Curriculum Vitae

Giulia Lamoni

Data da última atualização »Last update : 29/06/2018


Giulia Lamoni. É Investigadora FCT no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa desde Novembro 2016 e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História da arte da Universidade Nova de Lisboa desde Fevereiro 2016. Foi Bolseira FCT em Pós-doutoramento na mesma instituição entre 2010 e 2016. O seu trabalho de investigação foca-se nas relações entre arte contemporânea e feminismos, produção artística contemporânea e processos migratórios, e na história da arte contemporânea na América Latina através da articulação de perspectivas transnacionais.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3288652315345641


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Giulia Lamoni
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lamoni, Giulia
Categoria profissional
Position
Investigador FCT
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Instituto de História da Arte
Av. de Berna 26
Lisboa
1069--061 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217908300
Correio electrónico: giulialamoni@hotmail.com
Homepage: http://institutodehistoriadaarte.wordpress.com/
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008 Mestrado
Master degree
Master Profissionnel L'Art Contemporain et son exposition (1 anos » years) .
Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne), França.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

2008 Doutoramento
Phd
Doctorat en Arts et Sciences de l'art, option: Esthétique.
Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne), França.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

2003 Mestrado
Master degree
MPhil in Textual and Visual Studies (1 anos » years) .
Trinity College, Dublin, Irlanda.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

2000 Licenciatura
Licentiate degree
Maîtrise en Littérature Générale et Comparée (4 anos » years) .
Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), França.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.





Formação complementar ( studies)
2004-2004 Curso de curta duração
Short course
No Vitrines, No artists, No Museums: Just a Lot of People with R.Tiravanija.
Domus Academy, Milano / Telecom Italia Future Center Venezia, Itália.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade Nova de Lisboa
Nov/2016-Actual Investigador FCT
Nov/2010-Nov/2016 Investigador bolseiro FCT em Pós-Doutoramento

CEHUM
Abr/2013-Nov/2016 Investigador associado

Universidade Nova de Lisboa
Fev/2017-Jun/2017 Professora Auxiliar Convidada
Fev/2016-Jun/2016 Professora Auxiliar Convidada

Musée National d´art moderne / Centre Pompidou
Jan/2010-Jul/2010 Assistente de curadoria / Chargée d´études
Set/2008-Jun/2009 Assistente de curadoria / Chargée d’études

Université Charles de Gaulle Lille 3
Set/2004-Ago/2006 Leitora de Italiano





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade Nova de Lisboa
Fev/2017-Jun/2017
Curso»Academic program: Licenciatura em História da Arte

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Sociologia da Arte (leccionada com Bruno Marques)(Docente)
  • Historia das Artes Não Ocidentais (leccionada com Ana Balona de Oliveira)(Docente)


Fev/2015-Jan/2017
Curso»Academic program: Mestrado (opção Livre proposta pelo IHA FCSH UNL)

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Contemporary Art in Latin America: Transnational Perspectives (leccionada com Margarida Brito Alves)(Docente)


Fev/2016-Jun/2016
Curso»Academic program: Licenciatura em História da Arte

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Sociologia da Arte(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. IHA / Estudos de Arte Contemporânea / Research Group: Transnational Perspectives on Contemporary Art

Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Artes.
Domínio Científico: Humanidades / Área Científica: Outras Humanidades.
Palavras-chave: Art and Feminisms; Contemporary Art and Migratory Processes; Contemporary art in Latin America; Artistic Networks in the 1960s.
2. Contemporary Art and Feminisms
3. Contemporary Artistic Practices and Migratory Processes
4. Contemporary Art in Latin America: Transnational Perspectives
5. Co-coordenadora da Linha de Investigação "Transnational Perspectives on Contemporary Art" / Grupo Estudos de Arte Contemporânea IHA
6. Grupo de Investigação em Género, Artes & estudos Pós-coloniais




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2010-2016
Projecto de pós-doutoramento: Perspectivas feministas sobre arte contemporânea no Brasil e em Portugal
Referência do projeto»Project reference: SFRH / BPD / 70786 / 2010.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2018-2020
MODERNIDAD(ES) DESCENTRALIZADA(S): ARTE, POLITICA Y CONTRACULTURA EN EL EJE TRANSATLANTICO DURANTE LA GUERRA FRIA II MoDe(s)2
Referência do projeto»Project reference: HAR2017-82755-P.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Italiano (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Italiano (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).

Reading
Italiano (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Italiano (Bem), Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2012 Bolsa Paper USA, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
2014 Auxilio de Pesquisa nos Acervos do Museu de Arte Contemporânea na USP, Universidade de São Paulo (Brasil).
2014 Bolsa Paper USA, Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento.
2015 Bourse de recherche à Paris 2015 / Travel Grant, Institut National d'Histoire de l´Art (INHA), Paris.
2010 Post-Doctoral Fellowship, FCT Portugal.
2017 Brooks International Fellow , Delfina Foundation / Tate Modern Curatorial.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Instituto de Historia da Arte, UNL FCSH, Membro.
Membro.
Jul/2017 - Actual LASA: Latin American Studies Association, Membro.
Mar/2017 - Actual AAH: Association for Art History, Membro.
Dez/2015 - Actual Research Network Critical Transcultural Perspectives, Membro.
Abr/2013 - Actual GAPS CEHUM, Outros (especifique).
Membro colaborador.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lamoni, Giulia. ed. 2017. Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico (cat. exp.) ed. 1. Lisboa: EGEAC.
2. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Costa, Pedro; Saldanha, José L; Soares, Ana I; Tavares, Miriam. eds. 2016. Flaneûr: New Urban Narratives ed. 1. Lisboa: Procur.arte.
3. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Lopes, Rui O. eds. 2015. Global Trends in Modern and Contemporary Islamic Art ed. 1. Lisboa: FBAUL.
4. Lamoni, Giulia; Autor: Camille M. e. c. c. G. L. 2010. Artistes Femmes de 1905 à nos jours. ed. 1, 1 vol.. Paris: Centre Pompidou.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Lamoni, Giulia. 2017. “Baralhando as cartas e multiplicando as imagens. Algumas notas acerca da obra de Cybele Varela” (no prelo).  In Cybèle Varela. Tropicalismo Remixed (cat. exp.), 44 - 45. . Milano: Silvana Editore.
2. Lamoni, Giulia. 2017. “Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico”.  In Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico (cat. exp.), 9 - 15. . Lisboa: EGEAC.
3. Lamoni, Giulia. 2016. "´… com imensas razões e um grande abraço´: Amplexos, abraços e outros enlaces no trabalho de José Escada".  In Eu não evoluo, viajo. José Escada Retrospectiva (cat. exp.), n - n. . Lisboa: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Lamoni, Giulia. 2016. “Philomela as Metaphor. Sexuality, Pornography and Seduction in the Textile Work of Tracey Emin and Ghada Amer” (2ª edição).  In Contemporary Art and Classical Myth , ed. Isabelle Loring Wallace, Jennie Hirsch, 175 - 197. . Londres: Routledge.
5. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. 2016. "The Shell and the Oyster: On Making Domestic Space Public".  In Flâneur: New Urban Narratives, 16 - 24. . Lisboa: Procur.arte.
6. Lamoni, Giulia. 2015. “Unfolding the present: some notes on Brazilian ´pop´”.  In The World Goes Pop (cat.exp.), ed. Jessica Morgan, Flavia Frigeri, 59 - 71. . London: Tate Publishing.
7. Lamoni, Giulia. 2014. "Texto / Imagem: um percurso excêntrico".  In Salette Tavares (cat. exp.), ed. Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, 37 - 47. . Lisboa: FCG.
8. Lamoni, Giulia. 2013. “Adriana Varejão”, “Joana Vasconcelos”, “Sandra Vasquez de la Horra”, “Cybèle Varela”, “Jac Leirner”, “Helen Chadwick”, “Yolanda Penteado".  In Dictionnaire des créatrices, n/a - n/a. . Paris: Editions Des Femmes.
9. Lamoni, Giulia. 2013. "'Ti darei un bacio': algumas considerações acerca de utopia e convivio em 'Autoritratto' de Carla Lonzi" .  In Arte & Utopia (actas do colóquio), n/a - n/a. . Lisboa: Instituto de Historia da Arte / Estudos de Arte Contemporânea.
10. Lamoni, Giulia. 2012. “Domesticity Disrupted: Space and Gender in Ana Vieira's work of the 1970s".  In Estética, cultura material e Diálogos intersemióticos (Actas do XIII Colóquio de Outono), ed. org. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa, Vitor Moura, 35 - 47. . Vila Nova de Famalicão: CEHUM/ Edições HUMUS.
