| 
               
                  | Sandra Cristina da Silva Santos |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												05/03/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Sandra Cristina da Silva Santos |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Santos, Sandra |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Ciências da Educação. 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade do Minho Escola de Psicologia
 Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI)
 Campus de Gualtar
 Braga
 4710-057 Braga
 Portugal
 Correio electrónico: sandra.css@gmail.com
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2010-2011 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação
                        							(2 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2001-2006 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicologia, pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
               
                  
                     | Fev/2016-Jul/2016 | Assistente 1º triénio |  
                  
                     | Fev/2015-Jun/2015 | Assistente 1º triénio |  
                  
                     | Set/2014-Set/2016 | Outra Situação |  
                  
                     | Nov/2013-Abr/2014 | Outra Situação |  
                  
                     | Abr/2010-Set/2013 | Outra Situação |  
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2014-2016 Ainda estou a aprender desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem
                        da leitura-I m still learning   development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: 134604. Fundação Calouste Gulbenkian
 |  
                  
                     | Outro Tipo de Participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 2013-2014 Avaliar para Prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates
                        para o Português Europeu-Assess for preventing: tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development inventories for European
                        Portuguese
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012. |  
                  
                     | 2010-2013 Investigação e Avaliação de Leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de Inventários de Avaliação da Leitura-Reading research and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008. |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Bem), Espanhol (Pouco). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês  (Bem), Espanhol (Pouco). |  
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
               
                  
                     | 2013 | 9.º Prémio CEGOC ,
                        					CEGOC. |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Mai/2016 - Actual | Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências, Membro fundador. |  
                     | Jan/2010 - Actual | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro. Especialista em Psicologia da Educação.
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Ana L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Lima, Rosa; Costa, João; Acosta, Victor; Meira, Ângela; Santos, Ana S; Lucas, Maria I; Monteiro, Joana.  2017. MacArthur-Bates Inventários de Desenvolvimento Comunicativo. Manual técnico. . ed. 1. Maia: Lusoinfo Multimédia. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Santos, Sandra.  2016. Inventário de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura: Construção e validação. ed. 1. Saarbrucken, Deutschland: Novas Edições Académicas. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; do Céu C. M; Rodrigues, Bruna.  2016. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1. Maia: Lusoinfo Multimédia. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G.  2014. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura – informativo. Manual técnico. . ed. 1. Lisboa: CEGOC. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2014. Teste de leitura de palavras. Manual técnico.. ed. 1. Lisboa : CEGOC. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G.  2014. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura – narrativo. Manual técnico.. ed. 1. Lisboa: CEGOC. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2014. Teste de compreensão de textos na modalidade oral – informativo. Manual técnico. . ed. 1. Lisboa: CEGOC. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2014. Teste de compreensão de textos na modalidade oral – narrativo. . ed. 1. Lisboa: CEGOC. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra.  2017. Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática..  In DECOLE – Desenvolvendo competências de letramento emergente: Propostas integradoras para a pré-escola , ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, & Barrera, S. D., 59 - 92. . Porto Alegre: Penso Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra.  2017. Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação (edição revista).  In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, 44 - 73. . Maia: Lusoinfo Multimédia. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2014. Avaliar leitura. Questões conceptuais e de medida..  In BAL – Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. Iolanda Ribeiro & Fernanda Leopoldina Viana , 15 - 28. . Lisboa: CEGOC. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Baptista, Adriana; Costa, Lurdes; Cadime, Irene; Santos, Sandra.  2014. Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação..  In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, ed. F. L. Viana & I. Ribeiro , 44 - 77. . Lisboa: Santillana. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Spinillo, Alina G; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P.  2014. Bateria de avaliação da leitura. Descrição e opções de construção.  In BAL - Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. Iolanda Ribeiro & Fernanda Leopoldina Viana , 55 - 62. . Lisboa: CEGOC. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Costa, Helena; Brandão, Sara; Santos, Sandra.  2013. Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. .  In Ensinar e aprender português num mundo plural , ed. M. Teixeira, L. Santos, I. Silva, & E. Mesquita , 300 - 347. . Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia.. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Adriana; Monteiro, Sílvia; Nóvoa, Paulo; Ferreira, Albertina; Fernandes, Ilda; Santos, Sandra.  2007. Consulta psicológica de aprendizagem e rendimento escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação..  In Intervenção psicológica no ensino superior , ed. Maria do Céu Taveira & Jorge Silvério , 73 - 88. . Maia: Sersilito. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; Gayo, Elena; Maia, José; Ribeiro, Iolanda.  2017. "Assessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary
                        and memory", Scandinavian Journal of Psychology 58, 1: 1 - 8. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Cadime, Irene; Prieto, Gerardo; Ribeiro, Iolanda.  2017. "Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", Learning and Individual Differences 56,  na: 159 - 166. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Cadime, Irene; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; do Céu C. M; Ribeiro, Iolanda.  2017. "The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: A study in an
                        intermediate depth orthography", Reading and Writing 30, 3: 591 - 611. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana L; Viana, Fernanda L.  2017. "Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: Developmental trends, age
                        and gender differences [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]", First Language 37, 3: 267 - 284. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Viana, Fernanda L; Pérez-Pereira, Miguel; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda.  2017. "Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16 and 30 months old: A comparison across European Portuguese
                        and Galician [ADVANCE ONLINE PUBLICATION] ", First Language 37, 3: 285 - 300. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.  2017. "The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study", Infant Behavior and Development 48, na: 88 - 97. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda L.  2017. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender" na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura:
                        um estudo de caso", Calidoscópio 15, 1: 30 - 44. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Cadime, Irene; Santos, Sandra; Leal, Teresa; Viana, Fernanda L; Rodrigues, Bruna; Cosme, Maria C; Ribeiro, Iolanda.  2017. "Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta", Análise Psicológica 35, 3: 351 - 366. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Ribeiro, Iolanda.  2017. "O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção", Revista Brasileira de Educação 22, 71: 1 - 30. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. |  Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Prieto, Gerardo; Chaves-Sousa, Séli; Spinillo, Alina G; Ribeiro, Iolanda.  2016. "An application of the Rasch model to reading comprehension measurement", Psicologia: Reflexão e Crítica 29, 1: 1 - 19. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. |  Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Prieto, Gerardo; Brandão, Sara; Cadime, Irene.  2015. "Development of Listening Comprehension Tests with Narrative and Expository Texts for Portuguese Students", The Spanish Journal of Psychology 18, E5: 1 - 7. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo.  2014. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. [Calibración de un test de comprensión lectora para alumnos
                        Portugueses]", Anales de Psicología 30, 3: 1025 - 1034. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Maia, José; Santos, Sandra.  2013. "Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras.", Psicologia, Reflexão e Crítica 26, 2: 231 - 240. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo; Maia, José.  2013. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students", Psicothema 25, 3: 384 - 389. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L.  2015. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana.  2015. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XVII European Conference on Developmental Psychology, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Spinillo, Alina G.  2014. "Battery of reading assessment: Description and validity studies", Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Santos, Sandra.  2011. "Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2011: Para Leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar”, In “Congreso internacional lectura 2011: Para leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar” , Habana. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Chaves-Sousa, Séli; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Maia, José.  2015. "Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students.  ", Universitas Psychologica 14, 1: 0 - 0. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Vale, Ana P; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2015. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students", European Journal of Psychological Assessment, N/A: 1 - 7. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra.  2014. "Los desafíos de enseñar a compreender.", Investigaciones Sobre Lectura, 1: 9 - 32. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene.  2012. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica.", Exedra, Dezembro: 447 - 465. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Produto com registo ou patente Product with patent or official record
 |  
                  
                     | 1. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5016/2013,"TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo.".22 set. 2014(Depósito);22 set. 2014(Exame).
 |  
                  
                     | 8. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5024/2013,"TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano".
 |  
                  
                     | 21. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5109/2013,"TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano".
 |  
                  
                     | 3. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Outra.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5019/2013,"TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano ".
 |  
                  
                     | 5. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5021/2013,"TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ".
 |  
                  
                     | 7. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5023/2013,"TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ".
 |  
                  
                     | 9. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5008/2013,"TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ".
 |  
                  
                     | 11. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5103/2013,"TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano".
 |  
                  
                     | 17. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5006/2013,"TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ".
 |  
                  
                     | 18. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5007/2013,"TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ".
 |  
                  
                     | 19. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5106/2013,"TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ".
 |  
                  
                     | 6. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5022/2013,"TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano".
 |  
                  
                     | 12. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5104/2013,"TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ".
 |  
                  
                     | 14. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 4978/2013,"TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ".
 |  
                  
                     | 10. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5009/2013,"TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano ".
 |  
                  
                     | 13. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5105/2013,"TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ".
 |  
                  
                     | 4. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5020/2013,"TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano".
 |  
                  
                     | 22. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5111/2013,"TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ".
 |  
                  
                     | 23. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5113/2013,"TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano".
 |  
                  
                     | 15. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5004/2013,"TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ".
 |  
                  
                     | 16. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5005/2013,"13.	TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ".
 |  
                  
                     | 20. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5108/2013,"TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ".
 |  
                  
                     | 2. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5017/2013,"TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ".
 |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Freitas, Tânia; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Avaliar fluência da Leitura,II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização,Braga,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli; Cosme, Maria C. Os efeitos da descodificação, da compreensão oral e da fluência de leitura na compreensão da leitura: um estudo longitudinal
                        com alunos do 1.º ciclo do ensino básico,II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização”,Braga,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana L; Viana, Fernanda L. Developmental trends, age and gender differences in toddlers’ communicative development: A study in European Portuguese. ,Palma de Maiorca,2016 (Poster). |  
                  
                     | 4. | Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda. Is listening comprehension in preschool a significant predictor of reading abilities in the first grade?,Learning and Development in Early Childhood” (SIG5),Porto,2016 (Poster). |  
                  
                     | 5. | Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L. European Portuguese infants’ communicative development: A longitudinal study.,VIIIth International Conference of Language Acquisition,Palma de Maiorca,2016 (Poster). |  
                  
                     | 6. | Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; do Céu C. M; Rodrigues, Bruna. Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER. ,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Brandão, Sara; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. O que compreendem as crianças em idade pré-escolar: Avaliação dinâmica da compreensão oral.,II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância,Braga,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |  
                  
                     | 9. | Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ribeiro, Iolanda; Sucena, Ana; Santos, Sandra. Construction of short versions of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese. ,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Seminário). |  
                  
                     | 10. | Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda. The influence of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension: A study with
                        second graders. ,VI Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho,Braga,2015 (Poster). |  
                  
                     | 11. | Ribeiro, Iolanda; Esteves, Miriam; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra. Examining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |  
                  
                     | 12. | Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L. Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students.
                        ,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |  
                  
                     | 13. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Freitas, Tânia; Cruz, Joana. Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura.,2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura,Gaia,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 14. | Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Ana L; Lima, Rosa; Costa, João; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda. A adaptação para Português Europeu dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates (8-15 e 16-30 meses),II Jornadas de Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,Braga,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Collus, Jorge; Santos, Sandra; Viana, Fernanda L. Diagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance.,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |  
                  
                     | 16. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli. Questões conceptuais e de medida na avaliação da leitura: O desenvolvimento da BAL-Bateria de Avaliação de Leitura,IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment,Lisboa,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 17. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação dos problemas de leitura. ,Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais,Braga,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 18. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Assessment of word reading, listening and reading comprehension in elementary students ,II World Dyslexia Forum,Belo Horizonte,2014 (Poster). |  
                  
                     | 19. | Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Análise do papel da precisão e da velocidade de descodificação na identificação de alunos com problemas de leitura,.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Poster). |  
                  
                     | 20. | Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. BAL – Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação da leitura, IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Lisboa,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 21. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. Prevenir os problemas de leitura. O possível e o desejável,Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais,Braga,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 22. | Silva, Carla; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Os inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates 8-15 e 16-30 meses,IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Lisboa,2014 (Poster). |  
                  
                     | 23. | Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. Bateria de Avaliação da Leitura: Estudos de validade,10.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 24. | Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L. Compreensão da leitura: Avaliação e intervenção,III Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro,Aveiro,2014 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 25. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra; Cadime, Irene. Speaking, reading and writing: Integrative proposals for kindergarten. ,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster). |  
                  
                     | 26. | Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Gayo, Elena. Reading comprehension assessment. Construction and validation of the TCL test. ,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster). |  
                  
                     | 27. | Gayo, Elena; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Deaño, Manuel; Conde, Ângeles. Evaluación de los efectos de un programa de comprensión lectora en alumnos Portugueses y Españoles,Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura,Madrid,2013 (Poster). |  
                  
                     | 28. | Chaves-Sousa, Séli; vale, Ana P; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Teste de Leitura de Palavras: Dados de validade interna e externa,III Encontro Internacional de Português/ III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 29. | Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P; Almeida, Sílvia. Word recognition in students with and without learning disabilities,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |  
                  
                     | 30. | Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Almeida, Sílvia; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: Análise diferencial do desempenho no Inventário de Reconhecimento
                        de Palavras ,Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Poster). |  
                  
                     | 31. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. Development of a reading comprehension test with equated forms for the assessment of informative texts comprehension. ,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |  
                  
                     | 32. | Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Evaluation of word recognition in elementary school ,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |  
                  
                     | 33. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Oral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |  
                  
                     | 34. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra. Equalização vertical de uma prova de compreensão da leitura de textos informativos, 9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 35. | Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene. Narrative and informative reading comprehension tests: Validity studies,21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: .,Oviedo,2012 (Poster). |  
                  
                     | 36. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. Assessment of narrative texts comprehension: Development of a reading comprehension test with three equated forms,21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: .,Oviedo,2012 (Poster). |  
                  
                     | 37. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Oral comprehension of narrative texts: Construction of an assessment test,21st Annual World Congress on Learning Disabilities,Oviedo,2012 (Poster). |  
                  
                     | 38. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Aprender a compreender: Da teoria à prática pedagógica,Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,Braga,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 39. | Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; vale, Ana P. Reconhecimento de palavras no 1.º ciclo de Ensino Básico: Impacto das características psicolinguísticas das palavras e do
                        ano escolar e sexo dos alunos,9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 40. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara. Ensinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção ,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster). |  
                  
                     | 41. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Mendonça, Soraia; Leitão, Catarina; Gomes, Susana; Pereira, Lúcia. O que a ciência nos diz sobre… o ensino da compreensão leitora ,V Conferência Internacional Ler +, Ler Melhor,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 42. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas ,Congreso Internacional Lectura 2011: Para leer el XXI. Se ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar,Habana,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 43. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; vale, Ana P; Albuquerque, Pedro. Inventário de Reconhecimento de Palavras: Opções metodológicas e dados psicométricos,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster). |  
                  
                     | 44. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra. Dados de validação do questionário PLCEPE – Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar ,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Poster). |  
                  
                     | 45. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Avaliação da compreensão de textos,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
                        e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 46. | Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. Teste de Compreensão Leitora (TCL): Análise dos itens e construção de versões por ano de escolaridade ,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
                        e Contextos,Lisboa,2011 (Poster). |  
                  
                     | 47. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. Avaliação da leitura no 1.º Ciclo: Construção de Inventários de Avaliação de Leitura, 8.º Encontro Nacional/6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2010 (Poster). |  
                  
                     | 48. | Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra. A avaliação da leitura: Apresentação de instrumentos. ,Encontro Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | Organização de evento Event organization
 |  
                  
                     | 1. | Santos, Sandra. II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização,2017 (Congresso). |  
                  
                     | 2. | Santos, Sandra. III Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,2017 (Seminário). |  
                  
                     | 3. | Santos, Sandra. I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar,2016 (Congresso). |  
                  
                     | 4. | Santos, Sandra. 17th European Conference on Developmental Psychology,2015 (Congresso). |  
                  
                     | 5. | Santos, Sandra. II Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem,2015 (Seminário). |  
                  
                     | 6. | Santos, Sandra. I Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano: Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar,2014 (Seminário / Organização). |  
                  
                     | 7. | Santos, Sandra. 10.º Encontro Nacional | 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2014 (Congresso). |  
                  
                     | 8. | Santos, Sandra. How can we assess creativity? An invitation to the Torrence Test of Creative Thinking,2007 (Oficina). |  
                  
                     | 9. | Santos, Sandra. Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas,2007 (Seminário). |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 37 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 15 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 8 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 7 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 18 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 14 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 4 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 4 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 4 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 80 |  
 
                     
                        | Produtos com registo ou patente Products with patent or official record
 | 23 |  
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 57 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												1354
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											05-05-2018
                     											às
                     											05:17:22 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |