Curriculum Vitae

José Maria de Castro Silva

Data da última atualização »Last update : 13/07/2018


José Castro Silva, PhD in Educational Sciences, specialization in Organizational Leadership is an Assistant Professor at ISPA-Instituto Universitário. He lectures in Educational Psychology, Educational Sciences and Learning and Motivation, and also has experience with teacher training programs focused on special education needs and teacher professional development. His current research interests include teacher professional development and wellbeing, school organizational climate, culture, and health, and information and communication technology in education. He is a team member of the Centre for Educational Research - CIE-ISPA, and project team member of European funded projects - ENTREE (ENhancing Teacher REsilience in Europe), ERAMUS+ HOPE's (Happiness, Optimism and Ethos in Schools), and ERAMUS+ SUnStAR (Supporting UNiversity STudents At Risk of dropping out)


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2388758870054737


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
José Maria de Castro Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Castro Silva, José
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Exactas-Ciências da Computação e da Informação.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Centro de Investigação em Educação
Rua Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700Extensão: 42
Correio electrónico: jcsilva@ispa.pt
Homepage: http://www.ispa.pt/pessoa/jose-castro-silva
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2013 Doutoramento
Phd
Educação (4 anos » years) .
Universidade Aberta, Portugal.

2000-2002 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1993-1998 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2015 Outros
Others
Captivate Advanced Techniques.
Lynda.com, Estados Unidos.

2015 Outros
Others
Captivate Projects: Drag-and-Drop Interactions.
Lynda.com, Estados Unidos.

2015 Outros
Others
Captivate 8 Essential Training.
Lynda.com, Estados Unidos.

2014 Outros
Others
Moodle 2.6 Essential Training.
Lynda.com, Estados Unidos.

2013 Outros
Others
Moodle 2.1 Essential Training for Teachers.
Lynda.com, Estados Unidos.

2013 Outros
Others
Up and Running with Captivate 7.
Lynda.com, Estados Unidos.

2011 Curso de curta duração
Short course
Administração do Moodle 2.
Ed-rom, Portugal.

2003 Curso de curta duração
Short course
Webdesign.
NHK, Portugal.

1995 Curso de curta duração
Short course
Curso de Integração de Sistemas de Informação.
ICL, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Abr/2014-Actual Professor Auxiliar

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Abr/2003-Mar/2014 Assistente
Set/1998-Mar/2003 Assistente Estagiário

Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira
Set/1988-Ago/1991 Técnico de 1ª Classe





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira
Set/1988-Ago/1990
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Matemática






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2008-Ago/2010
Membro da Comissão de Análise dos Sistemas Informáticos


Set/2006-Ago/2008
Membro do Conselho Pedagógico






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2002-Ago/2012
- Membro do Núcleo de Coordenação da Área de Psicologia Educacional


Set/2010-Jan/2012
- Membro do Conselho de Gestão






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2010 - Actual Ordem dos Psicólogos, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Mata, Lourdes; Martins, Margarida A; Monteiro, Vera; Morgado, José; Peixoto, Francisco; Silva, Ana C; Castro Silva, J. 2015. Diversidade e Educação: Desafios Atuais. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8384-33-1. Lisboa: ISPA-IU.
2. Mata, Lourdes; Martins, Margarida A; Monteiro, Vera; Morgado, José; Peixoto, Francisco; Silva, Ana C; Castro Silva, J. 2015. Atas 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8384-34-8. Lisboa: ISPA-IU.
3. Castro Silva, J. 2012. Clima escolar, satisfação, stresse profissional e colaboração entre professores : que relações? . ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Universidade Aberta.
4. Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Morgado, José; Castro Silva, J; Monteiro, Vera. 2012. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8384-15-7. Lisboa: ISPA-Instituto Universitário.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Castro Silva, J; Pipa, Joana; Breuer, Cynthia; O'Donnell, Margaret; Cefai, Carmel. 2018. Enhancing Teacher’s Resilience through Face-to-Face Training – Insights from ENTREE project.  In Resilience in Education: Concepts, Contexts and Connections, ed. M. Wosnitza, F. Peixoto, S. Beltman, & C. F. Mansfield, 255 - 274. ISBN: 978-3-319-76689-8. Cham: Springer International Publishing.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Castro Silva, J; Amante, Lúcia; Morgado, José. 2017. "School climate, principal support and collaboration among Portuguese teachers", European Journal of Teacher Education 40, 4: 505 - 520.
2. Castro Silva, J; Silva, Manuela M. 2015. "Colaboração entre professores e Autoeficácia docente: que relações?", Revista Portuguesa de Educação 28, 2: 87 - 109.
3. Silva, José C; Morgado, José; Maroco, João. 2012. "The Relationship between Portuguese Adolescent Perception of Parental Styles, Social Support, and School Behaviour", Psychology 03, 07: 513 - 517.
4. Morgado, José; Castro Silva, J; Pereira, Rita. 2008. "Atitudes de Alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade face à integração escolar de alunos com Trissomia 21", Revista Europeia de Inserção Social/Revue Européenne d’Insertion Sociale 2, 1: 45 - 63.
5. Castro Silva, J; Morgado, José. 2006. "Atitudes face à Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educativas Especiais", Inclusão 7, 1: 155 - 183.
6. Silva, José C; Morgado, José. 2004. "Support teachers' beliefs about the academic achievement of students with special educational needs", British Journal of Special Education 31, 4: 207 - 214.
7. Castro Silva, J; Delgado, Eva. 2002. "Envolvimento Parental na Escola: Relato de uma experiência", APRENDER 26, 1: 79 - 88.
8. Morgado, José; Castro Silva, J. 1999. "Factores Contributivos para o Sucesso Escolar de Alunos com Necessidades Educativas", Análise Psicológica 17, 1: 127 - 142.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Ferreira, Luís; Castro Silva, J; Peixoto, Francisco. 2016. "As tecnologias na gestão, organização e comunicação escolar", Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional das TIC na Educação - Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, In Atas do IV Congresso Internacional TIC na Educação 2016 - Tecnologias digitais e a Escola do Futuro , Lisboa.
2. Castro Silva, J; Silva, Manuela M. 2014. "Auto-eficácia docente e colaboração entre professores: que relações?", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Atas do XII Congresso da SPCE, Vila Real.
3. Matos, Joana; Castro Silva, J. 2013. "Substâncias psicoactivas, auto-estima, autoconceito e sucesso escolar: que relações?", Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro.
4. Gaitas, S.; Castro Silva, J. 2010. "“Bons Professores” e Boas “Práticas Pedagógicas” - A Visão de Professores e Alunos dos 2º e 3º Ciclos", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
5. Castro Silva, J; Morgado, José; Gomes, Cindy. 2009. "Satisfação, Stress Profissional e Colaboração em Docentes do 2º e 3º Ciclo: Que Relações?", Trabalho apresentado em X Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
6. Castro Silva, J; Morgado, José. 2009. "Influence of Variables in the Institutional Responsiveness: The collaboration between teachers", Trabalho apresentado em International Conference - Changing Practices in Inclusive Schools, In Proceedings of the International Conference “Changing Practices in Inclusive Schools”, Évora.
7. Castro Silva, J; Morgado, José. 2007. "Colaboração entre Professores: Realidades e Desafios", Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores, In Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores, Funchal.
8. Castro Silva, J; Morgado, José. 2007. "Clima Organizacional Escolar e Colaboração entre Professores. Que relações?", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, In Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, A Coruña.
9. Castro Silva, J; Morgado, José. 2006. "Facilitadores da Colaboração entre Professores: Efeitos das variáveis género, tempo de serviço docente e área científico-pedagógica", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga.
10. Castro Silva, J; Morgado, José. 2005. "Facilitators to Collaboration between Teachers: Effects of Gender, Teaching Experience and Subject Area", Trabalho apresentado em Inclusive and Supportive Education Congress International Special Education Conference Inclusion: Celebrating Diversity?, In International Special Education Congress (ISEC 2005) Conference Proceedings, Glasgow.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Castro Silva, J. 2011. "Relações entre Satisfação, Stresse Profissional e Colaboração em Professores do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade. Portuguesa de Ciências da Educação, In Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda.
2. Castro Silva, J; Delgado, Eva. 1999. "Cultura, Escola e Comunidade", Trabalho apresentado em 2ª Conferência da Licenciatura de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, In Actas da 2ª Conferência da Licenciatura de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, Lisboa.



Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1. Castro Silva, J. Tradução para língua portuguesa de Open Journal System,2015.

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Castro Silva, J; Peixoto, Francisco; Pipa, Joana. Impact of individual and contextual factors on Teachers' Resilience,EARLI SIG 11 (Teaching and Teacher Education) Conference,Kristiansand,2018 (Simpósio).
2. Ferreira, Luís; Castro Silva, J. Fatores que determinam a utilização das TIC nos processos de trabalho dos professores,Encontro Ciência ’17,Lisboa,2017 (Poster).
3. Ferreira, Luís; Castro Silva, J; Peixoto, Francisco. As tecnologias na gestão, organização e comunicação escolar. Paper presented at ticEduca2016 ,IV Congresso Internacional das TIC na Educação - Tecnologias digitais e a Escola do Futuro,Lisboa,2016 (Comunicação).
4. Peixoto, Francisco; Castro Silva, J; Wosnitza, Marold; Cefai, Carmel. Teacher resilience in three European countries: Germany, Malta and Portugal,5th ENSEC (The European Network for Social and Emotional Competence),Lisboa,2015 (Comunicação).
5. Pipa, Joana; Peixoto, Francisco; Castro Silva, J. Factores promotores da resiliência em professores,13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2015 (Comunicação).
6. Peixoto, Francisco; Wosnitza, Marold; Cefai, Carmel; O'Donnell, Margaret; Castro Silva, J. A multi-dimensional view on teacher resilience in Germany, Ireland, Malta and Portugal,16th EARLI Conference,Lismassol,2015 (Simpósio).
7. Pipa, Joana; Peixoto, Francisco; Castro Silva, J. Resiliência em professores: Contributo para a adaptação de dois instrumentos de avaliação da resiliência,XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2015 (Poster).
8. Castro Silva, J. Práticas de Envolvimento Parental na Escola,Encontro ‘Educação no Século XXI’ – Um Contributo de Partilhas e Saberes,Almada,2014 (Conferência ou palestra).
9. Castro Silva, J; Silva, Manuela M. Auto-eficácia docente e colaboração entre professores: que relações?,XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Vila Real,2014 (Congresso).
10. Castro Silva, J; Amante, Lúcia. Satisfação, stresse profissional e colaboração em professores do ensino básico,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
11. Castro Silva, J; Matos, Joana. Substâncias psicoativas, auto-estima, autoconceito e insucesso escolar em adolescentes: que relações?,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
12. Castro Silva, J; Amante, Lúcia; Morgado, José. Clima Organizacional Escolar e Receptividade à Colaboração por parte de Professores,XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster).
13. Castro Silva, J. Relações entre Satisfação, Stresse Profissional e Colaboração em Professores do Ensino Básico,XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Guarda,2011 (Comunicação).
14. Castro Silva, J; Morgado, José. School climate and teacher receptivity to collaboration,VI Congreso Internacional de Psicología e Educación,Salamanca,2011 (Poster).
15. Castro Silva, J. Colaboração e Clima Organizacional Escolar: Percepções de Professores do Ensino Básico,XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Comunicação).
16. Gaitas, S.; Castro Silva, J. Bons Professores e Boas Práticas Pedagógica - A Visão De Professores e Alunos dos 2º e 3º Ciclos,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
17. Santos, Rui; Castro Silva, J; Morgado, José; Peixoto, Francisco. Clima Organizacional Escolar, Cooperação entre Professores a Auto-eficácia: Um Estudo Centrado no Olhar dos Professores,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação).
18. Castro Silva, J. Clima Organizacional Escolar e Colaboração entre Professores. Que relações?,X Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação).
19. Castro Silva, J; Morgado, José. Influence of Variables in the Institutional Responsiveness: The collaboration between teachers,International Conference “Changing Practices in Inclusive Schools”,Évora,2009 (Poster).
20. Castro Silva, J; Morgado, José. Collaboration among teachers: Effects of gender, teaching experience and subject area,10th European Congress of Psychology,Prague, Czech Republic,2007 (Poster).
21. Castro Silva, J; Morgado, José. Colaboração entre Professores: Realidades e Desafios,IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Funchal,2007 (Comunicação).
22. Castro Silva, J; Morgado, José. Challenges to Collaboration among Teachers?,10th European Congress of Psychology,Prague, Czech Republic,2007 (Poster).
23. Castro Silva, J; Morgado, José. Clima Organizacional Escolar e Colaboração entre Professores. Que relações?,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia,Corunha,2007 (Poster).
24. Castro Silva, J; Morgado, José. Facilitadores da Colaboração entre Professores: Efeitos das variáveis género, tempo de serviço docente e área científico-pedagógica,VI Simpósio de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação).
25. Castro Silva, J. Avaliar as escolas – modelos e práticas,IV Jornadas Pedagógicas da Câmara da Azambuja,Azambuja,2005 (Seminário).
26. Castro Silva, J. Facilitators to Collaboration between Teachers: Effects of Gender, Teaching Experience and Subject Area,International Special Education Congress,Glasgow,2005 (Comunicação).
27. Castro Silva, J. Diferentes Olhares e Contributos em Saúde Escolar - As Necessidades Educativas Especiais,IV Edição do Mestrado em Saúde Escolar,Lisboa,2005 (Seminário).
28. Castro Silva, J. Desafios da Cooperação entre Professores,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
29. Castro Silva, J. Cooperação entre Professores: Realidades e Desafios,XI Colóquio de Psicologia Educacional,Lisboa,2002 (Comunicação).
30. Castro Silva, J. Sustainability prosptects for the programme’s intervention in local schools,6th Transnational Network Meeting of URBAN Programs,Oeiras,2000 (Comunicação).
31. Castro Silva, J. Factors contributing to Special Needs Students’ Academic Achievement,International Special Education Congress,Manchester,2000 (Comunicação).
32. Castro Silva, J; Delgado, Eva. Cultura, Escola e Comunidade,2ª Conferência da Licenciatura de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental,Lisboa,2000 (Comunicação).
33. Castro Silva, J; Delgado, Eva. Educação Parental – URBAN/ISPA,CESE de Saúde Mental e Comunitária,Lisboa,1999 (Seminário).
34. Castro Silva, J. Educação Parental – URBAN/ISPA,1999 (Seminário).
35. Castro Silva, J. Trabalho Cooperado entre Professores dos Apoios Educativos e Professores do Ensino Regular,Apoios Educativos: Um Percurso em Construção,Barreiro,1999 (Seminário).
36. Castro Silva, J; Delgado, Eva. Educação Parental” – URBAN/ISPA,1ª Conferência da Licenciatura de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental,Lisboa,1999 (Comunicação).
37. Castro Silva, J. Os Apoios Educativos no Contexto da actual Organização das Escolas,Jornadas Pedagógicas 1999,Torres Vedras,1999 (Seminário).
38. Castro Silva, J; Delgado, Eva. Intervenção Comunitária realizado no âmbito do Programa URBAN de Oeiras,II Congresso Europeu de Psicologia Comunitária,Lisboa,1998 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Castro Silva, J. Moodle Básico para Docentes, 2013 (Extensão), promovido por ISPA.
Duração: 6 horas. Local: ISPA, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
2. Castro Silva, J. Moodle Avançado para Docentes, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por ISPA.
Duração: 6 horas. Local: ISPA, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
3. Castro Silva, J. Moodle Avançado para Docentes, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por ISPA.
Duração: 6 horas. Local: ISPA, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
4. Castro Silva, J. Moodle Básico para Docentes, 2012 (Extensão), promovido por ISPA.
Duração: 6 horas. Local: ISPA, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
5. Castro Silva, J. Os recursos didácticos na formação e as novas tecnologias de informação e comunicação, 2008 (Especialização), promovido por ISPA.
Duração: 12 horas. Local: ISPA, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Mata, Lourdes; Martins, Margarida A; Monteiro, Vera; Morgado, José; Peixoto, Francisco; Silva, Ana C; Castro Silva, J. 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2015 (Congresso / Organização).
2. Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Morgado, José; Castro Silva, J; Monteiro, Vera. 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,2012 (Congresso).
3. Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Monteiro, Vera; Castro Silva, J; Mata, Miguel. 9th International Conference on Motivation,2004 (Congresso / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Luís Miguel Folgado Ferreira, As Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos de Trabalho na Escola: Gestão, Estruturas Intermédias e Professores, 2017. (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Cátia Sofia Reis Proença, Práticas Educativas Parentais e Comportamentos de Risco na Adolescência, 2017. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Daniela Eugénio Pinto, Bullying: Percepções e Atitudes dos Professores do Ensino Básico, 2016. (Orientador).
3. Manuela Santos Marques da Silva, Auto-eficácia docente e colaboração entre professores, 2014. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Abreu, Gabriella, Atitudes e Conforto dos Professores do 3º Ciclo face à Educação Sexual em Contexto Escolar, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Santos, Rui, Clima organizacional escolar, cooperação entre professores e auto-eficácia docente: um estudo centrado no olhar dos professores, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Gomes, Cindy, Satisfação, Stresse Profissional e Colaboração em Docentes do 2º e 3º Ciclo: Que relações?, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Batalha, Joana, Receptividade e Práticas de Cooperação v.s. Apoio Institucional e Clima Organizacional, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
5. Gaitas, Sérgio, Diferenciação Pedagógica em sala de aula: opiniões de alunos e professores, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
6. Job, Vanessa, Clima Organizacional Escolar, Receptividade e Práticas de Cooperação em Professores do Ensino Secundário, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
7. Silva, Manuela, Auto-eficácia e Receptividade à Cooperação em Professores do Ensino Básico, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Morgado, Ana Luísa, Clima Organizacional Escolar e Cooperação entre Professores – Relações entre os Conceitos, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
9. Coutinho, Carlos, Cooperação entre Professores e Clima Organizacional Escolar: Percepções de Professores dos 2º e 3º Ciclos, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
10. Angelino, Mónica, Opinião dos Professores do 2º e 3º ciclos face à Educação Sexual nas Escolas, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Gonçalves, Ana Isabel, Opinião dos Pais de Alunos do 2º e 3º ciclos face à Educação Sexual nas Escolas, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
12. Nunes, Paulo, Cooperação, Satisfação e Stresse em Docentes dos 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Freire, Fabiana, Colaboração entre Professores: Concepções e Práticas dos Professores Portugueses, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. Pona, Carmen, Factores promotores de colaboração e satisfação profissional em professores do ensino secundário: estudo comparativo, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
15. Tavares, Ana Rita, Diferentes Atitudes Face à Inclusão: A Mesma Escola, Dois Casos Com Aceitações Diferentes, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Lima, Maria, Atitudes de crianças face a integração escolar do deficiente auditivo: influência do contacto, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Sousa, Ana Filipa, Atribuições para o sucesso e motivação - que relação? o caso de alunos que frequentam os currículos alternativos e adaptados, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
18. Matos, Sandra, Atribuições causais para o sucesso e percepção de competência de alunos do primeiro ciclo que frequentam apoios, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
19. Rodrigues, Ana Rita, Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão Escolar de Crianças com Espectro do Autismo – Estudo Exploratório, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
20. Martinho, Vítor, Sexualidade em jovens portadores de trissomia 21: percepções de mães, 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Castro Silva, José. Participação no júri de Artur André Martinez Campos. Adopting smartphone applications for Second Language Acquisition: investigating readiness and acceptance of mobile learning in two Higher Education Institutions., 2017. Tese (Ciências da Educação-Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação) - Universidade Nova de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Castro Silva, José. Participação no júri de Janine Andreia Guerreiro Pinto. Bullying, Estilos Parentais e Suporte Socio Familiar em Alunos do 3°Ciclo, 2017.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
2. Castro Silva, José. Participação no júri de Magda Alexandra da Silva Martins. Clima de sala de Aula: Percepções dos Alunos do 3° ciclo em Relação às Disciplinas de Português e Educação Física, 2015.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
3. Castro Silva, José. Participação no júri de Ana Sofia Castela Campos. Representações Sobre Indisciplina em Adolescentes, 2015.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
4. Castro Silva, José. Participação no júri de Ana Patrícia Dias Marques. O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Enquanto Promotor de Empowerment para a Constução de um Projecto de Vida, 2014.  Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
25

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
12
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2

Total
Produção técnica
Technical production
47

Software 1
Software sem registo ou patente
Software without patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
46

Total
Dados complementares
(Additional data)
30

Orientações
Orientations
25
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
5


Visualizações do curriculum [ 2845 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-10-2018 às 17:44:55
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis