O CNAIM Algarve surgiu em 2009 como uma extensão dos, então, Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI) de Lisboa e do Porto, localizada na Loja do Cidadão de Faro como posto de atendimento. Em 2016, o Centro foi ampliado, para quase o dobro do espaço, e a sua imagem renovada, passando a incluir os serviços listados a seguir.
O GAT é um gabinete de apoio ao funcionamento geral dos CNAIM onde se efetua a elaboração de um diagnóstico da situação apresentada pelo cliente e a triagem dos documentos que o cidadão migrante apresenta sobre a situação. É criado um processo informático, no qual é descrito o assunto a ser tratado, e encaminhado o cliente para as instituições e gabinetes específicos presentes no CNAIM, caso a situação o justifique.
O Gabinete de Apoio Jurídico ao Imigrante presta apoio jurídico gratuito a todos os imigrantes que a ele se dirigem, atuando, também, como um serviço de informação, aconselhamento, encaminhamento e mediação em áreas tão diversificadas como a Imigração, Nacionalidade, Trabalho, Segurança Social, Menores, Acesso ao Direito e aos Tribunais, entre outras.
O GAJI não intervém, contudo, em situações que requeiram a intervenção do Tribunal ou que já estejam a ser resolvidas em Tribunal.
Contempla o apoio no acesso ao mercado de trabalho, a bolsas de estudo, a ofertas de qualificação, a formações profissionais, a informações na área do empreendedorismo e informações e acompanhamento de processos de cidadãos que pretendam reagrupar a sua família em Portugal.
Acompanha os cidadãos em situação socioeconómica vulnerável, avalia e assiste as questões de saúde, presta informações e realiza as candidaturas para o programa de retorno voluntário ao seu país de origem, auxilia os processos de atribuição/aquisição de nacionalidade, bem como, orienta e encaminha os processos de registo de menores.

