Curriculum Vitae

Pedro Miguel Gomes Cordeiro

Data da última atualização »Last update : 18/02/2018


Pedro Cordeiro has a degree in Clinical Psychology. He obtained his PHD in Educational Psychology at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. He holds the position of invited assistant professor at the Higher School of Health at the Polytechnic Institute of Leiria. He collaborates in the Integrated Masters and Doctoral programmes of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5357671771139680


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Pedro Miguel Gomes Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cordeiro, Pedro Miguel Gomes
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Rua do Colégio Novo
3000-115 Coimbra
Portugal
Correio electrónico: pedrcordeiro@gmail.com
Homepage: https://www.researchgate.net/profile/Pedro_Cordeiro4
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2010-2016 Doutoramento
Phd
Psicologia (4 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

2011 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Psicologia (4 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

2005-2009 Mestrado
Master degree
Psicologia (4 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

1995-2001 Licenciatura
Licentiate degree





Formação complementar ( studies)
1998-1998 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Psicologia.
University of Sunderland, Reino Unido.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Leiria
Jan/2017-Actual Professor Adjunto
Set/2016-Jan/2017 Professor Adjunto

FPCE - UC
Fev/2016-Jul/2017 Assistente

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Jan/2010-Mar/2015 Investigador Principal

FPCE - UC
Jan/2012-Jul/2012 Outra Situação

Consultório Privado
Set/2001-Mar/2010 Técnico Superior 1ª Classe

Associação para o Desenvolvimento de Nisa
Set/2001-Set/2009 Técnico Superior 1ª Classe

Instituto Politécnico de Tomar
Set/2006-Abr/2007 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)


FPCE - UC
Jan/2012-Jul/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Lecionou as aulas práticas da cadeira de Motivação e Emoção




Associação para o Desenvolvimento de Nisa
Set/2004-Set/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Operador de Hidrobalneoterapia(Docente)
  • Psicologia(Docente)
  • Operador de Informática(Docente)
  • Área de Estudo da Comunidade(Docente)
  • Animação Sociocultural(Docente)
  • Geriatria(Docente)
  • Ética e Deontologia(Docente)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Associação para o Desenvolvimento de Nisa
Set/2004-Jul/2009
Atividade realizada»Activity:

Projecto de Voluntariado com Timor-Leste: Angariação de 5431,18 euros, de 4 toneladas de livros escolares de língua portuguesa e 20.000 unidades de material escolar. Resultou na reabilitação e abertura de duas bibliotecas escolares (2009) na escola nº1 de






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2010 Bolsa Individual de Doutoramento, FCT.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Membro efetivo.
Actual Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo Comportamental, Membro.
Colaborador.
Actual Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra, Membro.
Jan/2017 - Actual CICSNOVA, Outros (especifique).
Membro Integrado - Centro de Investigação.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Silva, José; Paixão, Maria P; Ortuno, Victor; Cordeiro, Pedro M. G. eds. 2013. International Studies on Time Perspective ed. 1. Coimbra: Coimbra University Presss.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Cordeiro, Pedro M. G; Paixão, Maria P; Lens, Willy; Lacante, Marlies; Ortuno, Victor. 2016. Parenting, cognition, and motivation in career decision-making processes: A self determination theory perspective..  In Self-Determination Theory: A Family Perspective, 516 - 575. . USA: Nova Science Publishers, Inc..

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cordeiro, Pedro M. G; Paixão, Maria P; Lacante, Marlies; Luyckx, Koen. 2016. "Factor Structure and Psychometric properties of the BMPN among Portuguese high school students: Relations to Well-being and Ill-being", Learning and Individual Differences, 47: 51 - 60.
2. Cordeiro, Pedro M; Paixão, Maria P; Lens, Willy; Lacante, Marlies; Luyckx, Koen. 2015. "Cognitive–motivational antecedents of career decision-making processes in Portuguese high school students: A longitudinal study", Journal of Vocational Behavior 90, 90: 145 - 153.
3. Cordeiro, Pedro M. G; Figueira, A.; Silva, José; Matos, L.. 2012. "Questionnaire of School Motivation for the Portuguese Population: Structure and psychometric studies.", The Spanish Journal of Psychology 15, 3: 1441 - 1455.
4. Cordeiro, Pedro M. G; Figueira, A.; Silva, José; Matos, L.. 2011. "Construção e Arequitectura do Questionário de Motivação Escolar", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 19, 1: 115 - 131.
5. 2009. "O Lugar das Variáveis Motivacionais no Processo de Instrução e Aprendizagem", Revista Portuguesa de Pedagogia, 43: 305 - 328.
The paper is a theoretical overview of the Achievement Goal Theory.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Cordeiro, Pedro; Paixão, Paula; Lens, Willy; Lacante, Marlies; Luyckx, Koen. 2016. "The Portuguese Validation of the Basic Psychological Need Satisfaction and Frustration Scale: Concurrent and Longitudinal Relations to Well-being and Ill-being", Psychologica Belgica 56, 3: 193 - 209.
2. Cordeiro, Pedro; Paixão, Maria P; Lens, Willy. 2015. "Perceived Parenting and Basic Need Satisfaction among Portuguese Adolescents", The Spanish Journal of Psychology 18, 62: 1 - 15.
3. Cordeiro, Pedro M. G; Ortuno, Victor; Paixão, Maria P; Maroco, João. 2015. "Critical Reading of Scientific Papers: General Guidelines for Undergraduates.", Psychology, Community & Health 4, 3: 114 - 122.
4. 2011. "Questionnaire of School Motivation for the Portuguese Population", Spanish Journal of Educational Psychology, 3: 2 - 16.
It is presented the structure and psychometric studies of the “School Motivation Questionnaire¿?. The SMQ is a self-report questionnaire with 101 items, organized in sixteen scales that measure the students´ goal orientations, the perceived classroom goal structures, the perceived teacher’s autonomy support and the use of learningstrategies. Twelve scales are adapted from the “Learning Climate Questionnaire¿?, “Perceptions of Instrumentality¿? and “Cuestionário a Estudiantes¿?. Four scales and five additional items are created new. The psychometric studies rely on a convenience sample consisting of 9th and 12th grade students ( N = 485) of Portuguese schools.The factorial and construct validity, verified through several exploratory factorial analyses tothe data, presents a final solution of six factors, labelled Strategies (F1), Teacher Extrinsic Goals (F2), Student Extrinsic Goals, Externally Regulated (F3) Teacher Intrinsic Goals (F4), Student Extrinsic Goals, Internally Regulated (F5), and Student Intrinsic Goals (F6). The six-factor solution explains a significant variance of the scale results (53.95%). Good coefficients of internal consistency are obtained for all factors, never below (.858; F6). In sum there is strong evidence to support the multi-dimensionality of SMQ, upholding that the data obtained is exploratory and applies for future validation studies.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Cordeiro, Pedro M. G. 2015. "Motivação e sucesso escolar nos alunos do ensino secundário Português", Trabalho apresentado em 3rd International Congress of Educational Sciences and Development, In N/A, San Sebastian.
2. Cordeiro, Pedro M. G; Paixão, Maria P; Lens, Willy. 2014. "Factor Structure of the Balanced Measure of Psychological Needs Scale", Trabalho apresentado em International Conference on Motivation. , In N/A, Frankfurt.
3. Cordeiro, Pedro M. G; Paixão, Maria P; Lens, Willy. 2014. "Basic Psychological Needs and self-schemas: their mediating role in the relation between parenting and psychological well-being", Trabalho apresentado em Research Seminar, In N/A, Leuven.
4. Cordeiro, Pedro M. G; Paixão, Maria P; Lens, Willy; Silva, José. 2013. "Dimensionality and Construct Validity of the Balanced Measure of Psychological Needs Scale among Portuguese adolescents", Trabalho apresentado em Fifth International Conference on Self-Determination Theory, In N/A, Rochester.
5. Cordeiro, Pedro M. G. 2012. "Transcendal-future Time Perspective Scale - Portuguese version", Trabalho apresentado em First International Conference on Time Perspective, In International studies in time perspective, Coimbra.
6. Cordeiro, Pedro M. G. 2012. "Life Transitions Changes Time Perspective", Trabalho apresentado em 2nd Conference on Life Transitions: contexts and processes, In N/A, Coimbra.
7. Cordeiro, Pedro M. G. 2012. "Research Seminar", Trabalho apresentado em Cognitive-motivational and contextual determinants of vocational decision-making processes for adolescents facing important career transitions: Development and validation of a conceptual model, In N/A, Leuven.
8. Cordeiro, Pedro M. G; Paixão, Maria P; Lens, Willy. 2010. "Motivational Variables in the Process of Teaching and Learning Achievement Goals, Classroom and School Goal Structures", Trabalho apresentado em International Conference: Teaching and Learning, In Achievement Goals, Classroom and School Goal Structures, Sevilha.



Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Cordeiro, Pedro M. G; Lens, Willy; Paixão, Maria P; Lacante, Marlies; Sheldon, Kennon. Escala Balanceada de Satisfação de Necessidades Psicológicas,2015. 
2. Cordeiro, Pedro M. G; Paixão, Maria P; Lens, Willy; Lacante, Marlies; Luyckx, Koen. Escala de Desenvolvimento da Identidade de Carreira,2015. 
3. Cordeiro, Pedro M. G; Paixão, Maria P; Lens, Willy; Lacante, Marlies; Luyckx, Koen. Questionário de Regulação da Decisão Vocacional,2015. 
4. Paixão, Maria P; Cordeiro, Pedro M. G; Lens, Willy; Sheldon, Kennon; Lacante, Marlies. Escala de Satisfação e Frustração Parental das Necessidades,2015. 

Organização de evento
Event organization
1. Cordeiro, Pedro M. G. Healthy Behavior and Sports: Research and Practice from a Motivational Perspective,2016 (Oficina).
2. Cordeiro, Pedro M. G. II Fórum de Orientação Vocacional e Profissional "Orientar para o futuro",2015 (Seminário).
3. Silva, José; Paixão, Maria P; Ortuno, Victor; Cordeiro, Pedro M. G. First Internationa Conference on Time Perspective,2012 (Congresso).
4. Cordeiro, Pedro M. G. First International Conference on Time Perspective,2012 (Outro).

Relatório de investigação
Technical report
1. Cordeiro, Pedro M. G. O lugar das variáveis motivacionais no processo de instrução e aprendizagem: A Teoria dos Objectivos de Realização,2009.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Rita Silva, O Impacto da Parentalidade e dos Processos Cognitivo-Motivacionais na Tomada de Decisão Vocacional e Ajustamento Psicossocial em adolescentes do 3º ciclo.T, 2016. Dissertação (Psicologia da Educação) - FPCE - UC (Co-orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
19

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
4
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
8
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
8

Total
Produção técnica
Technical production
9

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
9

Total
Dados complementares
(Additional data)
2

Orientações
Orientations
2


Visualizações do curriculum [ 136 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-10-2018 às 23:21:59
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis