Texto principal
logotipo do visibilidade.net: Visibilidade.net, estar presente na web não basta Inscreva-se para receber na sua caixa de correio electrónico novidades do Visibilidade.net.
 

  » Início

  » Artigos

  » Contactos

  » Divertimento

  » Glossário

  » Notícias

  » Perguntas frequentes

  » Sobre

  » Utilidades
   » Subscrição

  » Siga-nos no Facebook

Início> Artigos > O papel da web na economia

O papel da web na economia

A web não é o futuro. É o presente. Nos países desenvolvidos a web faz parte do dia-a-dia das pessoas substituindo os balcões do banco, as repartições públicas e até mesmo os supermercados.

No futuro, o peso da web será ainda maior porque hoje as crianças aprendem a usar computadores, como os seus pais aprendiam a escrever. Por isso, se o seu negócio ainda não tem um site na web, cada vez mais terá dificuldade em superar a concorrência.

Não pense se deverá criar um site, se ainda não o tem já está em desvantagem. Crie o seu site até antes de criar a sua empresa. Se não possui grandes conhecimentos de publicação na web poderá começar por usar ferramentas como Google Page Creator ou criar um blog e comece já a divulgar o seu negócio. A web é maneira rápida simples e barata de começar um negócio ou divulgar novos produtos.

Nos Estados Unidos as empresas gastam orçamentos avultados para garantir a visibilidade dos seus sites, principalmente nos resultados dos motores de busca. O mercado lusófono é ainda pouco competitivo neste aspecto. No entanto, grande parte das pessoas utiliza já a web como principal fonte de informação. Nada é mais rápido e barato do que pesquisar na web. Se as empresas da concorrência ainda não têm um site, você está perante uma oportunidade de ouro de expandir o seu negócio. Na web, tal como na economia em geral, é difícil destronar quem chega primeiro.

Existe também a situação em que a sua concorrência apresenta um site com deficiências de visibilidade. Recorrendo as especialistas nesta área, o seu site poderá superar a concorrência.

Atenção que a web não é só uma. Se o seu negócio tem um âmbito local, (ex. creches, restaurantes, formação profissional), mas as empresas da concorrência na sua zona geográfica não dispõem de um site, você ainda está em grande vantagem porque você será o único na web a fornecer o serviço. Aos olhos dos utilizadores da web a sua empresa será a única que existe.

Se nenhuma empresa no seu país tem um site, não pense que você não precisa de um. A web é o maior veiculo de globalização e na maioria dos negócios a concorrência poderá vir de todo o mundo. Quem imaginaria que mandar imprimir fotografias a França poderia ser mais barato do que imprimi-las na loja da esquina? Sites como a Pixmania, conseguem vender material a preços imbatíveis devido à economia de escala atingida ao vender para toda a Europa a partir de um único local.

Por outro lado a web permite-lhe também competir em todo o mundo a um baixo custo, mas é preciso lembrar que a web só por si não vai gerar negócios rentáveis. Acima de tudo é necessária uma excelente organização e a garantia de bons serviços, uma vez que os utilizadores da web ,são regra geral, mais exigentes e desconfiados do que os clientes que se deslocam às instalações da sua empresa.

Quem não está na web, não existe.

Janeiro, 2007
/Daniel Gomes

SocialTwist Tell-a-Friend
Página com ligações robustecidas pelo Arquivo.pt.