Curriculum Vitae

Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos

Data da última atualização »Last update : 10/10/2018


Doutorada em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Universidade do Minho, é investigadora em Pós-Doutoramento no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. Dedicada há 15 anos ao estudo de aptidões cognitivas e sua relação com a aprendizagem, abraçou desde 2014 o seu mais entusiasmante desafio científico: um projeto de âmbito nacional, centrado na diferenciação cognitiva e rendimento académico em adolescentes portugueses, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (SFRH/BPD/93009/2013; Programa QREN – POPH – Tipologia 4.1 – Formação Avançada). O seu âmbito de pesquisa mais alargado inclui o estudo de processos cognitivos (compreensão, raciocínio, resolução de problemas) em diferentes conteúdos (verbal, numérico, espacial) ao longo da escolaridade/desenvolvimento e de fatores que podem contribuir para o sucesso académico. É autora da Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC; Lemos & Almeida, 2015) e coautora da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR; Almeida & Lemos, 2009). Desenvolve trabalhos e participa em estudos com colegas do Brasil, Moçambique, Espanha, Holanda e Reino Unido. É autora de capítulos de livros e artigos em revistas especializadas, nos domínios da Psicologia da Educação e Desenvolvimento Cognitivo, publicados nacional e internacionalmente.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7198621687473425


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Lemos, Gina C.
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Investigação em Educação (CIED)
Campus de Gualtar
Braga
4710--057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604249
Correio electrónico: g.claudia@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2003-2007 Doutoramento
Phd
Psicologia da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1997-2002 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Nov/2014-Actual Outra Situação

Universidade do Minho
Jan/2014-Actual Outra Situação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Jan/2014-Actual Investigador Principal

Universidade do Minho
Set/2003-Actual Investigador Auxiliar

Universite Libre de Bruxelles
Jan/2015-Mar/2016 Investigador Auxiliar

MENON Network EEIG (European Economic Interest Group)
Jun/2014-Dez/2014 Investigador Auxiliar

Universidade de Évora
Nov/2012-Jan/2013 Professor Auxiliar

Ministério da Educação e Ciência
Jul/2011-Out/2012 Outra Situação

Universidade de Évora
Set/2010-Jul/2011 Professor Auxiliar

Universidade de Évora
Set/2007-Jun/2011 Investigador Auxiliar

Universidade de Évora
Set/2009-Jul/2010 Professor Auxiliar

Universidade de Évora
Set/2008-Jul/2009 Professor Auxiliar

Instituto Superior de Educação e Ciências
Set/2007-Jul/2009 Professor Auxiliar

Universidade Autónoma de Lisboa
Set/2007-Jul/2008 Professor Auxiliar

Universidade de Évora
Set/2007-Jul/2008 Professor Auxiliar

Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos
Out/2006-Ago/2007 Outra Situação

Universidade do Minho
Set/2005-Jul/2006 Outra Situação

Instituto Monitor
Abr/2003-Fev/2006 Outra Situação

Centro de Estudos e Formação em Atividades Desportivas
Jan/2002-Jan/2004 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade de Évora
Set/2010-Jul/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
  • Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica)(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora)(Docente)
  • Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
  • Psicologia da Parentalidade (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia)(Docente)




Universidade de Évora
Set/2009-Jul/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora)(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário))(Docente)
  • Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
  • Psicologia da Criança e do Adolescente I (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria)(Docente)




Universidade de Évora
Set/2008-Jul/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
  • Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica)(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora)(Docente)
  • Psicologia dos Processos Educativos (Curso de 1.º Ciclo de Ciências da Educação)(Docente)
  • Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos Educativos (Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos Educativos)(Docente)
  • Psicologia Educacional (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário)(Docente)
  • Psicologia da Maternidade e Gravidez II (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia)(Docente)




Instituto Superior de Educação e Ciências
Set/2007-Jul/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias e Técnicas de Investigação Quantitativas(Regente)




Universidade Autónoma de Lisboa
Set/2007-Jul/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Cognitiva I(Docente)
  • Psicologia Cognitiva II(Docente)




Universidade de Évora
Set/2007-Jul/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento I (Lic. Psicologia)(Docente)
  • Psicologia do Desenvolvimento II (Lic. Psicologia)(Docente)




Universidade do Minho
Set/2005-Jul/2006
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)


Universidade de Évora
Set/2010-Jul/2011
Diretora de Curso de 1.º Ciclo de Psicologia




Universidade de Évora
Set/2009-Jul/2010
Diretora de Curso do 1.º Ciclo de Psicologia




Universidade de Évora
Set/2008-Jul/2009
Diretora do Curso de 1.º Ciclo de Psicologia






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)


Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos
Out/2006-Ago / 2007
Formação profissional»Professional education:

   - Planeamento, desenvolvimento e avaliação de formação em empresas nacionais e multi-nacionais, no âmbito de Formação Inicial e Avançada de Formadores e Formação do foro comportamental (e.g. Comunicação, Gestão de tempo, Liderança)




Instituto Monitor
Abr/2003-Fev / 2006
Formação profissional»Professional education:

   - Coordenadora Pedagógica de Cursos de Educação e Formação e de Cursos de Educação e Formação de Adultos
   - Mediadora de cursos de Educação e Formação de Adultos
   - Formadora de Cursos de Educação e Formação, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Cursos de Formação Contínua de Formadores




Centro de Estudos e Formação em Atividades Desportivas
Jan/2002-Jan / 2004 Instituto de Educação
Formação profissional»Professional education:

   - Módulos em cursos de formação desportiva, no âmbito da Psicologia do Desporto e da Atividade Física e Psicopedagogia do Desporto






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2010-2011
projeto RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento: Um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses -APD- Academic Performance and Development: a longitudinal study on the effects of school transitions in Portuguese students
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/104884/2008.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1999 Mérito Escolar, Universidade do Minho.
2000 Mérito Escolar, Universidade do Minho.
2001 Mérito Escolar, Universidade do Minho.
2002 Mérito Escolar, Universidade do Minho.
2013 Bolsa individual de Pós-Doutoramento (SFRH/BPD/93009/2013), Fundação para a Ciência e Tecnologia .
2016 Renovação de Bolsa individual de Pós-Doutoramento para segundo triénio (SFRH/BPD/93009/2013), Fundação para a Ciência e Tecnologia.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Dez/2014 - Actual Paula Elosua, Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea (ESPANHA), Outros (especifique).
Investigadora colaboradora no projeto de investigação “Validez Discriminante en Psicometría” (PSI2011-30256), nomeadamente no processo de adaptação da BPR a Espanha.
Nov/2013 - Actual Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Outros (especifique).
Membro da direção (Vogal).
Jul/2013 - Actual Agência de Inovação (www.adi.pt), Outros (especifique).
Perita independente para emissão de pareceres especializados no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do QREN.
Jan/2013 - Actual Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Membro.
2013- Actual Jan Nijenhuis, University of Amsterdam (HOLANDA), Outros (grupo de trabalho).
Participação numa meta-análise internacional sobre testagem da hipótese de Spearman em medidas de avaliação cognitiva com tempo limite de realização..
2011- Actual Argentil Omar do Amaral, Universidade Pedagógica - Delegação de Quelimane (MOÇAMBIQUE), Outros (especifique).
Participação em estudos com a Bateria de Provas de Raciocínio em Moçambique, na sua rentabilização para a prática psicológica (dificuldades de aprendizagem e orientação vocacional)..
2010- Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Membro.
2010- Actual International Society for Intelligence Research (ISIR), Membro.
2010- Actual Richard Lynn, University of Ulster, Coleraine (IRLANDA DO NORTE), Outros (grupo de trabalho).
Participação em estudos diferenciais, tomando o impacto de variáveis sócio-culturais nas habilidades cognitivas em adolescentes..
2010- Actual Roberto Colom, Universidad Autónoma de Madrid (ESPANHA), Outros (grupo de trabalho).
Participação em estudos diferenciais, tomando o impacto de variáveis sócio-culturais e de género nas habilidades cognitivas em adolescentes..
2003- Actual Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento (GICAD), integrado no CIEd, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Membro e colaborador na avaliação de projetos de investigação.
Grupo coordenado por Leandro S. Almeida, composto por estudantes de mestrado e de doutoramento, assim como investigadores de pós-doutoramento, com reuniões mensais de formação e de planificação de comunicações, publicações e dissertações. Formação predominante na área da metodologia de investigação, quantitativa e qualitativa..
2003- Actual Ricardo Primi, Universidade de São Francisco, Itatiba-São Paulo (BRASIL), Outros (grupo de trabalho).
participação em estudos com a Bateria de Provas de Raciocínio no Brasil, na fundamentação teórica (teoria CHCl) e na sua rentabilização p/ a prática psicológica, com Ricardo Primi, USF, Itatiba-São Paulo (BRASIL). Este projeto inclui a partir de 2013 um estudo com a Doutora Marlene Silva, UFRB, Salvador (BRASIL) de adaptação de prova de factor g p/ a população adulta (exame psicológico motoristas).
2002- Actual Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Membro.
2008- 2011 Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Departamentos de Educação e de Psicologia, Universidade de Évora , Membro.
null.
2003- 2007 Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho , Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2015. Cognição e aprendizagem: Promoção do sucesso escolar. Coleção Psicologia e Educação. . ed. 3, ISBN: ISBN 978-989-9951. Braga: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC). .

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2017. A avaliação das aptidões cognitivas para a promoção de percursos de sucesso: Estudo com adolescentes portugueses. .  In Avaliação: Diferentes processos no contexto educacional , 19 - 44. ISBN: 978-85-92592-77-6. Brasil: Navegando Editores.
2. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Casanova, Joana. 2015. Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso. .  In Cognição e aprendizagem: Promoção do sucesso escolar , ed. Gina C. Lemos e Leandro S. Almeida (Eds.), 35 - 67. ISBN: ISBN 978-989-9951. Braga: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC).
3. Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C; Primi, Ricardo. 2011. Recensão crítica: Bateria de Provas de Raciocínio (BPR).  In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica, ed. Carla Machado, Miguel M. Gonçalves, Leandro S. Almeida, & Mário R. Simões, 285 - 311. ISBN: 978-972-40-4295-4. Coimbra: Almedina.
4. Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2008. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR).  In Avaliação Psicológica , ed. Leandro S. Almeida, Mário R. Simões, Carla Machado, & Miguel M. Gonçalves , 13 - 30. ISBN: 978-989-558-101-6. Coimbra: Quarteto.
5. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2007. Impacto de variáveis socioculturais no desempenho em testes de raciocínio: Estudo com alunos do 5.º e 6.º anos.  In Inteligência humana , ed. Adelinda Candeiras & Leandro S. Almeida, 199 - 208. ISBN: 978-989-558-094-1. Coimbra: Quarteto.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Martins, Ana; Soares, Diana; Brito, Lurdes; Lemos, Gina C; Alves, Ana F; Almeida, Leandro S. 2017. "A diferenciação cognitiva na infância: Um estudo de perfis cognitivos aos cinco, sete e nove anos", Estudos de Psicologia 34, 1: 87 - 95.
2. Alves, Ana F; Lemos, Gina C; Brito, Lurdes; Martins, Ana; Almeida, Leandro S. 2016. "Desempenho cognitivo na infância: A mãe e o meio urbano fazem a diferença.", Psicologia, Teoria e Pesquisa 32, 3: 1 - 9.
3. Soares, Diana; Lemos, Gina C; Primi, Ricardo; Almeida, Leandro S. 2015. "The relationship between intelligence and academic achievement throughout middle school: The role of students' prior academic performance", Learning and Individual Differences, 41: 73 - 78.
4. Lemos, Gina C; Abad, Francisco J; Almeida, Leandro S; Colom, Roberto. 2014. "Past and future academic experiences are related with present scholastic achievement when intelligence is controlled", Learning and Individual Differences 32, 32: 148 - 155.
5. Lemos, Gina C; Abad, Francisco J; Almeida, Leandro S; Colom, Roberto. 2013. "Sex differences on g and non-g intellectual performance reveal potential sources of STEM discrepancies", Intelligence, 41: 11 - 18.
6. Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C; Lynn, Richard. 2011. "Regional differences in intelligence and per capita incomes in Portugal", Mankind Quarterly, 52: 213 - 221.
7. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Colom, Roberto. 2011. "Intelligence of adolescents is related to their parents’ educational level but not to family income", Personality and Individual Differences 50, 7: 1062 - 1067.
8. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Barca, Alfonso; Primi, Ricardo; Martinho, Gabriela; Fortes, Inês. 2010. "Inteligência e rendimento escolar: Contingências de um relacionamento menos óbvio no final da adolescência", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 18, 1: 163 - 175.
9. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Primi, Ricardo. 2008. "Inteligência e rendimento escolar: Análise da sua relação ao longo da escolaridade", Revista Portuguesa de Educação 21, 1: 83 - 99.
10. Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C; Guisande, Maria A; Primi, Ricardo. 2008. "Inteligência, escolarização e idade: Porque as normas na adolescência tomam a idade e não a série escolar?", Avaliação Psicológica 7, 2: 117 - 125.
11. Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Primi, Ricardo; Lemos, Gina C. 2008. "Contribuciones del factor general y de los específicos en la relación entre inteligencia y rendimiento escolar", European Journal of Education and Psychology 1, 3: 5 - 16.
12. Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2005. "Aptidões cognitivas e rendimento académico: a validade preditiva dos testes de inteligência", Psicologia, Educação e Cultura 9, 2: 277 - 289.
13. Lemos, Gina C. 2004. "Relatório sobre IV Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação - Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento", Sobredotação, 5: 179 - 183.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2015. "A avaliação cognitiva na adolescência: Conceção e construção de uma bateria de provas", Trabalho apresentado em Actas do III Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, In Actas do III Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Braga.
2. Alves, Ana F; Martins, Ana; Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2014. "Pais e comunidade: Quem se destaca no desenvolvimento cognitivo da criança?", Trabalho apresentado em II Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, In Actas do II Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Braga.
3. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2013. "Cognitive predictors of academic achievement among Portuguese adolescents", Trabalho apresentado em 35th International School Psychology Association Conference, In 35th International School Psychology Association Conference Program, Porto.
4. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Primi, Ricardo; Guisande, Maria A. 2009. "O impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , Braga.
5. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2008. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Estudos diferenciais e de validação", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
6. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Primi, Ricardo. 2007. "Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5.º ao 12.º ano", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia , In Libro de Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, Coruña.
7. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Lopes, Joaquina. 2006. "Habilidades cognitivas e projectos de vida: Estudo na transição do 1.º para o 2.º ciclo de escolaridade", Trabalho apresentado em VIII Congresso GalaicoPortuguês de PsicoPedagogia , In Actas do VIII Congresso GalaicoPortuguês de PsicoPedagogia (2ª Edição) , Braga.
8. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A. 2006. "Bateria de Provas de Raciocínio: suas versões, validação e normalização", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
9. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2006. "Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular", Trabalho apresentado em Investigação em Psicologia: VI Simpósio Nacional , In Investigação em Psicologia: VI Simpósio Nacional , Évora.
10. Almeida, Leandro S; Dias, João L; Coelho, Maria H; Correia, Lucinda; Lemos, Gina C. 2003. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5-6): Nova informação relativa à validade das provas", Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Lemos, Gina C. 20 maio 2017. "Envolvimento familiar: Da teoria à prática, da escrita à ação." Proforma, 1 - 15.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Lemos, Gina C; Nascimbeni, Fábio. 2016. "ELINET position paper on digital literacy. ". ELINET: ELINET.
2. Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2015. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12)". Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação.
3. Lemos, Gina C; Flewitt, Rosie. 2015. "Let's chat about Digital Literacy! ". ELINET: ELINET.
4. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2015. "Bateria de Aptidões Cognitivas (Versão A e Versão B)". .: ..
5. Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2015. "Bateria de Provas de Raciocínio: Manual Técnico.". Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação.
6. Lemos, Gina C. 2006. "Habilidades cognitivas e rendimento escolar entre o 5.º e 12.º anos de escolaridade (Tese de Doutoramento)", 249 pp.. Braga: Universidade do Minho.
Sob orientação de Leandro da Silva Almeida.
7. Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2006. "Bateria de Provas de Raciocínio: Manual técnico". Braga: Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho.



Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. Bateria de Aptidões Cognitivas (Versão A e Versão B),2015. 
2. Lemos, Gina C. Bateria de Provas de Raciocínio: Manual técnico.,2015. 
3. Lemos, Gina C. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12),2015. 
4. Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12): Manual Técnico.,2007. 

Outra produção técnica
Other technical production
1. Lemos, Gina C. V Reunión Interministerial del Programa de Educación Artística, Cultura y Ciudadanía,2012.
2. Lemos, Gina C. 32nd Meeting of the PISA Governing Board,2011.
3. Lemos, Gina C. Conférence "Expérimenton ensemble contre le décrochage scolaire",2011.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Teresa Raquel Duarte Falcão dos Reis Rodrigues, O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Évora (Orientador).
2. Ema Sofia Pires, Bem-estar subjectivo: Processos cognitivos e afectos positivos, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Évora (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Marta Costa Freitas. O papel da imaginação na memória para acções: A importância do movimento e do objecto, 2010. Tese (Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas) - Universidade do Minho.
2. Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Ana Maria Aguiar Frias. Fazer um ser pelo nascer! A influência do método psicoprofiláctico na preparação para o nascimento, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade de Évora.
3. Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Dora Cortat Simonetti. Superdotação: Estudo comparativo de avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos, 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.


Mestrado
Master degree
1. Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Ana Fonseca. Competências académicas: Relação entre a configuração familiar, auto-conceito e rendimento académico em alunos do 3.º ciclo do ensino básico, 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade de Évora.
2. Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Sílvia Correia Monteiro. A excelência em contexto académico, 2007.  Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Lemos, Gina C.; Isabel Leite; Heldemerina Pires. Provas de Avaliação para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos, 2011.
2. Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de; Isabel Leite; Heldemerina Pires. Provas de Avaliação para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos, 2010.
Júri das Provas de Avaliação e Júri das Provas Específicas .



Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Avaliação psicológica: Uma abordagem ecológica, 2017 (Workshop).
Nome do evento: V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar; Nome da Instituição: Direção-Geral de Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Medicina Dentária.
2. Qual o impacto da família nos desempenhos dos estudantes Portugueses?, 2017 (Congresso).
Nome do evento: XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
3. G or not to g? An alternative model of cognitive abilities among Portuguese adolescents, 2017 (Conferência).
Nome do evento: 14th European Conference on Psychological Assessment; Nome da Instituição: ISCTE; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE.
4. Família e escola nas aspirações dos alunos, 2017 (Encontro).
Nome do evento: Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão “Educação e Cidadania no século XXI”; Nome da Instituição: AE Sátão, Edufor e Município de Sátão.
5. Três passos para maximizar as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo, 2016 (Seminário).
Nome da Instituição: Universidade da Madeira; Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira.
6. Bateria de Aptidões Cognitivas: Novo instrumento construído e validado para Portugal, 2016 (Congresso).
Nome do evento: 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Porto / Alfândega do Porto.
7. Quem dita o Norte na jornada escolar: O estudante ou a família? Um estudo nacional com adolescentes portugueses, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: Seminário de Pós-Doutoramento ; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Educação (CIEd); Cidade do evento: Braga / Instituto de Educação, Universidade do Minho.
8. Bateria de Aptidões Cognitivas: Estudo de validação com adolescentes portugueses , 2016 (Seminário).
Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
9. Habilidades cognitivas e sucesso académico em adolescentes e jovens adultos, 2016 (Seminário).
Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
10. Potencial cognitivo e aprendizagem: Um estudo com adolescentes portugueses, 2016 (Seminário).
Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
11. Motivação, crenças, expectativas e emoções: Relações com o desempenho académico, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
12. O que pesa mais na mochila: O que quero, o que penso ser capaz, o que consigo? Um estudo com adolescentes portugueses, 2016 (Congresso).
Nome do evento: II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa.
13. Aptidões e estilos cognitivos, 2016 (Workshop).
Nome da Instituição: ADIPSIEDUC e Salesianos de Manique; Cidade do evento: Lisboa / Salesianos de Manique.
14. Aprendizagem e desempenho escolar: Propostas para a avaliação e intervenção psicopedagógicas, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: 4th International Congress of Educational Sciences; Nome da Instituição: Universidad de Santiago de Compostela; Cidade do evento: Santiago de Compostela.
15. Aptidões cognitivas em contexto educativo: Proposta de nova bateria de avaliação cognitiva para adolescentes, 2016 (Congresso).
Nome do evento: 4th International Congress of Educational Sciences; Nome da Instituição: Universidad de Santiago de Compostela; Cidade do evento: Santiago de Compostela.
16. Propostas de avaliação cognitiva na infância e na adolescência e implicações psicoeducativas, 2016 (Workshop).
Nome do evento: 4.º Encontro Psicologia em Contexto Educativo; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria; Cidade do evento: Caldas da Rainha / IPL, Caldas da Rainha.
17. Mulheres: Testemunhos de uma geração, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Comemoração do Dia Internacional da Mulher; Nome da Instituição: Escola Secundária de Bocage; Cidade do evento: Setúbal.
18. Bateria de avaliação cognitiva - Da conceção à administração das provas, 2015 (Outra).
Nome do evento: Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em dezembro).
19. Bateria de Aptidões Cognitivas: Nova proposta de avaliação da inteligência na adolescência, 2015 (Congresso).
Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña.
20. O modelo CHC na avaliação cognitiva: Construção e validação de uma bateria em adolescentes portugueses, 2015 (Congresso).
Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña.
21. É a inteligência um preditor significativo do desempenho escolar obtido ao longo da escolaridade?, 2015 (Congresso).
Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña.
22. Bateria de Avaliação Cognitiva (BAC): Fundamentos e estrutura das provas, 2015 (Congresso).
Nome do evento: 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Gaya.
23. Procesos cognitivos y aprendizaje en adolescentes portugueses, 2015 (Congresso).
Nome do evento: 3rd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada.
24. Inteligencia y Aprendizaje, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: no 3rd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada.
25. Bateria de avaliação cognitiva – Da conceção à administração das provas, 2015 (Outra).
Nome do evento: Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em abril).
26. Inteligência conjugada no plural, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Semana da Psicologia da Escola Secundária de Bocage; Nome da Instituição: Escola Secundária de Bocage.
27. A avaliação cognitiva em contexto académico: Conceção e construção de uma bateria de provas, 2015 (Seminário).
Nome do evento: III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Instituto de Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
28. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): A avaliação das habilidades cognitivas em contextos de aprendizagem, 2014 (Conferência).
Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira.
29. Desenhar projetos de investigação: Ilustração tomando o projeto “Contextos de aprendizagem, diferenciação cognitiva e rendimento académico em adolescentes portugueses” , 2014 (Conferência).
30. Digital Literacy panel, 2014 (Encontro).
Nome do evento: ELINET Work Team Meeting; Nome da Instituição: European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu); Cidade do evento: Hochst / Hochst, Alemanha.
31. Diferenciação cognitiva: Fundamentos de um projeto de investigação, 2014 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho.
32. A avaliação da inteligência para a intervenção na aprendizagem: Um estudo representativo com adolescentes portugueses, 2014 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Rendimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
33. Bateria de Provas de Raciocínio: Da investigação à intervenção, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Ciclo de Conferências às Sextas; Nome da Instituição: Departamento de Psicologia e Sociologia; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Autónoma de Lisbo.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 2016 (Seminário).
Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: GICAD, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
2. Workshops “Aptidões e estilos cognitivos” e “Motivação para aprender” , 2016 (Workshop).
Nome do evento: Workshops “Aptidões e estilos cognitivos” e “Motivação para aprender” ; Nome da Instituição: Escola Salesiana de Manique; Cidade do evento: Lisboa / Escola Salesiana de Manique.
3. coordenação científica do workshop “Motivação para aprender: Um dos maiores desafios de hoje nas salas de aula” 3horas, dirigido a 90 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, dinamizado por Lúcia Miranda , 2016 (Workshop).
Nome da Instituição: ADIPSIEDUC e Salesianos de Manique; Cidade do evento: Lisboa / Escola Salesiana de Manique.
4. III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 2015 (Seminário).
Nome do evento: III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: GICAD, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
5. II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 2014 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: GICAD, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
6. I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento, 2014 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Rendimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
7. VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
8. I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos, 2010 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos; Nome da Instituição: Instituto de Educação.
9. I Semana da Educação e da Psicologia, 2009 (Encontro).
Nome do evento: I Semana da Educação e da Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Relação escola-família: Construir o sucesso educativo, 2017 (Congresso).
Nome do evento: XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
2. How to foster performance? Measuring intelligence, metacognition, and socioemotional skills, 2017 (Simpósio).
Nome do evento: 14th European Conference on Psychological Assessment; Nome da Instituição: ISCTE; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE.
3. Neurociência e ambientes de leitura, 2017 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro Maré de Palavras; Nome da Instituição: Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, Moita; Cidade do evento: Moita / Moita.
4. Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância e na adolescência, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña.
5. Funcionamento e desenvolvimento cognitivo na adolescência, 2015 (Seminário).
Nome do evento: III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
6. Cognição, aprendizagem e rendimento: Estudos na adolescência, 2014 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
7. Inteligência, aprendizagem e rendimento académico, 2013 (Congresso).
Nome do evento: 1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Gaya; Cidade do evento: Gaia.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Como pensamos na Escola hoje?, 2018 (Seminário).
Nome do evento: VI Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal; Nome da Instituição: Rede de Bibliotecas Escolares e Câmara Municipal de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Escola Secundária D. João II.
2. Encontro/formação (4h) “O desafio da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas do concelho de Setúbal”, , 2018 (Encontro).
Nome do evento: O desafio da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas do concelho de Setúbal; Nome da Instituição: Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação e Centro de Formação Ordem de Santiago; Cidade do evento: Setúbal / Escola Secundária Sebastião da Gama.
3. Que inteligência avalia a Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC)?, 2017 (Congresso).
Nome do evento: XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho ; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.
4. Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): O estudo de aferição nacional, 2016 (Congresso).
Nome do evento: 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: OPP; Cidade do evento: Porto / Alfândega do Porto.
5. Novos instrumentos de avaliação cognitiva, 2016 (Congresso).
Nome do evento: 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Porto / Alfândega do Porto.
6. Beyond digital competence: The ELINET vision on digital literacy, 2016 (Workshop).
Nome do evento: 3rd ELINET Conference; Nome da Instituição: European Literacy Policy Network; Cidade do evento: Amsterdam.
7. Pais e comunidade: Quem se destaca no desenvolvimento cognitivo da criança, 2014 (Seminário).
Nome do evento: II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho.
8. Família e meio social: Mãos que moldam o desenvolvimento cognitivo da criança, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada.
9. A diferenciação das habilidades cognitivas e a sua incidência na infância, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada.
10. Inteligência e rendimento académico: Avaliar para intervir na aprendizagem, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada.
11. Contextos educativos, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, 2014 (Congresso).
Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada.
12. Bateria de Provas de Raciocínio: A avaliação das habilidades cognitivas na infância e na adolescência em Portugal, 2013 (Congresso).
Nome do evento: XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
13. Cognição e aprendizagem: A relação entre o raciocínio indutivo-dedutivo e o rendimento académico em alunos portugueses, 2013 (Congresso).
Nome do evento: XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
14. Diferenciação cognitiva na adolescência: A relação entre níveis de inteligência, interesses e perceção de competências , 2013 (Congresso).
Nome do evento: XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga.
15. Cognitive predictors of academic achievement among Portuguese adolescents, 2013 (Conferência).
Nome do evento: 35th International School Psychology Association Conference; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto.
16. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e seus estudos de validação em Portugal, 2013 (Congresso).
Nome do evento: 1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Gaya; Cidade do evento: Gaia.
17. O fator g e o rendimento académico ao longo da escolaridade, 2013 (Congresso).
Nome do evento: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; Nome da Instituição: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP); Cidade do evento: Maceió / Brasil.
18. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Suporte à sua utilização em contextos educativos, 2013 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto; Nome da Instituição: Departamento de Psicologia; Cidade do evento: Porto / Universidade Lusófona do Porto.
19. A inteligência como factor g: Apresentação da BPR, 2011 (Congresso).
Nome do evento: VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
20. As diferenças cognitivas segundo o género na adolescência: Resultados numa amostra estudantil Portuguesa, 2010 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos; Nome da Instituição: Instituto de Educação.
21. Capacidades cognitivas, projectos vocacionais e rendimento escolar no ensino secundário, 2010 (Congresso).
Nome do evento: II Congreso Internacional de Convivencia Escolar: Variables psicologicas y Educativas Implicadas; Nome da Instituição: Universidad de Almería.
22. O desenvolvimento das habilidades cognitivas: O debate gf e gc na adolescência, 2010 (Simpósio).
Nome do evento: VII Simpósio de Investigação em Psicologia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
23. Gender effect on reasoning task performance: Impact of items contents on cognitive performance, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X International Society for Intelligence Research Conference; Nome da Instituição: ISIR.
24. Predicting school achievement from cognitive abilities: Portuguese evidence, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X International Society for Intelligence Research Conference; Nome da Instituição: ISIR.
25. Impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
26. Inteligência e rendimento escolar: As múltiplas contingências de um relacionamento óbvio, 2009 (Congresso).
Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho.
27. Capacidades cognitivas: Sua avaliação, estrutura e relação com rendimento escolar, 2009 (Conferência).
Nome do evento: X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).
28. Processos de transição escolar: Da teoria aos contributos para a prática, 2009 (Encontro).
Nome do evento: I Semana de Educação e Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora.
29. Perfis cognitivos específicos entre alunos mais capazes: Ensino Básico e Secundário, 2008 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Internacional de Excelência e Rendimento Superior; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
30. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Estudos diferenciais e de validação, 2008 (Conferência).
Nome do evento: XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
31. Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5.º ao 12.º ano, 2007 (Congresso).
Nome do evento: IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad de Coruña.
32. Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular, 2006 (Simpósio).
Nome do evento: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora.
33. Bateria de Provas de Raciocínio: Suas versões, validação e normalização, 2006 (Conferência).
Nome do evento: XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
34. Impacto de variáveis sócio-culturais em testes de raciocínio: Estudo com alunos do 5.º e 6.º anos, 2005 (Simpósio).
Nome do evento: I Simpósio Internacional de Inteligência Humana: Investigação e Aplicações; Nome da Instituição: Universidade de Évora.
35. Habilidades cognitivas e projetos de vida: Estudo de transição do 1.º para o 2.º ciclo de escolaridade, 2005 (Congresso).
Nome do evento: Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
36. Bateria de Provas de Raciocínio BPR5/6: Nova informação relativa à validade das provas, 2004 (Congresso).
Nome do evento: X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
37. Provas de Raciocínio: Uma bateria de provas para alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, 2004 (Congresso).
Nome do evento: X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
38. Aprendizagem e aperfeiçoamento de competências específicas pela aplicação de um programa de visualização mental: Uma intervenção na formação desportiva (Andebol), 2004 (Encontro).
Nome do evento: EsPassos da Psicologia; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.
39. Preparação psicológica no desporto, 2002 (Seminário).
Nome do evento: VI Seminário Internacional de Leiria; Nome da Instituição: Associação de Andebol de Leiria.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Bateria de avaliação cognitiva – Da conceção à administração das provas, 2016 (Outra).
Nome do evento: Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h cada) .
2. Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Jornadas científicas "Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem"; Nome da Instituição: ADIPSIEDUC e Agrupamento de Escolas Luísa Todi .
3. Psicologia Escolar: Realidades e desafios, 2000 (Encontro).
Nome do evento: Psicologia Escolar: Realidades e desafios; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Gina Cláudia Lemos. Psique, desde 2017/02/01.
2. Gina Cláudia Lemos. Merrill-Palmer Quarterly , desde 2016/04/04, Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Gina Cláudia Lemos. Revista Avances en Psicología Latinoamericana, desde 2016/02/10.
4. Gina Cláudia Lemos. Revista Argumentos Pró-Educação, desde 2015/11/01.
5. Gina Cláudia Lemos. Estudos de Psicologia, desde 2013/08/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
6. Lemos, Gina C.. Learning and Individual Differences, desde 2013/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier.
7. Gina Cláudia Lemos. Psique, desde 2013/01/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa ..
8. Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Revista Portuguesa de Educação , desde 2011/01/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho .
9. Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Revista Iberoamericana de Educación , desde 2009/03/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI).
10. Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Avaliação Psicológica , desde 2008/08/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica .
11. Gina Cláudia Lemos. Psique, de 2008/09/24 até 2011/07/24, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa .







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
37

Livros e capítulos
Books and book chapters
6
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
10
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
7

Total
Produção técnica
Technical production
7

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
7

Total
Dados complementares
(Additional data)
111

Orientações
Orientations
2
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
5
Participação em Outros Júris
Other jury participation
2
Participação em Eventos
Event participation
91
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
11


Outras informações relevantes
Formação científica especializada: - dezembro de 2008: Curso “Sistema de avaliação cognitiva: A escala CAS de Das-Naglieri” (Eduardo Barca Enríquez, Universidad de Coruña, ESPANHA), no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho; - outubro de 2008: Curso “How to get published, p <.<br>05” (Joachim Stoeber, University of Kent, REINO UNIDO), no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho; - outubro de 2008: Curso “Midiendo con modelos tipo Rasch” (Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca, ESPANHA), no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho; - fevereiro de 2008: Curso “Desenvolvimento e avaliação de competências: Análise fatorial confirmatória” (Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca, ESPANHA), no Departamento de Psicologia, Universidade de Évora; - outubro de 2006: Curso “Abordagem de medidas baseadas em modelos: Recursos metodológicos para integração, teoria e medida” (Ricardo Primi, Universidade de São Francisco, São Paulo, BRASIL), no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho; - maio de 2006: Curso “Estilos cognitivos e processos básicos na cognição e na aprendizagem” (Vítor Cruz, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, PORTUGAL; e Adelina Guisande Cunago, Facultad de Psicologia, Universidad de Santiago de Compostela, ESPANHA), no Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho; - abril de 2005: Curso “Inteligencias múltiples, superdotatión e inteligencia emocional” (María Dolores Prieto, Universidad de Murcia, ESPANHA), no Departamento de Psicologia Evolutiva y de la Educación, Universidad de Murcia; - setembro de 2004 a julho de 2005: Unidades Curriculares “Construção de instrumentos de avaliação psicológica I” (45 horas), do Mestrado de Avaliação Psicológica, com os módulos: “Adaptação e aferição de testes para a população portuguesa” (Mário Simões, Universidade de Coimbra); “Estudos de elaboração de normas, fiabilidade e validade” (Leandro S.<br> Almeida, Universidade do Minho); “Teoria de Resposta ao Item” (Gerardo Prieto, Universidad de Salamanca); e “Análise Fatorial Confirmatória” (José Maia, Universidade do Porto), na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra (PORTUGAL).


Visualizações do curriculum [ 2570 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-10-2018 às 21:03:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis