Através de vários artigos acerca da visibilidade
da informação publicada na web, este espaço
pretende esclarecer os nossos leitores mais interessados. Como a
web está em permanente evolução este tutorial
também o estará. Se tiver questões que gostasse
de ver debatidas num artigo não hesite em sugeri-las.
- A escrita para a web obedece a regras diferentes: a usabilidade de um site e o seu sucesso depende de uma comunicação eficaz.
- Serviços gratuitos para divulgação de conteúdo através da Internet: na Web o conteúdo é Rei. Se tem conteúdo interessante publique-o na Web usando os serviços gratuitos existentes.
- Textos em maiúsculas dificultam a leitura: o uso excessivo de capitalizações prejudica a comunicação. Palavras escritas completamente em maiúsculas levantam barreiras à comunicação e devem ser usadas de forma consciente e apenas em situações pontuais.
- Entregas de um projecto de software: aprovadas pelo Cliente ou pelo Utilizador?: as aprovações das entregas de um projecto de desenvolvimento de software devem ser validadas pelos seus utilizadores ao longo do processo.
- Segurança não pode degradar serviço: As medidas de Segurança informática têm como objectivo melhorar um serviço.Qualquer alegada medida de segurança que cause degradação da qualidade de um serviço é perigosa.
- Participação na Usability Week 2009 Conference: resume os conteúdos das sessões assistidas durante formação ministrada pela empresa dos gurus da usabilidade Jakob Nielsen e Don Norman.
- Cor do texto: baixo contraste é suicídio: existem modas que são altamente prejudiciais para o seu sítio web. Nunca escreva texto com baixo contraste em relação à cor de fundo da página.
-
Comércio electrónico: porque é que compramos pouco online na União Europeia? É um facto díficil de explicar testemunhado num estudo da OCDE.
-
Factos acerca do uso da Internet/Web em Portugal segundo a OCDE. Análise de resultados relativos a Portugal apresentados num estudo da OCDE publicado em Junho de 2008.
-
Técnicas para proteger os endereços de email contidos nas páginas web contra spam. Mais vale prevenir porque quando um endereço entra nas listas de spam já é tarde demais.
-
Efeito de Hawthorne em estudos de usabilidade: mito ou realidade?
-
A importância do grafismo em web design: há quem se concentre exclusivamente no grafismo das páginas web e há quem diga que este não tem importância nenhuma. Vamos ver.
-
A usabilidade aumenta a eficiência das empresas: algumas aplicações empresariais são um verdadeiro suplício para quem as tem de usar. A falta de usabilidade destas aplicações tem custos elevados para as organizações.
-
Avaliações e testes de usabilidade: parecem a mesma coisa mas não são.
-
Como testar se uma página é acessivel a pessoas com deficiência? Este artigo debate como testar a acessibilidade de uma página web e porque devemos fazê-lo.
-
O Daltonismo é uma distúrbio da visão frequente que impossibilita a distinção de certas cores, veja em que medida influencia a forma de criar páginas acessíveis na web.
-
As tabelas para formatação são desaconselhadas em web design?! Pode ser uma surpresa, mas vai ficar ainda mais surpreendido com as vantagens da solução alternativa.
-
Porque é que web de Portugal tem má qualidade? Há anos que me faço esta pergunta, finalmente penso ter encontrado uma resposta.
-
Quanto custa um site? Será que esta pergunta tem uma resposta?
-
O que é ter um site de qualidade? Discute quais os factores a ter em atenção para identificar e construir sites de qualidade.
-
O que é a Computação Grid? Discute o significado, potencialidades e adequação do Grid Computing.
-
Mozilla Firefox 2.0 e Internet Explorer 7 impõem respeito pelas normas de formato: discute a causa da existência de erros nas páginas web e os efeitos das novas versões dos browsers Mozilla Firefox 2.0 e Internet Explorer 7 na publicação na web, uma vez que impõem um maior respeito pelas normas e formatos de publicação na web.
-
Construir
páginas web acessíveis a pessoas com deficiência
é caro? Parece que não, segundo um perito em
acessibilidade para pessoas com deficiência.
-
Search Marketing em Portugal.
A visão de um consultor desta àrea que partilha a
sua experiência no mercado português.
-
O que é a visibilidade
na web? Debate as origens deste conceito e a sua importância.
-
O papel da web na economia.
A web entrou no dia-dia das pessoas e é impossível
ignorá-la. No futuro a tendência é que a web
seja cada vez mais utilizada. Se o seu negócio não
adoptar rapidamente um modelo de negócio ou divulgação
que recorra à web é muito provável que tenha
os dias contados. Não se trata de "recorrer às
Novas Tecnologias", trata-se de recuperar um atraso antes que
seja tarde demais.
-
A visibilidade e a língua.
O domínio de várias línguas é crucial
para ter sucesso na web. É através do domínio
de uma língua que conseguimos entrar em mercados estrangeiros
e por outro lado também podemos impedir que empresas estrangeiras
dominem o nosso mercado.
-
A publicidade na web. Sinónimo
de mau investimento para muitas pessoas. Este artigo debate as razões
do insucesso de muitas campanhas publicitárias na web e dá
sugestões para criar publicidade eficiente na web.
-
Diferença
entre motores de busca, directórios e portais. Uma dúvida
que persiste na mente da maioria dos utilizadores da web. Na realidade,
são três sistemas de informação com funcionamentos
muito distintos, embora a sua interacção com os utilizadores
seja similar.
-
Funcionamento de um motor
de busca. Apresenta o funcionamento genérico de um motor
de busca e discute quais os cuidados que deverá ter na criação
das suas páginas para que possam ser correctamente processadas.
-
Tipos de motores de busca.
Existem vários tipos de motores de busca. Se não consegue
que a sua página aparece no maior motor de busca mundial,
pode ser que o consiga noutros que poderão aumentar a visibilidade
das suas páginas de igual forma.
-
Optimização
de páginas para motores de busca. Alguns conselhos para
melhorar a visibilidade das suas páginas nos motores de busca.
-
A construção de
sites. Ninguém conhece melhor a sua área de trabalho
do que você. É muito difícil para um técnico
conseguir desenvolver e manter o seu site com sucesso sem a sua
forte colaboração. Este artigo debate como deverá
participar na criação do seu site de modo a garantir
o seu sucesso.
-
Bom e mau web design. Existe e é
imprescindível diferenciá-lo. Embora o seu site possa
parecer-lhe muito agradável graficamente, poderá conter
graves erros de concepção que irão frustrar
as expectivas que tinha quando decidiu investir na sua construção.
-
Erros graves em web design.
Uma lista de erros comuns em web design que irão debilitar
a visibilidade das suas páginas.
- Glossário. Às
vezes parece que os informáticos falam uma língua que é
uma mescla de português e inglês. É um defeito
de profissão devido à maioria das documentações
técnicas estarem escritas na língua inglesa. Este
glossário explica o significado de termos técnicos
no âmbito da web e propõe traduções.