| 
               
                  | Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												01/10/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Dias-Trindade, Sara |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Auxiliar |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Ciências da Educação. 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
 Rua Filipe Simões nº 33
 Coimbra
 3000--186 Coimbra
 Portugal
 Correio electrónico: sara.trindade@uc.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2010-2015 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Doutoramento em Letras, área: História, especialidade: Didática da Historia. Universidade de Coimbra,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2006 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Mestrado em História Económica e Social Contemporânea. Universidade de Coimbra,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2002 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Licenciatura em História, Ramo de Formação Educacional
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade de Coimbra,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2018-2018 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais. Universidade Aberta,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Universidade federal do recôncavo da bahia |  
                  
                     | Abr/2018-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Jan/2016-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Ago/2016-Actual | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Out/2003-Jul/2014 | Outra Situação |  
                  
                     | Universidade Cruzeiro do Sul |  
                  
                     | Mar/2018-Mai/2018 | Outra Situação |  
                  
                     | Out/2013-Set/2015 | Outra Situação |  
                  
                     | Out/2004-Dez/2010 | Outra Situação |  
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
               
               
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Projeto Didático I(Regente)Construção do Conhecimento Histórico(Docente) |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Tecnologias Educativas(Monitor) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Curso de ferias de língua e cultura portuguesa Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Curso monográfico "sociedade e cultura portuguesas"(Docente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Curso de língua e cultura portuguesa para alunos de Kyoto Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 |  
                  
                     | Curso»Academic program: Curso EILC - setembro Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           História de Portugal(Docente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Curso intensivo de língua e cultura portuguesa -setembro Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Cultura Portuguesa I(Docente)Cultura portuguesa II(Docente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Curso anual de língua e cultura portuguesa para estrangeiros Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           História de Portugal(Docente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Curso anual de língua e cultura portuguesa para estrangeiros Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Portugal contemporâneo (Docente) |  
                  
                     | Universidade federal do recôncavo da bahia |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Ambientes Virtuais de Aprendizagem(Monitor) |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           História AHistória da Cultura e das ArtesHistória e Geografia de Portugal |  
 Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)  
               
               
                  
                     | Set/2017-Actual |  |  
                     | - 
                           								Outro (coordenadora para a mobilidade no Mestrado em Ensino de História no 3º CEB e no ES |  
                  
                     | Jan/2016-Ago/2016 |  |  
                     | - 
                           								Diretora de Turma |  
                  
                     | Nov/2013-Ago/2015 |  |  
                     | - 
                           								Direção de Turma |  
                  
                     | Nov/2013-Ago/2015 |  |  
                     | - 
                           								Membro do Conselho Pedagógico |  
                  
                     | Set/2007-Ago/2009 |  |  
                     | - 
                           								Diretora de Turma |  
                  
                     | Set/2006-Ago/2007 |  |  
                     | - 
                           								Subcoordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas |  
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2017- Paradigma da Complexidade e Transdisciplinaridade como pilares epistemológicos para geração de construtos, saberes e práticas
                        na formação pedagógica de Professores
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PEFOP-PUCPR. |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês  (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Jan/2018 - Actual | Grupo Horizonte UFSCar, Outros (colaborador estrangeiro). Investigadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens.
 |  
                     | Set/2017 - Actual | PUCPR, Outros (investigador estrangeiro). Investigadora no grupo de pesquisa PEFOP professores do Programa de Pós-graduação da PUCPR, professores de graduação da PUCPR
                        e de outras instituições de ensino superior, pesquisadores de instituições internacionais, bem como estudantes de iniciação
                        científica, mestrado e doutorado da PUCPR..
 |  
                     | Set/2017 - Actual | Universidade Mackenzie - SP, Outros (investigador estrangeiro). Investigadora no Grupo de Pesquisa Convergência..
 |  
                     | Jul/2017 - Actual | Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta, Membro. Investigadora Colaboradora.
 |  
                     | Nov/2016 - Actual | Associação de Professores de História, Outros (membro). |  
                     | Mai/2012 - Actual | Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20, Membro. Investigadora Integrada (desde 2015)
                        Vogal da Direção (desde fev/2017).
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Trindade, Sara M. G. D. C; Seabra, Jorge; Cordeiro, António R. eds. 2017. Complexidade do(s) tempo(s): novos caminhos de investigação interdisciplinar ed. 1, ISBN: 978-972-8627-77-5. Coimbra: Ceis20. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Trindade, Sara; Gambini, Lígia; Côrte-Real, Artur.  2009. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha: do convento à ruína, da ruína à contemporaneidade. ed. 2, 1 vol., ISBN: 978-989-8052-06-3. Coimbra: Direção Regional de Cultura do Centro. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A.  2018. Ecologia de aprendizagem.  In Dicionário crítico de educação e tecnologias e educação a distância , 192 - 193. ISBN: 978-85-449-0295-0. São Paulo: Papirus. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Dias-Trindade, Sara.  2018. Aprendizagem em rede.  In Dicionário crítico de educação e tecnologias e educação a distância , 38 - 39. ISBN: 978-85-449-0295-0. São Paulo: Papirus. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A.  2018. Reintegração e inclusão digital em estabelecimentos prisionais. Um programa de aprendizagem para o desenvolvimento de competências.  In Educação, cidadania e inclusão digital: práticas e desafios, 75 - 87. ISBN: 978-989-8765-55-0. Santo Tirso: Wh!teBooks. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Ribeiro, Ana I. S; Trindade, Sara M. G. D. C.  2017. O ensino da História e tecnologia-  conexões, possibilidades e desafios no espaço das humanidades digitais.  In Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões, 145 - 159. ISBN: 978-85-68102-32-9. Brasil: Editora Universitária Tiradentes. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Dias-Trindade, Sara; Seabra, Jorge; Cordeiro, António R; Pita, António P.  2017. Da complexidade do tempo.  In Complexidade do(s) tempo(s): novos caminhos de investigação interdisciplinar, 7 - 14. ISBN: 978-972-8627-77-5. Coimbra: Imprensa UC. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Trindade, Sara M. G. D. C; Moreira, J. A.  2017. A Emergência do Mobile Learning e os Novos Desafios Formativos para a Docência em Rede.  In Redes e mídias sociais, 41 - 57. ISBN: 978-85-473-0721-9. Curitiba: Appris. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Trindade, Sara M. G. D. C; Moreira, J. A.  2017. Competências de aprendizagem e tecnologias digitais.  In eLearning no Ensino Superior , 99 - 116. ISBN: 978-989-98679-6-3. Coimbra: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior(CINEP). |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Moreira, J. A; Trindade, Sara M. G. D. C.  2017. O WhatsApp como Dispositivo Pedagógico para a Criação de Ecossistemas Educomunicativos.  In WHATSAPP E EDUCAÇÃO: entre mensagens, imagens e sons, 53 - 72. ISBN: 978-85-7455-463-1. Aracaju: Editora Universitária Tiradentes. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Ribeiro, Ana I. S; Trindade, Sara M. G. D. C.  2017. O ensino da História e tecnologia – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais.  In Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões , 145 - 159. ISBN: 978-989-8765-53-6. Santo Tirso: WhiteBooks. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Moreira, J. A; Trindade, Sara M. G. D. C.  2018. "O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem", revista TEXTURA 20, 44: 10 - 26. Qualis B2 em Educação.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Trindade, Sara M. G. D. C; Moreira, J. A.  2018. "Forge of Empires: criação de ambientes online para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a compreensão
                        da evidência histórica e de anacronismos", Revista Momento - Diálogos em Educação 27, 1: 70 - 89. Qualis B2 em Educação.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Moreira, José A; Machado, Ana; Dias-Trindade, Sara.  2018. "Educação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugal", education policy analysis archives 26, 118: 1 - 22. Revista indexada em SCOPUS.
 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. A.  2018. "Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em portugal", Revista Diálogo Educacional 18, 58: 624 - 644. Qualis A2 em Educação.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. |  Moreira, J. A; Dias-Trindade, Sara.  2018. "Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp", REVELLI 10, 3: 1 - 18. Qualis B1 em Educação e Ensino.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Dias-Trindade, Sara; Mill, Daniel.  2018. "Educação, tecnologias e inclusão digital", Diálogo Educacional 18, 58: 596 - 602. Qualis A2 em Educação.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. |  Trindade, Sara D; Moreira, J. A.  2017. "Tecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento histórico", Revista Eletrônica de Educação 11, 2: 637 - 652. Qualis B1em Educação.
 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Trindade, Sara M. G. D. C.  2017. "[Recensão a] Fernando Cortés Cortés, La escuela en la extremadura meridional del siglo XIX", Revista Portuguesa de História, 48: 317 - 321. Revista indexada em SCOPUS.
 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S.  2016. "O Espaço do Cinema na Didática da História", Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual , 2: 27 - 34. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Trindade, Sara M. G. D. C; Ferreira, Beatriz.  2018. "A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa para desenvolvimento de competências para o novo milénio", Trabalho apresentado em Encontro de Jogos e Mobile Learning, In Encontro de Jogos e Mobile Learning, Coimbra. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Trindade, Sara M. G. D. C.  2018. "Entre currículos e perfis. Educação inclusiva para as competências do século 21", Trabalho apresentado em Colóquio Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais, In Colóquio Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais, Coimbra. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S.  2017. "Formar professores na era digital: integrar as tecnologias nas salas de aula", Trabalho apresentado em O Tempo dos Professores, In O Tempo dos Professores, Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A.  2015. "O uso de tablets e do iTunes U na aprendizagem em História", Trabalho apresentado em XV Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, In Educação Histórica: Perspetivas de Investigação Nacional e Internacional, Braga. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S.  2016. "Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets", Trabalho apresentado em IV Congresso  Internacional TIC e Educação 2016, In Digital Technologies & Future School (artigos selecionados), Lisboa. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S.  2016. "Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets", Trabalho apresentado em IV Congresso  Internacional TIC e Educação 2016, In tecnologias digitais e a escola do futuro , Lisboa. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Trindade, Sara M. G. D. C.  2016. "Ser historiador na sala de aula: desenvolvimento de competências ao  nível conceitos estruturais para a  construção do conhecimento
                        histórico através de tarefas de recriação digital da História", Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, In Epistemologias e ensino da História, Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Trindade, Sara M. G. D. C.  2013. "O ITunesU nas aulas de História: construção de um modelo de trabalho sem papel", Trabalho apresentado em IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20, In IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20 - no prelo, Coimbra. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A.  2014. "Do iTunesU para as aulas de História - um estudo no 3º CEB", Trabalho apresentado em II Encontro de Jogos e Mobile Learning, In II Encontro de Jogos e Mobile Learning, Coimbra. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A.  2013. "Do ITunesU ao IPad nas aulas de História", Trabalho apresentado em Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, In Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Carvalho, Ana A.  2013. "History at the fingertips", Trabalho apresentado em WCCE 2013: Learning while we are connected. 10th IFIP world conference on computers in education, In WCCE 2013: Learning while we are connected. 10th IFIP world conference on computers in education, Torún, Polónia. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Trindade, Sara M. G. D. C.  2011. "As novas tecnologias ao serviço da complexidade no ensino de História", Trabalho apresentado em Challenges 2011, In Challenges 2011: actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines
 |  
                  
                     | 1. | Trindade, Sara M. G. D. C.  31 mar. 2005. "De Tomar: notas para o estudo da indústria na imprensa local (1928/1933)" Boletim Cultural da Câmara Municipal de Tomar, 38 - 66. |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Trindade, Sara M. G. D. C. Da metodologia à prática: como fazer investigação em educação ,2016 (Seminário). |  
                  
                     | 2. | Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. Visitas de estudo guiadas por tablets: da teoria à construção de um roteiro digital,I Colóquio em Didática e Ensino,Coimbra,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Trindade, Sara M. G. D. C; Ribeiro, Ana I. S. Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets,IV Congresso Internacional de TIC e Educação,Lisboa,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 4. | Trindade, Sara M. G. D. C. Ser historiador na sala de aula: desenvolvimento de competências ao  nível conceitos estruturais para a  construção do conhecimento
                        histórico  através de tarefas de recriação digital da História,XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica,Porto,2016 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Trindade, Sara M. G. D. C. O uso de tablets na aprendizagem em História: uma perspetiva construtivista,XVI Jornadas internacionais de educação histórica,Braga,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Trindade, Sara M. G. D. C. Do iTunes U para as aulas de História - um estudo no 3º CEB,II Encontro de Jogos e mobile learning,Coimbra,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Trindade, Sara M. G. D. C. O iTunes U na aprendizagem do 25 de abril: uma perspetiva construtivista,V Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20,Coimbra,2014 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Trindade, Sara M. G. D. C. Do iTunes U ao iPad nas aulas de História,Challenges 2013 - VIII Conferência Internacional de TIC na Educação,Braga,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 9. | Trindade, Sara M. G. D. C. O iTunes U nas aulas de História,IV Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20,Coimbra,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 10. | Trindade, Sara M. G. D. C. History at the fingertips,10th IFIP world conference on computers in education,Torún, Polónia,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 11. | Trindade, Sara M. G. D. C. Portugal na Primeira Guerra Mundial ,2012 (Seminário). |  
                  
                     | 12. | Trindade, Sara M. G. D. C. Portugal e a integração europeia,2005 (Conferência ou palestra). |  
                  
                     | Curso de curta duração lecionado Taught short course
 |  
                  
                     | 1. | Dias-Trindade, Sara. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, 2018 (Especialização), promovido por Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Duração: 8 semanas., Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development
 |  
                  
                     | 1. | Trindade, Sara M. G. D. C. Aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais,2018. |  
                  
                     | 2. | Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Aprendizagens construtivistas, colaborativas e conectadas,2017. |  
                  
                     | 3. | Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa: que estudantes temos no novo milênio?,2017. |  
                  
                     | 4. | Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa: que escola para esta geração?,2017. |  
                  
                     | 5. | Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Na prática: exemplos de ambientes digitais de aprendizagem,2017. |  
                  
                     | 6. | Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Desenvolvimento de ambientes digitais de aprendizagem,2017. |  
                  
                     | 7. | Trindade, Sara M. G. D. C. Geração móvel 2.0: conectada, colaborativa e interativa - Mobile Learning (significados e possibilidades),2017. |  
                  
                     | Organização de evento Event organization
 |  
                  
                     | 1. | Trindade, Sara M. G. D. C. Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação,2018 (Congresso / Organização). |  
                  
                     | 2. | Trindade, Sara M. G. D. C. Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais ,2018 (Outro / Organização). |  
                  
                     | 3. | Trindade, Sara M. G. D. C. Membro da Comissão Organizadora do IV Simpósio Internacional "Fusões no Cinema" integrado no Festival dos Caminhos do Cinema
                        Português (17, 18 e 20 de novembro de 2017), Oliveira de Azeméis.,2017 (Outro / Organização). |  
                  
                     | 4. | Trindade, Sara M. G. D. C. I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM ONLINE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR,2017 (Seminário / Organização). |  
                  
                     | 5. | Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Santos, Paula; Costa, Ana R. IPR and management of rights in the digital Cultural Heritage realm,2014 (Oficina). |  
                  
                     | 6. | Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim; Santos, Paula. Creative Heritage and ICT in the Experience Economy,2012 (Oficina). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | André Gonçalo Pedro, Os Videojogos na Sala de Aula, 2017. Dissertação (Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |  
                  
                     | 2. | Dorisa Maria Fernandes Aguiar, A Reforma Protestante: O Luteranismo. Exploração Didática em contexto de sala de aula, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |  
                  
                     | 3. | Leandro Emanuel Gomes Correia, O Sonho de uma vida e o Pesadelo da saudade A emigração portuguesa no século XIX português, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |  
                  
                     | 4. | Ricardo Coutinho de Almeida, O Absolutismo Régio - Exercícios sobre o ver, ouvir e fazer, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |  
                  
                     | 5. | Filipe Miguel de Andrade Campos, A morte em Coimbra: Mortalidade no reinado de D. José e as atitudes perante a morte. 1750-1777, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Orientador). |  
                  
                     | 6. | Anabela Ferreira Milheiro, A Aplicação da Discussão nas Aulas de História, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |  
                  
                     | 7. | Carlos Miguel Mesquita Araújo, A inquisição em Portugal uma abordagem pedagógica, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |  
                  
                     | 1. | Ricardo Manuel Coelho Teixeira, A Política Pombalina: transformações no ensino em Portugal e na Universidade de Coimbra, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |  
                  
                     | 2. | Hélder Filipe Silva Gomes Brandão, O HOLOCAUSTO: antissemitismo e o plano de extermínio racial nazi, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |  
                  
                     | 3. | Daniela Filipa Marques Peres, O Cabralismo: UMA VISÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA, 2017. Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador). |  
                  
                     | Orientação de outra natureza Other orientation
 |  
                  
                     | 1. | Daniel Mill, Pesquisas sobre Educação a Distância no Brasil e Portugal: análise dos grupos que estudam a temática nos dois países, 2017. Universidade de Coimbra (Co-orientador). |  
                  
                     | Outros Trabalhos Other production
 |  
                  
                     | 1. | Trindade, Sara M. G. D. C; Carvalho, Joaquim. CD-ROM “O Pulsar da Revolução (Cronologia 1973-1976)”, 2004. |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Mariana de Jesus Serrano Lagarto. Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º CEB, 2017. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade do Minho. |  
                  
                     | 1. | Dias-Trindade, Sara; Daniela Barros; Moreira, J. António. Participação no júri de Ana Cláudia Gordo Polainas. Criação, desenvolvimento e avaliação de um sistema de gestão de aprendizagem para formação empresarial online, 2018.  Dissertação (Pedagogia do eLearning) - Universidade Aberta. |  
                  
                     | 2. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Clevani Barrionuevo. A importância do brincar para os pais e educadores na educação infantil, 2018.  Dissertação (Arte e Educação) - Universidade Aberta. |  
                  
                     | 3. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Paula Catarina Fernandes Vieira. Uso e potenciação das tecnologias digitais no ensino da educação visual e tecnológica. Um estudo de caso em São Miguel, 2018.  Dissertação (Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta. |  
                  
                     | 4. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Ortenio de Oliveira. Processo de construção de conhecimento científico na educação básica a partir de experiências com robótica pedagógica, 2018.  Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade ) - Universidade Federal de São Carlos. |  
                  
                     | 5. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Anabela Ferreira Milheiro. A discussão nas Aulas de História, 2017.  Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra. |  
                  
                     | 6. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de João Filipe Terras Marques. Trabalho Feminino em Contexto Urbano. O caso de Coimbra - os finais do século XIX e a atualidade, 2017.  Dissertação (Ensino de História e Geografia no 3.º CEB e Ensino Secundário) - Universidade de Coimbra. |  
                  
                     | 7. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Ana Antunes de Lima Bastos. O Blogue como Estratégia de Enriquecimento no Ensino  da História e Geografia, 2016.  Dissertação (Ensino de História e Geografia no 3.º CEB e Ensino Secundário) - Universidade de Coimbra. |  
                  
                     | 8. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Participação no júri de Ana Luísa Rodrigues de Melo. A importância da Interpretação de documentos escritos na aula de História, 2016.  Dissertação (Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ) - Universidade de Coimbra. |  
                  
                     | Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation
 |  
                  
                     | 1. | Grupo de auto-avaliação do Grupo de História, 2004, Universidade de Coimbra. |  
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker
 |  
                  
                     | 1. | Novos paradigmas de aprendizagem: o cinema e as competências para o século XXI., 2017 (Seminário). Nome do evento: Seminário "Cinema, vídeo e educação. Possibilidades pedagógicas de exploração didática; Nome da Instituição: CLA de Reguengos de Monsaraz, UAB; Cidade do evento: Évora / Évora.
 |  
                  
                     | 2. | Ferramentas Digitais para a Exploração do cinema em sala de aula, 2017 (Simpósio). Nome do evento: IV Simpósio Fusões no Cinema; Nome da Instituição: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa; Laboratório de Tecnologias da Informação e
                        Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta; Cidade do evento: São João da Madeira / Torre da Oliva.
 |  
                  
                     | 3. | Das pedagogias da explicação às pedagogias da emancipação: o papel dos ambientes digitais inovadores, 2017 (Outra). Nome do evento: Colóquio Internacional "Um Século de Educação: Transformações e Memórias"; Nome da Instituição: FPCEUC e Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / FPCEUC.
 |  
                  
                     | 4. | Recursos visuais e ferramentas digitais: possibilidades didáticas, 2017 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Luso-Brasileiro “Paradigmas de Aprendizagem – da Reflexão à Prática”; Nome da Instituição: Centro Local de Aprendizagem de Grândola, Universidade Aberta e Associação Nacional de Professores; Cidade do evento: Grândola.
 |  
                  
                     | 5. | Ambientes Digitais de Aprendizagem: desenvolvimento de comunidades de prática , 2017 (Congresso). Nome do evento: XIII Congresso Nacional de Educação/IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE
                        e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÀTEDRA UNESCO) ; Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade
                        – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (FCC); Cidade do evento: Curitiba / PUC-PR.
 |  
                  
                     | 6. | Recursos visuais e ferramentas digitais: possibilidades didáticas , 2017 (Seminário). Nome do evento: seminário avançado “Recursos Digitais na Educação”; Nome da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Cidade do evento: Curitiba / PUC-PR.
 |  
                  
                     | 7. | Aprender a ensinar em ambientes digitais: desafios para a docência no Ensino Superior, 2017 (Seminário). Nome do evento: I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM ONLINE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR; Nome da Instituição: UC-UAb; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
 |  
                  
                     | 8. | Visitas de estudo guiadas por tablets: da teoria à construção de um roteiro digital, 2016 (Encontro). Nome do evento: I Colóquio em Didática e Ensino da FLUC; Nome da Instituição: Centro de Formação de Professores da FLUC; Cidade do evento: Coimbra / FLUC.
 |  
                  
                     | 9. | Da metodologia à prática: como fazer investigação em educação , 2016 (Seminário). Nome do evento: sessão dinamizada para os docentes dos cursos de 2º ciclo em ensino ; Nome da Instituição: Centro de Formção de Professores da FLUC; Cidade do evento: Coimbra / FLUC.
 |  
                  
                     | 10. | O ensino de História e a tecnologias. Potencialidades e limites do contemporâneo no ensino da História, 2015 (Outra). Nome do evento: sessão dinamizada para alunos dos cursos de 2º ciclo em ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Nome da Instituição: Núcleo de Estudos em Ensino - FLUC.
 |  
                  
                     | 11. | Portugal e a integração europeia, 2005 (Conferência). 
 |  
                  
                     | Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee
 |  
                  
                     | 1. | Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação, 2018 (Congresso). Nome do evento: Border Crossings: Territórios e Fronteiras em Investigação; Nome da Instituição: Ceis20; Cidade do evento: Coimbra.
 |  
                  
                     | 2. | Encontro de Jogos e Mobile Learning , 2018 (Encontro). Nome do evento: 4º Encontro de Jogos e Mobile Learning ; Nome da Instituição: FPCEUC & Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
 |  
                  
                     | 3. | Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais, 2018 (Outra). Nome do evento: Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais; Nome da Instituição: Ceis20 & NEE-FLUC; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
 |  
                  
                     | 4. | IV Simpósio Internacional "Fusões no Cinema" integrado no Festival dos Caminhos do Cinema Português, 2017 (Simpósio). Nome do evento: IV Simpósio Internacional "Fusões no Cinema" integrado no Festival dos Caminhos do Cinema Português.
 |  
                  
                     | 5. | I Seminário Luso-Brasileiro Pedagogia, Aprendizagem Online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior, 2017 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Luso-Brasileiro Pedagogia, Aprendizagem Online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior; Nome da Instituição: Ceis20 & UAberta; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
 |  
                  
                     | 6. | Um século de Educação, 2017 (Outra). Nome do evento: Um século de Educação; Nome da Instituição: FPCEUC e Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / FPCEUC.
 |  
                  
                     | 7. | VI Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20 , 2017 (Encontro). Nome do evento: VI Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20 ; Nome da Instituição: Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
 |  
                  
                     | 8. | XIII Congresso Nacional de Educação/IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE
                        e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÀTEDRA UNESCO), 2017 (Congresso). Nome do evento: XIII Congresso Nacional de Educação/IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE
                        e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÀTEDRA UNESCO); Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade
                        – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (FCC); Cidade do evento: Curitiba / PUC-PR.
 |  
                  
                     | 9. | IPR and management of rights in the digital Cultural Heritage realm, 2014 (Workshop). Nome do evento: Museums and the Web Florence (MWF2014)", Pre-Conference Session - Horizon2020; Cidade do evento: Florença.
 |  
                  
                     | 10. | Creative Heritage and ICT in the experience economy, 2012 (Workshop). 
 |  
                  
                     | Participação como Moderador Participation as Chairman
 |  
                  
                     | 1. | Mesa sobre Cinema Científico, 2017 (Simpósio). Nome do evento: IV Simpósio Fusões no Cinema; Nome da Instituição: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa; Laboratório de Tecnologias da Informação e
                        Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta; Cidade do evento: São João da Madeira / Torre da Oliva.
 |  
                  
                     | 2. | Mesa sobre Educação, 2017 (Encontro). Nome do evento: VI Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20; Nome da Instituição: Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
 |  
                  
                     | Outro tipo de participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 1. | Entre currículos e perfis. Educação inclusiva para as competências do século 21, 2018 (Outra). Nome do evento: Colóquio Internacional Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais; Nome da Instituição: Ceis20 & NEE-FLUC.
 |  
                  
                     | 2. | Formar professores na era digital: integrar as tecnologias nas salas de aula, 2017 (Congresso). Nome do evento: O Tempo dos Professores.
 |  
                  
                     | 3. | A construção de "arquiteturas" pedagógicas em ambientes virtuais para exploração de imagens em movimento, 2017 (Congresso). Nome do evento: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal.
 |  
                  
                     | 4. | Universidade de Coimbra digital: visitas de estudo guiadas por tablets, 2016 (Congresso). Nome do evento: IV Congresso Internacional de TIC e Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / IE-UL.
 |  
                  
                     | 5. | Ser historiador na sala de aula: desenvolvimento de competências ao  nível conceitos estruturais para a  construção do conhecimento
                        histórico  através de tarefas de recriação digital da História, 2016 (Congresso). Nome do evento: XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica; Cidade do evento: Porto / FLUP.
 |  
                  
                     | 6. | O iTunes U na aprendizagem do 25 de abril: uma perspetiva construtivista, 2014 (Encontro). Nome do evento: V Encontro de Jovens Investigadores do Ceis20; Nome da Instituição: Ceis20; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita.
 |  
                  
                     | 7. | Do iTunesU para as aulas de História um estudo no 3º CEB, 2014 (Encontro). Nome do evento: II Encontro de Jogos e Mobile Learning; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
 |  
                  
                     | 8. | Encontro Científico entre a Universidade de Coimbra e representantes das Indústrias Criativas de Macau, 2013 (Outra). Nome do evento: promoção de intercâmbio científico e pedagógico entre Portugal e Macau ; Cidade do evento: Macau.
 |  
                  
                     | 9. | "Património, Criatividade e Tecnologia: As Indústrias Culturais e Criativas na articulação entre o passado e o futuro", 2013 (Mesa-Redonda). Cidade do evento: Lisboa / Sala do Protocolo de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
 |  
                  
                     | 10. | O ITunesU nas aulas de História: construção de um modelo de trabalho sem papel, 2013 (Congresso). Nome do evento: IV Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20; Nome da Instituição: CEIS20; Cidade do evento: Coimbra / Casa da Escrita e CEIS20.
 |  
                  
                     | 11. | History at the fingertips, 2013 (Congresso). Nome do evento: WCCE 2013: Learning while we are connected. 10th IFIP world conference on computers in education; Cidade do evento: Torún, Polónia.
 |  
                  
                     | 12. | Do ITunesU ao IPad nas aulas de história, 2013 (Conferência). Nome do evento: Challenges 2013.
 |  
                  
                     | 13. | A participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial na literatura portuguesa da época, 2012 (Outra). 
 |  
                  
                     | 14. | História: o que ensinar, porquê aprender, 2012 (Seminário). 
 |  
                  
                     | 15. | Ensino de Geografia e História: estudo comparado, 2012 (Seminário). 
 |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Estudos Século XX, Função ou tipo de participação: Outro. |  
                     | 2. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Estudos, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |  
                     | 3. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Revista EducaOnline, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |  
                     | 4. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. EmRede, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |  
                     | 5. | Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo. Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 33 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 11 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 2 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 9 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 9 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 9 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 12 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 12 |  
                     
                        | Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines
 | 1 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 26 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 26 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 65 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 11 |  
                     
                        | Outros Trabalhos Other production
 | 1 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 9 |  
                     
                        | Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation
 | 1 |  
                     
                        | Participação em Eventos Event participation
 | 38 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 5 |  Outras informações relevantes 
               
                  
                     | Sara Dias Trindade é Doutora em História: Didática da História. Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História,
                        Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
 Investigadora Integrada no Grupo
                        Humanidades Digitais e no Núcleo de Estudos em Pedagogia no Ensino Superior e membro da Equipa de Coordenação do Centro de
                        Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e membro do Laboratório de Tecnologias Educativas
                        (LabTE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
 è também investigadora colaboradora
                        da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta.
 Tem trabalhado sobretudo nas áreas da Formação
                        de Professores, da Didática e das Tecnologias Educativas, tem publicados diversos textos em publicações nacionais e internacionais,
                        com referee, nessas mesmas áreas, para além de ser convidada para participar em eventos nacionais e internacionais na área
                        das Tecnologias Educativas.
 
 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												2176
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											13-10-2018
                     											às
                     											20:16:27 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |