Curriculum Vitae

Sofia de Oliveira Major

Data da última atualização »Last update : 26/03/2018


Sofia de Oliveira Major. Concluiu Doutoramento em Psicologia (Avaliação Psicológica) pela Universidade de Coimbra em 2011. É Professora Auxiliar na Universidade dos Açores. Publicou 18 artigos em revistas especializadas e 10 trabalhos em atas de eventos, possui 6 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 34 itens de produção técnica. Orientou 14 dissertações de mestrado e co-orientou 11 na área de Psicologia. Entre 2004 e 2016 participou em 4 projetos de investigação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 48 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7640937409379516


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sofia de Oliveira Major
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Major, S. O.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade dos Açores
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento de Psicologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Campus de Ponta Delgada - UAc, Rua da Mãe de Deus
Ponta Delgada
9500-321 Ponta Delgada
Portugal
Telefone: (+351)296650032
Correio electrónico: sofia.o.major@uac.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2011 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia, Avaliação Psicológica.
Universidade de Coimbra, Portugal.

2008 Mestrado
Master degree
Mestrado em Psicologia, Avaliação Psicológica (2 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

2004 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade dos Açores
Set/2017-Actual Professor Auxiliar

Universidade da Beira Interior
Fev/2017-Jul/2017 Professor Auxiliar

Universidade de Coimbra
Jun/2015-Dez/2016 Outra Situação

Universidade da Beira Interior
Fev/2016-Jul/2016 Professor Auxiliar

Instituto Superior Politécnico Tundavala - Lubango
Set/2014-Jun/2015 Professor Auxiliar

Universidade de Coimbra
Out/2011-Ago/2014 Professor Auxiliar

Universidade de Coimbra
Set/2010-Set/2011 Assistente

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Set/2006-Set/2010 Outra Situação

Universidade de Coimbra
Nov/2004-Jul/2006 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Universidade de Coimbra
Out/2011-Ago/2014
Linhas de investigação»Research fields:


Família e Saúde


Avaliação socioemocional e comportamental de crianças em idade pré-escolar






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade dos Açores
Set/2017-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Aconselhamento(Regente)
  • Psicologia da Inteligência e da Personalidade(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança(Regente)
  • Psicologia do Adulto(Regente)
  • Contextos de Aplicação de Psicologia Clínica e da Saúde(Docente)


Universidade de Coimbra
Out/2012-Actual
Curso»Academic program: Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia Clínica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologias de Investigação(Docente)
  • Estatística(Docente)


Out/2011-Ago/2014
Curso»Academic program: Mestrado Integrado em Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação e Programas de Reabilitação em Neuropsicologia (Docente)
  • Avaliação Psicológica - II(Docente)
  • Intervenção Psicoterapêutica na Doença Crónica (Docente)
  • Tratamento e Análise de Dados(Docente)
  • Avaliação e Temas de Investigação em Psicoterapia Sistémica (Docente)




Universidade da Beira Interior
Fev/2017-Jul/2017
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Psicológica II(Regente)
  • Introdução à Avaliação Psicológica(Regente)




Universidade da Beira Interior
Fev/2016-Jul/2016
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Psicológica II(Regente)
  • Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso(Regente)




Instituto Superior Politécnico Tundavala - Lubango
Set/2014-Jun/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias e Técnicas Psicoterapêuticas II(Regente)
  • Técnicas Projetivas em Psicologia II(Regente)
  • Dinâmicas de Grupo e Comunicação(Regente)
  • Psicologia Geral Experimental II(Regente)




Universidade de Coimbra
Set/2010-Set/2011
Curso»Academic program: Mestrado Integrado em Psicologia

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação e Programas de Reabilitação em Neuropsicologia (Docente)
  • Tratamento e Análise de Dados(Docente)
  • Intervenção Psicoterapêutica na Doença Crónica (Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Família e Saúde
2. Avaliação socioemocional e comportamental de crianças em idade pré-escolar




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2015-2015
Análise Compreensiva da Situação de Trabalho Infantil na Província da Huíla
Referência do projeto»Project reference: UNICEF.

