| 
               
                  | Tiago Alexandre Fernandes Almeida |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												13/07/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Tiago Alexandre Fernandes Almeida |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Almeida, Tiago A. |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Adjunto |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais-Psicologia.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação de Lisboa
 Campus de Benfica do IPL
 Lisboa
 1549--003 Lisboa
 Portugal
 Telefone: (+351)217115500Extensão: 383
 Fax: (+351)211766147
 Correio electrónico: tiagoa@eselx.ipl.pt
 Homepage: www.eselx.ipl.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Masculino»Male |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2010-2014 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Doutoramento em Psicologia Educacional
                        							(1 anos » years)
                        						. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2007-2009 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Mestrado em Psicologia Educacional
                        							(1,5 anos » years)
                        						. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2001-2006 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicologia Aplicada - Ramo Educacional
                        							(5 anos » years)
                        						. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Lisboa |  
                  
                     | Set/2016-Actual | Professor Adjunto |  
                  
                     | Set/2014-Ago/2016 | Professor Adjunto |  
                  
                     | Set/2007-Ago/2014 | Assistente 1º triénio |  
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Jan/2007-Actual | Outra Situação |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Lisboa |  
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Lisboa |  
                  
                     | Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Desenvolvimento e Aprendizagem dos 0 aos 6 anos(Regente)Observação e Caracterização de Situações Educativas(Regente) |  
 Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)  
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Lisboa |  
                  
                     | Set/2014-Actual |  |  
                     | - 
                           								Coordenação Curso |  
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Estudos Socioculturais em Educação |  
                     |  |  | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Doutorando Participation as Phd student
 |  
                  
                     | 2011-2014 Literacy Practices and Written Language Acquisition-Literacy Practices and Written Language Acquisition
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009. |  
                  
                     | Outro Tipo de Participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 2006-2009 The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children-The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PDCT/PSI/56977/2004 . |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |  
                     | Fala Speaking
 | Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |  
                     | Lê Reading
 | Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |  
                     | Escreve Writing
 | Português  (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Set/2009 - Actual | Ordem dos Psicólogos, Membro. |  
                     | Jan/2009 - Actual | EARLI, Membro. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Almeida, Tiago. eds. 2018. TEORIA, PRÁTICAS E INVESTIGAÇÃO EM INTERVENÇÃO PRECOCE ed. 1, ISBN: 978-989-8912-02-2. Lisboa: CIED. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Carlos, Jéssica; Almeida, Tiago.  2018. Impacto da formação e modelação de interações entre pais e filhos nos problemas de comportamento - uma proposta de intervenção.  In TEORIA, PRÁTICAS E INVESTIGAÇÃO EM INTERVENÇÃO PRECOCE, ed. Marina Fuertes, Clarisse Nunes, Dalila Lino, Tiago Almeida, 212 - 234. ISBN: 978-989-8912-02-2. Lisboa: CIED. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Almeida, Tiago A; Silva, Cristina.  2015. Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista nos programas de intervenção de escritas inventadas.  In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, ed. LOURDES MATA, MARGARIDA ALVES MARTINS, VERA MONTEIRO, JOSÉ MORGADO, FRANCISCO PEIXOTO, ANA CRISITNA SILVA, JOSÉ CASTRO SILVA, 191 - 2010. ISBN: 978-989-8384-33-1. Lisboa: ISPA - Instituto Universitário. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Almeida, Tiago A.  2015. Escritas inventadas: Comparação de dois programas de intervenção que agem na zona proximal de desenvolvimento.  In Diversidade e Educação: Desafios Atuais, ed. LOURDES MATA, MARGARIDA ALVES MARTINS, VERA MONTEIRO, JOSÉ MORGADO, FRANCISCO PEIXOTO, ANA CRISITNA SILVA, JOSÉ CASTRO SILVA, 241 - 273. . Lisboa: ISPA - Instituto Universitário. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Silva, Ana C; Almeida, Tiago A. F; Martins, Margarida A.  2012. Invented spelling and perspectives on spelling development: The necessity of an integrated cognitive model.  In http://www.scopus.com/record/display.url?eid=2-s2.0-84896419947&origin=recordpage, 59 - 68. . Estados Unidos:  Nova Science Publishers, Inc.. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Silva, Ana C; Almeida, Tiago.  2018. "Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista
                        e da aprendizagem estatística", Psicologia Escolar e Educacional 22, 1: 63 - 71. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Almeida, Tiago; Silva, Ana C.  2017. "Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita
                        a computador", Análise Psicológica 35, 4: 439 - 451. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Silva, Cristina; Almeida, Tiago.  2015. "Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 3: 613 - 622. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Silva, C.; Almeida, T.; Martins, M.A..  2010. "Letter names and sounds: Their implications for the phonetisation process", Reading and Writing 23, 2: 147 - 172. 
  |  
                     |  |  |  |  
 Dados Complementares (Additional data) 
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 9 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 5 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 4 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 4 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 4 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 8 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 8 |  Outras informações relevantes 
               
                  
                     | Tiago Alexandre Fernandes Almeida. Concluiu Doutoramento em Psicologia Educacional - ISPA - Instituto Universitário de
                        Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2014.
 É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Lisboa.
 Entre 2006
                        e 2014 participou em 2 projectos de investigação.
 Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências
                        Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
 Nas suas actividades profissionais interagiu com 6 colaboradores em co-autorias
                        de trabalhos científicos.
 
 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												1302
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											13-10-2018
                     											às
                     											22:19:14 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |