João Pedro Mendes da Ponte
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
26/05/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
João Pedro Mendes da Ponte |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Ponte, João Pedro da |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1995 |
Agregação Aggregation |
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jan/1980-Actual |
Professor Catedrático |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Ponte, João P.; Matos, Ana; Branco, Neusa. 2012. Sequências e funções. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação.
|
|
|
|
2. |
Ponte, João P.; Branco, Neusa; Matos, Ana. 2009. Álgebra no ensino básico. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Ministério da Educação.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Ponte, João P.; Sousa, Hélia. 2010. Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico. In Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico, ed. GTI, 11 - 41. ISBN: 978-972-8768-44-7. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática.
|
|
|
|
2. |
Ponte, João P.. 2010. Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting. In Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting, 145 - 155. . Kristiansand, Noruega: G. Anthony & B. Grevholm.
|
|
|
|
3. |
Ponte, João P.. 2008. Researching our own practice. In Handbook of mathematics, ed. B. Czarnocha, 19 - 35. ISBN: 978-83-7338-395-1. Reszow: Reszow University. |
|
|
|
4. |
Ponte, João P.. 2008. Research and practice: Bridging the gap or changing the focus?. In The first century of the International Commission on Mathematical Instruction (1908-2008): Reflecting and shaping the world
of mathematics education, ed. M. Menghini, F. Furinghetti, L. Giacardi & F. Arzarello, 106 - 112. . Roma: Instituto della Enciclopedia Italiana. |
|
|
|
5. |
Candeias, Nuno; Ponte, João P.. 2008. Geometry learning: The role of tasks, working models, and dynamic geometry software. In Geometry learning: The role of tasks, working models, and dynamic geometry software, 387 - 396. . Polónia: B. Czarnocha.
|
|
|
|
6. |
Ponte, João P.. 2005. Gestão curricular em matemática. In O professor e o desenvolvimento curricular, ed. GTI, 11 - 34. ISBN: 972-8768-16-8. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. |
|
|
|
7. |
Ponte, João P.. 2005. A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro1. In Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas, Encontro Internacional em Homenagem a Paulo Abrantes,, ed. L Santos, A. P. Canavarro, J. Brocardo, 267 - 284. ISBN: 972-8768-20-6. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. |
|
|
|
8. |
Canavarro, Ana P; Ponte, João P.. 2005. O papel do professor no currículo de Matemática. In O professor e o desenvolvimento curricular, 63 - 89. ISBN: 972-8768-16-8. Lisboa: GTI.
|
|
|
|
9. |
Ponte, João P.. 2004. Problemas e investigaciones en la actividad matemática de los alumnos. In La actividad matemática en el aula, ed. J. Giménez, L. Santos, & J. P. Ponte, 25 - 34. ISBN: 84-7827-355-7. Barcelona: Graó. |
|
|
|
10. |
Ponte, João P.; Segurado, Irene; Oliveira, Hélia. 2003. A collaborative project using narratives: What happens when pupils work on mathematical investigations?. In Collaboration in teacher education: Examples from the context of mathematics education , ed. A. Peter-Koop, V. Santos-Wagner, C. Breen, & A. Begg, 85 - 97. ISBN: 1-4020-1392-2. Dordrecht: Kluwer. |
|
|
|
11. |
Boavida, Ana; Ponte, João P.. 2002. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas, 43 - 55. . Lisboa: GTI.
|
|
|
|
12. |
Ponte, João P.. 2002. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. In As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores, ed. J. P. Ponte, 19 - 26. ISBN: 972-0-34256-0. Porto: Porto Editora.
|
|
|
|
13. |
Ponte, João P.. 2001. Investigating mathematics and learning to teach mathematics. In Investigating mathematics and learning to teach mathematics, 53 - 72. . Dordrecht, Holanda: F. L. Lin & T. J. Cooney.
|
|
|
|
14. |
Ponte, João P.. 1999. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional.. In Investigar e formar em educação: Actas do IV Congresso da SPCE, ed. J. Tavares, A. Pereira, A. P. Pedro, & H. A. Sá, 59 - 72. ISBN: 972-96834-3-3. Porto: SPCE. |
|
|
|
15. |
Oliveira, Hélia; Segurado, Irene; Ponte, João P.; Cunha, Helena. 1997. Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project. In Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project, ed. V. Zack, J. Mousley, & C. Breen, 135 - 142. ISBN: 0730027074. Geelong, Australia: Deakin University.