2010-2012
Prevenção/Intervenção Precoces em Distúrbios de Comportamento: Eficácia de Programas Parentais e Escolares-Early Prevention/Intervention in Disruptive Behavior Disorders: Efficacy of Parents and Teachers Programmes
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/102556/2008.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2015-2016
Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental
Referência do projeto»Project reference: 51SM04 (EEA Grants PT06).

2004-2006
Adaptação e aferição de testes de avaliação neuropsicológicos para a população portuguesa: Estudos normativos e de validade-Portuguese adaptation and standardization of neuropsychological tests: Normative and validity studies
Referência do projeto»Project reference: 35410/PSI/2000, SAPIENS /POCTI.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2016 - Actual PsyAssessmentLab (Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria, FPCE-UC) , Membro.
2013- Actual European Association of Psychological Assessment , Membro.
Fev/2010 - Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Ana Paula, R; Major, Sofia. eds. 2016. Avaliação familiar: Vulnerabilidade, stress e adaptação vol. II ed. 1, ISBN: 9789892612683. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
2. Relvas, Ana P; Major, Sofia. eds. 2014. Avaliação familiar: Funcionamento e intervenção vol. I ed. 1, ISBN: 9789892608396. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Areia, Neide; Major, Sofia; Relvas, Ana P. 2016. Inventário do Luto para os Cuidadores de Marwit-Meuser - Forma Reduzida (MMCGI-SF).  In Avaliação familiar: Vulnerabilidade, stress e adaptação vol. II, ed. Relvas Ana Paula & Sofia Major, 125 - 145. ISBN: 9789892612683. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
2. Cunha, Ana I; Major, Sofia; Relvas, Ana P. 2016. Coping Health Inventory for Parents (CHIP).  In Avaliação familiar: Vulnerabilidade, stress e adaptação vol. II, ed. Relvas Ana Paula & Sofia Major, 147 - 170. ISBN: 9789892612683. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
3. Cunha, Ana I; Major, Sofia; Relvas, Ana P. 2016. Family Hardiness Index (FHI).  In Avaliação familiar: Vulnerabilidade, stress e adaptação vol. II, ed. Relvas Ana Paula & Sofia Major, 63 - 80. ISBN: 9789892612683. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
4. Areia, Neide; Major, Sofia; Relvas, Ana P. 2016. Inventário das Necessidades Familiares (FIN – versão portuguesa).  In Avaliação familiar: Vulnerabilidade, stress e adaptação vol. II, ed. Relvas Ana Paula & Sofia Major, 105 - 124. ISBN: 9789892612683. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
5. Major, S. O; Rodríguez-González, Martiño; Miranda, Cátia; Rousselot, Míriam; Relvas, Ana P. 2014. Inventário de Diferenciação do Self - Revisto (IDS-R).  In Avaliação familiar: Funcionamento e intervenção vol I, ed. Ana Paula Relvas & Sofia Major, 71 - 96. . Coimbra: Imprensa Universidade de Coimbra.
6. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Merrell, K. W. 2011. Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – 2ª Edição (ECIP-2) .  In Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica , 249 - 268. . Coimbra: Almedina.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Areia, Neide P; Fonseca, Gabriela; Major, Sofia; Relvas, Ana P. 2018. "Psychological morbidity in family caregivers of people living with terminal cancer: Prevalence and predictors", Palliative and Supportive Care, ...: 1 - 8.
2. Seabra-Santos, Maria J; Azevedo, Andreia; Gaspar, Maria F; Major, Sofia; Almeida, Ana S; Eugénio, Susana. 2017. "Qualidades psicométricas da Escala de Atividade de Werry-Weiss-Peters: Estudo preliminar da versão portuguesa", Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica 44, 2: 131 - 145.
3. Major, Sofia; Seabra-Santos, Maria J; Albuquerque, Cristina P. 2017. "Validating the Preschool and Kindergarten Behavior Scales-2: Preschoolers with autism spectrum disorders", Research in Developmental Disabilities 65, 0: 86 - 96.
4. Areia, Neide P; Major, Sofia; Relvas, Ana P. 2017. "Needs of the terminally ill’s relatives in palliative care: Critical review of literature", Psychologica 60, 1: 137 - 152.
5. Areia, Neide P; Major, Sofia; Relvas, Ana P. 2017. "Measuring family needs of people living with cancer. Portuguese validation and descriptive studies of the Family Inventory of Needs", European Journal of Oncology Nursing 30, 0: 22 - 28.
6. Areia, Neide P; Major, S. O; Gaspar, C.; Relvas, Ana P. 2017. "Cuidados paliativos oncológicos em contexto de internamento e domiciliário: Necessidades, morbilidade psicológica e luto antecipatório nos familiares do doente terminal e impacto na qualidade de vida familiar", Psychologica 60, 2: 27 - 44.
7. Sotero, Luciana; Major, Sofia; Escudero, Valentín; Relvas, Ana P. 2016. "The therapeutic alliance with involuntary clients: how does it work?", Journal of Family Therapy 38, 1: 36 - 58.
8. Major, Sofia; Seabra-Santos, Maria J. 2016. "Validity evidences for the Portuguese version of the problem behavior scale: Preschool and Kindergarten Behavior Scales-2", Paidéia (Ribeirão Preto) 26, 65: 273 - 281.
9. Major, Sofia O; Seabra-Santos, Maria J; Martin, Roy P. 2015. "Are we talking about the same child? Parent-teacher ratings of preschoolers’ social-emotional behaviors", Psychology in the Schools 52, 8: 789 - 799.
10. Seabra-Santos, Maria J; Major, Sofia; Pimentel, Mariana; Gaspar, Maria F; Antunes, Natália; Roque, Vanessa. 2015. "Parenting Sense of Competence Scale (PSOC): Psychometric studies", Revista Avaliação Psicológica 14, 1: 97 - 106.
11. Grilo, Inês; Major, Sofia. 2015. "Qualidade de vida familiar, satisfação com a vida e apoio social percebido na deficiência visual", Temas em Psicologia 23, 2: 327 - 339.
12. Major, Sofia; Seabra-Santos, Maria J. 2014. "Factor validation of the Portuguese version of the social skills scale of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales", Paidéia (Ribeirão Preto) 24, 58: 145 - 154.
13. Major, Sofia; Seabra-Santos, Maria J. 2014. "Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): Adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa", Psicologia: Reflexão e Crítica 27, 4: 689 - 699.
14. Major, S. O; Seabra-Santos, Maria J. 2014. "Aptidões sociais e problemas de comportamento: Retratos das crianças portuguesas de idade pré-escolar", Revista Ibero-Americana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica 38, 2: 69 - 92.
15. Major, S. O; Seabra-Santos, Maria J. 2014. "Pais e/ou professores? Acordo entre informadores na avaliação socioemocional pré-escolar", Psicologia: Teoria e Pesquisa 30, 4: 377 - 387.
16. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2013. "Uso de inventários comportamentais na avaliação socioemocional em idade pré-escolar ", Avaliação Psicológica 12, 1: 101 - 107.
17. Major, S. O; Miranda, C.; Rodríguez-González, M.; Relvas, A. P. 2013. "Adaptação portuguesa do Differentiation of Self Inventory-Revised (DSI-R): Um estudo exploratório", Revista Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica 37, 1: 99 - 121.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2011. "Connections between temperament and socio-emotional behaviors in preschool children: Removing measurement confounding by expert ratings", Newsletter of the Temperament Consortium 2, 1: 3 - 3.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Major, S. O; Gaspar, Maria F; Seabra-Santos, M. J; Azevedo, Andreia; Homem, Tatiana C; Pimentel, Mariana; Baptista, E.. 2016. "Incredible Years Teacher Classroom Management Program na promoção da saúde mental: Que comportamentos mudam nos educadores de infância e nas crianças?.", Trabalho apresentado em 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses , In Atas do 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses , Porto.
2. Baptista, E.; Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, Maria F; Homem, Tatiana C; Azevedo, Andreia; Pimentel, Mariana. 2016. "Grupos de Pais Anos Incríveis: O que muda na perceção da competência parental e nos comportamentos das crianças?", Trabalho apresentado em 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), In Atas do 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto.
3. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2015. "Do we have a useful tool to assess preschoolers’ social skills and problem behaviors? ", Trabalho apresentado em 13th European Conference on Psychological Assessment, In Book of Abstracts of the 13th European Conference on Psychological Assessment, Zurich.
4. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2015. "Convergent and divergent validity of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales – 2nd edition and the Strengths and Difficulties Questionnaire", Trabalho apresentado em 13th European Conference on Psychological Assessment, In Book of Abstracts of the 13th European Conference on Psychological Assessment, Zurich.
5. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2013. "Assessing social skills and problem behaviors of Portuguese preschoolers", Trabalho apresentado em 12th European Conference on Psychological Assessment, In Book of Abstracts of the 12th European Conference on Psychological Assessment, San Sebastian.
6. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2013. "Preschoolers social emotional functioning according to mommy and daddy’s perspectives", Trabalho apresentado em 12th European Conference on Psychological Assessment , In Book of Abstracts of the 12th European Conference on Psychological Assessment , San Sebastian.
7. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Merrell, K. W. 2011. "Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition: Estudos de adaptação e validação para a população portuguesa", Trabalho apresentado em Congresso IberoAmericano de Avaliação/Evaluación Psicológica e XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas do VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação/Evaluación Psicológica e XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Lisboa.
8. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2011. "Assessment of social skills and problems behaviors: A cross-cultural study with preschool children", Trabalho apresentado em 11th European Conference on Psychological Assessment , In Book of Programme - Abstracts of the 11th European Conference on Psychological Assessment , Riga.
9. Rodríguez-González, M.; Relvas, A. P; Major, S. O; Miranda, C.; Rousselot, M.. 2011. "The measure of differentiation of self: Implications for theory development", Trabalho apresentado em 19th IFTA World Family Therapy Congress, In Book of Abstracts of the 19th IFTA World Family Therapy Congress, Noordwijkerhout.
10. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. 2009. "Assessment of social skills and problem behaviors in preschool age: Parent-teacher agreement for Portuguese children", Trabalho apresentado em 10th European Conference on Psychological Assessment, In Book of Abstracts of the 10th European Conference on Psychological Assessment , Ghent.



Produto com registo ou patente
Product with patent or official record
1. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. Versão portuguesa das PKBS-2 - Escalas de Comportamento para a Idade Pré-escolar – 2º Edição,2012.
Tipo de produto: Outro;Natureza do produto: Instrumento.
Patente: Outro.n. 561/2012,"Versão Portuguesa PKBS-2: Escalas de Comportamento para a Idade Pré-escolar 2ª Edição".15 fev. 2012(Concessão).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Major, S. O; Gaspar, Maria F; Seabra-Santos, M. J; Pimentel, Mariana. Using the Teacher-Pupil Observation Tool as a measure of an intervention’s effectiveness,14th European Conference on Psychological Assessment,Lisboa,2017 (Comunicação).
2. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. Issues in translating behavior rating scales to a foreign language: The Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition,14th European Conference on Psychological Assessment,Lisboa,2017 (Comunicação).
3. Major, S. O; Gaspar, Maria F; Seabra-Santos, M. J; Azevedo, Andreia; Homem, Tatiana C; Pimentel, Mariana; Baptista, E.. Incredible Years Teacher Classroom Management Program na promoção da saúde mental: Que comportamentos mudam nos educadores de infância e nas crianças?,3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP),Porto,2016 (Comunicação).
4. Ventura, M.; Major, S. O; Simões, T.. Child labor in Angola: The case of Huíla,6th International Conference on Community Psychology,Durban,2016 (Comunicação).
5. Major, S. O; Gaspar, Maria F; Seabra-Santos, M. J; Pimentel, Mariana; Azevedo, Andreia; Homem, Tatiana C; Baptista, E.. Classroom observation or teacher self-report questionnaire: Which measure of classroom management is more related to pre-schoolers behaviour problems assessed by teachers?,11th Conference on Child and Adolescent Psychopathology,London,2016 (Comunicação).
6. Major, S. O. Promoção de boas práticas educativas em jardim de infância: Resultados do projeto,Conferência de encerramento do projeto: Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental,Coimbra,2016 (Comunicação).
7. Major, S. O; Seabra-Santos, Maria J. Preschool informant agreement: The perspective of teachers and teacher aides in the assessment of social skills and behaviour problems,11th Conference on Child and Adolescent Psychopathology,Londres,2016 (Comunicação).
8. Baptista, E.; Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Gaspar, Maria F; Homem, Tatiana C; Azevedo, Andreia; Pimentel, Mariana. Grupos de Pais Anos Incríveis: O que muda na perceção da competência parental e nos comportamentos das crianças?,3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP),Porto,2016 (Comunicação).
9. Major, S. O; Seabra-Santos, Maria J. Convergent and divergent validity of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales – 2nd edition and the Strengths and Difficulties Questionnaire,13th European Conference on Psychological Assessment,Zurique,2015 (Comunicação).
10. Major, S. O; Seabra-Santos, Maria J. Do we have a useful tool to assess preschoolers’ social skills and problem behaviors?,13th European Conference on Psychological Assessment,Zurique,2015 (Comunicação).
11. Ventura, M.; Major, S. O; Simões, T.. Child labor in Huíla province (Angola): What can we say about it?,123rd Annual Convention of the American Psychological Association (APA),Toronto,2015 (Poster).
12. Areia, Neide P; Major, S. O; Relvas, A. P. A doença terminal no sistema familiar. Revisão crítica de literatura,2nd International Congress IPLeiria Health “Challenges & Innovations in Health” ,Leiria,2014 (Comunicação).
13. Relvas, Ana P; Vilaça, M.; Major, S. O. Portuguese and Angolan SCORE-15 results: Comparative studies,8th EFTA Congress - Opportunities in a Time of Crisis: The Role of Family ,Istambul,2013 (Comunicação).
14. Major, S. O; Seabra-Santos, Maria J. Preschoolers social emotional functioning according to mommy and daddy’s perspectives,12th European Conference on Psychological Assessment ,San Sebastian,2013 (Comunicação).
15. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. Preschoolers' social emotional behaviors through the eyes of four informants. What can we say about it?,Empirically Based Assessment with the ASEBA Battery - Multicultural Challenges from Europe,Porto,2013 (Comunicação).
16. Major, S. O; Seabra-Santos, Maria J. Assessing social skills and problem behaviors of Portuguese preschoolers,12th European Conference on Psychological Assessment ,San Sebastian,2013 (Comunicação).
17. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. Como avaliar aptidões sociais e problemas de comportamento em crianças pré-escolares: Versão portuguesa da PKBS-2,I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Comunicação).
18. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. Perturbações do Espectro do Autismo em idade pré-escolar: Estudo de validade da versão portuguesa das PKBS-2,I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Poster).
19. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Merrell, K. W. Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition: Estudos de adaptação e validação para a população portuguesa,VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação/Evaluación Psicológica e XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação).
20. Major, S. O. Importância do educador/professor na avaliação do funcionamento socioemocional das crianças,XVI Jornadas Científico-Pedagógicas do ISCED,Lubango,2011 (Comunicação).
21. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Merrell, K. W. Assessment of social skills and problems behaviors: A cross-cultural study with preschool children,11th European Conference on Psychological Assessment ,Riga,2011 (Comunicação).
22. Rodríguez-González, M.; Relvas, A. P; Major, S. O; Miranda, C.; Rousselot, M.. The measure of differentiation of self: Implications for theory development,19th IFTA World Family Therapy Congress – International Family Therapy Association,Noordwilkerhout,2011 (Comunicação).
23. Major, S. O; Sotero, L.; Sá, C.; Relvas, A. P. Aliança terapêutica em terapia familiar sistémica: Clientes voluntários vs. involuntários,I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-Offs e Desafios Profissionais em Tempos de Crise,Vila Real,2011 (Comunicação).
24. Major, Sofia O; Seabra-Santos, Maria J; Martin, Roy P. Understanding the link between temperament and behaviour problems in preschool age,5th International Conference on Child and Adolescent Psychopathology,Londres,2010 (Poster).
25. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J; Martin, R. P. Connections between temperament and socio-emotional behaviors in preschool children: Removing measurement confounding by expert ratings,18th Occasional Temperament Conference,Brunswick,2010 (Poster).
26. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. Assessment of social skills and problem behaviors in preschool age: Parent-teacher agreement for Portuguese children,10th European Conference on Psychological Assessment ,Ghent,2009 (Poster).
27. Major, S. O; Seabra-Santos, M. J. Estudo exploratório com uma escala de avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento para a idade pré-escolar,XIII Congresso Multidisciplinar – “Psicologia e Educação: Tendências Actuais”,Coimbra,2008 (Poster).
28. Simões, M. R; Pinho, S.; Major, S. O; Vilar, M. M. Os testes de avaliação de memória da Bateria de Coimbra: Estudos psicométricos,VII Congresso Internacional e Multidisciplinar – “Aprendizagens Escolares e Funções Cognitivas: Desenvolvimento, Avaliação e Intervenções”,Coimbra,2006 (Comunicação).
29. Simões, M. R; Pinho, S.; Lopes, A. F; Major, S. O; Vilar, M. M. Avaliação da memória em crianças e adolescentes: Adaptação e validação de testes de memória de histórias e aprendizagem de lista de palavras,Simpósio Internacional e Multidisciplinar – Transições ao Longo da Vida – Família, Escola, Trabalho e Saúde,Coimbra,2005 (Comunicação).
30. Major, S. O. Contributos da avaliação psicológica para a psiquiatria da infância e da adolescência,Coimbra,2004 (Conferência ou palestra).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Major, S. O. Instrumentos de Avaliação Psicológica, Escalas de Wechsler: WISC-III – Escala de Inteligência para Crianças Terceira Edição, 2014 (Especialização), promovido por Delegação Regional de Reinserção Social do Centro .
Duração: 8 horas., Tipo de participação: Docente.
2. Major, S. O. Introdução ao SPSS, 2012 (Especialização), promovido por Hospital Central do Lubango .
Duração: 20 horas. Local: Hospital Central do Lubango , Cidade: Lubango, Tipo de participação: Docente.
3. Major, S. O. Tratamento e Análise de Dados, 2011 (Extensão), promovido por Universidade Privada de Angola, Campus do Lubango (UPRA) .
Duração: 35 horas., Tipo de participação: Docente.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Neide Portela Areia, Necessidades dos familiares de doentes oncológicos em cuidados paliativos, 2013. Tese (Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia Clínica) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Daniela Cabana, Atividade física e sua relação com as rotinas da criança em idade escolar , 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
2. Mafalda Coroado, Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar: Um estudo exploratório , 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade da Beira Interior (Co-orientador).
3. Sérgio Chipalanga, Gravidez na adolescência em Angola: Estudo do funcionamento familiar e satisfação com a vida , 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
4. Marília Correia, Luto antecipatório na doença oncológica: Estudo exploratório com o Marwit-Meuser Caregiver Grief Inventory (Short Form), 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
5. Andreia Costa, Necessidades dos familiares de doentes oncológicos: Estudo exploratório para a adaptação e validação do Family Inventory of Needs , 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
6. Esperança Kapiñala, Hipertensão arterial na gravidez: Qualidade de vida familiar e satisfação com a vida em Angola, 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
7. Ester da Conceição, VIH/SIDA na gravidez: Qualidade de vida familiar e satisfação com a vida em contexto angolano , 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
8. Ana Rita Almeida, Coping parental e resistência familiar na asma e na diabetes: Um estudo exploratório , 2013. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
9. Inês Marina Grilo, Quando os olhos não vêem… Qualidade de vida familiar, satisfação com a vida e apoio social percebido na deficiência visual , 2013. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
10. Ana Luísa Bailão, O cuidador informal em contexto oncológico: Sobrecarga e qualidade de vida familiar, 2013. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
11. Lucilene Guerreiro, Impacto das variáveis sociodemográficas e familiares no funcionamento familiar, avaliado pelo SCORE-15: Estudo exploratório numa amostra angolana não-clínica , 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
12. Domingos Simão, Inventário de Resposta à Doença dos Filhos: Estudo exploratório para a população angolana , 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
13. Francisco Gembi, Gravidez na adolescência em contexto Angolano: Estudo acerca dos fatores de risco e de proteção, com enfoque no funcionamento familiar , 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
14. Palmira Correia, Estratégias de coping familiar e qualidade de vida em Angola: Estudo exploratório com doentes com VIH e SIDA em contexto militar , 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
15. Rangel Domingos, Primeira gravidez na adolescência versus idade adulta: Estudo comparativo em contexto angolano, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
16. Martinho Angelina, Estratégias de coping familiar e qualidade de vida em doentes com tuberculose: Estudo exploratório em contexto militar angolano , 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
17. Beatriz Joaquim, Qualidade de vida e forças familiares em famílias com e sem epilepsia. Estudo exploratório na província da Huíla – Lubango , 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
18. Teófilo Hawala, Fatores de proteção e de vulnerabilidade na gravidez na adolescência: Estudo exploratório das práticas educativas em Angola , 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
19. Armindo Gabriel, Funcionamento familiar e resposta dos pais à doença dos filhos: Estudo exploratório com crianças angolanas com anemia falciforme e malária , 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
20. Águeda Lua Sambuta, Adaptação do SCORE-15 para a população angolana: Estudo exploratório com uma amostra não-clínica , 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Co-orientador).
21. Cátia Miranda, Estudos de adaptação do Inventário de Diferenciação do Self-Revisto para a população portuguesa: Impacto das variáveis sociodemográficas no resultado total , 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
22. Ana Rita Mendes, Impacto das variáveis sociodemográficas no SCORE-15, SCORE-28 e SCORE-29: Estudo exploratório numa amostra não-clínica , 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
23. Joana Miranda, A terapia familiar sistémica com clientes voluntários e involuntários: Estudo dos resultados terapêuticos , 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
24. Míriam Rousselot, O Inventário de Diferenciação do Self-Revisto: Estudos de tradução e adaptação para a população portuguesa e comparação com a versão espanhola, 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
25. Carolina Sá, A aliança terapêutica na terapia familiar sistémica com clientes voluntários e involuntários , 2011. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia ) - Universidade de Coimbra (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Major, S. O.. Participação no júri de Ana Filipa Carrejolo. Maltrato intrafamiliar em crianças em idade pré-escolar: Avaliação do impacto no desenvolvimento cognitivo e socioemocional, 2013. Tese (Psicologia) - Universidade de Coimbra.
2. Major, S. O.. Participação no júri de Maria Helena Teixeira da Silva. Famílias, jovens e projectos de família. Estudo da transmissão familiar do projecto de família em jovens adultos , 2012. Tese (Doutoramento em Psicologia Clínica) - Universidade de Coimbra.


Mestrado
Master degree
1. Major, S. O.. Participação no júri de Velózia da Silva. Estilos de liderança e inteligência emocional: Um estudo comparativo entre docentes do ensino primário de escolas públicas e privadas da cidade do Lubango, 2014.  Dissertação (Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular ) - Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla).


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Major, S. O.. Revista Portuguesa de Psicologia , Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Major, S. O.. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica (RIDEP), Função ou tipo de participação: Reviewer.
3. Major, S. O.. Avaliação Psicológica , Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Major, S. O.. Paidéia (Ribeirão Preto), Função ou tipo de participação: Reviewer.
5. Major, S. O.. Psicologia e Educação, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
36

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
6
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
17
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10

Total
Produção técnica
Technical production
34

Produtos
Products
1
Produtos com registo ou patente
Products with patent or official record
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
33

Total
Dados complementares
(Additional data)
35

Orientações
Orientations
27
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
3
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Visualizações do curriculum [ 1780 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 27-10-2018 às 03:07:17
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (5)
 Project collaboration in Degóis