11. Lamoni, Giulia. 2012. “Are you pro-porn or anti-porn?' Estratégias de apropriação, exploração critica e desvio do pornografico no trabalho de Cosey Fanni Tutti e Annie Sprinkle".  In Arte & Erotismo (Actas do colóquio), 295 - 311. . Lisboa: Instituto de Historia da Arte / Estudos de Arte Contemporânea.
12. Lamoni, Giulia; Rimmaudo, Annalisa. 2011. “Entrevista a Mirtha Dermisache por Annalisa Rimmaudo y Giulia Lamoni” .  In Mirtha Dermisache: Publicaciones y dispositivos editoriales (cat. exp.), ed. Pabellon de las Bellas Artes, Pontificia Universidad Católica Argentina, 8 - 16. . Buenos Aires: Editorial de la Universidad Católica Argentina.
13. Lamoni, Giulia. 2011. “Philomela as Metaphor. Sexuality, Pornography and Seduction in the Textile Work of Tracey Emin and Ghada Amer”.  In Contemporary Art and Classical Myth, ed. Isabelle Loring Wallace, Jennie Hirsh, 175 - 197. . Farnham: Ashgate.
14. Lamoni, Giulia. 2011. “Linea Mentis: Irma Blank, Eva Sorensen, Gaspare”.  In Linea Mentis (cat. exp.), 5 - 6. . Torino: Galleria Raffaella De Chirico.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. 2017. "Conexões Radicais: Feminismos, Curadoria e Colaboração", Faces de Eva: Estudos sobre a Mulher, 38: 39 - 55.
2. Lamoni, Giulia. 2015. "‘‘Ti darei un bacio’: Notes on utopia and conviviality in Autoritratto by Carla Lonzi’", n.paradoxa international feminist art journal, 35: 76 - 83.
3. Lamoni, Giulia. 2015. "‘Seeing Through’, Migration, Home-making and Friendship in Lourdes Castro's Work of the 1960s and 1970s", Third Text 29, 135-136: 266 - 286.
4. Lamoni, Giulia; Zappia, Francesca. 2014. ""Weaving the Space We Still Call Home"", fkw journal: Zeitschrift für Geschlechterforschung und visuelle Kultur, 57: n - n.
5. Lamoni, Giulia. 2013. "“African masks, family photographs and open suitcases: Rosana Paulino, Mónica de Miranda and Maimuna Adam”", N.paradoxa international feminist art journal / “Africa and its diasporas”, 31: 5 - 14.
6. Lamoni, Giulia. 2013. "“(Domestic) Spaces of resistance: three artworks by Anna Maria Maiolino, Letícia Parente and Anna Bella Geiger”", Artelogie, Recherches sur les arts, le patrimoine et la littérature d’Amérique Latine, 5: na - na.
7. Lamoni, Giulia. 2012. "“Célia Domingues” (entrevista)", Faces de Eva, Estudos sobre a mulher, 28: 153 - 160.
8. Lamoni, Giulia. 2008. "“Dé-couvrir. Ecriture et couture dans le discours autofictionnel de Tracey Emin“", Image & Narrative, Online Magazine of the Visual Narrative 9, 22: n/a - n/a.
9. Lamoni, Giulia. 2007. "“Les Eigenschriften d’Irma Blank. Le texte comme texture“", Textimage: revue d'étude du dialogue texte-image, Varia 1: n/a - n/a.
10. Lamoni, Giulia. 2004. "“Miti di un fare comune. Costruzione di un dialogo tra poesia e arti visive“", Contemporanea. Rivista di studi sulla letteratura e sulla comunicazione, 2: 95 - 109.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Lamoni, Giulia. 2017. "“Beyond the ‘Global Dream’: Transnational Challenges in the Modern and Contemporary art Museum", Wrong Wrong, 9: 0 - 0.
2. Lamoni, Giulia. 2014. "“cartazes para o museu do homem do nordeste by Jonathas de Andrade”", Manifesta Journal: Around Curatorial Practices, 17: 70 - 76.
3. Lamoni, Giulia. 2014. ""Autobiografia de todos: algumas notas sobre livros de artista(s)"", MARTE, 5: 73 - 85.
4. Lamoni, Giulia. 2006. ""Sophie Podolski. Le Pays où tout est permis ou l’invention d’un nouveau langage"", Luna Park (nouvelle série), 3: 105 - 117.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. 11 fev. 1914. ""Dentro e fora de uma colecção" interview with Pedro Lapa" Revista 4, 81 - 93.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Tavares, Miriam; Costa, Pedro; Saldanha, José L; Soares, Ana I. 2016. ""Introduction: New Urban Narratives of Flânerie?"". Lisboa. (Prefácio)
2. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Sirois, Katherine. 2015. " "Editorial: Crise"". Lisboa. (Editorial)
3. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Lopes, Rui O. 2015. ""Foreword: Global trends in Modern and Contemporary "Islamic" Art"". Lisboa. (Prefácio)

Tradução
Translation
1. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. 2014. ""Museu"". Porto: Galeria Quadrado Azul. (Artigo)
2. Lamoni, Giulia. 2011. "L'Angelo Muto". Alessandria: Edizioni dell'Orso. (Livro)



Organização de evento
Event organization
1. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Cruzeiros, Cristina P; Lopez, Paula B. Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade,2017 (Congresso / Organização).
2. Lamoni, Giulia. Beyond the “global dream”: Exploring transnational ways of working together,2017 (Encontro).
3. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Serra, Filomena. Programação paralela da exposição "Co-habitar",2016 (Encontro / Curadoria).
4. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Morineau, Camille; PARIS, AWARE. Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s,2016 (Congresso / Organização).
5. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Salgado, Nuno R; Costa, Pedro; Tavares, Miriam; Soares, Ana. New Urban Narratives International Conference,2015 (Congresso).
6. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Lopes, Rui O. Global Trends in Contemporary Islamic Art,2014 (Encontro).
7. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. Sur Les Traces de Lygia Clark... de Paola Anziché e Irene Dionisio: projecção do filme e mesa redonda,2013 (Outro / Curadoria).



Outra produção artística/cultural
Other artistical/cultural production
1. Lamoni, Giulia. Curadoria da exposição "Meridiano Pacífico" de Eugénia Mussa,2017.
2. Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B; Serra, Filomena. Co-curadoria da exposição "Co-Habitar" ,2016.
3. Lamoni, Giulia; IV, Groupe M. L. C. e. s. e. P. Co-curadoria da exposição Aperçus avant impressions / Bétonsalon, Paris,2008.
4. Lamoni, Giulia; Zappia, Francesca. Co-curadoria da performance: Tania Mouraud / Momentum: Back from India / Bétonsalon, Paris,2008.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Catarina Marto, Declinações do vegetal na arte contemporânea, a partir de 1960: percepção, contexto e ecologia, 2016. Tese (Doutoramento em Estudos Artísticos) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
Co-orientação: Prof. Margarida Brito Alves, Prof. Michael Marder.
2. Mariana Marin Barbosa Gaspar, Territórios de fronteira: interação palavra-imagem na arte contemporânea portuguesa, 2015. Tese (Doutoramento em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
Orientação: Professora Margarida Brito Alves.
3. Andreia Borges de Sá, A transgressão na contemporaneidade artística: performance e emancipação nos espaços artísticos e sociais, 2014. Tese (Doutoramento em Estudos Artísticos) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
Co-orientação: Professor João-Mário Grilo.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Em curso
Ongoing
1. Margarida Firmino Vala Silva, Os Poderes do Abjeto na obra de três artistas latino-americanas, 2017. (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Lamoni, Giulia. Participação no júri de Teresa Meruje. Poses, Figurações, Poéticas e Metáforas do Corpo. O Caso Singular da Mulher Reclinada, 2016. Tese (Doutoramento em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
2. Lamoni, Giulia. Participação no júri de Vanessa Badagliacca. Organic Materiality in 20th Century Art, 2016. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
3. Lamoni, Giulia. Participação no júri de LUÍS HERBERTO NUNES. “Imagens Interditas? Limites e Rupturas em Representações Explícitas do Sexo no Pós-25 de Abril”, 2015.
4. Lamoni, Giulia. Participação no júri de Bruno Marques. Julião Sarmento dentro do texto: reflexões sobre encontros e desencontros da critica com a sua obra, 2011.
5. Lamoni, Giulia. Participação no júri de Margarida Brito Alves. O Espaço na criação artistica do século XX. Heterogeneidade, Tridimensionalidade, Performatividade, 2011.


Mestrado
Master degree
1. Lamoni, Giulia. Participação no júri de Nicoli Braga. "O Feminino e o Fotografico", 2018.  Dissertação (História da Arte) - Universidade de Lisboa.
2. Lamoni, Giulia. Participação no júri de Mafalda Marcos Silva. O Corpo é o Zero, Experimentalismo e participação. Os anos 90 da Arte Portuguesa, 2016.  Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa.
3. Lamoni, Giulia. Participação no júri de Inês Pereira Jorge. A Teia de Penélope - Encontros e Desencontros entre a Arte e o Artesanato na Época Contemporânea, 2014. 
4. Lamoni, Giulia. Participação no júri de Henrique Coelho. Pintura de paisagem em Portugal no século XX, 2012. 


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. “Arte e politica na América Latina nos anos 1960-1970: centros ex-cêntricos”, 2017 (Encontro).
Nome do evento: ciclo de debates "É a guerra mas não tem de ser"; Nome da Instituição: Museu do Aljube.
2. "Mapeando Redes Artísticas Transnacionais: Mulheres, Artes e Migrações", 2016 (Congresso).
Nome do evento: Itinerâncias Críticas #28 / ciclo de conferências em estudos pós-coloniais e de género; Nome da Instituição: CEHUM; Cidade do evento: Braga.
3. “Auto-retrato colectivo”, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Gender Trouble / conferência de Giulia Lamoni e Francesca Rayner; Nome da Instituição: Teatro Maria Matos; Cidade do evento: Lisboa.
4. “O Brasil de Tropicália, da música às artes visuais”, 2015 (Seminário).
Nome do evento: seminário A imaginação do Brasil: nação, cultura e política,; Nome da Instituição: UNIPOP; Cidade do evento: Lisboa / Teatro A Barraca.
5. " Weaving the spaces we still call home: Textiles, location, gender (and beyond)", 2014 (Conferência).
Nome do evento: Lecture Series Art – Research – Gender; Nome da Instituição: Universität für angewandte Kunst Wien; Cidade do evento: Viena.
6. “Mulheres artistas no Brasil: algumas perspectivas criticas”, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminarios de doutoramento CEHUM/Literatura, Itinerários criticos; Nome da Instituição: CEHUM; Cidade do evento: Braga.
7. “Casas moveis, transparentes, abertas, com multiplas localizações... Notas sobre o 'habitar' no trabalho de algumas artistas contemporâneas”, 2013 (Seminário).
Nome do evento: III Summer School CEHUM; Nome da Instituição: CEHUM; Cidade do evento: Braga.
8. “Desenhar a ilegibilidade: grafías e livros de artistas de Irma Blank e Mirtha Dermisache”, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminarios de Doutoramento em Historia da Arte; Nome da Instituição: UNL FCSH; Cidade do evento: Lisboa.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência, 2017 , 2017 (Simpósio).
Nome do evento: Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência, 2017 (Simpósio); Nome da Instituição: Museu do Chiado, CHAIA-UE, CICS.NOVA; Cidade do evento: Lisboa / FCSH-UNL.
2. Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade; Nome da Instituição: IHA/FCSH; CIEBA-FBAUL; MO(DES); Lisboa 2017 Capital Ibero-Americana da Cultura; Cidade do evento: Lisboa / FSCH.
3. Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s, 2016 (Congresso).
Nome do evento: Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s; Nome da Instituição: IHA/FSCH; AWARE Paris; FCG; Cidade do evento: Lisboa / CAM-Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Flâneur - New Urban Narratives International Conference, 2015 (Congresso).
Nome do evento: Flâneur - New Urban Narratives International Conference; Nome da Instituição: Procur.arte / IHA-FCSH-UNL / Dinamia - ISCTE / CIAC- UAlg; Cidade do evento: Lisboa / Teatro São Luiz.
5. Global Trends in Contemporary Islamic Art, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Global Trends in Contemporary Islamic Art; Nome da Instituição: CIEBA-FBAUL / IHA-FCSH; Cidade do evento: Lisboa.
6. Lisbon Street Art & Urban Creativity International Conference, 2014 (Congresso).