|
|
|
|
16. |
Ponte, João P.. 1993. Necessary research in mathematical modelling and applications. In Teaching and learning mathematics in context, ed. T. Breiteig, I. Huntley & G. Kaiser-Messmer, 219 - 227. ISBN: 0-13-031006-9. New York: Ellis Horwood. |
|
|
|
17. |
Ponte, João P.. 1992. Concepções dos professores de matemática e processos de formação. In Educação matemática, ed. Ponte, João Pedro da, 185 - 247. . Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. |
|
|
|
18. |
Ponte, João P.; Matos, João F. 1992. Cognitive processes and social interaction in mathematical investigations. In Mathematical problem solving and new information technologies: Research in contexts of practice, ed. J. P. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos, & D. Fernandes, 239 - 254. ISBN: 3-540-55735-0. Berlim: Springer-Verlag. |
|
|
|
19. |
Ponte, João P.; Carreira, Susana. 1992. Computer spreadsheet and investigative activities: A case study of an innovative experience. In Mathematical problem solving and new information technologies: Research in contexts of practice, ed. J. P. Ponte, J. F. Matos, J. M. Matos & D. Fernandes, 301 - 312. ISBN: 3-540-55735-0. Berlim: Springer-Verlagt. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Viseu, Floriano; Ponte, João P. 2012. "A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico", BOLEMA, 1: 329 - 357.
|
|
|
|
2. |
Ponte, João P; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. 2012. "Práticas profissionais dos professores de Matemática", Avances en Investigación en Educación Matemática, 1: 65 - 86.
|
|
|
|
3. |
Quaresma, Marisa; Ponte, João P. 2012. "Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de Leonor", Interacções, 1: 37 - 69.
|
|
|
|
4. |
Silvestre, Ana I; Ponte, João P. 2012. "Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: Uma abordagem exploratória", Interacções, 1: 137 - 158.
|
|
|
|
5. |
Ponte, João P.; Marques, Sandra. 2011. "Proportion in school mathematics textbooks: A comparative study", RIPEM-International Journal for Research in Mathematics Education 1, 1: 36 - 53.
|
|
|
|
6. |
Silvestre, Ana I; Ponte, João P.. 2011. "Una experiencia de enseñanza dirigida al desarrollo del razonamiento proporcional", Educación y Pedagogía, 1: 137 - 158.
|
|
|
|
7. |
Branco, Neusa; Ponte, João P.. 2011. "A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação", Indagatio Didactica, 1: 59 - 79.
|
|
|
|
8. |
Ponte, João P; Velez, Isabel. 2011. "Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade", Boletim do GEPEM, 1: 53 - 68.
|
|
|
|
9. |
Ponte, João P; Mercê, Célia. 2011. "A teacher education experiment to challenge conceptions and practices", ZDM - The International Journal on Mathematics Education, 1: 847 - 859.
|
|
|
|
10. |
Ponte, João P; Quaresma, Marisa. 2011. "Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular", Quadrante, 1: 55 - 81.
|
|
|
|
11. |
Ponte, João P.. 2010. "Explorar e investigar em matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem", Unión 21, 1: 13 - 30. |
|
|
|
12. |
Ponte, João P.; Martinho, Maria H. 2009. "Communication in the classroom: Practice and reflection of a mathematics techer", Quaderni di Ricerca in Didattica (Matematica) 19, 2: 1 - 9. |
|
|
|
13. |
Viseu, Floriano; Ponte, João P.. 2009. "Desenvolvimento do conhecimento matemático do futuro professor de matemática com apoio das TIC", RELIME, 12(3): 383 - 413.
|
|
|
|
14. |
Matos, Ana; Ponte, João P.. 2009. "Exploring functional relationships to foster algebraic thinking in grade 8", Quaderni di Ricerca in Didattica (Matematica), 1: 1 - 9.
|
|
|
|
15. |
Menezes, Luís; Ponte, João P.. 2009. "Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: Caminhos para o desenvolvimento profissional", Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 1(1): 1 - 10. |
|
|
|
16. |
Ponte, João P.. 2009. "Far ricerca sulla nostra pratica: Una strategia di formazione e di costruzione della conoscenza professionale", La Matemática e la sua Didattica 23, 2: 157 - 189. |
|
|
|
17. |
Mercê, Célia; Ponte, João P.. 2009. "Concepções, práticas lectivas e reflexão dos professores de Matemática do 2.º ciclo em relação à calculadora", Quadrante 18, 1-2: 119 - 146. |
|
|
|
18. |
Ponte, João P.. 2009. "O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores do ensino básico", Interacções 12, 1: 96 - 114. |
|
|
|
19. |
Matos, Ana; Ponte, João P.. 2008. "O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de", RELIME, 11: 195 - 231.
|
|
|
|
20. |
Silvestre, Ana I; Ponte, João P.. 2008. "Tarefas de investigação e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade", Educação e Cultura Contemporânea 5, 10: 61 - 89. |
|
|
|
21. |
Costa, Sara; Ponte, João P.. 2008. "O raciocínio proporcional dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico", Revista de Educação 10, 1: 65 - 100. |
|
|
|
22. |
Ponte, João P.; Henriques, Ana. 2008. "Actividades de investigação na aprendizagem de análise numérica", Revista de Educação 16, 2: 5 - 32. |
|
|
|
23. |
Santos, Leonor; Menezes, Luís; Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina; Ponte, João P.; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Martinho, Maria H; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano. 2008. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos", Revista de Educação 16, 2: 33 - 64. |
|
|
|
24. |
Ponte, João P.; Salvado, Carmen; Fraga, Ana; Santos, Teresa; Mosquito, Elisa. 2007. "Equações do 2.º grau do fim do século XIX ao início do século XXI: Uma análise de sete manuais escolares", Quadrante 16, 1: 111 - 145. |
|
|
|
25. |
Ponte, João P.; Oliveira, Paulo; Varandas, José M; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. 2007. "Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores", Quadrante, 1: 3 - 25. |
|
|
|
26. |
Ponte, João P. 2007. "Investigations and explorations in the mathematics classroom", ZDM 39, 5-6: 419 - 430.
|
|
|
|
27. |
Ponte, João P.; Oliveira, Paulo; Varandas, José M; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. 2007. "Using ICT to support reflection in pre-service mathematics teacher education", Interactive Educational Multimedia, 14: 79 - 89. |
|
|
|
28. |
Ponte, João P.; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Santos, Leonor; Varandas, José M; Veia, Luciano; Viseu, Floriano. 2007. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática", Revista Portuguesa de Educação, 20(2): 39 - 74.
|
|
|
|
29. |
Ponte, João P.. 2006. "Estudos de caso em educação matemática", Bolema, 25: 105 - 132.
|
|
|
|
30. |
Ponte, João P.. 2006. "Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores", Revista de Educação, 14: 19 - 36.
|
|
|
|
31. |
Ponte, João P.. 2006. "Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática", Quadrante 15, 1-2: 3 - 32. |
|
|
|
32. |
Rocha, Alexandra; Ponte, João P.. 2006. "Aprender matemática investigando", Zetetiké, 1: 29 - 54.
|
|
|
|
33. |
Ponte, João P.. 2006. "Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores", Movimento, 14: 80 - 96.
|
|
|
|
34. |
Ponte, João P.. 2005. "O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática", Revista Pesquisa Qualitativa 1, 1: 107 - 134. |
|
|
|
35. |
Ponte, João P.; Santos, Leonor. 2005. "A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration", Interactive Educational Multimedia 11, 1: 104 - 126. |
|
|
|
36. |
Ponte, João P.; Serrazina, Maria L. 2004. "Práticas profissionais dos professores de matemática", Quadrante 13, 2: 51 - 74. |
|
|
|
37. |
Ponte, João P.; Oliveira, Paulo; Varandas, José M; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. 2004. "Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores", Discursos, 2: 135 - 158. |
|
|
|
38. |
Delgado, Catarina; Ponte, João P.. 2004. "A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico1", Quadrante 13, 1: 31 - 61. |
|
|
|
39. |
Ponte, João P.. 2004. "Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática", Educar em Revista, 24: 37 - 66.
|
|
|
|
40. |
Ponte, João P.. 2004. "As equações nos manuais escolares", Revista Brasileira de História da Matemática, 4(8): 149 - 170. |
|
|
|
41. |
Fidalgo, Ana; Ponte, João P.. 2004. "Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática", Quarante 13, 1: 5 - 29. |
|
|
|
42. |
Saraiva, Manuel; Ponte, João P.. 2003. "O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática", Quadrante 12, 2: 25 - 52. |
|
|
|
43. |
Ponte, João P.; Serrazina, Lurdes. 2003. "Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboração", Zetetiké, 11(20): 51 - 84. |
|
|
|
44. |
Ponte, João P.. 2003. "Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal", Investigar em Educação 2, 1: 93 - 169. |
|
|
|
45. |
Ponte, João P.; Oliveira, Hélia; Varandas, José M. 2002. "Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity working with information and communication
technology", Journal of Mathematics Teacher Education 5, 2: 93 - 115.
|
|
|
|
46. |
Santos, Leonor; Ponte, João P.. 2002. "A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário ", Quadrante 11, 2: 29 - 54. |
|
|
|
47. |
Ponte, João P.; Oliveira, Hélia. 2002. "Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial", Revista de Educação 11, 2: 145 - 163. |
|
|
|
48. |
Ponte, João P.; Fonseca, Helena. 2001. "Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países", Quadrante, 1: 93 - 132.
|
|
|
|
49. |
Ponte, João P.; Brunheira, Lina. 2001. "Analysing practice in preservice mathematics teacher education", Journal of Mathematics Teacher Development, 1: 16 - 27.
|
|
|
|
50. |
Ponte, João P. 2001. "O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências", Revista de Educação, 1: 31 - 46.
|
|
|
|
51. |
Ponte, João P.; Ribeiro, Maria J. B. 2000. "A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de matemática", Quadrante 9, 2: 3 - 26. |
|
|
|
52. |
Ponte, João P.. 2000. "Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?", Revista Iberoamericana de Educación, 24: 63 - 90. |
|
|
|
53. |
Segurado, Irene; Ponte, João P. 1998. "Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo", Quadrante, 7(2): 5 - 40. |
|
|
|
54. |
Ponte, João P.; Santos, Leonor. 1998. "Práticas lectivas num contexto de reforma curricular", Quadrante 7, 1: 3 - 33. |
|
|
|
55. |
Ponte, João P.; Oliveira, Hélia; Brunheira, Lina; Varandas, José M; Ferreira, Catarina. 1998. "O trabalho do professor numa aula de investigação matemática", Quadrante, 7(2): 41 - 70.
|
|
|
|
56. |
Ponte, João P.; Matos, João F; Guimarães, Henrique M; Leal, Leonor C; Canavarro, Ana P. 1994. "Teachers' and students' views and attitudes towards a new mathematics curriculum: A case study", Educational Studies in Mathematics, 1: 347 - 365. |
|
|
|
57. |
Ponte, João P.. 1994. "O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação", Quadrante, 1: 79 - 114.
|
|
|
|
58. |
Ponte, João P.; Guimarães, Henrique; Canavarro, Paula; Leal, Leonor C; Silva, Albano. 1994. "O Projecto DIC: Investigações sobre a inovação curricular em Matemática", Revista de Educação, 1: 127 - 134. |
|
|
|
59. |
Ponte, João P.. 1993. "A educação matemática em Portugal: Os primeiros passos de uma comunidade de investigação", Quadrante, 1: 95 - 126. |
|
|
|
60. |
Veloso, Maria G; Ponte, João P.. 1993. "Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas", Quadrante, 1: 153 - 164. |
|
|
|
61. |
Ponte, João P.. 1992. "The history of the concept of function and some educational implications", The Mathematics Educator, 1: 3 - 8.
|
|
|
|
62. |
Ponte, João P.. 1992. "Problemas de Matemática e situações da vida real", Revista de Educação, 1: 95 - 108. |
|
|
|
63. |
Ponte, João P.. 1989. "O computador como ferramenta: Uma aposta bem sucedida", Inovação, 1: 41 - 48.
|
|
|
|
64. |
Ponte, Joao; Norman, F. A; Davis, Edward J; Eshun, Benjamin A; Jensen, Robert J. 1986. "Evaluation of an instructional computing inservice course for elementary and middle school teachers", School Science and Mathematics 86, 5: 375 - 385.
|
|
|
|
65. |
Ponte, João P.. 1986. "O computador e a aprendizagem: Teoria e investigação sobre os efeitos psicológicos e sociais", Revista de Educação, 1: 53 - 61.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Ponte, João P.; Canavarro, Ana P. 1993. "Graphic calculators in the classroom: Students’ viewpoints", Trabalho apresentado em XVII International Conference for the Psychology of Mathematics Education (PME), In Proceedings of the XVII International Conference for the Psychology of Mathematics Education (PME) , Tsukuba. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Ponte, João P.. 2006. "Números e álgebra no currículo escolar", XIV EIEM - Encontro de Investigação em Educação Matemática, 1: 5 - 27.
|
|
|
|
2. |
Ponte, João P.. 1995. "Novas tecnologias na aula de Matemática", Educação e Matemática, 1: 2 - 7.
|
|
|
|
3. |
Ponte, João P.. 1994. "O desenvolvimento profissional do professor de Matemática", Educação e Matemática, 1: 9 - 20. |
|
|
|
4. |
Ponte, João P.. 1992. "A modelação no processo de aprendizagem", Educação e Matemática, 1: 15 - 19. |
|
|
|
5. |
Ponte, João P.. 1990. "O conceito de função no currículo de Matemática", Educação e Matemática, 1: 3 - 9. |
|
|
|
6. |
Ponte, João P.. 1987. "A Matemática não é só cálculo e mal vão as reformas curriculares que a vêem como simples disciplina de serviço", Educação e Matemática, 1: 5 - 26.
|
|
|
|
7. |
Martin, W. G; Ponte, João P.. 1985. "Measuring the areas of golf greens and other irregular regions", The Mathematics Teacher, 1: 385 - 389.
|
|
|
|
8. |
Davis, Edward; Jim, Helms; F. A., N; Ponte, João P.. 1984. "Training elementary school teachers to use computers: With emphasis on Logo.", Arithmetic Teacher, 1: 18 - 25.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Ponte, João P; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana. 2012. "Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática". Castelo de Vide: Leonor Santos e Ana Paula Cana.
|
2. |
Quaresma, Marisa; Ponte, João P. 2012. "As tarefas e a comunicação numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
|
3. |
Carvalho, Renata. 2012. "Práticas de ensino com cálculo mental". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
|
4. |
Souza, Régis; Ponte, João P. 2012. "Práticas letivas e formação contínua em matemática: Um diálogo necessário". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
|
5. |
Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João P. 2012. "A integração da folha de cálculo no estudo do tópico equações do 2.º grau no 9.º ano de escolaridade". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
|
6. |
Baptista, Mónica; Ponte, João P; Isabel, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela. 2012. "O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional". Castelo de Vide: Sem publicadora definida.
|
7. |
Velez, Isabel; Ponte, João P. 2012. "Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas". Coimbra: Sem publicadora definida.
|
8. |
Santos, Raquel; Ponte, João P. 2012. "A interpretação de medidas de tendência central de futuros professores e educadores na realização de uma investigação estatística". Coimbra: Sem publicadora definida.
|
9. |
Souza, Régis. 2012. "Comunicação matemática na sala de aula dos anos iniciais: cCntributos de um programa de formação". Coimbra: Sem publicadora definida.
|
10. |
Baptista, Mónica; Ponte, João P; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida. 2012. "Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico". Coimbra: Sem publicadora definida. |
11. |
Branco, Neusa; Ponte, João P. 2012. "Developing algebraic and didactical knowledge in pre-service primary teacher education". Taipé, Taiwan: T. Y. Tso.
|
12. |
Ponte, João P. 2012. "What is an expert mathematics teacher?". Taipé, Taiwan: Sem publicadora definida.
|
13. |
Ponte, João P.. 2011. "Practice-based teacher education focused on mathematical discussions". Ankara, Turquia: B. Ubuz.
|
14. |
Silvestre, Ana I; Ponte, João P.. 2011. "Missing value and comparison problems: What pupils know before the teaching of proportion". Ankara, Turquia: B. Ubuz. |
15. |
Nunes, Cláudia; Ponte, João P.. 2011. "Teachers managing the curriculum in the context of the mathematics’ subject group". Reszow, Poland: Sem publicadora definida. |
16. |
Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Ponte, João P.. 2011. "Algebraic thinking of grade 8 students in solving word problems with a spreadsheet". Reszow, Poland: Sem publicadora definida. |
17. |
Ponte, João P.. 2010. "Practice-based teacher education focusing on mathematical discussions". Belo Horizonte, Brasil: M. Pinto & T. F. Kawasaki. |
18. |
Amado, Nélia; Carreira, Susana; Nobre, Sandra; Ponte, João P.. 2010. "Representations in solving a word problem: The informal development of formal methods". Belo Horizonte, Brasil: M. Pinto & T. F. Kawasaki. |
19. |
Ponte, João P.. 2009. "External, internal and collaborative theories of mathematics teacher education". Salónica: M. Tzekaki, M. Kaldrimidou & H. |
20. |
Ponte, João P.. 2008. "A investigação em educação matemática em Portugal: Realizações e perspectivas". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A.
|
21. |
Romano, Evangelina; Mercê, Célia; Ponte, João P.. 2008. "As calculadoras no ensino: Estudos sobre as concepções, as práticas e a formação do professor de Matemática". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A.
|
22. |
Matos, Ana; Silvestre, Ana I; Branco, Neusa; Ponte, João P.. 2008. "Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A.
|
23. |
Nunes, Cláudia; Ponte, João P.. 2008. "A gestão curricular em Matemática". Badajoz: R. Luengo-González, B. Gómez-A.
|
24. |
Ponte, João P.; Oliveira, Hélia. 2002. "Information technologies and the development of professional knowledge and identity in teacher education". Mariánské Láznê, República Che: J. Novotná.
|
25. |
Ponte, João P.. 2001. "Professional narratives in mathematics teacher education". Alberta, Canada: Sem publicadora definida.
|
26. |
Ponte, João P.; Ferreira, Catarina; Brunheira, Lina; Oliveira, Hélia; Varandas, José M. 1998. "Investigating mathematical investigations". Setúbal: P. Abrantes, J. Porfirio, & M..
|
27. |
Oliveira, Hélia; Ponte, João P.. 1997. "Investigação sobre concepções, saberes e desenvolvimento profissional dos professores de Matemática". Almada: G. Ramalho, A. C. Silva, I Oli.
|
28. |
Ponte, João P.. 1994. "Mathematics teachers’ professional knowledge". Lisboa: J. P. Ponte & J. F. Matos.
|
29. |
Ponte, João P.. 1993. "Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais". Ponta Delgada: Sem publicadora definida.
|
30. |
Ponte, João P.; Canavarro, Ana P. 1993. "Graphic calculators in the classroom: Students’ viewpoints". Tsukuba, Japão: Sem publicadora definida.
|
31. |
Ponte, João P.; Matos, João F; Leal, Leonor; Guimarães, Henrique M; Canavarro, Ana P. 1992. "Students' views and attitudes towards mathematics teaching and learning: A case study of a curriculum experience". Durham, NH, Estados Unidos da : Sem publicadora definida.
|
32. |
Ponte, João P.. 1991. "O computador e o ensino da Matemática: Um processo de inovação, investigação e formação de professores". Sevilha, Espanha: M. G. Blanco et al..
|
33. |
Ponte, João P.. 1990. "Teachers’ perceived roles of the computer in mathematics education". Oaxtepec, Mexico: Sem publicadora definida.
|
34. |
Monteiro, Cecília; Ponte, João P.. 1987. "Project work with teachers involved in a program for the use of computers in education". Montreal, Canada: Sem publicadora definida.
|
35. |
Matos, José M; Ponte, João P.. 1986. "Students’ strategies and reasoning processes in computer educational games". Londres, Reino Unido: Sem publicadora definida.
|
36. |
Ponte, João P.. 1985. "Geometrical and numerical strategies in students' functional reasoning". Noordwijerhout, Holanda.: Sem publicadora definida.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
131 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
21 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
19 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
73 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
65 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
8 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
1 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
36 |
Visualizações do curriculum [
6540
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
27-10-2018
às
01:22:03
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|