perspectiva histórica, como em Portugal estes tipos de problemas têm sido conceptualizados e quais as formas de intervenção que, em relação a eles, têm sido mais frequentemente ensaiadas.

Áreas de competência:
Psicologia e Formação de Jovens e Adultos, Adaptação e Aferição de Instrumentos de Avaliação Psicológica e Pedagógica, Desenvolvimento e Comportamentos de Risco.

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