Nome do evento: Lisbon Street Art & Urban Creativity International Conference; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte / Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes; Cidade do evento: Lisboa.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Através, Desde, Para a América Latina: Redes, circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à actualidade; Nome da Instituição: IHA/FCSH; CIEBA-FBAUL; MO(DES); Lisboa 2017 Capital Ibero-Americana da Cultura; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
2. Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s, 2016 (Congresso).
Nome da Instituição: IHA/FCSH; AWARE Paris; FCG; Cidade do evento: Lisboa / CAM-Fundação Calouste Gulbenkian.
3. Flâneur - New Urban Narratives International Conference, 2015 (Congresso).
Nome do evento: Flâneur - New Urban Narratives International Conference; Nome da Instituição: Procur.arte / IHA-FCSH-UNL / Dinamia - ISCTE / CIAC- UAlg; Cidade do evento: Lisboa / Teatro São Luiz.
4. Lisbon Street Art & Urban Creativity International Conference, 2014, 2014 (Congresso).
Nome do evento: Lisbon Street Art & Urban Creativity International Conference, 2014.
5. Panel "Utopia as Dislocation", 2014 (Congresso).
Nome do evento: 4th EAM International Conference; Cidade do evento: Helsinki.
6 Seguindo o Rasto de Lygia Clark, 2013 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Seguindo o Rasto de Lygia Clark; Nome da Instituição: IHA FCSH / Museu Berardo; Cidade do evento: Lisboa / Museu Berardo.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Latin American Studies Association Conference, 2018 (Congresso).
Nome do evento: Panel Cuerpos Explícitos: Desire and Violence in Latin American and Latinx Performance Art, 1970 to the present (PART I); Nome da Instituição: LASA.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Conversas na Biblioteca, 2018 (Encontro).
Nome do evento: Conversas na Biblioteca; Nome da Instituição: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
2. "Narrativas e ´contra-narrativas´ da arte dos anos 70, a partir da América Latina, 2017 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: exposição Potência de Adversidade: Arte da América Latina nas coleções em Portugal; Nome da Instituição: EGEAC; Cidade do evento: Lisboa / Pavilhão Branco.
3. “Para fazer uma obra de arte, é necessário habitar uma casa? Diálogos entre arte e feminismo em Portugal”, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Género na arte; Cidade do evento: Lisboa / FCSH UNL.
4. “‘dear Marc, ... ici un travail fou s´annonce...’: Al Berto nos arquivos da revista Luna Park”, 2017 (Simpósio).
Nome do evento: Colóquio ‘O que vejo já não se pode cantar – Al Berto’; Nome da Instituição: Casa Fernando Pessoa; Cidade do evento: Lisboa / Casa Fernando Pessoa.
5. “A Community of Creation: Anna Bella Geiger´s art courses at MAM RJ”, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Association of Art Historians Annual Conference; Nome da Instituição: AAH; Cidade do evento: Loughborough / Loughborough University.
6. “Leonor Antunes’ ‘Research Imagination’”, 2017 (Congresso).
Nome do evento: Conference Transnational Portuguese Women Artists; Cidade do evento: Oxford / Wadham College.
7. "Transnational challenges in the modern and contemporary art museum", 2017 (Congresso).
Nome do evento: Museum Reader; Nome da Instituição: IHA/FCSH; Cidade do evento: Lisboa / MNAC.
8. "Exploring the role of friendship in transnational artistic networks: Lourdes Castro in Paris (1960s-1970s)", 2016 (Congresso).
Nome do evento: International Conference Global Art Challenges; Nome da Instituição: Universidad de Barcelona; Cidade do evento: Barcelona / Universidad de Barcelona / MACBA.
9. "We do not come from the same place...How come we speak the same language?, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: Symposium Feminisms and Curatorial Collaborations; Nome da Instituição: Middlesex University London; Cidade do evento: London / Institute of Contemporary Art, London.
10. “Exploring Cecilia Vicuña´s Ruca Abstracta (1974) and A Journal of Objects for the Chilean Resistance (1973- 1974): Space, Places and Processes of Migration”, 2016 (Congresso).
Nome do evento: Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s; Nome da Instituição: IHA / AWARE / CAM FCCG; Cidade do evento: Lisboa / Centro de Arte Moderna Fundação Calouste Gulbenkian.
11. “Objects/Resistance: Envisioning Responsibility in Cecilia Vicuña’s Work”, 2015 (Congresso).
Nome do evento: graduate conference Social Responsibility and Art since the 1960s,; Nome da Instituição: Essex University.
12. “Maria Helena Vieira da Silva numa perspectiva transnacional”, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Olhares sobre Maria Helena Vieira da Silva; Nome da Instituição: Festival Internacional de Cinema Etnográfico de Portugal; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva.
13. “Drawing transnational networks: feminist perspectives on contemporary art in Portugal, Brazil, and beyond”, 2015 (Congresso).
Nome do evento: Workshop “The ´discovery´of queerness. Intricate trails of a travelling concept” (org. Melanie Klein); Cidade do evento: Haus Kulturen der Welt Berlin / Conference Present’s disjunctive unity. Constructing and deconstructing histories of contemporary cultural and aesthetic practices .
14. “Objects / Resistance: Political dimensions of Cecília Vicuña’s work”, 2014 (Congresso).
Nome do evento: XVI Colóquio de Outono; Nome da Instituição: CEHUM; Cidade do evento: Braga.
15. "The trans-figurative power of shadows: home and/as theatre in Lourdes Castro´s work", 2014 (Simpósio).
Nome do evento: Trans-Figurations: Feminism, Art and Global Futures; Nome da Instituição: University of Loughborough; Cidade do evento: Leicester / New Walk Museum.
16. “I would give you a kiss. Notes on utopia and conviviality in Autoritratto by Carla Lonzi”, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 4th EAM International Conference; Nome da Instituição: EAM; Cidade do evento: Helsinki.
17. Talk, Mira Schendel exhibition, 2014 (Encontro).
Nome do evento: Mira Schendel exhibition; Nome da Instituição: Museu Serralves; Cidade do evento: Porto.
18. “Lourdes Castro: a transnational cartography”, 2014 (Congresso).
Nome do evento: College Art Association 102nd conference; Nome da Instituição: CAA; Cidade do evento: Chicago.
19. "'Ti darei un bacio': Algumas considerações sobre utopia e convivio em 'Autoritratto' de Carla Lonzi, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Coloquio internacional Arte & Utopia; Nome da Instituição: FCSH; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Nova de Lisboa.
20. “Babies, Boxes and Militaries: Brazilian female artists and Pop in the sixties", 2013 (Simpósio).
Nome do evento: GLOBAL Pop Symposium; Nome da Instituição: Tate Modern; Cidade do evento: Londres.
21. “Looking inland /looking at the sea”, 2013 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Art Connect Panel Discussion: Women Artists from Africa and its diaspora; Nome da Instituição: Tiwani gallery; Cidade do evento: Londres.
22. “Speaking in silence: women making art under conditions of political oppression, Portugal / Brazil 1960-80", 2012 (Congresso).
Nome do evento: Sarah Lawrence's Annual Women History Conference / Women, the Arts and Activism; Nome da Instituição: Sarah Lawrence College; Cidade do evento: Bronxville (New York).
23. “Spaces of resistance: space, gender and political dissent in the work of Brazilian artists Anna Maria Maiolino, Anna Bella Geiger, and Letícia Parente", 2012 (Congresso).
Nome do evento: X Jornadas Internacionales de la Mujer / Negotiating Gendered Spaces; Nome da Instituição: Universidad Complutense de Madrid; Cidade do evento: Madrid.
24. "Brazilian Babies Suck Coca-Cola', Women Artists and Brazilian New Figuration in the Late Sixties", 2012 (Congresso).
Nome do evento: Third Annual Feminist Art History Conference; Nome da Instituição: American University; Cidade do evento: Washington.
25. “Are you pro-porn or anti-porn?' Estratégias de apropriação e desvio do pornográfico na obra de Cosey Fanni Tutti e Annie Sprinkle", 2011 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Arte e Erotismo; Nome da Instituição: IHA Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
26. “Feminine, Feminist, Political? Women Artists and Textile Materials in the U.S. and Portugal since the end of the 1990s", 2011 (Congresso).
Nome do evento: International Conference Women and the Arts: Dialogues in female creativity in the U.S. and beyond; Nome da Instituição: Universidade de Lisboa, ULICES; Cidade do evento: Lisboa.
27. “Domestic Peace Disrupted: gender and space in Ana Vieira's work", 2011 (Congresso).
Nome do evento: XIII Colóquio de Outono: Estética, cultura material e Diálogos intersemióticos; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
28. "Livres ouverts / Ouvrir les livres : le livre d’artiste selon Irma Blank", 2008 (Encontro).
Nome do evento: Journée d’études Publications d’artistes : travaux en cours; Nome da Instituição: Université de Rennes II; Cidade do evento: Rennes.
29. “Ur-buch ovvero Romanzo blu. La collaboration entre Irma Blank et Marosia Castaldi", 2007 (Congresso).
Nome do evento: International Conference Quand les écrivains se font critiques des autres arts; Nome da Instituição: UMB de Strasbourg; Cidade do evento: Strasbourg.
30. “Grafting Images on the Text. The Creative Dialogue between poet Edoardo Sanguineti and artist Carol Rama”, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: Postgraduate Conference Incorporation in Literature; Nome da Instituição: University of Edinburgh; Cidade do evento: Edinburgh.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Lamoni, Giulia. Visual Resources, de 2016/08/30 até 2016/10/31, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis.
2. Lamoni, Giulia; Margarida Brito Alves; Katherine Sirois. Revista de História da Arte - Nº12: Crise / Crisis, de 2014/12/18 até 2015/12/18, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Instituto de História da Arte.
3. Lamoni, Giulia. Cadernos de Arte e Antropologia, de 2015/09/01 até 2015/10/15, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Lamoni, Giulia. TATE Papers, de 2015/08/10 até 2015/09/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Lamoni, Giulia. RIHA journal, de 2015/04/01 até 2015/08/10, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
38

Livros e capítulos
Books and book chapters
18
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
14
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
14
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
5

Total
Produção técnica
Technical production
7

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
7

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
4


Total
Dados complementares
(Additional data)
69

Orientações
Orientations
4
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
9
Participação em Eventos
Event participation
51
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Outras informações relevantes
Giulia Lamoni.
É Investigadora FCT no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa desde Novembro 2016 e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História da arte da Universidade Nova de Lisboa desde Fevereiro 2016.
Foi Bolseira FCT em Pós-doutoramento na mesma instituição entre 2010 e 2016.
O seu trabalho de investigação foca-se nas relações entre arte contemporânea e feminismos, produção artística contemporânea e processos migratórios, e na história da arte contemporânea na América Latina através da articulação de perspectivas transnacionais.


Visualizações do curriculum [ 2335 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 19-07-2018 às 13:17:34
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis