| 
               
                  | João Rodrigo Ferreira da Graça Daniel |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												21/03/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | João Rodrigo Ferreira da Graça Daniel |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Daniel, João Rodrigo |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida William James Center for Research
 Rua Jardim do Tabaco 34
 1149-041 Lisboa
 Portugal
 Correio electrónico: jdaniel@ispa.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Masculino»Male |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2007-2011 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Psicologia - especialidade Etologia
                        							(4 anos » years)
                        						. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1998-2003 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Biologia
                        							(5 anos » years)
                        						. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2005-2006 | Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation
 |  
                     | Probabilidade e Estatística . Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Jan/2018-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Jan/2012-Dez/2017 | Outra Situação |  
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Jan/2007-Dez/2010 | Outra Situação |  
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Jan/2004-Dez/2006 | Assistente de Investigação |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco), Inglês (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem). |  
                     | Lê Reading
 | Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco), Inglês (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Português  (Bem), Espanhol (Pouco), Inglês  (Bem). |  
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
               
                  
                     | 2009 | Student Travel Award,
                        					Society for Research in Child Development. |  
                     | 2013 | Prémio de Melhor Póster,
                        					VIII SNIP. |  
                     | 2007 | Travel Award,
                        					Fundação Calouste Gulbenkian. |  
                     | 2006 | Phd Fellowship,
                        					Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |  
                     | 2011 | Pos-Doc Fellowship,
                        					Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Daniel, João R; Silva, Rita R; Santos, António J; Cardoso, Jordana; Coelho, Leandra; Freitas, Miguel; Ribeiro, Olívia.  2017. "Perception Accuracy of Affiliative Relationships in Elementary School Children and Young Adolescents", Frontiers in Psychology 8, na: na - na. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Vaughn, Brian E; Santos, António J; Monteiro, Ligia; Shin, Nana; Daniel, João R; Krzysik, Lisa; Pinto, Alexandra.  2016. "Social engagement and adaptive functioning during early childhood: Identifying and distinguishing among subgroups differing
                        with regard to social engagement.", Developmental Psychology 52, 9: 1422 - 1434. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Daniel, João R; Santos, António J; Antunes, Marta; Fernandes, Marília; Vaughn, Brian E.  2016. "Co-evolution of Friendships and Antipathies: A Longitudinal Study of Preschool Peer Groups", Frontiers in Psychology 7, x: x - x. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Daniel, João R; Alves, Renata L.  2015. "Postconflict Affiliation Among Bystanders in a Captive Group of Japanese Macaques (Macaca fuscata)", International Journal of Primatology, 36: 259 - 268. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. |  Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.  2015. "Affiliative structures and social competence in Portuguese preschool children", Developmental Psychology, 51: 905 - 912. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. |  Santos, António J; Daniel, João R; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E.  2015. "Affiliative subgroups in preschool classrooms: Integrating constructs and methods from social ethology and sociometric traditions", PLOS ONE 10, 7: e0130932 - e0130932. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. |  Santos, António J; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês; Daniel, João R.  2014. "Longitudinal Stability of Social Competence Indicators in a Portuguese Sample: Q-Sort Profiles of Social Competence, Measures
                        of Social Engagement, and Peer Sociometric Acceptance.", Developmental Psychology, 50: 968 - 978. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Correia, Nadine; Daniel, João R; Aguiar, Cecília.  2014. "Desenhos de investigação A-B-A-B: Uma abordagem experimental para a avaliação de intervenções em contextos naturais", Laboratório de Psicologia, 12: 15 - 30. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. |  Santos, António J; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês; Daniel, João R; Shin, Nana.  2014. "Growth of Social Competence During the Preschool Years: A 3-Year Longitudinal Study", Child Development, 85: 2062 - 2073. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. |  Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.  2013. "Exponential random graph models of preschool affiliative networks", Social Networks 35, 35: 25 - 30. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Santos, A.J.; Peceguina, I.; Daniel, J.R.; Shin, N.; Vaughn, B.E..  2013. "Social Competence in Preschool Children: Replication of Results and Clarification of a Hierarchical Measurement Model", Social Development 22, 1: 163 - 179. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G.  2009. "Postconflict Behaviour in Brown Capuchin Monkeys (Cebus apella)", Folia Primatologica 80, 5: 329 - 340. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Vaughn, Brian E; Shin, Nana; Kim, Mina; Coppola, Gabrielle; Krzysik, Lisa; Santos, António J; Peceguina, Inês; Daniel, João R; Veríssimo, Manuela; DeVries, Anthon; Elphick, Eric; Ballentina, Xiomara; Bost, Kelly K; Newell, Wanda Y; Miller, Ellaine B; Blake Snider, J; Korth, Byran.  2009. "Hierarchical models of social competence in preschool children: A multisite, multinational study", Child Development 80, 6: 1775 - 1796. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís.  2008. "Correlates of Self-directed Behaviors in Captive Cercopithecus aethiops", International Journal of Primatology 29, 5: 1219 - 1226. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Santos, António J; Vaughn, Brian E; Strayer, F. F; Daniel, João R.  2008. "Métodos de observação e análise para identificação das estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar", Análise Psicológica 26, 3: 447 - 462. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R.  2008. "A concordância entre medidas sociométricas e a estabilidade dos estatutos sociais em crianças de idade pré-escolar", Análise Psicológica 26, 3: 479 - 490. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís.  2008. "Dominância e atracção social num grupo de macacos-verdes (Cercopithecus aethiops) em cativeiro", Análise Psicológica 26, 3: 519 - 530. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Meireles, Andreia; Pais, Leonor; Daniel, João.  2014. "Inter-organizational knowledge sharing Networks: A study on a business network", Trabalho apresentado em The 15th European Conference on Knowledge Management, In Proceedings of the 15th European Conference on Knowledge Management, Santarém. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Machado, Paula; Santos, António J; Monteiro, L.; Daniel, João; Peceguina, Inês.  2010. "Impacto do comportamento solitário em crianças de idade pré-escolar nas amizades e no conhecimento das emoções.", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Torres, Nuno.  2010. "A estabilidade das relações de amizade em crianças de idade pré-escolar.", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Peceguina, Inês; Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E.  2010. "Análise longitudinal do modelo hierárquico da competência social em crianças de idade pré-escolar.", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E.  2010. "Coesão e homofilia nas estruturas afiliativas de grupos pré-escolares", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Peceguina, Inês; Daniel, João R; Santos, António J; Machado, Paula.  2008. "Medidas de observação e medidas sociométricas na avaliação da competência social, em crianças de idade pré-escolar: Um estudo
                        replicativo com uma amostra portuguesa", Trabalho apresentado em I Congresso em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis Mundos Reais, In Actas, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Fragoso, Sara; Carreiras, Joana; Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês.  2007. "Post-conflict reconciliation and dominance in preschool children.", Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, In Folia Primatologica, Peniche. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Fortes, Teresa; Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G.  2007. "Natural conflict resolution in brown capuchins", Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, In Folia Primatologica, Peniche. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Daniel, João R; Santos, António J.  2007. "Simulating social attraction in a captive group of vervet monkeys", Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, In Folia Primatologica, Peniche. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Cruz, Mónica G; Daniel, João R; Santos, António J; Fortes, Teresa.  2007. "Alloparental interactions in a group of brown capuchin monkeys", Trabalho apresentado em I Iberian Primatological Conference, In Folia Primatologica, Peniche. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês.  2006. "Estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar.", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos, Évora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Silva, André G.  2005. "Identifying preschool affiliative subgroups: The strength of weak ties", Trabalho apresentado em VI Congreso de la Asociacón Primatológica Espanola, In Folia Primatologica, Madrid. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Daniel, João R; Santos, António J.  2005. "Social proximity and self-directed behaviours among captive female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)", Trabalho apresentado em 1st Congress of the European Federation for Primatology, In Primate Report, Göttingen. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís.  2004. "Affiliative behaviour among captive adult female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops): Lack of interchange of grooming
                        for support", Trabalho apresentado em XX International Primatological Society Meeting, In Folia Primatologica, Torino. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís.  2004. "Hand and foot preferences in scratching behaviour of captive vervet monkeys (Cercopithecus aethiops)", Trabalho apresentado em XX International Primatological Society Meeting, In Folia Primatologica, Torino. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Martins, Pedro; Daniel, João R; Aguiar, Cecília. Friendships in preschool settings: (Dis)agreements between children and teacher reports,AERA Annual Meeting,New York,2018 (Poster). |  
                  
                     | 2. | Fernandes, Carla; Fernandes, Marília; Daniel, João R; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E; Santos, António J. Father-child and mother-child attachment relationships: Contributes to preschoolers’ social competence,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Austin, Texas,2017 (Poster). |  
                  
                     | 3. | Vaughn, Brian E; Santos, António J; Daniel, João R; Shin, N.; Coppola, Gabrielle; Monteiro, L.. Longitudinal trajectories of social engagement with peers in a USA preschool sample: Variable and person-centered analyses
                        ,SRCD Biennial Meeting,Austin, Texas,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 4. | Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E; Sousa, Tânia. Changes in social engagement with peers over three years in a Portuguese sample ,SRCD Biennial Meeting,Austin, Texas,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Coppola, Gabrielle; Daniel, João R; Elia, Lucia; Vaughn, Brian E; Lococo, Alida; Cassibba, Rosalinda. The contribution of social engagement to social adaptation: A one-year longitudinal study in an Italian early childhood sample
                        ,SRCD Biennial Meeting,Austin, Texas,2017 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Aguiar, Cecília; Peceguina, Inês; Correia, Nadine; Fialho, Margarida; Daniel, João R. Assessing group and dyadic relationships quality in the preschool setting: Is there an effect on children?s early academic
                        skills,EARLI SIG5 2016,Porto,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Fernandes, Carla; Antunes, Marta; Silva, Filipa; Figueiredo, Mafalda; Daniel, João; Santos, António J. Links between early attachment security and social competence in preschool years: The mediating role of attachment representations,17th European Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Antunes, Marta; Cardoso, Jordana; Daniel, João; Santos, António J. The development of theory of mind in preschool children,17th European Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |  
                  
                     | 9. | Vaughn, Brian E; Santos, António J; Daniel, João R; Sousa, Tânia; Antunes, Marta. Assessment and prevalence of socially anxious children during early childhood,17th European Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 10. | Sousa, Tânia; Antunes, Marta; Machado, Paula; Daniel, João; Santos, António J. Low social engagement and socioemotional functioning in preschool children,17th European Conference of Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |  
                  
                     | 11. | Daniel, João R; Santos, António J; Santos, Orlando; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E. Co-evolution of positive and negative networks in preschool peer groups,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Philadelphia,2015 (Poster). |  
                  
                     | 12. | Peceguina, Inês; Aguiar, Cecília; Daniel, João R; Cadima, Joana; Correia, Nadine; Fialho, Margarida. Teacher-child relationships' quality and social participation in the preschool setting,3rd Biennial EARLI SIG 5 Conference,Jyväskylä,2014 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 13. | Alves, Renata L; Daniel, João R. Post-conflict affiliative interactions between bystanders in Japanese macaques,XI Congress of the Portuguese Ethological Society,Vairão,2014 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 14. | Meireles, Andreia; Pais, Leonor; Daniel, João. Inter-organizational knowledge sharing networks: A study on a business network,15th European Conference on Knowledge Management,Santarém,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Ferreira, Milene; Aguiar, Cecília; Daniel, João R; Correia, Nadine; Fialho, Margarida; Pimentel, Julia. Social experiences of children with disabilities in inclusive preschool settings,3rd Biennial EARLI SIG 5 Conference,Jyväskylä,2014 (Poster). |  
                  
                     | 16. | Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E; Fernandes, Carla; Fernandes, M.; Sousa, Tânia. Affiliative structures and social competence in preschool children,23th meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development,Xangai,2014 (Poster). |  
                  
                     | 17. | Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E; Pipa, Joana; Antunes, Marta. Univariate and multivariate exponential random graph models of social proximity and visual attention in Portuguese preschool
                        children,23th meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development,Xangai,2014 (Poster). |  
                  
                     | 18. | Daniel, João R; Aguiar, Cecília; Peceguina, Inês. A multilevel network study of friendship: The role of classroom features in inclusive preschools,3rd Biennial EARLI SIG 5 Conference,Jyväskylä,2014 (Poster). |  
                  
                     | 19. | Fernandes, Carla; Santos, António J; Antunes, Marta; Daniel, João R; Vaughn, Brian E. Associações entre a expressividade dos afectos e a competência social de crianças em idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster). |  
                  
                     | 20. | Daniel, João R; Santos, António J; Rubin, Kenneth. As redes sociais de jovens adolescentes,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 21. | Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês; Monteiro, L.; Vaughn, Brian E. Affiliative subgroup bias on children´s social behavior and friendship choices in preschool peer groups,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Seattle,2013 (Poster). |  
                  
                     | 22. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Network evolution of portuguese preschool children peer groups,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Seattle,2013 (Poster). |  
                  
                     | 23. | Daniel, João R; Santos, António J. Evolução das relações positivas e negativas em grupos de pares de crianças em idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster). |  
                  
                     | 24. | Daniel, João R; Santos, António J; Pipa, Joana; Fernandes, M.; Sousa, Tânia. Exponential random graph models of social attention in preschool peer groups,10º Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2013 (Poster). |  
                  
                     | 25. | Daniel, João R. Análise das redes sociais dos grupos de pares de crianças em idade pré-escolar,Ciclo de conferências: A ciência que por cá se faz,Lisboa,2013 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | 26. | Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Fernandes, Carla; Vaughn, Brian E. Explorations of a model of social competence for preschool children: Testing the moderating effects of age, sex, and culture,IX Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 27. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Fernandes, M.; Vaughn, Brian E. Preschool affiliative networks and social withdrawl in preschool children,IX Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 28. | Monteiro, L.; Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E. Social characteristics of low social engagement in preschool children,IX Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 29. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês. Processos estruturais na formação de redes afiliativas de crianças em grupos pré-escolares,III Encontro de Analistas de Redes Sociais,Lisboa,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 30. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E. Affiliative networks and social withdrawal in preschool children,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 31. | Peceguina, Inês; Monteiro, L.; Machado, Paula; Santos, António J; Daniel, João R; Santos, Orlando; Veríssimo, Manuela. Low engagement in a sample of portuguese pre-school children: Associations with attachment representations,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster). |  
                  
                     | 32. | Monteiro, L.; Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês. Características do isolamento social na infância e relações com o desenvolvimento socio-emocional,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 33. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Network structure of preschool classrooms: A multilevel analysis of exponential random graph models,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster). |  
                  
                     | 34. | Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R. A hierarchical model of social competence: Stability across preschool-years,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster). |  
                  
                     | 35. | Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Social network analysis and affiliative subgroup bias in Portuguese preschool peer classrooms,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster). |  
                  
                     | 36. | Shin, Nana; Monteiro, L.; Krzysik, Lisa; Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E. Low social engagement in preschool children: Dimensions and types in relation to age, sex, and ethnicity,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 37. | Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E. A competência social da criança em meio pré-escolar: Um modelo hierárquico no contexto das relações,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 38. | Fernandes, Carla; Pinto, Alexandra; Daniel, João R; Peceguina, Inês; Santos, António J; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E. Quality of attachment to father and mother and later social competence.,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster). |  
                  
                     | 39. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Estruturas afiliativas e desenvolvimento social em grupos de crianças de idade pré-escolar,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 40. | Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E. Análise longitudinal do modelo hierárquico da competência social em crianças de idade pré-escolar,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 41. | Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Structural equivalence as a basis for detecting network subgroups in preschool peer groups,Sunbelt XXX,Trento,2010 (Poster). |  
                  
                     | 42. | Monteiro, L.; Santos, António J; Daniel, João; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. O isolamento social na infância: Preditores, correlatos e consequências para o desenvolvimento sócio-emocional,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 43. | Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R; Torres, Nuno. A estabilidade das relações de amizade em crianças de idade pré-escolar,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster). |  
                  
                     | 44. | Machado, Paula; Santos, António J; Monteiro, L.; Daniel, João; Peceguina, Inês. Impacto do comportamento solitário em crianças de idade pré-escolar nas amizades e no conhecimento das emoções,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 45. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Vaughn, Brian E. Coesão e homofilia nas estruturas afiliativas de grupos pré-escolares,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 46. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês. Social network analysis of preschool children association patterns,Sunbelt XXX,Trento,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 47. | Santos, Orlando; Santos, António J; Torres, Nuno; Peceguina, Inês; Daniel, João R. Relações entre a expressão afectiva e a competência social em crianças de idade pré-escolar,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 48. | Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João R. A longitudinal study of social competence in a sample of Portuguese preschool children: Stability of social competence indicators,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Denver,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 49. | Maia, Joana; Santos, António J; Veríssimo, Manuela; Peceguina, Inês; Daniel, João. Attachment representations, self perceptions and peer acceptance in the preschool years,The 2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Poster). |  
                  
                     | 50. | Daniel, João R; Santos, António J; Veríssimo, Manuela; Peceguina, Inês; Maia, Joana. Social withdrawal in preschool children: Observational assessments and external correlates in Portuguese preschool sample,XIVth European Conference on Developmental Psychology,Vilnius,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 51. | Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Reconciliation and post-conflict anxiety in brown capuchins.,II Iberian Primatological Conference,Madrid,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 52. | Daniel, João R; Santos, António J; Torres, Nuno; Peceguina, Inês. Exploring preschool peer groups network structure using exponential random graph models (p*),Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Denver,2009 (Poster). |  
                  
                     | 53. | Torres, Nuno; Santos, António J; Daniel, João R; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês. Affiliative networks in preschool peer groups: structural distinctions between affiliative subgroups,Society for Research in Child Development Biennial Meetin,Denver,2009 (Poster). |  
                  
                     | 54. | Daniel, João R; Santos, António J; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês. A statistical modelling approach to the occurrence of in-group bias in preschool affiliative networks,II Iberian Primatological Conference,Madrid,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 55. | Daniel, João R; Santos, António J. Análise das estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar utilizando modelos p*,II Encontro de Analistas de Redes Sociais,Lisboa,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 56. | Daniel, João; Santos, António J; Peceguina, Inês. Structural and locational properties in social networks in three to five year old preeschool peer groups,20th meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development,Wurzburg,2008 (Poster). |  
                  
                     | 57. | Peceguina, Inês; Santos, António J; Daniel, João; Vaughn, Brian E. Associations between friendship and social competence in preschool children groups,20th meeting of the International Society for the Study of Behavioral Development,Wurzburg,2008 (Poster). |  
                  
                     | 58. | Peceguina, Inês; Daniel, João; Santos, António J; Machado, Paula. Medidas de observação e medidas sociométricas na avaliação da competência social, em crianças de idade pré-escolar: Um estudo
                        replicativo com uma amostra portuguesa.,I Congresso em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis Mundos Reais,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 59. | Daniel, João; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Affiliative structure and agonistic support in captive brown capuchin monkeys (Cebus apella),Ethologische Gesellschaft Meeting,Grünau,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 60. | Daniel, João R; Santos, António J. Simulating social attraction in a captive group of vervet monkeys,I Iberian Primatological Conference,Peniche,2007 (Poster). |  
                  
                     | 61. | Fortes, Teresa S; Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Natural conflict resolution in brown capuchins,I Iberian Primatological Conference,Peniche,2007 (Poster). |  
                  
                     | 62. | Santos, António J; Daniel, João; Peceguina, Inês; Castro, Raquel; Veríssimo, Manuela; Vaughn, Brian E. Measurements of social competence for preschool children: A replication study with a Portuguese sample,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Boston,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 63. | Fragoso, Sara; Carreiras, Joana; Santos, António J; Daniel, João R; Peceguina, Inês. Post-conflict reconciliation and dominance in preschool children,I Iberian Primatological Conference,Peniche,2007 (Poster). |  
                  
                     | 64. | Santos, António J; Daniel, João R. Affiliative structures and social network analysis in preschool peer groups,Ethologische Gesellschaft Meeting,Grünau,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 65. | Cruz, Mónica G; Santos, António J; Daniel, João R; Fortes, Teresa S. Alloparental interactions in a group of brown capuchin monkeys,I Iberian Primatological Conference,Peniche,2007 (Poster). |  
                  
                     | 66. | Daniel, João; Santos, António J; Vaughn, Brian E; Peceguina, Inês. Affiliative structures in Portuguese preschool groups: A social network analysis,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Boston,2007 (Poster). |  
                  
                     | 67. | Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Organization and social attraction principles in brown capuchins (Cebus apella,I Encontro de Analistas de Redes Sociais,Lisboa,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 68. | Santos, António J; Daniel, João; Peceguina, Inês. Estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar, VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 69. | Daniel, João; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Princípios de organização e atracção social em macacos capuchinho (Cebus apella),VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Poster). |  
                  
                     | 70. | Daniel, João; Santos, António J; Peceguina, Inês. Relações entre a amizade e a competência social de crianças em meio pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 71. | Daniel, João; Santos, António J. Social proximity and self-directed behaviours among captive female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops),1st Congress of the European Federation for Primatology,Göttingen,2005 (Poster). |  
                  
                     | 72. | Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Conciliatory tendency in captive brown capuchin monkeys (Cebus apella),VI Congreso de la Asociacón Primatológica Espanola,Madrid,2005 (Comunicação). |  
                  
                     | 73. | Daniel, João R; Santos, António J; Peceguina, Inês; Silva, André G. Identifying preschool affiliative subgroups: The strength of weak ties,VI Congreso de la Asociacón Primatológica Espanola,Madrid,2005 (Comunicação). |  
                  
                     | 74. | Daniel, João R; Santos, António J; Cruz, Mónica G. Reconciliation and variation in post-conflict stress in captive capuchin monkeys (Cebus apella),XXIX International Ethological Conference,Budapest,2005 (Poster). |  
                  
                     | 75. | Daniel, João R; Santos, António J; Silva, André G. Affiliative organization of preschool peer groups,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Atlanta,2005 (Poster). |  
                  
                     | 76. | Daniel, João; Santos, António J; Vicente, Luís. Hand and foot preferences in scratching behaviour of captive vervet monkeys (Cercopithecus aethiops),XX International Primatological Society Meeting,Torino,2004 (Poster). |  
                  
                     | 77. | Daniel, João; Santos, António J; Vicente, Luís. Affiliative behaviour among captive adult female vervet monkeys (Cercopithecus aethiops): Lack of interchange of grooming
                        for support,XX International Primatological Society Meeting,Torino,2004 (Poster). |  
                  
                     | 78. | Daniel, João R; Santos, António J; Vicente, Luís. Dominance and social attraction in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops).,1ª Conferência Internacional de Primatologia em Portugal,Lisboa,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 79. | Daniel, João; Santos, António J; Vicente, Luís. Reconciliation and post-conflict behaviour in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops),1ª Conferência Internacional de Primatologia em Portugal,Lisboa,2003 (Poster). |  
                  
                     | 80. | Daniel, João; Santos, António J; Peceguina, Inês. Social anxiety and self-directed behaviours in a captive group of vervet monkeys (Cercopithecus aethiops),1ª Conferência Internacional de Primatologia em Portugal,Lisboa,2003 (Poster). |  
                  
                     | Curso de curta duração lecionado Taught short course
 |  
                  
                     | 1. | Daniel, João R. Introdução à análise de dados em R, 2017 (Outra). Duração: 12 horas. Local: ISPA- Instituto Universitário, Cidade: Lisboa.
 |  
                  
                     | 2. | Daniel, João R. Modelos estatísticos p* para análise de redes sociais, 2017 (Outra), promovido por Lisbon School of Economics and Management. Duração: 12 horas., Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | 3. | Daniel, João R. Modelos estatísticos p* para análise de redes sociais, 2014 (Outra), promovido por ICS. Duração: 11 horas., Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | 4. | Daniel, João R. Estatística de redes sociais: p* models. V Escola de Verão - Análise de Redes Sociais, 2013 (Outra), promovido por ICS. Duração: 11 horas..
 |  
                  
                     | 5. | Daniel, João R. Análise longitudinal de redes sociais, 2013 (Outra), promovido por Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Análise de Redes Sociais. Duração: 8 horas. Local: Universidade Federal de Minas Gerais, Cidade: Belo Horizonte, Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | 6. | Daniel, João R. Modelos estatísticos p* para análise de redes sociais, 2013 (Outra), promovido por Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Análise de Redes Sociais. Duração: 8 horas. Local: Universidade Federal de Minas Gerais, Cidade: Belo Horizonte, Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | 7. | Daniel, João R. Estatística de redes sociais: p* models. IV Escola de Verão – Análise de Redes Sociais, 2012 (Outra), promovido por Instituto de Ciências Sociais - IU. Duração: 10 horas. Local: ICS-IU, Cidade: Lisboa.
 |  
                  
                     | 8. | Daniel, João R. Modelos estatísticos para a análise de redes sociais: modelos p*. III Escola de Verão – Análise de Redes Sociais, 2011 (Outra), promovido por Instituto de Ciências Sociais. Duração: 11 horas. Local: ICS, Cidade: Lisboa.
 |  
                  
                     | 9. | Daniel, João R. Introdução aos modelos estatísticos de análise de redes sociais. II Escola de Verão – Análise de Redes Sociais, 2010 (Outra), promovido por Instituto de Ciências Sociais. Duração: 10 horas. Local: ICS, Cidade: Lisboa.
 |  
                  
                     | 10. | Daniel, João R. Modelos estatísticos para a análise de redes sociais. Curso de Verão - Análise de Redes Sociais, 2009 (Outra), promovido por UICPDE/ISPA, SOCIUS/ISEG-UTL, ICS/UL. Duração: 10 horas. Local: ISPA, Cidade: Lisboa.
 |  
                  
                     | Organização de evento Event organization
 |  
                  
                     | 1. | Santos, António J; Varanda, Marta; Fontainha, Elsa; Rego, Raquel; Daniel, João R. II Encontro de Analistas de Redes Sociais,2009 (Encontro). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Pedro Daniel Dias Martins, Relações de amizade em idade pré-escolar: Concordância entre relatos de crianças e educadores, 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Co-orientador). |  
                  
                     | 2. | Renata Alves, Interações afiliativas pós-conflito entre espectadores em macacos do Japão, 2014. Dissertação (Psicobiologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Dias, A. M. R. R., Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos, 2012. Dissertação (Educação) - Universidade de Lisboa (Co-orientador). |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Carla Sofia Rodrigues Dias Fernandes. Qualidade da vinculação e desenvolvimento social: Mapeamento dos contributos das relações pais-criança para a competência
                        social nos grupos pré-escolares, 2015. Tese (Psicologia do Desenvolvimento) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 1. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Raphaelle Guedes Dischler. Análise dos comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar. Um olhar sobre as características da criança, 2016.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |  
                  
                     | 2. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Ana Patrícia Faria Ferreira. Um olhar sobre os comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar: Contributos da compreensão das emoções
                        e da competência verbal, 2015.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |  
                  
                     | 3. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Cátia S. Diogo. O isolamento social e a depressão na adolescência, 2014.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 4. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Cátia Filipa Nobre Martins Lopo. A qualidade da amizade e a sua relação com o auto conceito, 2014.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 5. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Patrícia Andreia Nunes Martins. Comportamentos sociais e não sociais de crianças a frequentar o ensino pré-escolar. Associações com estilos parentais em famílias
                        nucleares portuguesas, 2014.  Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |  
                  
                     | 6. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Inês C. G. M. Martins. Influência do conflito parental e envolvimento paterno na competência social da criança, 2014.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 7. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Renata Lopes Alves. Interações afiliativas pós-conflito entre espectadores em macacos do Japãp, 2014.  Dissertação (Psicobiologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 8. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Mercedes F. Mendoça. A relação entre o envolvimento paterno e os estilos parentais, 2013.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 9. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Carolina Norton de Matos. O sono e a perturbação de hiperactividade e défice de atenção, 2013.  Dissertação (Psicologia Clínica) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |  
                  
                     | 10. | Daniel, João Rodrigo. Participação no júri de Gonçalves, J. N. C.. Social network analysis no suporte ao ensino à distância: Análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão, 2011.  Dissertação (Educação) - Universidade de Lisboa. |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Daniel, João Rodrigo. Social Networks. |  
                     | 2. | Daniel, João Rodrigo. Redes. Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales. |  
                     | 3. | Daniel, João Rodrigo. Child Development. |  
                     | 4. | Daniel, João Rodrigo. International Journal of Primatology. |  
                     | 5. | Daniel, João Rodrigo. American Journal of Primatology. |  
                     | 6. | Daniel, João Rodrigo. Canadian Journal of Zoology, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 32 |  
 
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 17 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 17 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 15 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 15 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 91 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 91 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 20 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 3 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 11 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 6 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												2478
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											13-10-2018
                     											às
                     											18:20:41 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |